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Prova de Geografia 3 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Geografia 3 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Geografia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Atmosfera E Os Fenômenos Meteorológicos E Climáticos.
  2. A Circulação, O Comércio E O Transporte E Suas Implicações Na Organização Do Espaço.
  3. A Erosão No Brasil.
  4. A Estrutura Da Superfície Terrestre, A Evolução E As Formas De Relevo.
  5. A Indústria Na Era Da Globalização.
  6. A Indústria: Sua Importância Econômica, Problemas E Perspectivas.
  7. A População: Comportamento Demográfico, Estrutura, Distribuição Espacial E Mobilidade.
  8. A Urbanização: Tendências Recentes E Problemas Urbanos.
  9. Agricultura No Nordeste.
  10. Agricultura.
  11. Agronegócios.
  12. Amapá.
  13. América Latina.
  14. Apresentar Noções Básicas Sobre A Geografia Do Município Do Rio De Janeiro.
  15. Apresentar Noções De Localização Espacial Dentro Do Estado Do Rio De Janeiro A Partir Da Utilização De Mapas.
  16. Área De Preservação Permanente.
  17. As Atividades Agrárias No Mundo.
  18. As Atividades Humanas E As Questões Ambientais.
  19. As Grandes Unidades Geológicas, Morfológicas E Fitoclimáticas Da Terra.
  20. As Regiões Administrativas Do Distrito Federal.
  21. As Regiões Geográficas.
  22. Aspecto Rural Brasileiro.
  23. Aspectos Da Dinâmica Social, Econômica E Espacial Do Brasil.
  24. Aspectos Demográficos: Conceitos Fundamentais.
  25. Aspectos Físicos-Espaciais Do Brasil Ou Regiões.
  26. Aspectos Geográficos Da Europa E América.
  27. Aspectos Geograficos Do RN.
  28. Atividades Econômicas Do Distrito Federal.
  29. Bacias Hidrográficas No Brasil.
  30. Blocos Econômicos.
  31. Características Gerais Do Estado Do Rio De Janeiro - Reconhecer As Relações Entre Sociedade E O Ambiente Natural No Estado Do Rio De Janeiro, Destacando Os Impactos Ambientais Produzidos E As Influências Dos Elementos Naturais Na Sociedade Fluminense.
  32. Características Humanas E Econômicas Dos Países Capitalistas E Socialistas Desenvolvidos.
  33. Características Populacionais Do Distrito Federal.
  34. Causas E Conseqüências Das Desigualdades Regionais.
  35. Clima Do Distrito Federal.
  36. Climatologia Geral E Do Brasil.
  37. Comércio.
  38. Comunicações Do Distrito Federal.
  39. Conceitos Espaciais.
  40. Desemprego.
  41. Desenvolvimento Regional.
  42. Desenvolvimento Sustentável.
  43. Diversidade Política, Humana E Econômica Dos Países Do Terceiro Mundo.
  44. Domínios Morfoclímáticos E Biomas Do Brasil.
  45. Educação Ambiental.
  46. Efeitos Migratórios.
  47. Energia.
  48. Espaço, Paisagem E Lugar, O Homem E A Organização Do Espaço.
  49. Estrutura Geológica.
  50. Estrutura, Dinâmica, Distribuição Espacial E Mobilidade.
  51. Evolução E Classificação Das Indústrias.
  52. Êxodo Rural.
  53. Exportação.
  54. Fatores De Localização Industrial: Concentração E Desconcentração.
  55. Fontes De Energia.
  56. Geografia Brasileira ? Atividade Industrial.
  57. Geografia Brasileira ? Climas.
  58. Geografia Brasileira ? Comunicação.
  59. Geografia Brasileira ? Crescimento Urbano.
  60. Geografia Brasileira ? Hidrografia.
  61. Geografia Brasileira ? Impactos Industriais Em Sistemas Urbanos.
  62. Geografia Brasileira ? Localização.
  63. Geografia Brasileira ? Recursos Energéticos.
  64. Geografia Brasileira ? Regionalização.
  65. Geografia Brasileira ? Relevo.
  66. Geografia Brasileira ? Transportes.
  67. Geografia Brasileira ? Vegetação.
  68. Geografia Da PB.
  69. Geografia Da População.
  70. Geografia Do Brasil: Clima.
  71. Geografia Do Brasil: Tempo.
  72. Geografia Do Distrito Federal E Da Região Integrada De Desenvolvimento Do Entorno Do Distrito Federal.
  73. Geografia Econômica.
  74. Geografia Geral.
  75. Geografia Geral: A Atmosfera E Sua Dinâmica.
  76. Geografia Geral: Características E Movimentos.
  77. Geografia Geral: Evolução Da Terra.
  78. Geografia Geral: O Espaço Natural E Econômico.
  79. Geografia Geral: Orientação, Localização, Representação Da Terra E Fusos Horários.
  80. Geografia Geral: Relevo Terrestre E Seus Agentes.
  81. Globalização E Pluralidade Cultural: Conflitos Regionais E Tensões No Mundo Atual.
  82. Hidrografia Do Distrito Federal.
  83. Identificar As Principais Regiões Do Estado Do Rj E Suas Características Gerais.
  84. Identificar Em Textos E Gráficos Situações Problema Típicas Da Sociedade Fluminense E Reconhecer Formas De Reduzir Os Problemas Gerados Em Tais Situações.
  85. Indústria.
  86. Industrialização Brasileira.
  87. Informalidade.
  88. Legislação Ambiental.
  89. Macro-Divisão Natural Do Espaço Brasileiro: Biomas, Domínios E Ecossistemas.
  90. Meio Ambiente.
  91. Microrregiões Geográficas Do Acre.
  92. Minerais.
  93. Movimentos Populacionais.
  94. Mudanças Na Agricultura Num Mundo Tecnológico.
  95. O Comércio: Mercado Interno E As Relações Comerciais Externas.
  96. O Espaço Agrário.
  97. O Espaço Industrial.
  98. O Espaço Natural: Geologia, Relevo, Clima, Vegetação E Hidrografia.
  99. O Espaço Rural: Importância Das Atividades Agrícolas Na Economia, Estrutura Fundiária, Política Agrícola E Modernização Da Agricultura.
  100. O Solo, A Vegetação E A Fauna.
  101. Os Aspectos Geográficos Do Desenvolvimento E Do Subdesenvolvimento.
  102. Os Diversos Tipos De Divisões Regionais Do Território.
  103. Os Municípios Do Entorno Do Distrito Federal.
  104. Os Recursos Energéticos: Distribuição Espacial, Fontes Tradicionais, Fontes Alternativas De Energia, Problemática Energética Da Atualidade.
  105. Os Recursos Minerais E Energéticos: Produção E Consumo, Conservação E Esgotamento.
  106. Os Recursos Naturais: Tipos, Importância E Aproveitamento.
  107. Os Rios: Bacias Hidrográficas E Regimes Fluviais.
  108. Os Sistemas Ou Modos De Produção Agrícolas.
  109. População Urbana E Rural.
  110. População, Dinâmica E Condições De Vida.
  111. População; Crescimento.
  112. Princípios Econômicos Do Amapá.
  113. Princípios Geográficos Do RN.
  114. Processo De Urbanização E Ocupação Do Solo.
  115. Produção, Dinâmica E Organização Do Espaço Geográfico Brasileiro.
  116. Produção, Dinâmica E Organização Do Espaço Mundial.
  117. Questão Agrária.
  118. Reconhecer Aspectos Gerais Do Processo De Favelização E Suas Características Atuais.
  119. Recursos Naturais E Extrativismo Mineral.
  120. Recursos Naturais, Meio Ambiente E Sociedade.
  121. Regiões Brasileiras: Aspectos Naturais, Humanos, Políticos E Econômicos.
  122. Regiões Geográficas Da Europa E Os Países De Tradição Industrial.
  123. Relações Comerciais.
  124. Relações Internacionais.
  125. Relevo Do Distrito Federal.
  126. Relevo.
  127. Representação Do Espaço Geográfico: O Espaço E Sua Representação: O Globo Terrestre E Os Mapas, Cartografia, Projeções Cartográficas, Novas Tecnologias Cartográficas, A Cartografia No Brasil.
  128. Rondônia.
  129. Segunda Guerra Mundial.
  130. Sociologia.
  131. Solo.
  132. Taxas De Natalidade.
  133. Transportes Do Distrito Federal.
  134. Tratados.
  135. Urbanização Brasileira.
  136. Urbanização Global.
  137. Urbanização Mundial.
  138. Vegetação Do Distrito Federal.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#5130
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Geografia Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 1 - 

Vasto, extenso, diverso e excessivamente rico em recursos ambientais e paisagísticos, o litoral brasileiro pode ser dividido em cinco regiões, de acordo com suas estruturas paisagísticas e geomorfológicas dominantes. Correlacione, abaixo, as regiões litorâneas com suas respectivas características. 1 Litoral Norte ; 2 Litoral Nordestino ; 3 Litoral Oriental ; 4 Litoral das Escarpas ; 5 Litoral Sul. ( ) Região de terras planas com praias extensas e falésias. O sistema de drenagem é modesto, pois muitos rios são intermitentes. Há dunas, manguezais e formação de lagoas. ( ) Região com um importante complexo lagunar de grande valor ambiental. Praias extensas, retilíneas, interrompidas pelos afloramentos basálticos. ( ) Região na qual localizam-se as mais importantes formações de corais do país. Apresenta terras baixas e restingas. ( ) Região constituída por estuários de grandes rios. Apresenta muitos golfões e extensos manguezais. ( ) Região que margeia importantes serras em cujas reentrâncias configura-se uma planície confinada em pequenos arcos. Possui também uma série de ilhas e ilhotas. A correlação correta, de cima para baixo é:

  • a) 1 - 3 - 2 - 4 - 5;
  • b) 3 - 2 - 5 - 1 - 2;
  • c) 4 - 1 - 3 - 5 - 3;
  • d) 5 - 4 - 2 - 3 - 1;
  • e) 2 - 5 - 3 - 1 - 4.
#5131
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. Bancas Diversas
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Geografia Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 2 - 

Os rios exibem ao longo de seu perfil longitudinal várias fisionomias. Dentre elas, existe a meândrica, que se caracteriza por apresentar:

  • a) ilhas simétricas e barras arenosas;
  • b) leitos rochosos homogêneos e fluxo baixo de sedimentos;
  • c) anais curtos e depressões preenchidas;
  • d) curvas sinuosas e um único canal;
  • e) coroas de detritos e pontos altos de sedimentos.
#5132
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. Bancas Diversas
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Geografia Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 3 - 

Sobre o croqui é correto afirmar que:

  • a) presenta um desenho, um esquema rápido, utilizado apenas por geógrafos nos trabalhos de campo;
  • b) pode ser elaborado a partir de observação direta, in locu, ou com base em fotografias aéreas;
  • c) é uma representação tridimensional da realidade a partir de sensoriamento remoto;
  • d) existe um único tipo: o de análise e localização, representando o fenômeno ocorrido de forma isolada;
  • e) dispensa título expressando o seu conteúdo somente a partir da legenda.
#5133
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Geografia Geral
Concurso
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médio

(1,0) 4 - 

Num mapa cuja escala é 1: 5.000.000, a distância entre a cidade A e a cidade B é de 2,5 cm. A alternativa que, de acordo com o mapa, apresenta a distância real entre as cidades é:

  • a) 1.250 km;
  • b) 5.000.km;
  • c) 625 km;
  • d) 125 km;
  • e) 500.km.
#5134
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Concurso
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(1,0) 5 - 

Uma pessoa tem a intenção de procurar uma rua do bairro de Icaraí. Sua opção será consultar uma planta de Niterói numa escala de:

  • a) 1: 10.000;
  • b) 1: 50:000;
  • c) 1: 250.000;
  • d) 1: 500.000;
  • e) 1. 1.000.000.
#5135
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(1,0) 6 - 

Um mapa feito em escala numérica vai nos fornecer os dados de redução da área representada, a partir da seguinte unidade de medida:

  • a) quilômetro (km);
  • b) metro (m);
  • c) entímetro (cm);
  • d) ecímetro (dm);
  • e) milímetro (mm).
#5136
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difícil

(1,0) 7 - 

Para facilitar a representação cartográfica, foi criado um sistema de símbolos conhecidos como convenções cartográficas. A Escala das Cores Hipsométricas e Tonalidades Batimétricas, que representa as elevações, é uma delas. Ao usar essa convenção cartográfica, para representar espaços acima do nível do mar, utilizam-se os tons de:

  • a) verde, nas planícies;
  • b) cinza, nos planaltos;
  • c) amarelo, nas altas montanhas;
  • d) azul, nas serras;
  • e) lilás, nas chapadas.
#5137
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(1,0) 8 - 

A bússola é um instrumento de orientação. É formada por uma agulha imantada que se apoia num eixo vertical. Essa agulha gira sobre um fundo onde estão indicados os pontos de orientação. A ponta da agulha da bússola indica, aproximadamente, a direção:

  • a) sul;
  • b) leste;
  • c) norte;
  • d) oeste;
  • e) sudeste.
#5138
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médio

(1,0) 9 - 

Entre as forças internas e externas que modificam a superfície terrestre, há algumas que o fazem num curto período do tempo (1) e outras que podem alterá-la ao longo de milhares de anos (2). São exemplos da situação (1) e (2), respectivamente:

  • a) ção das águas e tectonismo;
  • b) intemperismo e ação dos seres vivos;
  • c) abalos sísmicos e terremoto;
  • d) esgaste pelo gelo e vulcanismo;
  • e) vulcanismo e ação das águas.
#5139
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difícil

(1,0) 10 - 

A exploração do manganês na Serra do Navio, no Amapá, é exemplo de um afloramento do tipo:

  • a) natural;
  • b) químico;
  • c) orgânico;
  • d) artificial;
  • e) decomposto.
#5140
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(1,0) 11 - 

A população indígena do Amapá é constituída de cerca de 5.500 indivíduos pertencentes as etnias Caripuna, Galibi, Palikur e Waiãpi. Para garantir a qualidade de vida que esses povos desejam manter ou recuperar é necessário, entre outras ações,

  • a) coibir ações que promovam o intercâmbio entre índios e não índios.
  • b) garantir um ensino igualitário, de acordo com os conteúdos empregados nas demais escolas públicas do Estado.
  • c) promover ações de capacitação em técnicas de conservação e aproveitamento racional dos recursos naturais.
  • d) reunir todas as etnias em uma mesma área.
  • e) a formação de agentes de saúde e de professores indígenas, respeitando os interesses culturais de cada grupo.
#5141
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(1,0) 12 - 

Os projetos sustentáveis para a geração de emprego e renda, implantados através do PDSA, têm como princípio básico:

  • a) o aumento do índice de exportação a partir de atividades econômicas que priorizem o atendimento das necessidades dos países e estados fronteiriços.
  • b) inibir o desenvolvimento do setor industrial a fim de proteger os recurso naturais do Estado do Amapá.
  • c) a agregação de valor aos produtos locais, a fim de diversificar a base econômica e gerar mais empregos.
  • d) a concentração das atividades econômicas na capital do Estado, onde o índice de desemprego é maior.
  • e) a realização de parcerias com madeireiras internacionais para a exploração dos recursos florestais com maior eficiência.
#5142
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(1,0) 13 - 

O Estado do Amapá possui nove Unidades de Conservação que representam 18,8% da área total do Estado. Em qual das unidades citadas abaixo é permitido o uso sustentável dos recursos?

  • a) Reserva Biológica do Lago Piratuba.
  • b) Reserva Biológica do Parazinho.
  • c) Estação Ecológica do Jari.
  • d) Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru.
  • e) Parque Nacional do Cabo Orange.
#5143
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(1,0) 14 - 

A Agenda 21, documento resultante da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - RIO 92, foi formulada com o objetivo de

  • a) orientar os 21 países mais ricos do mundo para a preservação dos recursos ambientais.
  • b) registrar as discussões realizadas durante a conferência, que teve a duração de 21 dias.
  • c) garantir a participação do Brasil na II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.
  • d) planejar ações que promovam o crescimento econômico dos 21 países considerados os mais pobres do mundo.
  • e) servir de guia para a promoção do desenvolvimento sustentável em todos os níveis, com vistas ao século 21.
#5144
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(1,0) 15 - 

A localização geográfica do Estado do Amapá é considerada uma vantagem comparativa frente a outros estados da Amazônia porque

  • a) o único da Amazônia cortado pela Linha do Equador.
  • b) a fronteira do Estado do Amapá com Guiana Francesa e o fácil acesso ao transporte flúviomarinho representam oportunidades de acesso a mercados internacionais.
  • c) a fronteira do Estado do Amapá com a República da Guiana garante o escoamento de seus produtos para os grandes centros de desenvolvimento internacionais.
  • d) a fronteira do Estado do Amapá com o Estado do Pará permite o escoamento de matéria-prima para ser beneficiada na região sul do país.
  • e) a maior parte da floresta amazônica está concentrada na superfície territorial do Estado do Amapá.