Prova de Geografia 3 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Geografia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Atmosfera E Os Fenômenos Meteorológicos E Climáticos.
- A Circulação, O Comércio E O Transporte E Suas Implicações Na Organização Do Espaço.
- A Erosão No Brasil.
- A Estrutura Da Superfície Terrestre, A Evolução E As Formas De Relevo.
- A Indústria Na Era Da Globalização.
- A Indústria: Sua Importância Econômica, Problemas E Perspectivas.
- A População: Comportamento Demográfico, Estrutura, Distribuição Espacial E Mobilidade.
- A Urbanização: Tendências Recentes E Problemas Urbanos.
- Agricultura No Nordeste.
- Agricultura.
- Agronegócios.
- Amapá.
- América Latina.
- Apresentar Noções Básicas Sobre A Geografia Do Município Do Rio De Janeiro.
- Apresentar Noções De Localização Espacial Dentro Do Estado Do Rio De Janeiro A Partir Da Utilização De Mapas.
- Área De Preservação Permanente.
- As Atividades Agrárias No Mundo.
- As Atividades Humanas E As Questões Ambientais.
- As Grandes Unidades Geológicas, Morfológicas E Fitoclimáticas Da Terra.
- As Regiões Administrativas Do Distrito Federal.
- As Regiões Geográficas.
- Aspecto Rural Brasileiro.
- Aspectos Da Dinâmica Social, Econômica E Espacial Do Brasil.
- Aspectos Demográficos: Conceitos Fundamentais.
- Aspectos Físicos-Espaciais Do Brasil Ou Regiões.
- Aspectos Geográficos Da Europa E América.
- Aspectos Geograficos Do RN.
- Atividades Econômicas Do Distrito Federal.
- Bacias Hidrográficas No Brasil.
- Blocos Econômicos.
- Características Gerais Do Estado Do Rio De Janeiro - Reconhecer As Relações Entre Sociedade E O Ambiente Natural No Estado Do Rio De Janeiro, Destacando Os Impactos Ambientais Produzidos E As Influências Dos Elementos Naturais Na Sociedade Fluminense.
- Características Humanas E Econômicas Dos Países Capitalistas E Socialistas Desenvolvidos.
- Características Populacionais Do Distrito Federal.
- Causas E Conseqüências Das Desigualdades Regionais.
- Clima Do Distrito Federal.
- Climatologia Geral E Do Brasil.
- Comércio.
- Comunicações Do Distrito Federal.
- Conceitos Espaciais.
- Desemprego.
- Desenvolvimento Regional.
- Desenvolvimento Sustentável.
- Diversidade Política, Humana E Econômica Dos Países Do Terceiro Mundo.
- Domínios Morfoclímáticos E Biomas Do Brasil.
- Educação Ambiental.
- Efeitos Migratórios.
- Energia.
- Espaço, Paisagem E Lugar, O Homem E A Organização Do Espaço.
- Estrutura Geológica.
- Estrutura, Dinâmica, Distribuição Espacial E Mobilidade.
- Evolução E Classificação Das Indústrias.
- Êxodo Rural.
- Exportação.
- Fatores De Localização Industrial: Concentração E Desconcentração.
- Fontes De Energia.
- Geografia Brasileira ? Atividade Industrial.
- Geografia Brasileira ? Climas.
- Geografia Brasileira ? Comunicação.
- Geografia Brasileira ? Crescimento Urbano.
- Geografia Brasileira ? Hidrografia.
- Geografia Brasileira ? Impactos Industriais Em Sistemas Urbanos.
- Geografia Brasileira ? Localização.
- Geografia Brasileira ? Recursos Energéticos.
- Geografia Brasileira ? Regionalização.
- Geografia Brasileira ? Relevo.
- Geografia Brasileira ? Transportes.
- Geografia Brasileira ? Vegetação.
- Geografia Da PB.
- Geografia Da População.
- Geografia Do Brasil: Clima.
- Geografia Do Brasil: Tempo.
- Geografia Do Distrito Federal E Da Região Integrada De Desenvolvimento Do Entorno Do Distrito Federal.
- Geografia Econômica.
- Geografia Geral.
- Geografia Geral: A Atmosfera E Sua Dinâmica.
- Geografia Geral: Características E Movimentos.
- Geografia Geral: Evolução Da Terra.
- Geografia Geral: O Espaço Natural E Econômico.
- Geografia Geral: Orientação, Localização, Representação Da Terra E Fusos Horários.
- Geografia Geral: Relevo Terrestre E Seus Agentes.
- Globalização E Pluralidade Cultural: Conflitos Regionais E Tensões No Mundo Atual.
- Hidrografia Do Distrito Federal.
- Identificar As Principais Regiões Do Estado Do Rj E Suas Características Gerais.
- Identificar Em Textos E Gráficos Situações Problema Típicas Da Sociedade Fluminense E Reconhecer Formas De Reduzir Os Problemas Gerados Em Tais Situações.
- Indústria.
- Industrialização Brasileira.
- Informalidade.
- Legislação Ambiental.
- Macro-Divisão Natural Do Espaço Brasileiro: Biomas, Domínios E Ecossistemas.
- Meio Ambiente.
- Microrregiões Geográficas Do Acre.
- Minerais.
- Movimentos Populacionais.
- Mudanças Na Agricultura Num Mundo Tecnológico.
- O Comércio: Mercado Interno E As Relações Comerciais Externas.
- O Espaço Agrário.
- O Espaço Industrial.
- O Espaço Natural: Geologia, Relevo, Clima, Vegetação E Hidrografia.
- O Espaço Rural: Importância Das Atividades Agrícolas Na Economia, Estrutura Fundiária, Política Agrícola E Modernização Da Agricultura.
- O Solo, A Vegetação E A Fauna.
- Os Aspectos Geográficos Do Desenvolvimento E Do Subdesenvolvimento.
- Os Diversos Tipos De Divisões Regionais Do Território.
- Os Municípios Do Entorno Do Distrito Federal.
- Os Recursos Energéticos: Distribuição Espacial, Fontes Tradicionais, Fontes Alternativas De Energia, Problemática Energética Da Atualidade.
- Os Recursos Minerais E Energéticos: Produção E Consumo, Conservação E Esgotamento.
- Os Recursos Naturais: Tipos, Importância E Aproveitamento.
- Os Rios: Bacias Hidrográficas E Regimes Fluviais.
- Os Sistemas Ou Modos De Produção Agrícolas.
- População Urbana E Rural.
- População, Dinâmica E Condições De Vida.
- População; Crescimento.
- Princípios Econômicos Do Amapá.
- Princípios Geográficos Do RN.
- Processo De Urbanização E Ocupação Do Solo.
- Produção, Dinâmica E Organização Do Espaço Geográfico Brasileiro.
- Produção, Dinâmica E Organização Do Espaço Mundial.
- Questão Agrária.
- Reconhecer Aspectos Gerais Do Processo De Favelização E Suas Características Atuais.
- Recursos Naturais E Extrativismo Mineral.
- Recursos Naturais, Meio Ambiente E Sociedade.
- Regiões Brasileiras: Aspectos Naturais, Humanos, Políticos E Econômicos.
- Regiões Geográficas Da Europa E Os Países De Tradição Industrial.
- Relações Comerciais.
- Relações Internacionais.
- Relevo Do Distrito Federal.
- Relevo.
- Representação Do Espaço Geográfico: O Espaço E Sua Representação: O Globo Terrestre E Os Mapas, Cartografia, Projeções Cartográficas, Novas Tecnologias Cartográficas, A Cartografia No Brasil.
- Rondônia.
- Segunda Guerra Mundial.
- Sociologia.
- Solo.
- Taxas De Natalidade.
- Transportes Do Distrito Federal.
- Tratados.
- Urbanização Brasileira.
- Urbanização Global.
- Urbanização Mundial.
- Vegetação Do Distrito Federal.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #5130
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(1,0) 1 -
Vasto, extenso, diverso e excessivamente rico em recursos ambientais e paisagísticos, o litoral brasileiro pode ser dividido em cinco regiões, de acordo com suas estruturas paisagísticas e geomorfológicas dominantes. Correlacione, abaixo, as regiões litorâneas com suas respectivas características. 1 Litoral Norte ; 2 Litoral Nordestino ; 3 Litoral Oriental ; 4 Litoral das Escarpas ; 5 Litoral Sul. ( ) Região de terras planas com praias extensas e falésias. O sistema de drenagem é modesto, pois muitos rios são intermitentes. Há dunas, manguezais e formação de lagoas. ( ) Região com um importante complexo lagunar de grande valor ambiental. Praias extensas, retilíneas, interrompidas pelos afloramentos basálticos. ( ) Região na qual localizam-se as mais importantes formações de corais do país. Apresenta terras baixas e restingas. ( ) Região constituída por estuários de grandes rios. Apresenta muitos golfões e extensos manguezais. ( ) Região que margeia importantes serras em cujas reentrâncias configura-se uma planície confinada em pequenos arcos. Possui também uma série de ilhas e ilhotas. A correlação correta, de cima para baixo é:
- a) 1 - 3 - 2 - 4 - 5;
- b) 3 - 2 - 5 - 1 - 2;
- c) 4 - 1 - 3 - 5 - 3;
- d) 5 - 4 - 2 - 3 - 1;
- e) 2 - 5 - 3 - 1 - 4.
- #5131
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(1,0) 2 -
Os rios exibem ao longo de seu perfil longitudinal várias fisionomias. Dentre elas, existe a meândrica, que se caracteriza por apresentar:
- a) ilhas simétricas e barras arenosas;
- b) leitos rochosos homogêneos e fluxo baixo de sedimentos;
- c) anais curtos e depressões preenchidas;
- d) curvas sinuosas e um único canal;
- e) coroas de detritos e pontos altos de sedimentos.
- #5132
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(1,0) 3 -
Sobre o croqui é correto afirmar que:
- a) presenta um desenho, um esquema rápido, utilizado apenas por geógrafos nos trabalhos de campo;
- b) pode ser elaborado a partir de observação direta, in locu, ou com base em fotografias aéreas;
- c) é uma representação tridimensional da realidade a partir de sensoriamento remoto;
- d) existe um único tipo: o de análise e localização, representando o fenômeno ocorrido de forma isolada;
- e) dispensa título expressando o seu conteúdo somente a partir da legenda.
- #5133
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(1,0) 4 -
Num mapa cuja escala é 1: 5.000.000, a distância entre a cidade A e a cidade B é de 2,5 cm. A alternativa que, de acordo com o mapa, apresenta a distância real entre as cidades é:
- a) 1.250 km;
- b) 5.000.km;
- c) 625 km;
- d) 125 km;
- e) 500.km.
- #5134
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(1,0) 5 -
Uma pessoa tem a intenção de procurar uma rua do bairro de Icaraí. Sua opção será consultar uma planta de Niterói numa escala de:
- a) 1: 10.000;
- b) 1: 50:000;
- c) 1: 250.000;
- d) 1: 500.000;
- e) 1. 1.000.000.
- #5135
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(1,0) 6 -
Um mapa feito em escala numérica vai nos fornecer os dados de redução da área representada, a partir da seguinte unidade de medida:
- a) quilômetro (km);
- b) metro (m);
- c) entímetro (cm);
- d) ecímetro (dm);
- e) milímetro (mm).
- #5136
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(1,0) 7 -
Para facilitar a representação cartográfica, foi criado um sistema de símbolos conhecidos como convenções cartográficas. A Escala das Cores Hipsométricas e Tonalidades Batimétricas, que representa as elevações, é uma delas. Ao usar essa convenção cartográfica, para representar espaços acima do nível do mar, utilizam-se os tons de:
- a) verde, nas planícies;
- b) cinza, nos planaltos;
- c) amarelo, nas altas montanhas;
- d) azul, nas serras;
- e) lilás, nas chapadas.
- #5137
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(1,0) 8 -
A bússola é um instrumento de orientação. É formada por uma agulha imantada que se apoia num eixo vertical. Essa agulha gira sobre um fundo onde estão indicados os pontos de orientação. A ponta da agulha da bússola indica, aproximadamente, a direção:
- a) sul;
- b) leste;
- c) norte;
- d) oeste;
- e) sudeste.
- #5138
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(1,0) 9 -
Entre as forças internas e externas que modificam a superfície terrestre, há algumas que o fazem num curto período do tempo (1) e outras que podem alterá-la ao longo de milhares de anos (2). São exemplos da situação (1) e (2), respectivamente:
- a) ção das águas e tectonismo;
- b) intemperismo e ação dos seres vivos;
- c) abalos sísmicos e terremoto;
- d) esgaste pelo gelo e vulcanismo;
- e) vulcanismo e ação das águas.
- #5139
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(1,0) 10 -
A exploração do manganês na Serra do Navio, no Amapá, é exemplo de um afloramento do tipo:
- a) natural;
- b) químico;
- c) orgânico;
- d) artificial;
- e) decomposto.
- #5140
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(1,0) 11 -
A população indígena do Amapá é constituída de cerca de 5.500 indivíduos pertencentes as etnias Caripuna, Galibi, Palikur e Waiãpi. Para garantir a qualidade de vida que esses povos desejam manter ou recuperar é necessário, entre outras ações,
- a) coibir ações que promovam o intercâmbio entre índios e não índios.
- b) garantir um ensino igualitário, de acordo com os conteúdos empregados nas demais escolas públicas do Estado.
- c) promover ações de capacitação em técnicas de conservação e aproveitamento racional dos recursos naturais.
- d) reunir todas as etnias em uma mesma área.
- e) a formação de agentes de saúde e de professores indígenas, respeitando os interesses culturais de cada grupo.
- #5141
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(1,0) 12 -
Os projetos sustentáveis para a geração de emprego e renda, implantados através do PDSA, têm como princípio básico:
- a) o aumento do índice de exportação a partir de atividades econômicas que priorizem o atendimento das necessidades dos países e estados fronteiriços.
- b) inibir o desenvolvimento do setor industrial a fim de proteger os recurso naturais do Estado do Amapá.
- c) a agregação de valor aos produtos locais, a fim de diversificar a base econômica e gerar mais empregos.
- d) a concentração das atividades econômicas na capital do Estado, onde o índice de desemprego é maior.
- e) a realização de parcerias com madeireiras internacionais para a exploração dos recursos florestais com maior eficiência.
- #5142
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(1,0) 13 -
O Estado do Amapá possui nove Unidades de Conservação que representam 18,8% da área total do Estado. Em qual das unidades citadas abaixo é permitido o uso sustentável dos recursos?
- a) Reserva Biológica do Lago Piratuba.
- b) Reserva Biológica do Parazinho.
- c) Estação Ecológica do Jari.
- d) Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru.
- e) Parque Nacional do Cabo Orange.
- #5143
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(1,0) 14 -
A Agenda 21, documento resultante da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - RIO 92, foi formulada com o objetivo de
- a) orientar os 21 países mais ricos do mundo para a preservação dos recursos ambientais.
- b) registrar as discussões realizadas durante a conferência, que teve a duração de 21 dias.
- c) garantir a participação do Brasil na II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.
- d) planejar ações que promovam o crescimento econômico dos 21 países considerados os mais pobres do mundo.
- e) servir de guia para a promoção do desenvolvimento sustentável em todos os níveis, com vistas ao século 21.
- #5144
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(1,0) 15 -
A localização geográfica do Estado do Amapá é considerada uma vantagem comparativa frente a outros estados da Amazônia porque
- a) o único da Amazônia cortado pela Linha do Equador.
- b) a fronteira do Estado do Amapá com Guiana Francesa e o fácil acesso ao transporte flúviomarinho representam oportunidades de acesso a mercados internacionais.
- c) a fronteira do Estado do Amapá com a República da Guiana garante o escoamento de seus produtos para os grandes centros de desenvolvimento internacionais.
- d) a fronteira do Estado do Amapá com o Estado do Pará permite o escoamento de matéria-prima para ser beneficiada na região sul do país.
- e) a maior parte da floresta amazônica está concentrada na superfície territorial do Estado do Amapá.