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Prova de Geografia 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Geografia 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Geografia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Atmosfera E Os Fenômenos Meteorológicos E Climáticos.
  2. A Circulação, O Comércio E O Transporte E Suas Implicações Na Organização Do Espaço.
  3. A Erosão No Brasil.
  4. A Estrutura Da Superfície Terrestre, A Evolução E As Formas De Relevo.
  5. A Indústria Na Era Da Globalização.
  6. A Indústria: Sua Importância Econômica, Problemas E Perspectivas.
  7. A População: Comportamento Demográfico, Estrutura, Distribuição Espacial E Mobilidade.
  8. A Urbanização: Tendências Recentes E Problemas Urbanos.
  9. Agricultura No Nordeste.
  10. Agricultura.
  11. Agronegócios.
  12. Amapá.
  13. América Latina.
  14. Apresentar Noções Básicas Sobre A Geografia Do Município Do Rio De Janeiro.
  15. Apresentar Noções De Localização Espacial Dentro Do Estado Do Rio De Janeiro A Partir Da Utilização De Mapas.
  16. Área De Preservação Permanente.
  17. As Atividades Agrárias No Mundo.
  18. As Atividades Humanas E As Questões Ambientais.
  19. As Grandes Unidades Geológicas, Morfológicas E Fitoclimáticas Da Terra.
  20. As Regiões Administrativas Do Distrito Federal.
  21. As Regiões Geográficas.
  22. Aspecto Rural Brasileiro.
  23. Aspectos Da Dinâmica Social, Econômica E Espacial Do Brasil.
  24. Aspectos Demográficos: Conceitos Fundamentais.
  25. Aspectos Físicos-Espaciais Do Brasil Ou Regiões.
  26. Aspectos Geográficos Da Europa E América.
  27. Aspectos Geograficos Do RN.
  28. Atividades Econômicas Do Distrito Federal.
  29. Bacias Hidrográficas No Brasil.
  30. Blocos Econômicos.
  31. Características Gerais Do Estado Do Rio De Janeiro - Reconhecer As Relações Entre Sociedade E O Ambiente Natural No Estado Do Rio De Janeiro, Destacando Os Impactos Ambientais Produzidos E As Influências Dos Elementos Naturais Na Sociedade Fluminense.
  32. Características Humanas E Econômicas Dos Países Capitalistas E Socialistas Desenvolvidos.
  33. Características Populacionais Do Distrito Federal.
  34. Causas E Conseqüências Das Desigualdades Regionais.
  35. Clima Do Distrito Federal.
  36. Climatologia Geral E Do Brasil.
  37. Comércio.
  38. Comunicações Do Distrito Federal.
  39. Conceitos Espaciais.
  40. Desemprego.
  41. Desenvolvimento Regional.
  42. Desenvolvimento Sustentável.
  43. Diversidade Política, Humana E Econômica Dos Países Do Terceiro Mundo.
  44. Domínios Morfoclímáticos E Biomas Do Brasil.
  45. Educação Ambiental.
  46. Efeitos Migratórios.
  47. Energia.
  48. Espaço, Paisagem E Lugar, O Homem E A Organização Do Espaço.
  49. Estrutura Geológica.
  50. Estrutura, Dinâmica, Distribuição Espacial E Mobilidade.
  51. Evolução E Classificação Das Indústrias.
  52. Êxodo Rural.
  53. Exportação.
  54. Fatores De Localização Industrial: Concentração E Desconcentração.
  55. Fontes De Energia.
  56. Geografia Brasileira ? Atividade Industrial.
  57. Geografia Brasileira ? Climas.
  58. Geografia Brasileira ? Comunicação.
  59. Geografia Brasileira ? Crescimento Urbano.
  60. Geografia Brasileira ? Hidrografia.
  61. Geografia Brasileira ? Impactos Industriais Em Sistemas Urbanos.
  62. Geografia Brasileira ? Localização.
  63. Geografia Brasileira ? Recursos Energéticos.
  64. Geografia Brasileira ? Regionalização.
  65. Geografia Brasileira ? Relevo.
  66. Geografia Brasileira ? Transportes.
  67. Geografia Brasileira ? Vegetação.
  68. Geografia Da PB.
  69. Geografia Da População.
  70. Geografia Do Brasil: Clima.
  71. Geografia Do Brasil: Tempo.
  72. Geografia Do Distrito Federal E Da Região Integrada De Desenvolvimento Do Entorno Do Distrito Federal.
  73. Geografia Econômica.
  74. Geografia Geral.
  75. Geografia Geral: A Atmosfera E Sua Dinâmica.
  76. Geografia Geral: Características E Movimentos.
  77. Geografia Geral: Evolução Da Terra.
  78. Geografia Geral: O Espaço Natural E Econômico.
  79. Geografia Geral: Orientação, Localização, Representação Da Terra E Fusos Horários.
  80. Geografia Geral: Relevo Terrestre E Seus Agentes.
  81. Globalização E Pluralidade Cultural: Conflitos Regionais E Tensões No Mundo Atual.
  82. Hidrografia Do Distrito Federal.
  83. Identificar As Principais Regiões Do Estado Do Rj E Suas Características Gerais.
  84. Identificar Em Textos E Gráficos Situações Problema Típicas Da Sociedade Fluminense E Reconhecer Formas De Reduzir Os Problemas Gerados Em Tais Situações.
  85. Indústria.
  86. Industrialização Brasileira.
  87. Informalidade.
  88. Legislação Ambiental.
  89. Macro-Divisão Natural Do Espaço Brasileiro: Biomas, Domínios E Ecossistemas.
  90. Meio Ambiente.
  91. Microrregiões Geográficas Do Acre.
  92. Minerais.
  93. Movimentos Populacionais.
  94. Mudanças Na Agricultura Num Mundo Tecnológico.
  95. O Comércio: Mercado Interno E As Relações Comerciais Externas.
  96. O Espaço Agrário.
  97. O Espaço Industrial.
  98. O Espaço Natural: Geologia, Relevo, Clima, Vegetação E Hidrografia.
  99. O Espaço Rural: Importância Das Atividades Agrícolas Na Economia, Estrutura Fundiária, Política Agrícola E Modernização Da Agricultura.
  100. O Solo, A Vegetação E A Fauna.
  101. Os Aspectos Geográficos Do Desenvolvimento E Do Subdesenvolvimento.
  102. Os Diversos Tipos De Divisões Regionais Do Território.
  103. Os Municípios Do Entorno Do Distrito Federal.
  104. Os Recursos Energéticos: Distribuição Espacial, Fontes Tradicionais, Fontes Alternativas De Energia, Problemática Energética Da Atualidade.
  105. Os Recursos Minerais E Energéticos: Produção E Consumo, Conservação E Esgotamento.
  106. Os Recursos Naturais: Tipos, Importância E Aproveitamento.
  107. Os Rios: Bacias Hidrográficas E Regimes Fluviais.
  108. Os Sistemas Ou Modos De Produção Agrícolas.
  109. População Urbana E Rural.
  110. População, Dinâmica E Condições De Vida.
  111. População; Crescimento.
  112. Princípios Econômicos Do Amapá.
  113. Princípios Geográficos Do RN.
  114. Processo De Urbanização E Ocupação Do Solo.
  115. Produção, Dinâmica E Organização Do Espaço Geográfico Brasileiro.
  116. Produção, Dinâmica E Organização Do Espaço Mundial.
  117. Questão Agrária.
  118. Reconhecer Aspectos Gerais Do Processo De Favelização E Suas Características Atuais.
  119. Recursos Naturais E Extrativismo Mineral.
  120. Recursos Naturais, Meio Ambiente E Sociedade.
  121. Regiões Brasileiras: Aspectos Naturais, Humanos, Políticos E Econômicos.
  122. Regiões Geográficas Da Europa E Os Países De Tradição Industrial.
  123. Relações Comerciais.
  124. Relações Internacionais.
  125. Relevo Do Distrito Federal.
  126. Relevo.
  127. Representação Do Espaço Geográfico: O Espaço E Sua Representação: O Globo Terrestre E Os Mapas, Cartografia, Projeções Cartográficas, Novas Tecnologias Cartográficas, A Cartografia No Brasil.
  128. Rondônia.
  129. Segunda Guerra Mundial.
  130. Sociologia.
  131. Solo.
  132. Taxas De Natalidade.
  133. Transportes Do Distrito Federal.
  134. Tratados.
  135. Urbanização Brasileira.
  136. Urbanização Global.
  137. Urbanização Mundial.
  138. Vegetação Do Distrito Federal.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#5115
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difícil

(1,0) 1 - 

Identifique abaixo projetos de desenvolvimento sustentável implantados no Estado do Amapá.

  • a) A Escola Bosque do Bailique e o Centro de Cultura Negra.
  • b) A implantação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana e a construção da usina hidrelétrica de Coaracy Nunes.
  • c) A criação da cooperativa dos castanheiros e a implantação do Projeto Jari.
  • d) A Usina Termoelétrica de Santana e a construção do Trapiche Eliezer Levy.
  • e) A restauração da Fortaleza de São José e a exploração de manganês na Serra do Navio.
#5116
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(1,0) 2 - 

Segundo estudo da Universidade Federal de Goiás, enquanto a Amazônia perdeu 735 mil quilômetros quadrados nos últimos sete anos, o cerrado perdeu 835 mil quilômetros quadrados. A diferença equivale a uma área do tamanho de Santa Catarina. Acerca do bioma brasileiro do cerrado, assinale a única opção correta:

  • a) O cerrado é considerado o maior bioma brasileiro e abriga cerca de 85% de toda a biodiversidade natural do nosso país.
  • b) O bioma do cerrado abriga hoje três das seis bacias hidrográficas do país, sendo responsável assim pela produção de metade da água doce presente nos rios brasileiros.
  • c) A paisagem natural do cerrado mais afetada hoje pelo desmatamento fica inserida dentro do Estado de Goiás.
  • d) A localização central do cerrado e a sua baixa altitude impedem que as águas das nascentes dos rios, presentes na região, corram em direção as demais bacias hidrográficas do país.
  • e) A presença de três grandes bacias hidrográficas da América do Sul na região do cerrado (Tocantins- Araguaia, São Francisco e Prata) favorece a biodiversidade, bastante afetada pela expansão agrícola.
#5117
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(1,0) 3 - 

Essa iniciativa foi executada durante os anos 80, com recursos do Governo brasileiro e do Banco Mundial. Abrangeu a área de influência da rodovia BR-364, entre Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO), e teve, entre outros objetivos, contribuir para a maior integração nacional e aumentar a produção da região bem como a renda de sua população, reduzindo as disparidades de desenvolvimento intra e inter-regionais. O texto refere-se

  • a) Superintendência de Desenvolvimento do Centro- Oeste (Sudeco).
  • b) ao Programa Integrado de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil (Polonoroeste).
  • c) ao Instituto de Terras de Rondônia (Iteron).
  • d) Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam)
  • e) ao Programa de Desenvolvimento Integrado de Rondônia (Prodir).
#5118
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(1,0) 4 - 

Antes da construção da BR-364, só se atingia Porto Velho de trem pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré a partir de Guajará-Mirim, de balsa a partir de Manaus ou de avião. O transporte rodoviário era inexistente. Em fevereiro de 1960, decidiu-se construir a BR-364 ligando Cuiabá a Porto Velho e Rio Branco, interligando a região ao restante do país. Essa decisão foi tomada pelo Presidente

  • a) Eurico Gaspar Dutra.
  • b) Getúlio Vargas.
  • c) Jânio Quadros.
  • d) Juscelino Kubitscheck.
  • e) Castelo Branco.
#5119
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(1,0) 5 - 

O processo de conquista e povoamento do espaço geográfico atualmente ocupado pelo Estado de Rondônia

  • a) ocorreu promovendo a fuga ou extermínio de inúmeras etnias que originalmente eram ocupantes primitivos da região.
  • b) caracterizou-se pela rápida expansão de atividades agropecuárias que enriqueceram portugueses e espanhóis.
  • c) foi diferenciado em relação a outras áreas do país porque não contou com a presença de bandeirantes e de missionários.
  • d) esteve atrelado à introdução de escravos africanos para a exploração dos recursos naturais amazônicos.
  • e) teve início no final do Segundo Império, através de grupos de militares cujo objetivo era defender as fronteiras brasileiras.
#5120
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(1,0) 6 - 

Em 1750, redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas: Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto a Espanha controlava a maior parte da Bacia do Prata. Neste Tratado, o princípio do usucapião (uti possidetis), que quer dizer que a terra pertence a quem a ocupa, foi levado em consideração pela primeira vez. (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/povoamento/index.html) Trata-se do Tratado de

  • a) Santo Ildefonso.
  • b) Badajós.
  • c) Madri.
  • d) Utrecht.
  • e) Lisboa.
#5121
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(1,0) 7 - 

Para melhorar o solo, o homem pode fazer uso de diversos recursos e técnicas, como:

  • a) plicar adubos orgânico e mineral;
  • b) aumentar a acidez com o uso de calcário;
  • c) utilizar qualquer tipo de máquina;
  • d) provocar o encharcamento da área;
  • e) fazer a aragem extensiva.
#5122
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(1,0) 8 - 

O Zoneamento Ecológico Econômico - ZEE pode ser considerado importante para o desenvolvimento sustentável do Estado do Amapá porque

  • a) fornece as informações para que o zoneamento urbano seja feito respeitando as potencialidades e as características ecológicas e econômicas encontradas na capital do Estado.
  • b) identifica as zonas de maior importância ecológica e econômica onde serão concentrados os esforços e recursos para implantação dos grandes projetos de desenvolvimento.
  • c) fornece as informações necessárias para o ordenamento do território e planejamento do uso sustentável dos recursos de acordo com as potencialidades sociais e vulnerabilidades naturais.
  • d) garante a repartição dos recursos financeiros gerados pelo desenvolvimento sustentável de acordo com as potencialidades ecológicas e necessidades econômicas das zonas rurais.
  • e) identifica as zonas com maior abundância de recursos naturais exploráveis onde serão implantados projetos de crescimento econômico e ordenamento territorial.
#5123
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(1,0) 9 - 

O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá - PSDA é o programa de governo do Estado do Amapá, institucionalizado a partir do Decreto no 2453 de 14 de agosto de 1995, tendo como principal objetivo

  • a) garantir a independência econômica e política do Estado do Amapá.
  • b) seguir as orientações políticas e econômicas do Plano Plurianual do Governo Federal com atenção especial aquelas voltadas para a preservação ambiental.
  • c) repassar para as organizações não governamentais as responsabilidade referentes à proteção do meio ambiente.
  • d) implantar um novo modelo de desenvolvimento baseado na equidade social, na ordenação do uso e ocupação dos espaços e na racionalização do aproveitamento dos recursos naturais.
  • e) implantar grandes projetos de crescimento econômico que garantam a auto-sustentação do Estado do Amapá.
#5124
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(1,0) 10 - 

A valorização e modernização do extrativismo tem como objetivos:

  • a) proteger os recursos florestais do Estado, assegurar a permanência das comunidades tradicionais em seus locais de origem e melhorar suas condições de vida.
  • b) introduzir na agricultura local o cultivo de novas variedades agrícolas que diversifiquem as oportunidades econômicas para as comunidades tradicionais.
  • c) estimular grandes plantações de espécies nativas assegurando que os agroextrativistas tenham produção suficiente para sua subsistência e para a exportação
  • d) proteger as propriedades das comunidades locais dando subsídios e recursos tecnológicos para o desenvolvimento da agricultura em larga escala.
  • e) proteger os recursos florestais, assegurando que a espécies nativas sejam cultivadas em grandes plantações ao invés de extraídas diretamente da natureza.
#5125
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(1,0) 11 - 

Em relação à questão ambiental internacional, assinale a opção correta.

  • a) As primeiras tentativas de estabelecimento de tratados internacionais que regulassem a ação humana sobre o ambiente remontam a 1900, quando se realizou, em Londres, a Convenção para a Preservação de Animais, Pássaros e Peixes da África, cujo objetivo era discutir a caça indiscriminada nas então colônias europeias no continente africano.
  • b) O Tratado Antártico, firmado em 1.º de dezembro de 1959, é exemplo de que os interesses voltados para a questão ambiental superaram a disputa geopolítica bipolar no âmbito da Guerra Fria, destacando-se o papel central da Organização das Nações Unidas, que mediou a assinatura do referido acordo.
  • c) A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, marcou a inclusão da temática ambiental na pauta de interesse mundial, o que se confirmou pelo comparecimento de grande número de chefes de Estado àquela reunião.
  • d) O chamado Clube de Roma, a partir de uma releitura de Malthus, segundo o qual a produção de alimentos cresce em escala maior que a população, defendeu medidas de planejamento familiar nas décadas de 70 e 80 do século XX.
  • e) Estabelecido em 1972 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) passou a funcionar em 1973, tendo sua autonomia sido minada com a criação do Fundo Mundial para o Meio Ambiente, órgão independente que, sob supervisão do Banco Mundial, arrecadaria recursos para a preservação ambiental.
#5126
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(1,0) 12 - 

A queimada é uma técnica amplamente usada nos pastos, campos e roças do Brasil. Sobre a aplicação dessa técnica reiteradas vezes, pode-se afirmar que:

  • a) dificulta, inicialmente, o nascimento de inúmeras sementes;
  • b) anula, ao longo do tempo, a fertilidade do solo;
  • c) aumenta, após o fogo, a presença de pragas e ervas daninhas;
  • d) reconstroi, durante o processo, a estrutura ativa do solo;
  • e) reforça, com a aplicação constante, a matéria orgânica.
#5127
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(1,0) 13 - 

Os solos se diferenciam por vários aspectos, dentre eles pela granulometria, que determina a(s):

  • a) forma de organização das partículas;
  • b) natureza dos sedimentos;
  • c) atividade dos micro-organismos;
  • d) quantidade de húmus;
  • e) propriedades físicas e químicas.
#5128
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(1,0) 14 - 

As rochas apresentam diferenças quanto à resistência e à permeabilidade. Em relação à permeabilidade, é correto afirmar que ela é:

  • a) característica inerente a certos tipos de rocha, como, por exemplo, a argila;
  • b) o resultado da ação conjunta de fatores físicos, químicos e biológicos desintegradores das rochas;
  • c) a propriedade das rochas e dos terrenos de se deixarem atravessar, facilmente, pela água;
  • d) o processo de desagregação dos elementos mineralógicos constituidores das camadas do solo;
  • e) a capacidade de certas rochas e terrenos de reter a água pelos poros e interstícios.
#5129
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(1,0) 15 - 

As bacias de drenagem, de acordo com o escoamento, podem ser classificadas em diferentes tipos. A exorreica é aquela cujas águas se dirigem para:

  • a) o interior do continente;
  • b) o mar;
  • c) o deserto;
  • d) as depressões;
  • e) as lagunas.