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Prova de Engenharia de Software 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Engenharia de Software 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria de Engenharia de Software. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Acessibilidade
  2. Acoplamento e Coesão
  3. Análise de Pontos de Função
  4. Análise de Requisitos
  5. Análise de Riscos
  6. Análise e Projeto Orientado a Objetos
  7. Análise Essencial
  8. Análise Estruturada
  9. Arquitetura de Software
  10. BPMN - Bussines Process Modeling Notation
  11. Características Gerais dos Sistemas
  12. Ciclo de Vida de Software
  13. CMM - Capability Maturity Model
  14. CMMI - Capability Maturity Model Integration
  15. Computação Distribuída
  16. Conceitos Básicos
  17. Data Warehouse
  18. Desenvolvimento de Software
  19. Desenvolvimento Estruturado
  20. Design Patterns
  21. DFD - Diagrama de Fluxo de Dados
  22. Diagrama de Contexto
  23. Diagrama de Pareto
  24. Engenharia da Informação
  25. Engenharia de Requisitos
  26. Engenharia de Software
  27. Engenharia de Software - Geral
  28. Engenharia de Software Baseada em Componentes - ESBC
  29. ERP - Enterprise Resource Planning
  30. Ferramentas - CASE
  31. Ferramentas de Desenvolvimento de Software
  32. Frameworks
  33. GED - Gestão Eletrônica de Documentos
  34. Geoprocessamento
  35. Gerência de Configuração
  36. Gerência de Projetos
  37. Governança de TI
  38. Implementação de Software
  39. Integridade de Software
  40. Inteligência Artificial
  41. Interfaces Homem-Máquina
  42. Lógica de Programação
  43. Manutenção de Software
  44. Metodologia de Desenvolvimento de Software
  45. Metodologias Ágeis
  46. Métricas de Software
  47. Microsoft Project 2003
  48. Middleware
  49. Modelagem de Processos de Negócio
  50. Modelo Multicamadas MVC
  51. Modelos de Entidade-Relacionamento
  52. Modelos de Sistemas de Informação
  53. Modularização
  54. MPS.BR
  55. MVC
  56. Orientação a Objetos
  57. Padrões de Projeto
  58. Paradigma de Desenvolvimento
  59. Planejamento e Gerência de Projetos
  60. Portais Web
  61. Processo de Software
  62. Processo Unificado
  63. Programação Embarcada
  64. Programação Multithreading
  65. Projeto de Interfaces
  66. Projeto de Software
  67. Prototipação
  68. Qualidade de Software
  69. Raciocínio Lógico
  70. Refatoração
  71. RUP - Rational Unified Process
  72. Script SQL
  73. Scrum
  74. Sistema de Gestão de Conteúdo
  75. Sistemas Distribuídos
  76. SOA
  77. Software Livre
  78. Subprogramação
  79. Swebok
  80. TDD - Test Driven Development
  81. Tecnologias de Internet
  82. Teste de Software
  83. UML
  84. Usabilidade
  85. Web 2.0
  86. Web Service
  87. Workflow
  88. XP - eXtreme Programming
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#14943
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Engenharia de Software
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fácil

(1,0) 1 - 

Na UML, o relacionamento “tem-um” apresenta dois tipos diferentes de relacionamento. São eles:

  • a) composição e agregação.
  • b) público e protegido.
  • c) autorrelacionamento e superclasse.
  • d) privativo e público.
  • e) construtor e destruidor.
#14944
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(1,0) 2 - 

Segundo Ian Sommerville, existe uma série de técnicas de validação de requisitos que podemser utilizadas em conjunto ou individualmente. São elas:

  • a) geração de casos de teste, revisões de requisitos, gerenciamento de mudanças e prototipação.
  • b) revisões de requisitos, prototipação, geração de casos de teste e análise automatizada da consistência.
  • c) prototipação, análise automatizada da consistência, revisões de requisitos e gerenciamento de mudanças.
  • d) gerenciamento de mudanças, análise automatizada da consistência, revisões de requisitos e geração de casos de teste.
  • e) análise automatizada da consistência, prototipação, gerenciamento de mudanças e geração de casos de teste.
#14945
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(1,0) 3 - 

É um exemplo de métrica de controle de software:

  • a) a complexidade ciclomática de um módulo.
  • b) o comprimento médio de identificadores em um programa.
  • c) o número de atributos e operações associadas com objetos em um projeto.
  • d) o tempo médio requerido para reparar defeitos relatados.
  • e) o número de mensagens de erro.
#14946
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(1,0) 4 - 

No projeto orientado a objetos, são características pertinentes ao modelo de sequência, EXCETO:

  • a) é um dos modelos dinâmicos disponíveis na UML.
  • b) os objetos envolvidos na interação são organizados horizontalmente, com uma linha vertical ligada a cada objeto.
  • c) as interações entre objetos, que são representadas por setas rotuladas que ligam as linhas verticais, são fluxos de dados fundamentais para a interação.
  • d) o retângulo estreito, na linha da vida do objeto, representa o tempo pelo qual o objeto é o objeto controlador do sistema.
  • e) o tempo é representado verticalmente, de modo que progrida para baixo nas linhas verticais.
#14947
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(1,0) 5 - 

Qualidade de software é o grau para o qual um software possui uma combinação desejável de atributos, que, adicionalmente, deve ser claramente definida, caso contrário, uma avaliação da qualidade será realizada de modo intuitivo. Para que tais atributos de qualidade sejam medidos, faz-se necessário identificar um conjunto apropriado de métricas. Acerca dos conceitos gerais de medição de qualidade de software, assinale a opção correta.

  • a) No modelo IEEE de qualidade de software, um fator de qualidade é uma entidade mais genérica que um atributo de qualidade.
  • b) Os modelos de qualidade de software são organizados segundo a perspectiva de que a qualidade do processo de desenvolvimento influencia, diretamente, a qualidade interna, que, por sua vez, influencia a qualidade externa do produto de software, e esta última exerce influência direta sobre a qualidade do produto em uso.
  • c) De forma geral, os modelos de qualidade da ISO são focados na qualidade de produtos de software, e os modelos CMMI, na qualidade do processo de software.
  • d) O modelo de referência para medição de qualidade de produto de software da ISO propõe quatro diferentes perspectivas, mediante as quais podem ser desenvolvidas métricas de medição de atributos de qualidade interna, externa, de operação e de uso.
  • e) Os atributos de qualidade de software, nos modelos de qualidade ISO, são organizados conforme seis características, sendo três delas internas (eficiência, manutenabilidade e portabilidade) e as outras três, externas (funcionalidade, confiabilidade e usabilidade).
#14948
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(1,0) 6 - 

Rapid Application Development (RAD) é um modelo de processo de software incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento curto, com o uso de uma abordagem de construção baseada em componentes. Nesse modelo, três das principais fases são abrangidas pelas modelagens:

  • a) do negócio, dos recursos financeiros e das funções gerenciais.
  • b) do gerenciamento, dos recursos de TI e dos processos.
  • c) do planejamento, dos dados e das funções gerenciais.
  • d) do planejamento, dos recursos de TI e dos projeto.
  • e) do negócio, dos dados e dos processos.
#14949
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(1,0) 7 - 

Como Modelo evolucionário do processo de software, uma característica da prototipagem é:

  • a) independer do estabelecimento e da definição de requisitos.
  • b) configurar um processo interativo e rápido de desenvolvimento.
  • c) iniciar o processo de desenvolvimento pela implantação e pelos testes.
  • d) gerar uma primeira versão do sistema completa e isenta de erros.
  • e) descartar a participação do cliente no processo de desenvolvimento e de implantação.
#14950
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(1,0) 8 - 

Sobre os processos de engenharia de requisitos, na elicitação e na análise ocorre total interação com os stakeholders no sistema, sendo o principal objetivo:

  • a) a obtenção dos requisitos.
  • b) a homologação do sistema.
  • c) a elaboração do manual do usuário.
  • d) a conversão de especificações em requisitos.
  • e) a execução do estudo de viabilidade do sistema.
#14951
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médio

(1,0) 9 - 

Na modelagem de processos, um modelo evolucionário de processo de software, originalmente proposto por Boehm, combina prototipagem e aspectos controlados e sistemáticos dos processos em cascata, sendo um gerador de modelo por risco, usado para guiar a engenharia de sistemas intensivos em softwares com vários interessados concorrentes, tendo duas características distintas, descritas a seguir.

I. É uma abordagem cíclica, para aumentar incrementalmente o grau de definição e de implementação de um sistema enquanto diminui seu grau de risco.
II. É um conjunto de marcos de ancoragem, para garantir o comprometimento dos interessados com soluções exeqüíveis e mutuamente satisfatórias para o sistema.

Esse modelo é conhecido por:

  • a) espiral.
  • b) dinâmico.
  • c) globalizado.
  • d) integrado.
  • e) empírico.
#14952
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(1,0) 10 - 

No que diz respeito aos sistemas de software, teste é um conjunto de atividades que podem ser planejadas antecipadamente e conduzidas sistematicamente. Um tipo I de teste se refere ao conjunto de atividades que garante que o software implementa corretamente uma função específica, associado à construção do produto de forma correta ou não, enquanto um tipo II se refere a um conjunto de atividades diferente que garante que o software construído corresponde aos requisitos do cliente, associado à construção do produto certo. Esses testes do tipo I e II são denominados, respectivamente:

  • a) depuração e homologação.
  • b) homologação e aceitação.
  • c) aceitação e verificação.
  • d) verificação e validação.
  • e) validação e depuração.
#14953
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(1,0) 11 - 

São elementos que podem estar presentes em um Diagrama de Casos de Uso da UML, EXCETO:

  • a) Ator.
  • b) Assunto.
  • c) Relacionamento de generalização.
  • d) Objeto.
  • e) Nenhuma das alternativas.
#14954
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(1,0) 12 - 

No RUP, definir quais são os atores, os casos de uso existentes e como eles interagem entre si é função típica do

  • a) Designer de Negócios.
  • b) Revisor do Modelo de Negócios.
  • c) Analista do Processo de Negócios.
  • d) Revisor de Requisitos.
  • e) Analista de Sistemas.
#14955
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(1,0) 13 - 

Uma disciplina do RUP que tem como uma de suas finalidades “assegurar que os clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização-alvo”, a qual se relaciona com a disciplina Ambiente. Trata-se de

  • a) Requisitos.
  • b) Análise e Design.
  • c) Modelagem de Negócios.
  • d) Gerenciamento de Configuração e Mudança.
  • e) Gerenciamento de Projetos.
#14956
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(1,0) 14 - 

Ferramentas CASE não servem para:

  • a) formalizar e documentar o desenvolvimento de software;
  • b) eliminar a interferência humana do desenvolvimento de software;
  • c) diminuir o custo de alterações nos requisitos;
  • d) integrar os diversos estágios de desenvolvimento de software;
  • e) tornar o processo de desenvolvimento de software menos artesanal.
#14957
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difícil

(1,0) 15 - 

O objetivo de uma camada de Middleware em um sistema multicamadas é:

  • a) oferecer componentes relacionados ao negócio para serem utilizados na construção de aplicativos pelos engenheiros de sistemas;
  • b) prover uma interface de acesso padrão a um sistema operacional específico, de modo a disponibilizar os serviços nele existentes a clientes em outras plataformas;
  • c) permitir acesso a dispositivos de hardware, como câmeras e impressoras, através de uma API de alto nível;
  • d) cuidar de aspectos relacionados com a infraestrutura de rede, definindo interfaces de comunicação com hubs e roteadores;
  • e) disponibilizar classes utilitárias e serviços independentes de plataforma que permitam a obtenção de computação distribuída em ambientes heterogêneos.