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Prova de Comunicação Social 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Comunicação Social 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria de Comunicação Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Assessoria de Imprensa
  2. Atualidades
  3. Código de Ética dos Jornalistas
  4. Coerência e Correção Ortográfica
  5. Comunicação Institucional
  6. Comunicação Social - Constituição
  7. Comunicação Social - Geral
  8. Comunicação Social - Teoria
  9. CONAR
  10. Editoração
  11. Elementos Visuais
  12. Ética
  13. Fotojornalismo
  14. Gêneros Jornalísticos
  15. História da Imprensa
  16. História do Jornalismo no Brasil
  17. Jornalismo
  18. Lei de Imprensa
  19. Marketing
  20. Pesquisas de Opinião
  21. Técnica Jornalística
  22. Tecnologias
  23. Telejornalismo
  24. Teorias da Comunicação
  25. Teorias do Jornalismo
  26. TIC - Tecnologia da Informação e das Comunicações
  27. TV Digital
  28. Webjornalismo
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#15228
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

O jornalista Manuel Chaparro, em seu blog “O Xis da Questão”, alerta que o jornalismo do século XXI tem a marca da Revolução das Fontes. Os recentes acontecimentos que culminaram com mudanças políticas no Egito e outros países árabes tiveram ampla cobertura da mídia internacional em todos os veículos de comunicação e redes sociais. Nesse contexto, é correto afirmar:

  • a) As tecnologias da difusão instantânea e universal continuam a reproduzir notícias das redações dos jornais, sem alterar o intervalo entre o acontecimento e a notícia.
  • b) A má qualidade dos vídeos e imagens que circulam pela web não permite que ocupem espaço nos grandes telejornais, que priorizam apenas o padrão profissional de qualidade de imagens.
  • c) As redações continuam a ser os berços da notícia, controlando os fluxos de circulação desses conteúdos.
  • d) Nos novos cenários, o poder da notícia não pertence mais apenas às redações, mas também aos sujeitos sociais produtores dos acontecimentos.
  • e) As grandes agências de notícias internacionais evitam dar credibilidade e difusão a materiais que não são produzidos por jornalistas credenciados.
#15229
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 2 - 

Num debate público, algumas pessoas expressam abertamente os seus pontos de vista. As que recusam essa perspectiva muitas vezes sentem-se marginalizadas e, frequentemente, retiram-se ou calam-se. Esta inibição faz com que a opinião que recebe apoio explícito pareça mais forte do que é realmente, e a outra, mais débil. O exame deste fenômeno por Elisabeth Noelle-Neumann ficou consolidado

  • a) na Teoria hipodérmica.
  • b) nos Estudos de recepção.
  • c) na Teoria funcionalista da comunicação.
  • d) na Teoria culturológica.
  • e) na Hipótese da espiral do silêncio.
#15230
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 3 - 

O conceito que permite a aferição do nível de audiência de determinado programa nos meios audiovisuais pela verificação da percentagem de espectadores do programa relativamente aos níveis de programas concorrentes, que decorram no mesmo período, tem o nome de

  • a) Share de audiência.
  • b) Branding de audiência.
  • c) Pesquisa quantitativa.
  • d) Real Time.
  • e) People meter.
#15231
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 4 - 

Quando o diretor opta por gravar uma entrevista sem que nenhum microfone seja enquadrado pela câmera, ele utiliza um microfone superdirecional, em geral acoplado a uma vara, chamado de

  • a) Zepelin.
  • b) Shotgun.
  • c) Lavalier.
  • d) Sungun.
  • e) Audio link.
#15232
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

Praticamente todos os softwares de edição não linear de áudio, para um programa de rádio, por exemplo, permitem que uma narração seja sonorizada com uma música de fundo durante toda a narração, processo chamado no jargão de rádio de BG. Quando, mesmo em BG, mixamos uma música com outra, de forma que o volume da música anterior vá diminuindo enquanto o da seguinte aumenta lentamente, esse efeito de transição é chamado de

  • a) Fade In.
  • b) Cut.
  • c) Balanceamento.
  • d) Cross fade.
  • e) Delay.
#15233
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 6 - 

Considere que a EMBRATUR produzirá uma coleção de cartazes para divulgar, no exterior, as festas folclóricas brasileiras, ressaltando traços da identidade cultural brasileira. Cada um dos cartazes destacará uma das festas, com uma fotografia em cores e dizeres complementares que a contextualizem. Assinale a alternativa que apresenta especificações corretas para esses cartazes, do ponto de vista da produção gráfica, e mais adequadas aos prováveis conteúdos.

  • a) cartaz formato A2, impresso em 4/0 cores, com aplicação de verniz à base d’água, papel couché 150 g/m², revestido em apenas uma das faces
  • b) cartaz formato A2, impresso em 4/4 cores especiais, com aplicação de verniz, papel monolúcido 120 g/m², revestido em duas faces
  • c) cartaz formato A1, impresso em 4/0 cores, com aplicação de verniz localizado, papel couché 200 g/m², revestido em ambas as faces
  • d) cartaz formato A2, impresso em 4/0 cores especiais, com verniz localizado, papel offset 150 g/m², revestido em apenas uma das faces
  • e) cartaz formato AA, impresso em 4/2 cores, com aplicação de verniz à base d’água, papel Bond 150 g/m², revestido em ambas as faces
#15234
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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médio

(1,0) 7 - 

Um anúncio em mídias eletrônicas, tais como banners e links patrocinados em sítios de Internet, possui algumas características técnicas que devem ser consideradas para se decidir pelo seu uso como peças de campanhas publicitárias. Acerca do uso dos banners e links patrocinados como anúncios, assinale a alternativa correta.

  • a) Anúncios tipo banners têm como finalidades a comunicação institucional de marca e a promoção de produtos e serviços.
  • b) Banners são apropriados para inserção em grandes portais de Internet porque estes possuem público segmentado.
  • c) Links patrocinados são inadequados para veiculação em sítios de busca devido à sua forma de exposição e ao baixo retorno.
  • d) As possibilidades de segmentação pelo uso de links patrocinados são menores que aquelas em que se utilizam banners.
  • e) Em termos de relação custo-benefício, links patrocinados possuem melhor retorno que banners.
#15235
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 8 - 

Em linhas gerais, para a hipótese do agenda setting

  • a) as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que a mídia veicula.
  • b) o aspecto essencial da opinião pública representa uma transação entre o consenso social e as convicções individuais.
  • c) a opinião das pessoas reflete o medo do isolamento, a tendência ao silêncio e a necessidade de consonância.
  • d) os meios que oferecem a temática comum são também os que indicam o enfoque a ser dado a cada um dos temas.
  • e) qualquer receptor, diante de duas referências cognitivas compatíveis, sentirá desconforto psicológico provocado pela dissonância cognitiva.
#15236
Banca
. Bancas Diversas
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Comunicação Social
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. Concursos Diversos
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(1,0) 9 - 

Pesquisadores do processo de Opinião Pública acreditam que os fatores mais importantes do controle social (Sarah Chucid Da Viá – Opinião Pública, p. 49) são os seguintes:

  • a) opinião pública - crença religiosa - educação - poder de compra.
  • b) opinião da mídia - crença religiosa - partidos políticos - sociedade.
  • c) opinião pública - crenças religiosas - educação - personalidade.
  • d) opinião pública - crença religiosa - sociedade - partidos políticos.
  • e) opinião da mídia - poder de compra - educação - personalidade.
#15237
Banca
. Bancas Diversas
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Comunicação Social
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. Concursos Diversos
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(1,0) 10 - 

Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:

  • a) Indústria dos conteúdos.
  • b) O meio é a mensagem.
  • c) Interacionismo Simbólico.
  • d) Imperialismo Cultural.
  • e) Comunicação em duas etapas.
#15238
Banca
. Bancas Diversas
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. Concursos Diversos
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(1,0) 11 - 

"Quem?, Diz o quê?, Em que canal?, Para quem?, Com que efeito?". Trata-se de um modelo comunicativo muito conhecido, sendo um dos primeiros esquemas apresentados nos estudos das teorias da comunicação. Pode ser definido como:

  • a) Teoria Matemática da Comunicação.
  • b) Modelo de Paul Lazarsfeld.
  • c) Modelo de Lasswell.
  • d) Modelo Shannon e Weaver.
  • e) Teoria de Marcuse e Horkheimer.
#15239
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Comunicação Social
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(1,0) 12 - 

A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e Internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/ falados. Foi no início da década de 1970, por meio de um trabalho de Maxwell McCombs e Donald Shaw que o papel dos media na formação e na mudança de cognições foi estudado. O texto acima se refere a

  • a) Notícia.
  • b) Gatekeepers.
  • c) Newsmaking.
  • d) Informação.
  • e) Agenda Setting.
#15240
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Comunicação Social
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médio

(1,0) 13 - 

Uma espécie de "nota editorial" cuja característica é não ter lugar fixo em página alguma e vir do lado (quase sempre, direito) da matéria que informa sobre determinado fato (assunto do comentário presente na nota). Recebe esse nome pelo teor "temperado" de sua linguagem. Estáse falando em nota

  • a) política.
  • b) pimenta.
  • c) azeite.
  • d) picles.
  • e) legenda.
#15241
Banca
. Bancas Diversas
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Comunicação Social
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. Concursos Diversos
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(1,0) 14 - 

A maioria dos autores que trabalharam na classificação de gêneros jornalísticos fez a separação entre forma e conteúdo, o que gerou a divisão por temas, pela relação do texto com a realidade (opinião e informação) e deu vazão ao critério de intencionalidade do autor, que realiza uma função (opinar, informar, interpretar, entreter). Podese dizer que

  • a) editoriais, colunas, crônicas e resenhas são gêneros opinativos.
  • b) nota, notícia, reportagem e entrevista são gêneros interpretativos.
  • c) o gênero não pode ser considerado um instrumento criador da relação interativa entre texto, leitor, cultura no jornalismo digital.
  • d) o jornalismo opinativo ocupa espaço significativo na mídia.
  • e) os gêneros de jornalismos interpretativo, de entretenimento e informativo assumem o papel de observadores atentos da realidade, registrando os fatos, os acontecimentos e informando-os à sociedade.
#15242
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. Concursos Diversos
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(1,0) 15 - 

A primeira transmissão oficial de rádio no Brasil ocorreu no dia 7 de setembro, quando o presidente Epitácio Pessoa fez um discurso na Praia Vermelha. Era o ano de

  • a) 1822.
  • b) 1910.
  • c) 1920.
  • d) 1922.
  • e) 1924.