Prova de Biblioteconomia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
Prova de Biblioteconomia 1 - Questões e Simulados
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Biblioteconomia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Biblioteconomia – Geral
- A Biblioteca especializada no contexto de entidades produtivas e do Serviço Público: funções, objetivos, estrutura, tecnologia, recursos
- Administração de Bibliotecas
- Aquisição planificada e cooperativa
- Atendimento a pesquisas e consultas; técnicas de busca; utilização de fontes gerais e jurídicas de informação; enciclopédias, dicionários, ementários, bibliografias e diretórios
- Automação de serviços bibliotecários
- Automação do gerenciamento de bibliotecas via sistemas informatizados
- Avaliação de serviços
- Avaliação de Serviços de Informação
- Base de Dados de Fontes
- Bibliografia: conceituação, teorias, classificação, histórico e objetivos
- Bibliotecário: legislação
- Bibliotecas digitais
- Biblioteconomia e à Ciência da Informação
- Catalogação
- Catalogação: AACR2 — Código de Catalogação Anglo-Americano (2.ª ed. revista): programas de entradas: autoria individual e múltipla, entidades coletivas, publicações periódicas, documentos legais (legislação e jurisprudência)
- Ciclo da Informação
- Ciência da Informação, Biblioteconomia e Documentação
- Classificação Decimal de Dewey
- Classificação Decimal Universal
- Classificação decimal universal (CDU): histórico e conceitos fundamentais; estrutura, sinais e símbolos utilizados na CDU; tabelas auxiliares; ordenação vertical e horizontal
- Código de Ética Profissional do Bibliotecário
- Comutação bibliográfica
- Conceito, finalidade, desenvolvimento e estrutura da documentação geral e jurídica
- Conceituação, fundamentos teóricos, características e funções
- Controle bibliográfico dos registros de conhecimento
- Descrição e representação de conteúdos informacionais na Web
- Desenvolvimento de Coleções de Bibliotecas e Unidades de Informação
- Disseminação da informação
- Documentação e Documentação Jurídica
- Documentação e informação
- Educação de usuários
- Entradas e Cabeçalhos
- Estudos de uso e de usuários
- Estudos de Usuários
- Ética profissional
- Fluxos e processos de trabalho
- Fontes institucionais: centros, serviços e sistemas de documentação
- Formação e Desenvolvimento de Acervos e Desenvolvimento de Coleções
- Formação e desenvolvimento de coleção
- Formulário e relatórios de atividades
- Funções da Administração Definidas por Fayol
- Fundamentos, ferramentas e estratégias de recuperação da informação
- Gestão da qualidade
- Gestão de pessoas
- Gestão de rotinas
- Gestão de serviços informacionais: luxo e processos de trabalho; controle e avaliação de serviços de informação.
- Gestão de sistemas de informação
- Gestão de Unidades de Informação
- Gestão e Organização de biblioteca: Planejamento estratégico
- Indexação
- Índices
- Informação Jurídica
- Informatização em unidades de informação.
- Instrumentos da documentação: tipos de documentos
- Instrumentos e métodos de controle terminológico
- Intercâmbio bibliográfico
- Lei 8.666/1993 - Licitações e Contratos da Administração Pública
- Linguagem documentária
- Linguagem documentária utilizada na indexação
- Manuais e normas de procedimentos
- MARC
- Marketing
- Marketing de biblioteca e centro de documentação: conceito, tipo e finalidade
- Metadados
- NBR 6.023
- NBR 6.029/2006
- NBR 6.034/2004
- Noção de gestão da informação e do conhecimento nas organizações
- Normas técnicas
- Normas técnicas brasileiras para documentação (ABNT)
- Normas técnicas para a área de documentação: referência bibliográfica, resumos, abreviação de título de periódicos e publicações periódicas, sumário, preparação de índices de publicações, preparação de índices de publicações, preparação de guias de bibliotecas, centros de informação
- Organização do espaço físico
- Organização e administração de bibliotecas
- Organização e tratamento da informação
- Padrões e Normas ABNT
- Planejamento bibliográfico
- Pontos de Acesso de um Documento
- Portais de Periódicos
- Portais de Pesquisa
- Princípio de Administração
- Princípios básicos de organização e administração de biblioteca e funções administrativas em bibliotecas; estrutura organizacional
- Processo de comunicação e informação científica
- Projetos em unidades de informação
- Qualidade da Avaliação de Serviços em Bibliotecas
- Recursos e serviços informacionais: Conceituação, tipologia e características das fontes de informação
- Recursos informacionais eletrônicos
- Redes e sistemas de informação
- Referência Bibliográfica
- Representação temática de documentos: conceitos, processos, instrumentos, produtos
- Resumos: tipos e funções
- Serviço de referência
- Serviço de referência: organização de serviços de notificação corrente (serviços de alerta), disseminação seletiva da informação (DSI): estratégia de busca de informação, planejamento e etapas de elaboração, atendimento ao usuário
- Serviços de Alerta
- Serviços de Referência
- Serviços Eletrônicos de Notificação
- Software
- Técnicas de elaboração de tesauros, cabeçalho de assuntos, vocabulário controlado
- Tesauro
- TI - Tecnologia da Informação para Bibliotecas
- Tipologia da indexação e dos índices
- Tipologia, funções, aplicabilidade
- Tratamento, Organização e Recuperação da Informação: Representação descritiva de documentos: padrões de descrição, formatos de catalogação
- Usuários: comportamento, necessidades, demandas, expectativas e usos da informação
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.