Prova de Administração 20 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Organização Como Um Sistema Social.
- Abordagem Sistêmica Da Administração.
- Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
- Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
- Adaptação.
- Adhocracia.
- Administração Da Produção.
- Administração De Operações E Da Qualidade.
- Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
- Administração De Vendas.
- Administração Do Desempenho.
- Administração Estratégica.
- Administração Financeira.
- Administração Geral.
- Agente Administrativo.
- Ambiente Organizacional.
- Análise De Processos De Trabalho.
- Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
- Análise Ou Descrição Do Trabalho.
- Aprendizagem Organizacional.
- As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
- Avaliação De Desempenho.
- Avaliação De Documentos.
- Avaliação De Produtividade.
- Balanced Scorecard (Bsc).
- Benchmarking.
- Boa Governança E Accountability.
- Brainstorming.
- Burocracia.
- Cálculos.
- Capm.
- Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
- Características, Técnicas, Ferramentas.
- Cargos E Salários.
- Clima Organizacional.
- Comércio Eletrônico.
- Comércio Exterior.
- Comportamento Humano Nas Organizações.
- Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
- Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
- Comunicação.
- Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
- Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
- Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
- Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
- Construção De Indicadores De Desempenho.
- Consumerismo.
- Contrato Administrativo.
- Contrato De Gestão.
- Controladoria.
- Controle - Importância E Fundamentos.
- Controle Administrativo.
- Cronograma Financeiro.
- Cultura Brasileira.
- Cultura Organizacional.
- Decisões Programadas.
- Delegação.
- Departamentalização.
- Descentralização E Desconcentração.
- Desenvolvimento De Rh.
- Desenvolvimento Organizacional.
- Desenvolvimento Sustentável.
- Dinâmica Das Organizações.
- Downsizing.
- Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Eliminação De Desperdícios.
- Empreendedorismo.
- Ênfase No Cliente.
- Equipes.
- Estatística.
- Estratégia Empresarial.
- Estratégias De Marketing.
- Estratégias De Rh.
- Estrutura E Estratégia Organizacional.
- Estrutura E Projeto Organizacional.
- Estrutura Organizacional.
- Estruturas E Modelos De Controle.
- Ética E Responsabilidade.
- Execução Das Atividades.
- Ferramentas Da Qualidade.
- Flexibilidade Organizacional.
- Fluxograma.
- Forças Competitivas.
- Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
- Funções Administrativas.
- Funções E Habilidades Do Administrador.
- Fundamentos E Evolução Da Administração.
- Gerenciamento De Desempenho.
- Gestão Ambiental.
- Gestão Contemporânea.
- Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
- Gestão Da Produção.
- Gestão Da Qualidade.
- Gestão De Contratos.
- Gestão De Custos.
- Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
- Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
- Gestão De Processos.
- Gestão De Recursos.
- Gestão Do Conhecimento.
- Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
- Gestão Estratégica.
- Gestão Participativa.
- Gestão Por Desempenho.
- Governança.
- Habilidades Interpessoais.
- História Da Administração.
- Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
- Indicadores De Produtividade.
- Inovação Incremental.
- Instituição, Organização E Empresa.
- Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
- Iso 9000.
- Liderança.
- Liderança: Tipos De Abordagens.
- Logística E Transportes.
- Macroeconomia.
- Marketing.
- Marketing De Serviços.
- Marketing Internacional.
- Matriz Bcg.
- Meio Ambiente.
- Método Gerencial.
- Métodos De Classificação Dos Documentos.
- Modelo Contingencial De Administração.
- Modelo De Gestão.
- Modelos Organizacionais.
- Motivação E Liderança.
- Mudança E Inovação.
- Mudança Organizacional.
- Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
- Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
- Noções De Estatística Descritiva.
- Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
- Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
- Normas E Procedimentos.
- Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
- Ongs.
- Orçamento Público.
- Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
- Organização No Trabalho.
- Organização, Sistemas E Métodos.
- Organizações.
- Organizações De Aprendizagem.
- Organizações Formais Modernas.
- Organograma.
- Paradigmas.
- Payback.
- PDCA.
- Pensamento Econômico.
- Pesquisa De Mercado.
- Planejamento.
- Planejamento Baseado Em Cenários.
- Planejamento Estratégico.
- Planejamento Estratégico Empresarial.
- Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Planejamento Organizacional.
- Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Plano De Carreira.
- Plano De Remuneração.
- Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
- Poder E Influência. Comunicação.
- Política De Compras.
- Política Salarial.
- Pregão Eletrônico.
- Preocupação Com A Qualidade.
- Preservação De Documentos.
- Principais Ferramentas Da Qualidade.
- Princípio De Deming.
- Princípios E Sistemas De Administração Federal.
- Processo Administrativo.
- Processo De Controle.
- Processo De Negociação.
- Processo Decisório.
- Processo Grupal Nas Organizações.
- Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
- Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Projetos.
- Projetos De Investimentos Nas Empresas.
- Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
- Qualidade Total.
- Recrutamento E Seleção De Pessoal.
- Reengenharia.
- Reforma Do Estado.
- Relação Chefe/Subordinado.
- Relação Cliente/Fornecedor.
- Relação Organização ? Ambiente.
- Relações Com Empregados.
- Relações Humanas.
- Remuneração E Benefícios.
- Remuneração Por Competências.
- Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
- Responsabilidade Social.
- Responsabilidade Sócio-Ambiental.
- Riscos.
- Segmentação De Mercado.
- Segurança Da Informação.
- Serviços.
- Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
- Sistemas De Informação Gerencial.
- Sociedades Anonimas.
- Técnica Gut.
- Tecnologia Da Informação (Ti).
- Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
- Temas Contemporâneos Da Administração.
- Teoria Da Contingência.
- Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
- Teoria Dos Dois Fatores.
- Teoria Dos Sistemas.
- Teoria Estruturalista Da Administração.
- Teoria Geral De Administração.
- Teorias Administrativas: Principais Escolas.
- Terceirização (Outsourcing).
- Tomada De Decisão.
- Trabalho Em Equipe.
- Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
- Treinamento E Desenvolvimento.
- Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
- Turbulência.
- Unidade Organizacional.
- Valor Econômico Agregado.
- Vendas.
- Vpl Valor Presente Líquido.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #3738
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(1,0) 1 -
O fluxograma é uma representação do funcionamento de sistemas. Assinale a alternativa que se constitui em recomendação apropriada para a elaboração de um fluxograma.
- a) A explicação em palavras é sempre desejável para reforçar o que o fluxograma já indica.
- b) Um sistema que se ramifique em várias direções deve ser desdobrado de modo que todos os fluxos sejam plenamente representados, mesmo os menos frequentes.
- c) Deve-se evitar a utilização de fluxogramas resumidos quando, por limitação de espaço, não seja possível indicar o fluxo completo, do início ao fim.
- d) Quando a terminologia adotada para o sistema de uma organização for diferente da convencional ou usual, deve-se indicar ou registrar essa diferença, facilitando a sua identificação.
- e) Quando houver muitos cruzamentos de linhas, devem-se utilizar linhas sinuosas tantas quantas forem necessárias à melhor representação do sistema.
- #3739
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(1,0) 2 -
Clima organizacional pode ser conceituado como a forma visível de manifestação de cultura. A propósito do assunto, assinale a alternativa correta.
- a) A cultura diz respeito ao caráter mais profundo da organização, envolvendo suas origens, o processo de definição de seus valores básicos e a modelagem de seus padrões culturais.
- b) Clima organizacional refere-se à percepção que as pessoas não-pertencentes à organização têm desta.
- c) Os artefatos constituem-se nos componentes mais profundos da cultura organizacional, caracterizados pela ideologia e pelos julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, tanto em relação aos elementos internos quanto aos externos.
- d) A linguagem é um dos símbolos mais importantes da cultura organizacional. As pessoas que falam a mesma língua partilham a mesma cultura.
- e) Entre os símbolos da cultura organizacional, os mitos relacionam-se à perpetuação da cultura dominante. Uma de suas características é combinarem elementos da realidade e da ficção.
- #3740
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(1,0) 3 -
Considera-se que o berço da administração científica foi a Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos (ASME), fundada em 1880, da qual Frederick Taylor, criador e participante mais destacado do movimento, foi sócio e presidente. O assunto de que se ocupou quase exclusivamente na primeira fase foi o problema dos salários. Os sistemas de pagamento da época eram baseados em dia trabalhado e em peça produzida. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
- a) No sistema de pagamento por dia trabalhado, o salário era variável.
- b) No sistema de pagamento por peça produzida, o salário aumentava proporcionalmente à produção.
- c) Os empregados tinham muito interesse e eram estimulados a trabalhar mais.
- d) Os sindicatos de trabalhadores eram os maiores interessados em estimular a intensificação do ritmo de trabalho.
- e) Cogitava-se, desde então, da participação nos lucros, embora se reconhecesse o efeito de suas flutuações, por influência de fatores fora do controle do empregado.
- #3741
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(1,0) 4 -
São possíveis fontes de oportunidades e ameaças para uma organização a serem consideradas na análise da matriz SWOT:
- a) distribuição de renda da população nacional, filosofias e políticas educacionais do país e novidades tecnológicas de comunicação.
- b) distribuição de renda da população nacional, filosofias e políticas educacionais do país e recursos tangíveis e intangíveis da organização.
- c) distribuição de renda da população nacional, filosofias e políticas educacionais do país e vantagens competitivas da organização.
- d) istribuição de renda da população nacional, recursos tangíveis e intangíveis da organização e vantagens competitivas da organização.
- e) pontos críticos da organização, recursos tangíveis e intangíveis da organização e vantagens competitivas da organização.
- #3742
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(1,0) 5 -
Considerando os conceitos de missão e visão de uma empresa, tem-se que a
- a) declaração de missão articula a descrição ideal de uma organização e molda o futuro pretendido.
- b) missão é um retrato do que a empresa pretende ser e, em termos amplos, do que pretende realizar.
- c) missão e a visão formam a base que a empresa precisa para selecionar e implantar uma ou mais estratégias.
- d) visão da empresa é mais concreta do que sua missão.
- e) visão da empresa já possibilita derivar seus indicadores BSC.
- #3743
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(1,0) 6 -
Na definição de BSC, os mapas estratégicos apresentam os
- a) objetivos da organização, relacionados por setas, que representam relações de restrição.
- b) objetivos da organização, relacionados por setas, que representam relações de causa e efeito.
- c) objetivos da organização, relacionados por setas, que representam relações cronológicas.
- d) indicadores da organização, relacionados por setas, que representam relações de restrição.
- e) indicadores da organização, relacionados por setas, que representam relações de similaridade.
- #3744
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(1,0) 7 -
O conceito de cadeia de valor, de Michael Porter, define que uma empresa pode ser desagregada em atividades primárias e de suporte. Nesse modelo, são exemplos de atividades de suporte para uma empresa de fabricação de carros:
- a) Gerenciamento de Recursos Humanos, Finanças e Jurídico.
- b) Desenvolvimento de Tecnologia, Gerenciamento de Recursos Humanos e Serviço Pós-Venda.
- c) Finanças, Gerenciamento de Recursos Humanos e Marketing e Vendas.
- d) Finanças, Marketing e Vendas e Serviço Pós-Venda.
- e) Marketing e Vendas, Processamento de Pedidos e Serviço Pós-Venda.
- #3745
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(1,0) 8 -
O modelo das cinco forças de Michael Porter é uma ferramenta bastante utilizada para análise da indústria de uma organização. As cinco forças de Porter são:
- a) Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Penetração de mercado dos concorrentes, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.
- b) Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Cultura de uso de mercado, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.
- c) Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Penetração de mercado dos concorrentes, Cultura de uso de mercado e Rivalidade de concorrentes.
- d) Ameaça de novos entrantes, Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.
- e) Ameaça de novos entrantes, Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Cultura de uso de mercado e Rivalidade de concorrentes.
- #3746
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(1,0) 9 -
Destinos turísticos sustentáveis são aqueles que adotam ações realizáveis e de planejamento estratégico, que se estendem a todas as fases do ciclo de vida e que determinam a direção, os benefícios e o crescimento do destino sob a ótica da sustentabilidade. O planejamento estratégico de um destino contempla três fases, que correspondem aos impulsos da gestão do destino. Assinale a alternativa que apresenta essas fases.
- a) nálise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações
- b) análise do modelo de ocupação territorial; melhoria da qualidade da oferta turística; e expansão do número de turistas
- c) alcance do produto/mercado; aplicação de recursos necessários às estratégias; e análise das vantagens competitivas
- d) identificação de oportunidades de crescimento; análise do mercado externo; e definição de políticas públicas de turismo
- e) seleção de instrumentos de gestão adequados; análise das competências do destino; e estruturação do produto turístico
- #3747
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(1,0) 10 -
As decisões relativas à divisão do trabalho em departamentos, à especificação de responsabilidades por tarefas e ao estabelecimento de mecanismos de comunicação e coordenação referem-se à função administrativa de
- a) controle.
- b) direção.
- c) organização
- d) planejamento.
- e) avaliação.
- #3748
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(1,0) 11 -
Um profissional tem que executar uma tarefa na qual o mais importante é a precisão, com o mínimo de mensagens e um grupo de cinco pessoas. Ele pode escolher entre três tipos de redes formais de comunicação: em forma de roda, de cadeia e de círculo (todos os canais). Qual deve ser a escolhida e por quê?
- a) Roda - experiências demonstraram que grupos de indivíduos colocados dessa forma, ao cabo de alguns poucos ensaios, resolveram os problemas de maneira mais ordenada e rápida do que no círculo e na cadeia.
- b) Círculo - indicado porque envolve velocidade e clareza de organização, visto que a roda e a cadeia, por serem altamente rotineiras e de caráter centralizado, em geral, não funcionam.
- c) Círculo - experiências demonstraram que nesta rede formal as mensagens são mais rapidamente aceitas do que na roda ou na cadeia.
- d) Cadeia - mais indicada para a satisfação dos membros, facilita a emergência de um líder e permite que todos os membros do grupo se comuniquem ativamente uns com os outros.
- e) Cadeia - indicada porque segue rigidamente a cadeia formal de comando, diferente do tipo roda que depende do líder para agir, e do círculo, em que todos os membros do grupo têm liberdade para contribuir.
- #3749
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(1,0) 12 -
Quanto à gestão do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
- a) O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
- b) Não saímos ainda de uma 'Era Industrial', na qual o importante é a mão de obra, para uma 'Era do conhecimento', em que teremos os 'cérebros de obra'.
- c) Do discurso para a prática há uma certa distância, pois, muitas vezes, confunde-se conhecimento com informação. Por isto, observase que existem empresas fazendo gestão da informação e não do conhecimento.
- d) Gerenciar conhecimento é um processo extremamente longo e laborioso de mudanças, com resultados a médio e a longo prazo.
- e) Na era do conhecimento, o papel do gestor passa a ser o de responsável pelo melhor uso e pela aplicação do conhecimento organizacional.
- #3750
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(1,0) 13 -
A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. A partir desta afirmação, assinale a alternativa INCORRETA:
- a) Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e sua aplicação sempre representaram estímulos para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas 'saber muito' alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização.
- b) necessário saber e aliar o saber à gestão para fazer a diferença.
- c) A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento não representam um célebre desafio a ser enfrentado pelas empresas.
- d) Termos como 'capital intelectual', 'capital humano', 'capacidade inovadora', 'ativos intangíveis' ou 'inteligência empresarial' já fazem parte do dia a dia de muitos executivos.
- e) O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos pertence também à organização.
- #3751
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(1,0) 14 -
Na empresa XWZ todos os funcionários trabalham diretamente na produção de refeições. Sabe-se que a empresa possui 05 funcionários, com salários distintos. O cozinheiro possui salário base de R$ 800,00. Os dois auxiliares de produção, salários de R$ 400,00 cada. E os dois cozinheiros auxiliares recebem R$ 550,00 cada. Sabe-se que os funcionários não recebem nenhum adicional ao salário e que seus salários brutos sempre têm valores iguais aos seus salários base. Importante citar, ainda, que os funcionários têm jornada total de trabalho de 220 horas por mês. Sabe-se, ainda, que a empresa paga 74% em encargos sociais e proporcionais de férias e de 13° salário, sobre cad a um dos salários brutos. Sabendo-se que, para serem produzidas 100 refeições em um jantar o cozinheiro trabalha durante 03 horas, os dois cozinheiros auxiliares trabalham 02 horas cada um e os auxiliares de produção, 3,5h cada um, quanto seria o valor financeiro do custo da mão-de-obra em uma única (01) refeição produzida?
- a) R$ 58,48.
- b) R$ 30,89.
- c) R$ 0,58.
- d) R$ 0,62.
- e) R$ 5,84.
- #3752
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(1,0) 15 -
No marketing voltado para o valor, as respostas positivas que os clientes obtêm de outras pessoas, em função de comprar e usar determinados produtos e serviços, são benefícios
- a) funcionais.
- b) sociais.
- c) pessoais.
- d) experimentais.
- e) monetários.