Prova de Administração 18 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Organização Como Um Sistema Social.
- Abordagem Sistêmica Da Administração.
- Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
- Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
- Adaptação.
- Adhocracia.
- Administração Da Produção.
- Administração De Operações E Da Qualidade.
- Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
- Administração De Vendas.
- Administração Do Desempenho.
- Administração Estratégica.
- Administração Financeira.
- Administração Geral.
- Agente Administrativo.
- Ambiente Organizacional.
- Análise De Processos De Trabalho.
- Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
- Análise Ou Descrição Do Trabalho.
- Aprendizagem Organizacional.
- As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
- Avaliação De Desempenho.
- Avaliação De Documentos.
- Avaliação De Produtividade.
- Balanced Scorecard (Bsc).
- Benchmarking.
- Boa Governança E Accountability.
- Brainstorming.
- Burocracia.
- Cálculos.
- Capm.
- Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
- Características, Técnicas, Ferramentas.
- Cargos E Salários.
- Clima Organizacional.
- Comércio Eletrônico.
- Comércio Exterior.
- Comportamento Humano Nas Organizações.
- Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
- Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
- Comunicação.
- Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
- Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
- Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
- Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
- Construção De Indicadores De Desempenho.
- Consumerismo.
- Contrato Administrativo.
- Contrato De Gestão.
- Controladoria.
- Controle - Importância E Fundamentos.
- Controle Administrativo.
- Cronograma Financeiro.
- Cultura Brasileira.
- Cultura Organizacional.
- Decisões Programadas.
- Delegação.
- Departamentalização.
- Descentralização E Desconcentração.
- Desenvolvimento De Rh.
- Desenvolvimento Organizacional.
- Desenvolvimento Sustentável.
- Dinâmica Das Organizações.
- Downsizing.
- Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Eliminação De Desperdícios.
- Empreendedorismo.
- Ênfase No Cliente.
- Equipes.
- Estatística.
- Estratégia Empresarial.
- Estratégias De Marketing.
- Estratégias De Rh.
- Estrutura E Estratégia Organizacional.
- Estrutura E Projeto Organizacional.
- Estrutura Organizacional.
- Estruturas E Modelos De Controle.
- Ética E Responsabilidade.
- Execução Das Atividades.
- Ferramentas Da Qualidade.
- Flexibilidade Organizacional.
- Fluxograma.
- Forças Competitivas.
- Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
- Funções Administrativas.
- Funções E Habilidades Do Administrador.
- Fundamentos E Evolução Da Administração.
- Gerenciamento De Desempenho.
- Gestão Ambiental.
- Gestão Contemporânea.
- Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
- Gestão Da Produção.
- Gestão Da Qualidade.
- Gestão De Contratos.
- Gestão De Custos.
- Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
- Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
- Gestão De Processos.
- Gestão De Recursos.
- Gestão Do Conhecimento.
- Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
- Gestão Estratégica.
- Gestão Participativa.
- Gestão Por Desempenho.
- Governança.
- Habilidades Interpessoais.
- História Da Administração.
- Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
- Indicadores De Produtividade.
- Inovação Incremental.
- Instituição, Organização E Empresa.
- Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
- Iso 9000.
- Liderança.
- Liderança: Tipos De Abordagens.
- Logística E Transportes.
- Macroeconomia.
- Marketing.
- Marketing De Serviços.
- Marketing Internacional.
- Matriz Bcg.
- Meio Ambiente.
- Método Gerencial.
- Métodos De Classificação Dos Documentos.
- Modelo Contingencial De Administração.
- Modelo De Gestão.
- Modelos Organizacionais.
- Motivação E Liderança.
- Mudança E Inovação.
- Mudança Organizacional.
- Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
- Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
- Noções De Estatística Descritiva.
- Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
- Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
- Normas E Procedimentos.
- Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
- Ongs.
- Orçamento Público.
- Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
- Organização No Trabalho.
- Organização, Sistemas E Métodos.
- Organizações.
- Organizações De Aprendizagem.
- Organizações Formais Modernas.
- Organograma.
- Paradigmas.
- Payback.
- PDCA.
- Pensamento Econômico.
- Pesquisa De Mercado.
- Planejamento.
- Planejamento Baseado Em Cenários.
- Planejamento Estratégico.
- Planejamento Estratégico Empresarial.
- Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Planejamento Organizacional.
- Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Plano De Carreira.
- Plano De Remuneração.
- Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
- Poder E Influência. Comunicação.
- Política De Compras.
- Política Salarial.
- Pregão Eletrônico.
- Preocupação Com A Qualidade.
- Preservação De Documentos.
- Principais Ferramentas Da Qualidade.
- Princípio De Deming.
- Princípios E Sistemas De Administração Federal.
- Processo Administrativo.
- Processo De Controle.
- Processo De Negociação.
- Processo Decisório.
- Processo Grupal Nas Organizações.
- Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
- Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Projetos.
- Projetos De Investimentos Nas Empresas.
- Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
- Qualidade Total.
- Recrutamento E Seleção De Pessoal.
- Reengenharia.
- Reforma Do Estado.
- Relação Chefe/Subordinado.
- Relação Cliente/Fornecedor.
- Relação Organização ? Ambiente.
- Relações Com Empregados.
- Relações Humanas.
- Remuneração E Benefícios.
- Remuneração Por Competências.
- Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
- Responsabilidade Social.
- Responsabilidade Sócio-Ambiental.
- Riscos.
- Segmentação De Mercado.
- Segurança Da Informação.
- Serviços.
- Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
- Sistemas De Informação Gerencial.
- Sociedades Anonimas.
- Técnica Gut.
- Tecnologia Da Informação (Ti).
- Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
- Temas Contemporâneos Da Administração.
- Teoria Da Contingência.
- Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
- Teoria Dos Dois Fatores.
- Teoria Dos Sistemas.
- Teoria Estruturalista Da Administração.
- Teoria Geral De Administração.
- Teorias Administrativas: Principais Escolas.
- Terceirização (Outsourcing).
- Tomada De Decisão.
- Trabalho Em Equipe.
- Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
- Treinamento E Desenvolvimento.
- Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
- Turbulência.
- Unidade Organizacional.
- Valor Econômico Agregado.
- Vendas.
- Vpl Valor Presente Líquido.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #3723
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(1,0) 1 -
Escolha a seqüência correta que complete o sentido do texto abaixo, e assinale a letra correspondente: ________I_______ é a primeira função administrativa, definindo ____II______ para o futuro desempenho organizacional e _______III_______ sobre os _____IV _____ e tarefas necessários para ______V________ adequadamente.
- a) I- planejamento, II - objetivos, III - determinando, IV- processos, V- alcançá-los
- b) I - gestão, II - rumos, III - ordenando, IV- recursos, V- alcançá-los
- c) I-planejamento, II - rumos, III - legalizando, IV- processos, V - buscá-los
- d) I - planejamento, II - objetivos, III - decidindo, IV - recursos, V - alcançá-los
- e) Nenhuma das alternativas
- #3724
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(1,0) 2 -
No final da década de 1990, as organizações aderiram ao sistema de terceirização de certos serviços, sob o argumento de que, nessas condições, há um menor custo e uma maior especialização nos serviços executados. Terceirização é o ato de repassar a execução de uma ou mais tarefas a um profissional ou empresa sem vínculo empregatício com a tomadora desse serviço, estabelecendo- se condições contratuais de custo, prazo e resultados esperados, entre outras. Especificamente na ARH (Administração de Recursos Humanos) algumas áreas são mais comumente terceirizadas do que outras. Uma atividade que costuma ser menos terceirizada é:
- a) restaurante.
- b) limpeza.
- c) segurança e medicina do trabalho.
- d) treinamento.
- e) avaliação de desempenho.
- #3725
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(1,0) 3 -
Em tempos de mudanças rápidas e drásticas, às vezes é necessário que os administradores perguntem: como faríamos coisas por aqui, se estivéssemos recomeçando da estaca zero? Essa pergunta expressa a essência do que trata a:
- a) reengenharia.
- b) avaliação de desempenho.
- c) gestão de processos.
- d) cultura organizacional.
- e) propaganda.
- #3726
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(1,0) 4 -
Assinale a alternativa que apresenta uma das diferenças entre as teorias clássicas e as das relações humanas.
- a) A estrutura das teorias das relações humanas era mecanicista e impessoal.
- b) O comportamento na organização, segundo as teorias clássicas, era produto de sentimentos e atitudes.
- c) O foco estudado nas teorias clássicas foi o trabalho e as necessidades econômicas dos trabalhadores.
- d) A ênfase na segurança pessoal e nas necessidades sociais dos trabalhadores para o alcance das metas organizacionais foi analisada nas teorias clássicas da administração.
- e) Empregados felizes, que buscavam produzir mais, foram resultados obtidos nas teorias clássicas da administração.
- #3727
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(1,0) 5 -
Assinale a alternativa que não apresenta uma das características da teoria da burocracia.
- a) divisão do trabalho
- b) hierarquia da autoridade
- c) racionalidade
- d) registros escritos
- e) pessoalidade
- #3728
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(1,0) 6 -
De acordo com Henry Fayol, as seis funções básicas de uma empresa são
- a) de recursos humanos, técnicas, comerciais, financeiras, contábeis e administrativas.
- b) técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, de segurança e administrativas.
- c) de recursos humanos, de marketing, financeiras, comerciais, contábeis e de segurança.
- d) técnicas, comerciais, financeiras, de operações, de marketing e administrativas.
- e) técnicas, de marketing, financeiras, de produção, contábeis e administrativas.
- #3729
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(1,0) 7 -
Segundo a teoria da hierarquia das necessidades, os indivíduos comportam-se no sentido de suprir as suas necessidades mais imediatas, que estão priorizadas na seguinte escala:
- a) fisiologia, amor/relacionamento, segurança, estima e autorrealização.
- b) segurança, fisiologia, amor/relacionamento, estima e autorrealização.
- c) rescimento, amor/relacionamento, segurança, estima e autorrealização.
- d) fisiologia, segurança, amor/relacionamento, estima e autorrealização.
- e) crescimento, amor/relacionamento, fisiologia, estima e segurança.
- #3730
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(1,0) 8 -
Uma empresa prestadora de serviços desenvolveu seu modelo de gestão de pessoas dando ênfase à eficiência da produção, ao método e às rotinas de trabalho. Essa estratégia de atuação é compatível com uma organização da era da
- a) informação.
- b) administração familiar.
- c) indústria clássica.
- d) indústria neoclássica.
- e) corporação de ofício.
- #3731
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(1,0) 9 -
Praticar boa administração do tempo requer disciplina e organização. O profissional de Secretariado tem o desafio de planejar, observar prioridades, conduzir e obter resultados. I. Comunicação interna ? Compreende um conjunto de quatro estratégias, ações, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa. II. Comunicação coorporativa ? Perpassa por todos os setores da comunicação, visando à interação entre a organização e seus empregados. III. Branding ? Consiste em fazer com que todas as mensagens de uma empresa para seus clientes reforcem os valores da marca. IV. O fator predominante para recuperação de uma empresa envolvida com acidentes fatais e a habilidade da administração de demonstrar uma forte liderança e se comunicar com honestidade e transparência. V. Responsabilidade Social ? Com o surgimento de novas demandas e maior transparência nos negócios, as organizações vêm adotando uma postura mais responsável e suas ações. Estão corretos apenas os itens
- a) I, III e IV.
- b) II, III, IV e V.
- c) III, IV e V, apenas.
- d) III e V, apenas.
- e) I, IV e V.
- #3732
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(1,0) 10 -
Na fase de iniciação de um projeto, antes de tudo, deve-se
- a) decidir se um projeto deve ser iniciado, entre vários possíveis.
- b) definir as atividades necessárias para desenvolvimento do produto a ser entregue.
- c) detalhar o escopo e os requisitos básicos do projeto.
- d) elaborar detalhadamente as informações sobre o projeto.
- e) scolher as pessoas certas para a implantação e avaliação do projeto.
- #3733
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(1,0) 11 -
Como ferramenta na gestão da qualidade, o Diagrama da Causa e Efeito é adequado para
- a) nalisar processos cujas causas são suficientemente conhecidas.
- b) solucionar problemas causados por brainstormings.
- c) analisar os problemas complexos que parecem ter muitas causas inter-relacionadas.
- d) ordenar as frequências das ocorrências dos problemas, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.
- e) documentar os passos necessários para a execução de um processo qualquer.
- #3734
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(1,0) 12 -
Na elaboração do planejamento estratégico as três etapas iniciais são, sequencialmente:
- a) nálise ambiental externa, formulação de alternativas e determinação dos objetivos.
- b) análise organizacional interna, análise ambiental externa e determinação dos objetivos.
- c) determinação dos objetivos, formulação de alternativas e avaliação dos resultados.
- d) formulação de alternativas, elaboração do planejamento e avaliação dos resultados.
- e) determinação dos objetivos, análise ambiental externa e análise organizacional interna.
- #3735
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(1,0) 13 -
Uma característica essencial do planejamento estratégico é
- a) focar o enfrentamento da instabilidade ambiental de curto prazo.
- b) potencializar o efeito sinérgico das competências organizacionais.
- c) ser um desdobramento do planejamento operacional setorial da organização.
- d) evitar as incertezas ambientais por meio de estratégias detalhadas de ações táticas.
- e) centralizar o planejamento nos níveis gerenciais, evitando a descentralização de ações.
- #3736
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(1,0) 14 -
A Teoria da Contingência, no campo da administração, se caracteriza por
- a) privilegiar a relação da empresa com o ambiente em relação às técnicas administrativas.
- b) enfatizar mais o bem-estar das pessoas do que os papéis sistêmicos.
- c) propor um modelo de gestão que compatibilize os objetivos pessoais e organizacionais.
- d) focalizar os fatores emocionais sobre os técnicos e físicos como motivadores do trabalho eficiente.
- e) valorizar mais a hierarquia de autoridade que a satisfação pessoal como fator de produtividade no trabalho.
- #3737
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(1,0) 15 -
Segundo a Hierarquia das Necessidades de Maslow, a amizade dos colegas no trabalho é uma necessidade do tipo
- a) fisiológica.
- b) de segurança.
- c) social.
- d) e estima.
- e) de autorrealização.