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Prova de Administração 18 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração 18 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Organização Como Um Sistema Social.
  2. Abordagem Sistêmica Da Administração.
  3. Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
  4. Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
  5. Adaptação.
  6. Adhocracia.
  7. Administração Da Produção.
  8. Administração De Operações E Da Qualidade.
  9. Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
  10. Administração De Vendas.
  11. Administração Do Desempenho.
  12. Administração Estratégica.
  13. Administração Financeira.
  14. Administração Geral.
  15. Agente Administrativo.
  16. Ambiente Organizacional.
  17. Análise De Processos De Trabalho.
  18. Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
  19. Análise Ou Descrição Do Trabalho.
  20. Aprendizagem Organizacional.
  21. As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
  22. Avaliação De Desempenho.
  23. Avaliação De Documentos.
  24. Avaliação De Produtividade.
  25. Balanced Scorecard (Bsc).
  26. Benchmarking.
  27. Boa Governança E Accountability.
  28. Brainstorming.
  29. Burocracia.
  30. Cálculos.
  31. Capm.
  32. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  33. Características, Técnicas, Ferramentas.
  34. Cargos E Salários.
  35. Clima Organizacional.
  36. Comércio Eletrônico.
  37. Comércio Exterior.
  38. Comportamento Humano Nas Organizações.
  39. Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
  40. Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
  41. Comunicação.
  42. Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
  43. Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
  44. Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
  45. Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
  46. Construção De Indicadores De Desempenho.
  47. Consumerismo.
  48. Contrato Administrativo.
  49. Contrato De Gestão.
  50. Controladoria.
  51. Controle - Importância E Fundamentos.
  52. Controle Administrativo.
  53. Cronograma Financeiro.
  54. Cultura Brasileira.
  55. Cultura Organizacional.
  56. Decisões Programadas.
  57. Delegação.
  58. Departamentalização.
  59. Descentralização E Desconcentração.
  60. Desenvolvimento De Rh.
  61. Desenvolvimento Organizacional.
  62. Desenvolvimento Sustentável.
  63. Dinâmica Das Organizações.
  64. Downsizing.
  65. Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  66. Eliminação De Desperdícios.
  67. Empreendedorismo.
  68. Ênfase No Cliente.
  69. Equipes.
  70. Estatística.
  71. Estratégia Empresarial.
  72. Estratégias De Marketing.
  73. Estratégias De Rh.
  74. Estrutura E Estratégia Organizacional.
  75. Estrutura E Projeto Organizacional.
  76. Estrutura Organizacional.
  77. Estruturas E Modelos De Controle.
  78. Ética E Responsabilidade.
  79. Execução Das Atividades.
  80. Ferramentas Da Qualidade.
  81. Flexibilidade Organizacional.
  82. Fluxograma.
  83. Forças Competitivas.
  84. Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
  85. Funções Administrativas.
  86. Funções E Habilidades Do Administrador.
  87. Fundamentos E Evolução Da Administração.
  88. Gerenciamento De Desempenho.
  89. Gestão Ambiental.
  90. Gestão Contemporânea.
  91. Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
  92. Gestão Da Produção.
  93. Gestão Da Qualidade.
  94. Gestão De Contratos.
  95. Gestão De Custos.
  96. Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
  97. Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
  98. Gestão De Processos.
  99. Gestão De Recursos.
  100. Gestão Do Conhecimento.
  101. Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
  102. Gestão Estratégica.
  103. Gestão Participativa.
  104. Gestão Por Desempenho.
  105. Governança.
  106. Habilidades Interpessoais.
  107. História Da Administração.
  108. Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
  109. Indicadores De Produtividade.
  110. Inovação Incremental.
  111. Instituição, Organização E Empresa.
  112. Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
  113. Iso 9000.
  114. Liderança.
  115. Liderança: Tipos De Abordagens.
  116. Logística E Transportes.
  117. Macroeconomia.
  118. Marketing.
  119. Marketing De Serviços.
  120. Marketing Internacional.
  121. Matriz Bcg.
  122. Meio Ambiente.
  123. Método Gerencial.
  124. Métodos De Classificação Dos Documentos.
  125. Modelo Contingencial De Administração.
  126. Modelo De Gestão.
  127. Modelos Organizacionais.
  128. Motivação E Liderança.
  129. Mudança E Inovação.
  130. Mudança Organizacional.
  131. Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
  132. Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
  133. Noções De Estatística Descritiva.
  134. Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
  135. Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  136. Normas E Procedimentos.
  137. Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
  138. Ongs.
  139. Orçamento Público.
  140. Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
  141. Organização No Trabalho.
  142. Organização, Sistemas E Métodos.
  143. Organizações.
  144. Organizações De Aprendizagem.
  145. Organizações Formais Modernas.
  146. Organograma.
  147. Paradigmas.
  148. Payback.
  149. PDCA.
  150. Pensamento Econômico.
  151. Pesquisa De Mercado.
  152. Planejamento.
  153. Planejamento Baseado Em Cenários.
  154. Planejamento Estratégico.
  155. Planejamento Estratégico Empresarial.
  156. Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  157. Planejamento Organizacional.
  158. Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  159. Plano De Carreira.
  160. Plano De Remuneração.
  161. Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
  162. Poder E Influência. Comunicação.
  163. Política De Compras.
  164. Política Salarial.
  165. Pregão Eletrônico.
  166. Preocupação Com A Qualidade.
  167. Preservação De Documentos.
  168. Principais Ferramentas Da Qualidade.
  169. Princípio De Deming.
  170. Princípios E Sistemas De Administração Federal.
  171. Processo Administrativo.
  172. Processo De Controle.
  173. Processo De Negociação.
  174. Processo Decisório.
  175. Processo Grupal Nas Organizações.
  176. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  177. Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  178. Projetos.
  179. Projetos De Investimentos Nas Empresas.
  180. Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
  181. Qualidade Total.
  182. Recrutamento E Seleção De Pessoal.
  183. Reengenharia.
  184. Reforma Do Estado.
  185. Relação Chefe/Subordinado.
  186. Relação Cliente/Fornecedor.
  187. Relação Organização ? Ambiente.
  188. Relações Com Empregados.
  189. Relações Humanas.
  190. Remuneração E Benefícios.
  191. Remuneração Por Competências.
  192. Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
  193. Responsabilidade Social.
  194. Responsabilidade Sócio-Ambiental.
  195. Riscos.
  196. Segmentação De Mercado.
  197. Segurança Da Informação.
  198. Serviços.
  199. Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
  200. Sistemas De Informação Gerencial.
  201. Sociedades Anonimas.
  202. Técnica Gut.
  203. Tecnologia Da Informação (Ti).
  204. Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
  205. Temas Contemporâneos Da Administração.
  206. Teoria Da Contingência.
  207. Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
  208. Teoria Dos Dois Fatores.
  209. Teoria Dos Sistemas.
  210. Teoria Estruturalista Da Administração.
  211. Teoria Geral De Administração.
  212. Teorias Administrativas: Principais Escolas.
  213. Terceirização (Outsourcing).
  214. Tomada De Decisão.
  215. Trabalho Em Equipe.
  216. Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
  217. Treinamento E Desenvolvimento.
  218. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  219. Turbulência.
  220. Unidade Organizacional.
  221. Valor Econômico Agregado.
  222. Vendas.
  223. Vpl Valor Presente Líquido.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#3723
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 1 - 

Escolha a seqüência correta que complete o sentido do texto abaixo, e assinale a letra correspondente: ________I_______ é a primeira função administrativa, definindo ____II______ para o futuro desempenho organizacional e _______III_______ sobre os _____IV _____ e tarefas necessários para ______V________ adequadamente.

  • a) I- planejamento, II - objetivos, III - determinando, IV- processos, V- alcançá-los
  • b) I - gestão, II - rumos, III - ordenando, IV- recursos, V- alcançá-los
  • c) I-planejamento, II - rumos, III - legalizando, IV- processos, V - buscá-los
  • d) I - planejamento, II - objetivos, III - decidindo, IV - recursos, V - alcançá-los
  • e) Nenhuma das alternativas
#3724
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 2 - 

No final da década de 1990, as organizações aderiram ao sistema de terceirização de certos serviços, sob o argumento de que, nessas condições, há um menor custo e uma maior especialização nos serviços executados. Terceirização é o ato de repassar a execução de uma ou mais tarefas a um profissional ou empresa sem vínculo empregatício com a tomadora desse serviço, estabelecendo- se condições contratuais de custo, prazo e resultados esperados, entre outras. Especificamente na ARH (Administração de Recursos Humanos) algumas áreas são mais comumente terceirizadas do que outras. Uma atividade que costuma ser menos terceirizada é:

  • a) restaurante.
  • b) limpeza.
  • c) segurança e medicina do trabalho.
  • d) treinamento.
  • e) avaliação de desempenho.
#3725
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 3 - 

Em tempos de mudanças rápidas e drásticas, às vezes é necessário que os administradores perguntem: como faríamos coisas por aqui, se estivéssemos recomeçando da estaca zero? Essa pergunta expressa a essência do que trata a:

  • a) reengenharia.
  • b) avaliação de desempenho.
  • c) gestão de processos.
  • d) cultura organizacional.
  • e) propaganda.
#3726
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Geral
Concurso
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(1,0) 4 - 

Assinale a alternativa que apresenta uma das diferenças entre as teorias clássicas e as das relações humanas.

  • a) A estrutura das teorias das relações humanas era mecanicista e impessoal.
  • b) O comportamento na organização, segundo as teorias clássicas, era produto de sentimentos e atitudes.
  • c) O foco estudado nas teorias clássicas foi o trabalho e as necessidades econômicas dos trabalhadores.
  • d) A ênfase na segurança pessoal e nas necessidades sociais dos trabalhadores para o alcance das metas organizacionais foi analisada nas teorias clássicas da administração.
  • e) Empregados felizes, que buscavam produzir mais, foram resultados obtidos nas teorias clássicas da administração.
#3727
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa que não apresenta uma das características da teoria da burocracia.

  • a) divisão do trabalho
  • b) hierarquia da autoridade
  • c) racionalidade
  • d) registros escritos
  • e) pessoalidade
#3728
Banca
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Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 6 - 

De acordo com Henry Fayol, as seis funções básicas de uma empresa são

  • a) de recursos humanos, técnicas, comerciais, financeiras, contábeis e administrativas.
  • b) técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, de segurança e administrativas.
  • c) de recursos humanos, de marketing, financeiras, comerciais, contábeis e de segurança.
  • d) técnicas, comerciais, financeiras, de operações, de marketing e administrativas.
  • e) técnicas, de marketing, financeiras, de produção, contábeis e administrativas.
#3729
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. Bancas Diversas
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Administração Geral
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. Concursos Diversos
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(1,0) 7 - 

Segundo a teoria da hierarquia das necessidades, os indivíduos comportam-se no sentido de suprir as suas necessidades mais imediatas, que estão priorizadas na seguinte escala:

  • a) fisiologia, amor/relacionamento, segurança, estima e autorrealização.
  • b) segurança, fisiologia, amor/relacionamento, estima e autorrealização.
  • c) rescimento, amor/relacionamento, segurança, estima e autorrealização.
  • d) fisiologia, segurança, amor/relacionamento, estima e autorrealização.
  • e) crescimento, amor/relacionamento, fisiologia, estima e segurança.
#3730
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Geral
Concurso
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médio

(1,0) 8 - 

Uma empresa prestadora de serviços desenvolveu seu modelo de gestão de pessoas dando ênfase à eficiência da produção, ao método e às rotinas de trabalho. Essa estratégia de atuação é compatível com uma organização da era da

  • a) informação.
  • b) administração familiar.
  • c) indústria clássica.
  • d) indústria neoclássica.
  • e) corporação de ofício.
#3731
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Administração Geral
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médio

(1,0) 9 - 

Praticar boa administração do tempo requer disciplina e organização. O profissional de Secretariado tem o desafio de planejar, observar prioridades, conduzir e obter resultados. I. Comunicação interna ? Compreende um conjunto de quatro estratégias, ações, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa. II. Comunicação coorporativa ? Perpassa por todos os setores da comunicação, visando à interação entre a organização e seus empregados. III. Branding ? Consiste em fazer com que todas as mensagens de uma empresa para seus clientes reforcem os valores da marca. IV. O fator predominante para recuperação de uma empresa envolvida com acidentes fatais e a habilidade da administração de demonstrar uma forte liderança e se comunicar com honestidade e transparência. V. Responsabilidade Social ? Com o surgimento de novas demandas e maior transparência nos negócios, as organizações vêm adotando uma postura mais responsável e suas ações. Estão corretos apenas os itens

  • a) I, III e IV.
  • b) II, III, IV e V.
  • c) III, IV e V, apenas.
  • d) III e V, apenas.
  • e) I, IV e V.
#3732
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Geral
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. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 10 - 

Na fase de iniciação de um projeto, antes de tudo, deve-se

  • a) decidir se um projeto deve ser iniciado, entre vários possíveis.
  • b) definir as atividades necessárias para desenvolvimento do produto a ser entregue.
  • c) detalhar o escopo e os requisitos básicos do projeto.
  • d) elaborar detalhadamente as informações sobre o projeto.
  • e) scolher as pessoas certas para a implantação e avaliação do projeto.
#3733
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. Bancas Diversas
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médio

(1,0) 11 - 

Como ferramenta na gestão da qualidade, o Diagrama da Causa e Efeito é adequado para

  • a) nalisar processos cujas causas são suficientemente conhecidas.
  • b) solucionar problemas causados por brainstormings.
  • c) analisar os problemas complexos que parecem ter muitas causas inter-relacionadas.
  • d) ordenar as frequências das ocorrências dos problemas, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.
  • e) documentar os passos necessários para a execução de um processo qualquer.
#3734
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Geral
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médio

(1,0) 12 - 

Na elaboração do planejamento estratégico as três etapas iniciais são, sequencialmente:

  • a) nálise ambiental externa, formulação de alternativas e determinação dos objetivos.
  • b) análise organizacional interna, análise ambiental externa e determinação dos objetivos.
  • c) determinação dos objetivos, formulação de alternativas e avaliação dos resultados.
  • d) formulação de alternativas, elaboração do planejamento e avaliação dos resultados.
  • e) determinação dos objetivos, análise ambiental externa e análise organizacional interna.
#3735
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Geral
Concurso
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 13 - 

Uma característica essencial do planejamento estratégico é

  • a) focar o enfrentamento da instabilidade ambiental de curto prazo.
  • b) potencializar o efeito sinérgico das competências organizacionais.
  • c) ser um desdobramento do planejamento operacional setorial da organização.
  • d) evitar as incertezas ambientais por meio de estratégias detalhadas de ações táticas.
  • e) centralizar o planejamento nos níveis gerenciais, evitando a descentralização de ações.
#3736
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 14 - 

A Teoria da Contingência, no campo da administração, se caracteriza por

  • a) privilegiar a relação da empresa com o ambiente em relação às técnicas administrativas.
  • b) enfatizar mais o bem-estar das pessoas do que os papéis sistêmicos.
  • c) propor um modelo de gestão que compatibilize os objetivos pessoais e organizacionais.
  • d) focalizar os fatores emocionais sobre os técnicos e físicos como motivadores do trabalho eficiente.
  • e) valorizar mais a hierarquia de autoridade que a satisfação pessoal como fator de produtividade no trabalho.
#3737
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(1,0) 15 - 

Segundo a Hierarquia das Necessidades de Maslow, a amizade dos colegas no trabalho é uma necessidade do tipo

  • a) fisiológica.
  • b) de segurança.
  • c) social.
  • d) e estima.
  • e) de autorrealização.