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Prova de Administração 16 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração 16 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Organização Como Um Sistema Social.
  2. Abordagem Sistêmica Da Administração.
  3. Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
  4. Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
  5. Adaptação.
  6. Adhocracia.
  7. Administração Da Produção.
  8. Administração De Operações E Da Qualidade.
  9. Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
  10. Administração De Vendas.
  11. Administração Do Desempenho.
  12. Administração Estratégica.
  13. Administração Financeira.
  14. Administração Geral.
  15. Agente Administrativo.
  16. Ambiente Organizacional.
  17. Análise De Processos De Trabalho.
  18. Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
  19. Análise Ou Descrição Do Trabalho.
  20. Aprendizagem Organizacional.
  21. As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
  22. Avaliação De Desempenho.
  23. Avaliação De Documentos.
  24. Avaliação De Produtividade.
  25. Balanced Scorecard (Bsc).
  26. Benchmarking.
  27. Boa Governança E Accountability.
  28. Brainstorming.
  29. Burocracia.
  30. Cálculos.
  31. Capm.
  32. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  33. Características, Técnicas, Ferramentas.
  34. Cargos E Salários.
  35. Clima Organizacional.
  36. Comércio Eletrônico.
  37. Comércio Exterior.
  38. Comportamento Humano Nas Organizações.
  39. Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
  40. Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
  41. Comunicação.
  42. Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
  43. Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
  44. Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
  45. Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
  46. Construção De Indicadores De Desempenho.
  47. Consumerismo.
  48. Contrato Administrativo.
  49. Contrato De Gestão.
  50. Controladoria.
  51. Controle - Importância E Fundamentos.
  52. Controle Administrativo.
  53. Cronograma Financeiro.
  54. Cultura Brasileira.
  55. Cultura Organizacional.
  56. Decisões Programadas.
  57. Delegação.
  58. Departamentalização.
  59. Descentralização E Desconcentração.
  60. Desenvolvimento De Rh.
  61. Desenvolvimento Organizacional.
  62. Desenvolvimento Sustentável.
  63. Dinâmica Das Organizações.
  64. Downsizing.
  65. Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  66. Eliminação De Desperdícios.
  67. Empreendedorismo.
  68. Ênfase No Cliente.
  69. Equipes.
  70. Estatística.
  71. Estratégia Empresarial.
  72. Estratégias De Marketing.
  73. Estratégias De Rh.
  74. Estrutura E Estratégia Organizacional.
  75. Estrutura E Projeto Organizacional.
  76. Estrutura Organizacional.
  77. Estruturas E Modelos De Controle.
  78. Ética E Responsabilidade.
  79. Execução Das Atividades.
  80. Ferramentas Da Qualidade.
  81. Flexibilidade Organizacional.
  82. Fluxograma.
  83. Forças Competitivas.
  84. Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
  85. Funções Administrativas.
  86. Funções E Habilidades Do Administrador.
  87. Fundamentos E Evolução Da Administração.
  88. Gerenciamento De Desempenho.
  89. Gestão Ambiental.
  90. Gestão Contemporânea.
  91. Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
  92. Gestão Da Produção.
  93. Gestão Da Qualidade.
  94. Gestão De Contratos.
  95. Gestão De Custos.
  96. Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
  97. Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
  98. Gestão De Processos.
  99. Gestão De Recursos.
  100. Gestão Do Conhecimento.
  101. Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
  102. Gestão Estratégica.
  103. Gestão Participativa.
  104. Gestão Por Desempenho.
  105. Governança.
  106. Habilidades Interpessoais.
  107. História Da Administração.
  108. Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
  109. Indicadores De Produtividade.
  110. Inovação Incremental.
  111. Instituição, Organização E Empresa.
  112. Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
  113. Iso 9000.
  114. Liderança.
  115. Liderança: Tipos De Abordagens.
  116. Logística E Transportes.
  117. Macroeconomia.
  118. Marketing.
  119. Marketing De Serviços.
  120. Marketing Internacional.
  121. Matriz Bcg.
  122. Meio Ambiente.
  123. Método Gerencial.
  124. Métodos De Classificação Dos Documentos.
  125. Modelo Contingencial De Administração.
  126. Modelo De Gestão.
  127. Modelos Organizacionais.
  128. Motivação E Liderança.
  129. Mudança E Inovação.
  130. Mudança Organizacional.
  131. Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
  132. Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
  133. Noções De Estatística Descritiva.
  134. Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
  135. Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  136. Normas E Procedimentos.
  137. Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
  138. Ongs.
  139. Orçamento Público.
  140. Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
  141. Organização No Trabalho.
  142. Organização, Sistemas E Métodos.
  143. Organizações.
  144. Organizações De Aprendizagem.
  145. Organizações Formais Modernas.
  146. Organograma.
  147. Paradigmas.
  148. Payback.
  149. PDCA.
  150. Pensamento Econômico.
  151. Pesquisa De Mercado.
  152. Planejamento.
  153. Planejamento Baseado Em Cenários.
  154. Planejamento Estratégico.
  155. Planejamento Estratégico Empresarial.
  156. Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  157. Planejamento Organizacional.
  158. Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  159. Plano De Carreira.
  160. Plano De Remuneração.
  161. Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
  162. Poder E Influência. Comunicação.
  163. Política De Compras.
  164. Política Salarial.
  165. Pregão Eletrônico.
  166. Preocupação Com A Qualidade.
  167. Preservação De Documentos.
  168. Principais Ferramentas Da Qualidade.
  169. Princípio De Deming.
  170. Princípios E Sistemas De Administração Federal.
  171. Processo Administrativo.
  172. Processo De Controle.
  173. Processo De Negociação.
  174. Processo Decisório.
  175. Processo Grupal Nas Organizações.
  176. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  177. Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  178. Projetos.
  179. Projetos De Investimentos Nas Empresas.
  180. Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
  181. Qualidade Total.
  182. Recrutamento E Seleção De Pessoal.
  183. Reengenharia.
  184. Reforma Do Estado.
  185. Relação Chefe/Subordinado.
  186. Relação Cliente/Fornecedor.
  187. Relação Organização ? Ambiente.
  188. Relações Com Empregados.
  189. Relações Humanas.
  190. Remuneração E Benefícios.
  191. Remuneração Por Competências.
  192. Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
  193. Responsabilidade Social.
  194. Responsabilidade Sócio-Ambiental.
  195. Riscos.
  196. Segmentação De Mercado.
  197. Segurança Da Informação.
  198. Serviços.
  199. Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
  200. Sistemas De Informação Gerencial.
  201. Sociedades Anonimas.
  202. Técnica Gut.
  203. Tecnologia Da Informação (Ti).
  204. Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
  205. Temas Contemporâneos Da Administração.
  206. Teoria Da Contingência.
  207. Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
  208. Teoria Dos Dois Fatores.
  209. Teoria Dos Sistemas.
  210. Teoria Estruturalista Da Administração.
  211. Teoria Geral De Administração.
  212. Teorias Administrativas: Principais Escolas.
  213. Terceirização (Outsourcing).
  214. Tomada De Decisão.
  215. Trabalho Em Equipe.
  216. Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
  217. Treinamento E Desenvolvimento.
  218. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  219. Turbulência.
  220. Unidade Organizacional.
  221. Valor Econômico Agregado.
  222. Vendas.
  223. Vpl Valor Presente Líquido.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#3708
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Qualquer organização possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal. Com relação a estrutura informal é INCORRETO afirmar:

  • a) Não é planejada.
  • b) Surge naturalmente através da interação social das pessoas.
  • c) Está representada no organograma.
  • d) Não expressa relações hierárquicas.
  • e) Não aparece no organograma.
#3709
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 2 - 

Qual dos seguintes conteúdos NÃO deve constar do 'Manual de Normas e Procedimentos' de uma organização:

  • a) Indicação de quem executa ou pode executar (pessoa ou unidade organizacional) os diversos trabalhos.
  • b) Relação dos fornecedores e clientes.
  • c) Indicação de como são executados os trabalhos dentro da organização;
  • d) Indicação dos formulários e documentos que circulam na empresa;
  • e) Descrever as atividades que envolvem as diversas unidades organizacionais
#3710
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 3 - 

Com relação a Missão de uma organização é INCORRETO afirmar que:

  • a) um objetivo amplo da organização.
  • b) aseado em premissas do planejamento estratégico.
  • c) Justifica a existência da organização.
  • d) Expressa os valores da organização.
  • e) Não pode ser alterada. É definitiva.
#3711
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 4 - 

Os Departamentos de uma organização podem ser estruturados formalmente por três grupos principais. São eles:

  • a) Por função, por produto/mercado e matricial.
  • b) Por função, matricial e pessoal.
  • c) Matricial, por produto/mercado e financeiro.
  • d) Pessoal, funcional e financeiro.
  • e) Pessoal, financeiro e matricial.
#3712
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 5 - 

Quando um analista de Sistemas, Organização e Métodos desenvolve um estudo de arranjo físico dentro de uma organização, qual das alternativas NÃO deve ser considerada:

  • a) Proporcionar um fluxo de comunicação entre as unidades organizacionais de maneira eficiente, eficaz e efetiva.
  • b) Tornar o fluxo de trabalho eficiente.
  • c) Priorizar os colaboradores da área de Recursos Humanos.
  • d) Procurar a melhor utilização racional da área disponível da empresa.
  • e) Ter um ambiente favorável para o trabalho e o incremento da produtividade.
#3713
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

Na administração do Estado moderno, reforma administrativa burocrática trata-se

  • a) da orientação da transição do Estado burocrático para o Estado gerencial.
  • b) do processo de transição do Estado patrimonial para o Estado burocrático weberiano.
  • c) da gestão do processo de transição da Administração Pública tradicionalista para o Estado gerencial patrimonial.
  • d) o processo de transição do Estado burocrático weberiano para o Estado patrimonial.
  • e) da reforma da gestão pública orientando o conjunto de atividades destinadas à execução de obras e serviços, comissionados ao governo para o interesse da sociedade.
#3714
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 7 - 

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) teve como um dos objetivos específicos para o setor de Serviços Não-exclusivos

  • a) transferir para o setor público não estatal estes serviços, por meio de um programa de publicização, transformando as atuais fundações públicas em organizações sociais.
  • b) aumentar a efetividade estratégica, de forma que os objetivos democraticamente acordados sejam efetivamente alcançados.
  • c) transformar as autarquias e fundações que possuem poder de Estado em agências autônomas, administradas por um contrato de gestão.
  • d) fortalecer práticas de adoção de mecanismos que privilegiem a participação popular tanto na formulação quanto na avaliação de políticas públicas.
  • e) modernizar a administração burocrática por meio de uma política de profissionalização deste serviço público.
#3715
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Geral
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. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 8 - 

No processo de comunicação, a percepção e interpretação, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida é denominada

  • a) codificação.
  • b) feedback positivo.
  • c) decodificação.
  • d) tautologia.
  • e) resposta.
#3716
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 9 - 

Uma das funções do administrador é planejar. O planejamento constitui a base para a ação da organização, seja no seu âmbito interno, como no seu âmbito externo. Nesse contexto, o planejamento

  • a) elaborado no nível institucional e não há desdobramentos deste para os demais níveis da organização, já que o planejamento estratégico considera o ambiente externo.
  • b) pode ser estratégico ou operacional, e o primeiro se diferencia do segundo em horizonte de tempo, escopo e funções envolvidas na sua execução.
  • c) realizado objetivando o longo prazo e, nesse caso, é denominado de Planejamento Operacional, especificando os seus objetivos genéricos.
  • d) elimina a necessidade de mudanças na organização, já que, através da metodologia aplicada à sua elaboração, consegue-se controlar as variáveis do mercado.
  • e) possibilita a eliminação da função controle, já que, no planejamento, são estabelecidos os objetivos e padrões que serão adotados na empresa.
#3717
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 10 - 

Desde o nascimento (ou, até mesmo, antes dele) e ao longo de nossa vida, somos dependentes das organizações. As organizações são sistemas abertos, simultaneamente sociais e técnicos. As empresas são sistemas abertos porque

  • a) são sistemas determinísticos em que a relação entre causa e efeito é controlada e conhecida.
  • b) são sistemas mecânicos dependentes de processos produtivos que utilizam máquinas e equipamentos.
  • c) são sistemas autônomos que não estabelecem relações de interdependência com o meio em que atuam.
  • d) são consideradas similares aos sistemas orgânicos e atuam, basicamente, segundo uma relação determinística.
  • e) interagem com o meio ambiente, gerando relações de causa e efeito, influenciando e sendo influenciadas pelas diferentes interações com o meio.
#3718
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 11 - 

O comitê de planejamento estratégico se reuniu para escolher as ferramentas de previsão de condições futuras do ambiente externo. Dentre as ferramentas a seguir, a que NÃO deve ser utilizada é a(o)

  • a) nálise de séries temporais.
  • b) previsão por julgamento.
  • c) onstrução de cenários.
  • d) Técnica Delphi.
  • e) Método Kaizen.
#3719
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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(1,0) 12 - 

Com relação ao marketing de serviços, analise as afirmativas abaixo. I - Serviços são considerados perecíveis porque não podem ser estocados. II - Serviços são geralmente produzidos e consumidos em momentos distintos. III - Os serviços são considerados intangíveis por não poderem ser vistos, tocados, sentidos ou provados antes de serem adquiridos. IV - Os serviços são invariáveis e podem ser reproduzidos exatamente da mesma maneira a cada vez que são ofertados. São corretas APENAS as afirmativas

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) I e IV.
  • d) II e III.
  • e) II e IV.
#3720
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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(1,0) 13 - 

Accountability é

  • a) relação de legitimidade e autoridade do Estado e do seu governo com a sociedade.
  • b) o reconhecimento que tem uma ordem política, dependente das crenças e das opiniões subjetivas, e seus princípios são justificações do direito de mandar.
  • c) o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maior transparência e a exposição das políticas públicas.
  • d) a capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições.
  • e) a aquisição e centralização de poder do setor público na administração das agências, por meio dos princípios de governança corporativa do setor privado.
#3721
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 14 - 

Como exemplo de recurso tangível de uma organização observa(m)-se

  • a) confiança nos recursos humanos.
  • b) capacidade de inovação.
  • c) reputação.
  • d) equipamentos de produção.
  • e) marca.
#3722
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 15 - 

O gráfico que representa o fluxo ou seqüência de procedimentos ou rotinas administrativas e ou operacionais é o

  • a) fluxograma.
  • b) organograma.
  • c) ronograma.
  • d) funcionograma.
  • e) histograma.