Prova de Administração 16 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Organização Como Um Sistema Social.
- Abordagem Sistêmica Da Administração.
- Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
- Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
- Adaptação.
- Adhocracia.
- Administração Da Produção.
- Administração De Operações E Da Qualidade.
- Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
- Administração De Vendas.
- Administração Do Desempenho.
- Administração Estratégica.
- Administração Financeira.
- Administração Geral.
- Agente Administrativo.
- Ambiente Organizacional.
- Análise De Processos De Trabalho.
- Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
- Análise Ou Descrição Do Trabalho.
- Aprendizagem Organizacional.
- As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
- Avaliação De Desempenho.
- Avaliação De Documentos.
- Avaliação De Produtividade.
- Balanced Scorecard (Bsc).
- Benchmarking.
- Boa Governança E Accountability.
- Brainstorming.
- Burocracia.
- Cálculos.
- Capm.
- Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
- Características, Técnicas, Ferramentas.
- Cargos E Salários.
- Clima Organizacional.
- Comércio Eletrônico.
- Comércio Exterior.
- Comportamento Humano Nas Organizações.
- Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
- Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
- Comunicação.
- Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
- Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
- Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
- Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
- Construção De Indicadores De Desempenho.
- Consumerismo.
- Contrato Administrativo.
- Contrato De Gestão.
- Controladoria.
- Controle - Importância E Fundamentos.
- Controle Administrativo.
- Cronograma Financeiro.
- Cultura Brasileira.
- Cultura Organizacional.
- Decisões Programadas.
- Delegação.
- Departamentalização.
- Descentralização E Desconcentração.
- Desenvolvimento De Rh.
- Desenvolvimento Organizacional.
- Desenvolvimento Sustentável.
- Dinâmica Das Organizações.
- Downsizing.
- Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Eliminação De Desperdícios.
- Empreendedorismo.
- Ênfase No Cliente.
- Equipes.
- Estatística.
- Estratégia Empresarial.
- Estratégias De Marketing.
- Estratégias De Rh.
- Estrutura E Estratégia Organizacional.
- Estrutura E Projeto Organizacional.
- Estrutura Organizacional.
- Estruturas E Modelos De Controle.
- Ética E Responsabilidade.
- Execução Das Atividades.
- Ferramentas Da Qualidade.
- Flexibilidade Organizacional.
- Fluxograma.
- Forças Competitivas.
- Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
- Funções Administrativas.
- Funções E Habilidades Do Administrador.
- Fundamentos E Evolução Da Administração.
- Gerenciamento De Desempenho.
- Gestão Ambiental.
- Gestão Contemporânea.
- Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
- Gestão Da Produção.
- Gestão Da Qualidade.
- Gestão De Contratos.
- Gestão De Custos.
- Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
- Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
- Gestão De Processos.
- Gestão De Recursos.
- Gestão Do Conhecimento.
- Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
- Gestão Estratégica.
- Gestão Participativa.
- Gestão Por Desempenho.
- Governança.
- Habilidades Interpessoais.
- História Da Administração.
- Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
- Indicadores De Produtividade.
- Inovação Incremental.
- Instituição, Organização E Empresa.
- Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
- Iso 9000.
- Liderança.
- Liderança: Tipos De Abordagens.
- Logística E Transportes.
- Macroeconomia.
- Marketing.
- Marketing De Serviços.
- Marketing Internacional.
- Matriz Bcg.
- Meio Ambiente.
- Método Gerencial.
- Métodos De Classificação Dos Documentos.
- Modelo Contingencial De Administração.
- Modelo De Gestão.
- Modelos Organizacionais.
- Motivação E Liderança.
- Mudança E Inovação.
- Mudança Organizacional.
- Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
- Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
- Noções De Estatística Descritiva.
- Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
- Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
- Normas E Procedimentos.
- Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
- Ongs.
- Orçamento Público.
- Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
- Organização No Trabalho.
- Organização, Sistemas E Métodos.
- Organizações.
- Organizações De Aprendizagem.
- Organizações Formais Modernas.
- Organograma.
- Paradigmas.
- Payback.
- PDCA.
- Pensamento Econômico.
- Pesquisa De Mercado.
- Planejamento.
- Planejamento Baseado Em Cenários.
- Planejamento Estratégico.
- Planejamento Estratégico Empresarial.
- Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Planejamento Organizacional.
- Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Plano De Carreira.
- Plano De Remuneração.
- Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
- Poder E Influência. Comunicação.
- Política De Compras.
- Política Salarial.
- Pregão Eletrônico.
- Preocupação Com A Qualidade.
- Preservação De Documentos.
- Principais Ferramentas Da Qualidade.
- Princípio De Deming.
- Princípios E Sistemas De Administração Federal.
- Processo Administrativo.
- Processo De Controle.
- Processo De Negociação.
- Processo Decisório.
- Processo Grupal Nas Organizações.
- Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
- Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Projetos.
- Projetos De Investimentos Nas Empresas.
- Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
- Qualidade Total.
- Recrutamento E Seleção De Pessoal.
- Reengenharia.
- Reforma Do Estado.
- Relação Chefe/Subordinado.
- Relação Cliente/Fornecedor.
- Relação Organização ? Ambiente.
- Relações Com Empregados.
- Relações Humanas.
- Remuneração E Benefícios.
- Remuneração Por Competências.
- Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
- Responsabilidade Social.
- Responsabilidade Sócio-Ambiental.
- Riscos.
- Segmentação De Mercado.
- Segurança Da Informação.
- Serviços.
- Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
- Sistemas De Informação Gerencial.
- Sociedades Anonimas.
- Técnica Gut.
- Tecnologia Da Informação (Ti).
- Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
- Temas Contemporâneos Da Administração.
- Teoria Da Contingência.
- Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
- Teoria Dos Dois Fatores.
- Teoria Dos Sistemas.
- Teoria Estruturalista Da Administração.
- Teoria Geral De Administração.
- Teorias Administrativas: Principais Escolas.
- Terceirização (Outsourcing).
- Tomada De Decisão.
- Trabalho Em Equipe.
- Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
- Treinamento E Desenvolvimento.
- Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
- Turbulência.
- Unidade Organizacional.
- Valor Econômico Agregado.
- Vendas.
- Vpl Valor Presente Líquido.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #3708
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Qualquer organização possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal. Com relação a estrutura informal é INCORRETO afirmar:
- a) Não é planejada.
- b) Surge naturalmente através da interação social das pessoas.
- c) Está representada no organograma.
- d) Não expressa relações hierárquicas.
- e) Não aparece no organograma.
- #3709
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Qual dos seguintes conteúdos NÃO deve constar do 'Manual de Normas e Procedimentos' de uma organização:
- a) Indicação de quem executa ou pode executar (pessoa ou unidade organizacional) os diversos trabalhos.
- b) Relação dos fornecedores e clientes.
- c) Indicação de como são executados os trabalhos dentro da organização;
- d) Indicação dos formulários e documentos que circulam na empresa;
- e) Descrever as atividades que envolvem as diversas unidades organizacionais
- #3710
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Com relação a Missão de uma organização é INCORRETO afirmar que:
- a) um objetivo amplo da organização.
- b) aseado em premissas do planejamento estratégico.
- c) Justifica a existência da organização.
- d) Expressa os valores da organização.
- e) Não pode ser alterada. É definitiva.
- #3711
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Os Departamentos de uma organização podem ser estruturados formalmente por três grupos principais. São eles:
- a) Por função, por produto/mercado e matricial.
- b) Por função, matricial e pessoal.
- c) Matricial, por produto/mercado e financeiro.
- d) Pessoal, funcional e financeiro.
- e) Pessoal, financeiro e matricial.
- #3712
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Quando um analista de Sistemas, Organização e Métodos desenvolve um estudo de arranjo físico dentro de uma organização, qual das alternativas NÃO deve ser considerada:
- a) Proporcionar um fluxo de comunicação entre as unidades organizacionais de maneira eficiente, eficaz e efetiva.
- b) Tornar o fluxo de trabalho eficiente.
- c) Priorizar os colaboradores da área de Recursos Humanos.
- d) Procurar a melhor utilização racional da área disponível da empresa.
- e) Ter um ambiente favorável para o trabalho e o incremento da produtividade.
- #3713
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Na administração do Estado moderno, reforma administrativa burocrática trata-se
- a) da orientação da transição do Estado burocrático para o Estado gerencial.
- b) do processo de transição do Estado patrimonial para o Estado burocrático weberiano.
- c) da gestão do processo de transição da Administração Pública tradicionalista para o Estado gerencial patrimonial.
- d) o processo de transição do Estado burocrático weberiano para o Estado patrimonial.
- e) da reforma da gestão pública orientando o conjunto de atividades destinadas à execução de obras e serviços, comissionados ao governo para o interesse da sociedade.
- #3714
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) teve como um dos objetivos específicos para o setor de Serviços Não-exclusivos
- a) transferir para o setor público não estatal estes serviços, por meio de um programa de publicização, transformando as atuais fundações públicas em organizações sociais.
- b) aumentar a efetividade estratégica, de forma que os objetivos democraticamente acordados sejam efetivamente alcançados.
- c) transformar as autarquias e fundações que possuem poder de Estado em agências autônomas, administradas por um contrato de gestão.
- d) fortalecer práticas de adoção de mecanismos que privilegiem a participação popular tanto na formulação quanto na avaliação de políticas públicas.
- e) modernizar a administração burocrática por meio de uma política de profissionalização deste serviço público.
- #3715
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No processo de comunicação, a percepção e interpretação, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida é denominada
- a) codificação.
- b) feedback positivo.
- c) decodificação.
- d) tautologia.
- e) resposta.
- #3716
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Uma das funções do administrador é planejar. O planejamento constitui a base para a ação da organização, seja no seu âmbito interno, como no seu âmbito externo. Nesse contexto, o planejamento
- a) elaborado no nível institucional e não há desdobramentos deste para os demais níveis da organização, já que o planejamento estratégico considera o ambiente externo.
- b) pode ser estratégico ou operacional, e o primeiro se diferencia do segundo em horizonte de tempo, escopo e funções envolvidas na sua execução.
- c) realizado objetivando o longo prazo e, nesse caso, é denominado de Planejamento Operacional, especificando os seus objetivos genéricos.
- d) elimina a necessidade de mudanças na organização, já que, através da metodologia aplicada à sua elaboração, consegue-se controlar as variáveis do mercado.
- e) possibilita a eliminação da função controle, já que, no planejamento, são estabelecidos os objetivos e padrões que serão adotados na empresa.
- #3717
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Desde o nascimento (ou, até mesmo, antes dele) e ao longo de nossa vida, somos dependentes das organizações. As organizações são sistemas abertos, simultaneamente sociais e técnicos. As empresas são sistemas abertos porque
- a) são sistemas determinísticos em que a relação entre causa e efeito é controlada e conhecida.
- b) são sistemas mecânicos dependentes de processos produtivos que utilizam máquinas e equipamentos.
- c) são sistemas autônomos que não estabelecem relações de interdependência com o meio em que atuam.
- d) são consideradas similares aos sistemas orgânicos e atuam, basicamente, segundo uma relação determinística.
- e) interagem com o meio ambiente, gerando relações de causa e efeito, influenciando e sendo influenciadas pelas diferentes interações com o meio.
- #3718
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
O comitê de planejamento estratégico se reuniu para escolher as ferramentas de previsão de condições futuras do ambiente externo. Dentre as ferramentas a seguir, a que NÃO deve ser utilizada é a(o)
- a) nálise de séries temporais.
- b) previsão por julgamento.
- c) onstrução de cenários.
- d) Técnica Delphi.
- e) Método Kaizen.
- #3719
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Com relação ao marketing de serviços, analise as afirmativas abaixo. I - Serviços são considerados perecíveis porque não podem ser estocados. II - Serviços são geralmente produzidos e consumidos em momentos distintos. III - Os serviços são considerados intangíveis por não poderem ser vistos, tocados, sentidos ou provados antes de serem adquiridos. IV - Os serviços são invariáveis e podem ser reproduzidos exatamente da mesma maneira a cada vez que são ofertados. São corretas APENAS as afirmativas
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) I e IV.
- d) II e III.
- e) II e IV.
- #3720
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Accountability é
- a) relação de legitimidade e autoridade do Estado e do seu governo com a sociedade.
- b) o reconhecimento que tem uma ordem política, dependente das crenças e das opiniões subjetivas, e seus princípios são justificações do direito de mandar.
- c) o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maior transparência e a exposição das políticas públicas.
- d) a capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições.
- e) a aquisição e centralização de poder do setor público na administração das agências, por meio dos princípios de governança corporativa do setor privado.
- #3721
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Como exemplo de recurso tangível de uma organização observa(m)-se
- a) confiança nos recursos humanos.
- b) capacidade de inovação.
- c) reputação.
- d) equipamentos de produção.
- e) marca.
- #3722
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
O gráfico que representa o fluxo ou seqüência de procedimentos ou rotinas administrativas e ou operacionais é o
- a) fluxograma.
- b) organograma.
- c) ronograma.
- d) funcionograma.
- e) histograma.