Processando...

Prova de Administração 13 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração 13 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Organização Como Um Sistema Social.
  2. Abordagem Sistêmica Da Administração.
  3. Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
  4. Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
  5. Adaptação.
  6. Adhocracia.
  7. Administração Da Produção.
  8. Administração De Operações E Da Qualidade.
  9. Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
  10. Administração De Vendas.
  11. Administração Do Desempenho.
  12. Administração Estratégica.
  13. Administração Financeira.
  14. Administração Geral.
  15. Agente Administrativo.
  16. Ambiente Organizacional.
  17. Análise De Processos De Trabalho.
  18. Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
  19. Análise Ou Descrição Do Trabalho.
  20. Aprendizagem Organizacional.
  21. As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
  22. Avaliação De Desempenho.
  23. Avaliação De Documentos.
  24. Avaliação De Produtividade.
  25. Balanced Scorecard (Bsc).
  26. Benchmarking.
  27. Boa Governança E Accountability.
  28. Brainstorming.
  29. Burocracia.
  30. Cálculos.
  31. Capm.
  32. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  33. Características, Técnicas, Ferramentas.
  34. Cargos E Salários.
  35. Clima Organizacional.
  36. Comércio Eletrônico.
  37. Comércio Exterior.
  38. Comportamento Humano Nas Organizações.
  39. Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
  40. Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
  41. Comunicação.
  42. Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
  43. Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
  44. Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
  45. Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
  46. Construção De Indicadores De Desempenho.
  47. Consumerismo.
  48. Contrato Administrativo.
  49. Contrato De Gestão.
  50. Controladoria.
  51. Controle - Importância E Fundamentos.
  52. Controle Administrativo.
  53. Cronograma Financeiro.
  54. Cultura Brasileira.
  55. Cultura Organizacional.
  56. Decisões Programadas.
  57. Delegação.
  58. Departamentalização.
  59. Descentralização E Desconcentração.
  60. Desenvolvimento De Rh.
  61. Desenvolvimento Organizacional.
  62. Desenvolvimento Sustentável.
  63. Dinâmica Das Organizações.
  64. Downsizing.
  65. Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  66. Eliminação De Desperdícios.
  67. Empreendedorismo.
  68. Ênfase No Cliente.
  69. Equipes.
  70. Estatística.
  71. Estratégia Empresarial.
  72. Estratégias De Marketing.
  73. Estratégias De Rh.
  74. Estrutura E Estratégia Organizacional.
  75. Estrutura E Projeto Organizacional.
  76. Estrutura Organizacional.
  77. Estruturas E Modelos De Controle.
  78. Ética E Responsabilidade.
  79. Execução Das Atividades.
  80. Ferramentas Da Qualidade.
  81. Flexibilidade Organizacional.
  82. Fluxograma.
  83. Forças Competitivas.
  84. Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
  85. Funções Administrativas.
  86. Funções E Habilidades Do Administrador.
  87. Fundamentos E Evolução Da Administração.
  88. Gerenciamento De Desempenho.
  89. Gestão Ambiental.
  90. Gestão Contemporânea.
  91. Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
  92. Gestão Da Produção.
  93. Gestão Da Qualidade.
  94. Gestão De Contratos.
  95. Gestão De Custos.
  96. Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
  97. Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
  98. Gestão De Processos.
  99. Gestão De Recursos.
  100. Gestão Do Conhecimento.
  101. Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
  102. Gestão Estratégica.
  103. Gestão Participativa.
  104. Gestão Por Desempenho.
  105. Governança.
  106. Habilidades Interpessoais.
  107. História Da Administração.
  108. Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
  109. Indicadores De Produtividade.
  110. Inovação Incremental.
  111. Instituição, Organização E Empresa.
  112. Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
  113. Iso 9000.
  114. Liderança.
  115. Liderança: Tipos De Abordagens.
  116. Logística E Transportes.
  117. Macroeconomia.
  118. Marketing.
  119. Marketing De Serviços.
  120. Marketing Internacional.
  121. Matriz Bcg.
  122. Meio Ambiente.
  123. Método Gerencial.
  124. Métodos De Classificação Dos Documentos.
  125. Modelo Contingencial De Administração.
  126. Modelo De Gestão.
  127. Modelos Organizacionais.
  128. Motivação E Liderança.
  129. Mudança E Inovação.
  130. Mudança Organizacional.
  131. Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
  132. Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
  133. Noções De Estatística Descritiva.
  134. Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
  135. Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  136. Normas E Procedimentos.
  137. Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
  138. Ongs.
  139. Orçamento Público.
  140. Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
  141. Organização No Trabalho.
  142. Organização, Sistemas E Métodos.
  143. Organizações.
  144. Organizações De Aprendizagem.
  145. Organizações Formais Modernas.
  146. Organograma.
  147. Paradigmas.
  148. Payback.
  149. PDCA.
  150. Pensamento Econômico.
  151. Pesquisa De Mercado.
  152. Planejamento.
  153. Planejamento Baseado Em Cenários.
  154. Planejamento Estratégico.
  155. Planejamento Estratégico Empresarial.
  156. Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  157. Planejamento Organizacional.
  158. Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  159. Plano De Carreira.
  160. Plano De Remuneração.
  161. Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
  162. Poder E Influência. Comunicação.
  163. Política De Compras.
  164. Política Salarial.
  165. Pregão Eletrônico.
  166. Preocupação Com A Qualidade.
  167. Preservação De Documentos.
  168. Principais Ferramentas Da Qualidade.
  169. Princípio De Deming.
  170. Princípios E Sistemas De Administração Federal.
  171. Processo Administrativo.
  172. Processo De Controle.
  173. Processo De Negociação.
  174. Processo Decisório.
  175. Processo Grupal Nas Organizações.
  176. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  177. Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  178. Projetos.
  179. Projetos De Investimentos Nas Empresas.
  180. Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
  181. Qualidade Total.
  182. Recrutamento E Seleção De Pessoal.
  183. Reengenharia.
  184. Reforma Do Estado.
  185. Relação Chefe/Subordinado.
  186. Relação Cliente/Fornecedor.
  187. Relação Organização ? Ambiente.
  188. Relações Com Empregados.
  189. Relações Humanas.
  190. Remuneração E Benefícios.
  191. Remuneração Por Competências.
  192. Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
  193. Responsabilidade Social.
  194. Responsabilidade Sócio-Ambiental.
  195. Riscos.
  196. Segmentação De Mercado.
  197. Segurança Da Informação.
  198. Serviços.
  199. Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
  200. Sistemas De Informação Gerencial.
  201. Sociedades Anonimas.
  202. Técnica Gut.
  203. Tecnologia Da Informação (Ti).
  204. Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
  205. Temas Contemporâneos Da Administração.
  206. Teoria Da Contingência.
  207. Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
  208. Teoria Dos Dois Fatores.
  209. Teoria Dos Sistemas.
  210. Teoria Estruturalista Da Administração.
  211. Teoria Geral De Administração.
  212. Teorias Administrativas: Principais Escolas.
  213. Terceirização (Outsourcing).
  214. Tomada De Decisão.
  215. Trabalho Em Equipe.
  216. Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
  217. Treinamento E Desenvolvimento.
  218. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  219. Turbulência.
  220. Unidade Organizacional.
  221. Valor Econômico Agregado.
  222. Vendas.
  223. Vpl Valor Presente Líquido.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#3693
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O ambiente de uma organização que atua na indústria petrolífera é dado por todas as condições e influências externas que afetam seu desenvolvimento, sendo relevantes à tomada de decisão, por exemplo, a construção de uma nova refinaria. Muitas podem ser as influências externas, EXCETO a

  • a) competência, porque a experiência de refinar e distribuir um produto pode servir como base para explorar uma descoberta e conviver com seu sucesso.
  • b) tecnologia, porque os avanços tecnológicos trazem mudanças aos processos produtivos, à concepção de novos produtos e ao nível de automação.
  • c) ecologia, porque a escolha da localização deve considerar a disponibilidade e o acesso a recursos, assim como impactos em água, ar, trânsito e qualidade de vida.
  • d) economia, porque o monitoramento de tendências econômicas evita que a empresa seja pega de surpresa para que seus investimentos alcancem o retorno esperado.
  • e) sociedade, porque os desenvolvimentos sociais são importantes devido a mudanças nos padrões de trabalho, na noção de diversidade e igualdade de grupos minoritários e de mulheres.
#3694
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Para empresas de transporte rodoviário, a análise do ambiente econômico implica, inclusive, o acompanhamento dos preços de commodities, por exemplo, o preço do barril de petróleo e seus derivados, consequentemente. PORQUE Um aumento do preço dos derivados do petróleo pode provocar a redução de seus preços de serviços de transporte ao consumidor final e gerar aumento da demanda. A esse respeito, conclui-se que

  • a) s duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
  • b) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • e) as duas afirmações são falsas.
#3695
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A análise do ambiente externo envolve um processo contínuo que inclui quatro atividades: sondagem, monitoramento, previsão e avaliação. A atividade de monitoramento consiste em

  • a) estimar os resultados previstos com base em mudanças e tendências.
  • b) determinar a ocasião e a importância das mudanças para as empresas.
  • c) identificar os primeiros sinais de mudança e ameaças ambientais.
  • d) analisar uma posição a ser ocupada pela empresa em um setor.
  • e) observar, continuamente, as mudanças e tendências ambientais.
#3696
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Suponha um bairro nobre que esteja passando por recente crescimento habitacional e grande fluxo de veículos particulares. Nesse bairro, surgiram, recentemente, dezenas de postos de gasolina bem localizados. Todos os postos incluem lojas de conveniências e lavagem automática. Qual fator explica a rivalidade intensa entre os concorrentes desses postos?

  • a) Ameaça de produtos substitutos providos por outro setor.
  • b) Barreiras de saída baixas pela existência de contratos.
  • c) Disputa por mercado consolidado e baixo potencial.
  • d) Concorrentes numerosos e igualmente equilibrados.
  • e) Custos fixos de estoque e armazenagem baixos.
#3697
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

O estudo do ambiente interno permite que os gestores identifiquem, por meio das competências, aquilo que suas empresas podem fazer em termos estratégicos. Uma vantagem competitiva sustentável é identificada pela avaliação de recursos e capacidades, a partir de quatro questões relacionadas a

  • a) valor, raridade, imitabilidade e organização.
  • b) capital, dinamismo, escala e contratualização.
  • c) trabalho, substituição, redução e terceirização.
  • d) compromisso, estímulo, resposta e apropriação.
  • e) scassez, pioneirismo, concorrência e retaliação.
#3698
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Uma empresa brasileira atua na indústria de bebidas não alcoólicas, com diversas categorias de produto. Suas diretorias foram, inicialmente, estabelecidas visando à responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada região de atuação. Recentemente, a empresa promoveu uma reestruturação e passou a definir, de forma centralizada, as estratégias para cada categoria de produto. As diretorias foram reestruturadas para que tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos. A partir dessa descrição, conclui-se que a estrutura anterior da empresa e a que passou a ser assumida são, respectivamente,

  • a) matricial geográfica / matricial por produto.
  • b) funcional geográfica / funcional por produto.
  • c) divisional geográfica / divisional por produto.
  • d) multifuncional geográfica / multifuncional por produto.
  • e) multinacional geográfica / multinacional por produto.
#3699
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Ao longo do ano de 2000, a empresa brasileira XYZ identificou crescente número de visitas em seu site, originadas da Argentina. Muitos dos argentinos que procuravam informações a respeito dos produtos da XYZ compravam produtos através do site de vendas da empresa. Com o objetivo de aumentar a abrangência da empresa e iniciar atividades internacionais a partir do mercado argentino, em 2001, a XYZ comprou a empresa argentina WW e passou a ser proprietária de suas plantas de produção, armazéns e centros de distribuição, que passaram a produzir e distribuir produtos XYZ. A estratégia de ingresso no mercado internacional da XYZ é classificada como

  • a) exportação indireta.
  • b) exportação direta.
  • c) joint venture.
  • d) licenciamento.
  • e) investimento direto.
#3700
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O gerente de um posto de combustíveis iniciou uma ação de treinamento dos funcionários com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados em seu posto. Sua principal preocupação era desenvolver a habilidade dos funcionários para desempenharem o serviço da forma como era anunciado na TV. O fator determinante da qualidade dos serviços, focado pelo gerente, foi

  • a) confiabilidade.
  • b) capacidade de resposta.
  • c) segurança.
  • d) empatia.
  • e) itens tangíveis.
#3701
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Um fabricante de óleos lubrificantes atua em um grande mercado e se esforça para reduzir os custos de produção e de distribuição dos seus produtos. Assim, consegue oferecer sua linha de óleos com preços mais baixos que os concorrentes. De acordo com a proposta de estratégias genéricas de Porter, a estratégia desse fabricante é classificada como

  • a) liderança total em custos.
  • b) diferenciação.
  • c) foco.
  • d) esinvestimento.
  • e) diversificação.
#3702
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como

  • a) geográfica, com base na região.
  • b) demográfica, com base na classe social.
  • c) psicográfica, com base no estilo de vida.
  • d) comportamental, com base nos benefícios.
  • e) operacional, com base nos recursos dos clientes.
#3703
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

Em uma conferência sobre técnicas e métodos de gestão de estoques, um administrador afirmou, de maneira correta, que

  • a) classificação ABC dos estoques é uma forma de agregação, segundo a importância financeira dos itens, enquanto a classificação XYZ trata de segmentar os itens, segundo sua periculosidade.
  • b) o Lote Econômico de Compra (LEC) é uma técnica que minimiza o custo de armazenagem do item, através de compras mais inteligentes e bem programadas, acomodando pequenas a moderadas variações de demanda.
  • c) o lead-time de entrega do fornecedor é um parâmetro essencial dos modelos matemáticos de gestão de estoques.
  • d) o uso das técnicas japonesas popularizadas no Just in Time tornam os processos produtivos cada vez mais independentes dos estoques em processo, reduzindo drasticamente os estoques.
  • e) na revisão periódica, o tamanho do lote é fixo, e o fornecimento ocorre em intervalos regulares de tempo.
#3704
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Assinale a alternativa que representa corretamente os tipos de departamentalização.

  • a) Por Produto ou Serviço; Geográfica; Por Suprimento; Centralização.
  • b) Por Cliente; Funcional; Geográfica; Sistêmica.
  • c) Por Produto ou Serviço; Por Processo; Regional; Por Suprimento.
  • d) Por Cliente; Por Produto ou Serviço; Geográfica; Por Processo.
  • e) Sistêmica; Centralização; Regional; Por Suprimento.
#3705
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 13 - 

O processo entrópico a que as organizações estão sujeitas se caracteriza como a tendência natural (...) A alternativa correta que completa o enunciado acima é:

  • a) dos sistemas fechados buscarem sua sobrevivência.
  • b) de evitarem a morte que as organizações buscam.
  • c) morte de todas as organizações.
  • d) e evitar a burocracia incipiente que atormenta as organizações.
  • e) de prevenir a burocracia nas organizações.
#3706
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 14 - 

As organizações, sejam elas públicas ou privadas, não operam no vácuo, uma vez que estão inseridas em um ambiente maior. Os fatores externos que não fazem parte do ambiente operacional da organização são os:

  • a) tecnológicos, políticos, culturais, demográ-ficos e concorrenciais.
  • b) tecnológicos, fornecedores, políticos, estrutura interna, cultura social e demográficos.
  • c) tecnológicos, políticos, clientes, econômicos e sociais.
  • d) estruturais, tecnológicos, culturais, políticos e fornecedores.
  • e) sociais, culturais, políticos, econômicos, tecnológicos e ecológicos.
#3707
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 15 - 

Pesquisadores da Teoria da Contingência definiram dois tipos básicos de modelos organizacionais classificados em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização. São características do Modelo Mecânico:

  • a) elevada especialização do trabalho, departamentalização rígida, reduzida amplitude de controle e elevada formalização e centralização.
  • b) elevada especialização do trabalho, elevada amplitude de controle, alta formalização e alta centralização.
  • c) baixa especialização do trabalho, flexibilidade, elevada centralização e elevada formalização.
  • d) elevada especialização do trabalho, departamentalização Matricial, alta formalização e descentralização.
  • e) levada especialização do trabalho, elevado número de regras e regulamentos, elevada centralização e alta amplitude de controle.