Prova de Administração 5 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Organização Como Um Sistema Social.
- Abordagem Sistêmica Da Administração.
- Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
- Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
- Adaptação.
- Adhocracia.
- Administração Da Produção.
- Administração De Operações E Da Qualidade.
- Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
- Administração De Vendas.
- Administração Do Desempenho.
- Administração Estratégica.
- Administração Financeira.
- Administração Geral.
- Agente Administrativo.
- Ambiente Organizacional.
- Análise De Processos De Trabalho.
- Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
- Análise Ou Descrição Do Trabalho.
- Aprendizagem Organizacional.
- As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
- Avaliação De Desempenho.
- Avaliação De Documentos.
- Avaliação De Produtividade.
- Balanced Scorecard (Bsc).
- Benchmarking.
- Boa Governança E Accountability.
- Brainstorming.
- Burocracia.
- Cálculos.
- Capm.
- Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
- Características, Técnicas, Ferramentas.
- Cargos E Salários.
- Clima Organizacional.
- Comércio Eletrônico.
- Comércio Exterior.
- Comportamento Humano Nas Organizações.
- Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
- Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
- Comunicação.
- Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
- Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
- Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
- Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
- Construção De Indicadores De Desempenho.
- Consumerismo.
- Contrato Administrativo.
- Contrato De Gestão.
- Controladoria.
- Controle - Importância E Fundamentos.
- Controle Administrativo.
- Cronograma Financeiro.
- Cultura Brasileira.
- Cultura Organizacional.
- Decisões Programadas.
- Delegação.
- Departamentalização.
- Descentralização E Desconcentração.
- Desenvolvimento De Rh.
- Desenvolvimento Organizacional.
- Desenvolvimento Sustentável.
- Dinâmica Das Organizações.
- Downsizing.
- Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Eliminação De Desperdícios.
- Empreendedorismo.
- Ênfase No Cliente.
- Equipes.
- Estatística.
- Estratégia Empresarial.
- Estratégias De Marketing.
- Estratégias De Rh.
- Estrutura E Estratégia Organizacional.
- Estrutura E Projeto Organizacional.
- Estrutura Organizacional.
- Estruturas E Modelos De Controle.
- Ética E Responsabilidade.
- Execução Das Atividades.
- Ferramentas Da Qualidade.
- Flexibilidade Organizacional.
- Fluxograma.
- Forças Competitivas.
- Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
- Funções Administrativas.
- Funções E Habilidades Do Administrador.
- Fundamentos E Evolução Da Administração.
- Gerenciamento De Desempenho.
- Gestão Ambiental.
- Gestão Contemporânea.
- Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
- Gestão Da Produção.
- Gestão Da Qualidade.
- Gestão De Contratos.
- Gestão De Custos.
- Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
- Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
- Gestão De Processos.
- Gestão De Recursos.
- Gestão Do Conhecimento.
- Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
- Gestão Estratégica.
- Gestão Participativa.
- Gestão Por Desempenho.
- Governança.
- Habilidades Interpessoais.
- História Da Administração.
- Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
- Indicadores De Produtividade.
- Inovação Incremental.
- Instituição, Organização E Empresa.
- Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
- Iso 9000.
- Liderança.
- Liderança: Tipos De Abordagens.
- Logística E Transportes.
- Macroeconomia.
- Marketing.
- Marketing De Serviços.
- Marketing Internacional.
- Matriz Bcg.
- Meio Ambiente.
- Método Gerencial.
- Métodos De Classificação Dos Documentos.
- Modelo Contingencial De Administração.
- Modelo De Gestão.
- Modelos Organizacionais.
- Motivação E Liderança.
- Mudança E Inovação.
- Mudança Organizacional.
- Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
- Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
- Noções De Estatística Descritiva.
- Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
- Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
- Normas E Procedimentos.
- Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
- Ongs.
- Orçamento Público.
- Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
- Organização No Trabalho.
- Organização, Sistemas E Métodos.
- Organizações.
- Organizações De Aprendizagem.
- Organizações Formais Modernas.
- Organograma.
- Paradigmas.
- Payback.
- PDCA.
- Pensamento Econômico.
- Pesquisa De Mercado.
- Planejamento.
- Planejamento Baseado Em Cenários.
- Planejamento Estratégico.
- Planejamento Estratégico Empresarial.
- Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Planejamento Organizacional.
- Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Plano De Carreira.
- Plano De Remuneração.
- Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
- Poder E Influência. Comunicação.
- Política De Compras.
- Política Salarial.
- Pregão Eletrônico.
- Preocupação Com A Qualidade.
- Preservação De Documentos.
- Principais Ferramentas Da Qualidade.
- Princípio De Deming.
- Princípios E Sistemas De Administração Federal.
- Processo Administrativo.
- Processo De Controle.
- Processo De Negociação.
- Processo Decisório.
- Processo Grupal Nas Organizações.
- Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
- Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Projetos.
- Projetos De Investimentos Nas Empresas.
- Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
- Qualidade Total.
- Recrutamento E Seleção De Pessoal.
- Reengenharia.
- Reforma Do Estado.
- Relação Chefe/Subordinado.
- Relação Cliente/Fornecedor.
- Relação Organização ? Ambiente.
- Relações Com Empregados.
- Relações Humanas.
- Remuneração E Benefícios.
- Remuneração Por Competências.
- Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
- Responsabilidade Social.
- Responsabilidade Sócio-Ambiental.
- Riscos.
- Segmentação De Mercado.
- Segurança Da Informação.
- Serviços.
- Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
- Sistemas De Informação Gerencial.
- Sociedades Anonimas.
- Técnica Gut.
- Tecnologia Da Informação (Ti).
- Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
- Temas Contemporâneos Da Administração.
- Teoria Da Contingência.
- Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
- Teoria Dos Dois Fatores.
- Teoria Dos Sistemas.
- Teoria Estruturalista Da Administração.
- Teoria Geral De Administração.
- Teorias Administrativas: Principais Escolas.
- Terceirização (Outsourcing).
- Tomada De Decisão.
- Trabalho Em Equipe.
- Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
- Treinamento E Desenvolvimento.
- Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
- Turbulência.
- Unidade Organizacional.
- Valor Econômico Agregado.
- Vendas.
- Vpl Valor Presente Líquido.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #3663
- Banca
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- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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- 1
(1,0) 1 -
A alocação de recursos necessários para a realização das tarefas estabelecidas nos planos organizacionais é atribuição da função denominada:
- a) planejamento;
- b) organização;
- c) execução;
- d) controle;
- e) liderança.
- #3664
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- Múltipla escolha
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- 4
(1,0) 2 -
A abrangência da ética na administração questiona as relações das organizações com a sociedade em geral. NÃO está de acordo com essa afirmação:
- a) o papel desempenhado por cada organização gera sempre um efeito qualquer na sociedade;
- b) as organizações têm obrigações com todos que delas dependam;
- c) as organizações estão focadas nos lucros que a sociedade possa gerar;
- d) a ética estabelece a forma como as pessoas devem se comportar;
- e) m suas relações, as empresas têm obrigações com seus empregados.
- #3665
- Banca
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- Múltipla escolha
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- 4
(1,0) 3 -
Projeção para curto prazo, envolvendo cada tarefa isoladamente, e preocupação com o alcance de metas específicas são características do planejamento
- a) tático.
- b) temporário.
- c) operacional.
- d) estratégico.
- e) macroorientado.
- #3666
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(1,0) 4 -
Novas formas de organização surgirão e deverão se adaptar às demandas consequentes das mudanças rápidas no mundo dos negócios, da explosão populacional e do avanço do conhecimento. Dentro desse contexto, a Administração terá de lidar com a
- a) precisão.
- b) estabilidade.
- c) previsibilidade.
- d) Descontinuidade.
- e) homogeneidade.
- #3667
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(1,0) 5 -
Carlos precisou estudar os principais componentes da Administração das organizações: tarefa, estrutura, pessoa, tecnologia e ambiente. Aprendeu que esses elementos representam um desafio para a Administração porque
- a) mostram influências isoladas e individualizadas.
- b) atuam de modo sistêmico e em diferentes níveis de complexidade.
- c) reconhecem a estrutura como o componente básico da organização.
- d) emonstram existir entre eles a prioridade do componente ambiente.
- e) comportam-se em conjunto de modo igual ao dos comportamentos individuais.
- #3668
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- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
O processo de delegação corresponde à(ao)
- a) disposição dos indivíduos em uma ordem, de acordo com seu poder crescente de decisão.
- b) localização da autoridade de decisão próxima ao topo da organização.
- c) transferência de poder de decisão sobre tarefas específicas para posições inferiores na hierarquia.
- d) ever de um funcionário desempenhar uma atividade que lhe foi atribuída.
- e) direito formal dos gerentes em tomar decisões e alocar recursos para alcançar resultados desejados pela organização.
- #3669
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(1,0) 7 -
Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.' CHIAVENATO, Idalberto. 2004, p.100. Tendo por base esse conceito, constituem aspectos visíveis da cultura organizacional:
- a) medidas de produtividade e procedimentos de trabalho.
- b) padrões de influência e estruturas de poder.
- c) percepções e atitudes das pessoas.
- d) sentimentos e normas grupais.
- e) valores e expectativas.
- #3670
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(1,0) 8 -
Dentre as desvantagens do elevado grau de centralização de autoridade está a
- a) dependência da hierarquia para tomada de decisões.
- b) existência de decisões mais alinhadas aos objetivos empresariais.
- c) facilidade de controle.
- d) padronização de procedimentos.
- e) rapidez na comunicação vertical.
- #3671
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- Múltipla escolha
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- 1
(1,0) 9 -
Quando o gerente desenvolve tarefas que envolvem persuasão, comunicação e motivação para direcionar os esforços de seus subordinados, está exercendo o papel de
- a) disseminador.
- b) empreendedor.
- c) monitor.
- d) líder.
- e) porta-voz.
- #3672
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- Múltipla escolha
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- 1
(1,0) 10 -
A comunicação horizontal na empresa tem como propósito
- a) constituir um canal de comunicação informal.
- b) proporcionar coordenação e resolução de problemas interdepartamentais.
- c) fornecer informações sobre objetivos e comportamentos esperados pela alta cúpula da empresa.
- d) escrever, à direção executiva, problemas operacionais que comprometem o desempenho diário das atividades.
- e) motivar os funcionários a adotar a missão e os valores culturais da organização.
- #3673
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(1,0) 11 -
A habilidade de o líder influenciar o comportamento das pessoas está relacionada a diferentes fontes de poder. O que caracteriza líder com poder de competência é o fato de sua
- a) personalidade despertar a identificação, o respeito e a admiração dos subordinados.
- b) posição administrativa formal na organização legitimar ordens impostas aos subordinados.
- c) autoridade ser exercida por meio da outorga de recompensas a outras pessoas.
- d) autonomia visar à punição ou à recomendação de sanções.
- e) habilidade superior ou atuação gerar acolhida de recomendações em função de seu conhecimento especial.
- #3674
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(1,0) 12 -
Na gestão da qualidade: I. o ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo. II. no diagrama de causa e efeito as causas são agrupadas por categorias (máquinas, métodos, mão de obra, materiais) e semelhanças previamente estabelecidas, ou percebidas durante o processo de classificação. III. a matriz GUT é o gráfico de causa e efeito que representa os riscos potenciais, por meio de quantificações que buscam estabelecer resultados para abordá-los, visando minimizar os custos do processo. IV. a ferramenta 5W2H é utilizada principalmente no mapeamento e padronização de processos, na elaboração de planos de ação e no estabelecimento de procedimentos associados a indicadores. V. processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência intermitente com o objetivo de produzir bem ou serviço que tem valor para a empresa. Está correto o que consta SOMENTE em.
- a) II, III e V.
- b) I, II e IV.
- c) III e IV.
- d) II e V.
- e) I, III e IV.
- #3675
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(1,0) 13 -
O Balanced Scorecard, segundo o modelo de Kaplan e Norton, traduz missão e estratégia em objetivos e medidas, organizados nas seguintes perspectivas:
- a) financeira, da concorrência, do aprendizado e crescimento, dos fornecedores.
- b) do cliente, dos fornecedores, dos compradores, da concorrência.
- c) dos processos internos, do aprendizado e crescimento, dos concorrentes entrantes potenciais.
- d) financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
- e) do aprendizado e crescimento, dos fornecedores, do cliente e dos processos internos.
- #3676
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(1,0) 14 -
Tratando-se do Mapa Estratégico do TRE-RS, os objetivos estratégicos: 1) prestar serviços com excelência; 2) fortalecer as relações institucionais e 3) responsabilidade socioambiental são vinculados às perspectivas:
- a) Sociedade e Processos Internos.
- b) Visão e Sociedade.
- c) Visão, Processos Internos e Recursos.
- d) Processos Internos e Recursos.
- e) Sociedade, Processos Internos e Recursos.
- #3677
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- Administração Geral
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- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 15 -
De acordo com os padrões de auditoria emitidos pela INTOSAI, quando o Tribunal de Contas do Estado verifica se a celebração de um contrato, entre uma entidade governamental e uma organização sem fins lucrativos, respeitou as exigências quanto às características destas últimas, o que está realizando é
- a) verificação de conformidade com leis e regulamentos.
- b) o planejamento de auditoria.
- c) o estudo e avaliação dos controles internos.
- d) uma auditoria da economia das atividades administrativas.
- e) uma auditoria de efetividade de um programa.