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Prova de Administração Pública 19 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Pública 19 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Pública. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Administração Burocrática E Administração Gerencial.
  2. Administração De Materiais.
  3. Administração De Recursos Humanos.
  4. Administração Direta.
  5. Administração Indireta.
  6. Administração Orçamentária.
  7. Administração Pública: Do Modelo Racional-Legal Ao Paradigma Pós-Burocrático.
  8. Agências Executivas.
  9. Agências Reguladoras.
  10. Agentes Públicos.
  11. Análise E Desenvolvimento Organizacional.
  12. Análise Swot.
  13. Anulação E Revogação Dos Atos Administrativos.
  14. Atendimento Ao Público.
  15. Atos Administrativos - Conceito, Requisitos, Elementos, Atributos, Classificação, Espécies.
  16. Auditoria E Fiscalização.
  17. Avaliação De Desempenho Funcional.
  18. Balanced Scorecard.
  19. Bens Público.
  20. Burocracia Ocidental Moderna.
  21. Capital Social.
  22. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  23. Cartão De Pagamentos Do Governo Federal (Cpgf).
  24. Ciclo De Gestão Do Governo Federal.
  25. Ciclo PDCA.
  26. Ciência Política.
  27. Clima Organizacional.
  28. Código Civil.
  29. Código De Conduta Da Alta Administração Federal.
  30. Código De Ética Do Servidor Público Federal.
  31. Comunicação.
  32. Comunicacao Institucional.
  33. Comunicação Na Gestão Pública E Gestão De Redes Organizacionais.
  34. Comunicação No Serviço Público.
  35. Conceitos, Elementos E Poderes Do Estado.
  36. Contratos Administrativos: Conceito, Características E Formalização - Requisição.
  37. Controle Da Administração Pública - Tipos E Formas De Controle - Controle Interno E Externo - Controle Pelos Tribunais De Contas - Controle Judiciário.
  38. Convergências E Diferenças Entre A Gestão Pública E A Gestão Privada.
  39. Cultura Organizacional.
  40. Decreto 0027-2005.
  41. Decreto Nº 2.271-1997.
  42. Departamentalização.
  43. Descentralização Administrativa.
  44. Desconcentração.
  45. Desestatização.
  46. Despesas Públicas.
  47. Empreendedorismo Governamental.
  48. Empreendedorismo Governamental E Novas Lideranças No Setor Público.
  49. Entidades Políticas E Administrativas - Natureza Jurídica E Características.
  50. Entidades Políticas E Administrativas.
  51. Espécies Da Administração Indireta ? Características - Regime Jurídico, Classificação E Espécies.
  52. Estratégia De Crescimento.
  53. Estratégia De Sobrevivência.
  54. Estratégia Organizacional.
  55. Estrutura Administrativa: Conceito, Elementos, Poderes Do Estado.
  56. Estrutura Organizacional.
  57. Estruturação Da Máquina Administrativa No Brasil Desde 1930: Dimensões Estruturais E Culturais.
  58. Ética No Exercício Da Função Pública.
  59. Ética, Públicidade Da Administração Pública.
  60. Evolução Dos Modelos/Paradigmas De Gestão: A Nova Gestão Pública.
  61. Excelência Nos Serviços Públicos.
  62. Execução Do Contrato Administrativo: Direito E Obrigação Das Partes, Acompanhamento, Inexecução Do Contrato: Causas Justificadoras, Conseqüências Da Inexecução, Revisão, Rescisão E Suspensão Do Contrato.
  63. Experiências De Reformas Administrativas.
  64. Funçoes Do Governo.
  65. Fundamentos Do Setor De Telecomunicacoes.
  66. Garantia Contratual.
  67. Gerenciamento De Projetos.
  68. Gestão De Conflitos.
  69. Gestão De Conhecimento.
  70. Gestão De Contratos.
  71. Gestão De Processos.
  72. Gestão De Qualidade.
  73. Gestão De Resultados Na Produção De Serviços Públicos.
  74. Gestão Do Desempenho.
  75. Gestão Estratégica.
  76. Gestão Publica.
  77. Gestão Pública Empreendedora.
  78. Gestão Pública Versus Gestão Privada.
  79. Governabilidade, Governança E Accountability.
  80. Governo E Administração Pública.
  81. Governo Eletrônico E Transparência.
  82. Implementação De Políticas Públicas.
  83. Improbidade Administrativa.
  84. Lei Complementar Nº 123-2006 - Estatuto Da Micro E Pequena Empresa.
  85. Lei N° 9.790-99 - Organizações Da Sociedade Civil De Interesse Público.
  86. Lei Nº 0811-04.
  87. Lei Nº 101-2000 - Lei De Responsabilidade Fiscal.
  88. Lei Nº 8666-93.
  89. Lei Nº 9.637-1998.
  90. Lei Nº 9.784-1999.
  91. Lei Nº 9.873-1999.
  92. Licitação.
  93. Liderança.
  94. Modelos Teóricos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático E Gerencial.
  95. Motivação.
  96. Mudanças Institucionais: Conselhos, Organizações Sociais E Oscip.
  97. Natureza Jurídica E Características.
  98. Noções De Cidadania.
  99. Noções De Processos Licitatórios.
  100. Novas Tecnologias Gerenciais E Organizacionais E Sua Aplicação Na Administração Pública.
  101. O Paradigma Do Cliente Na Gestão Pública.
  102. O Processo De Modernização Da Administração Pública.
  103. Orçamento Participativo.
  104. Orçamento Programa.
  105. Organização Administrativa Brasileira.
  106. Organização Administrativa Da União.
  107. Organização Administrativa: Centralização, Descentralização, Concentração E Desconcentração.
  108. Organização Do Estado E Da Administração Pública.
  109. Órgãos E Entidades Da Administração Federal - Natureza E Competências - Reformas Do Estado - Princípios E Instrumentos.
  110. Oscips.
  111. Parcerias Publico-Privadas.
  112. Planejamento Estratégico.
  113. Planejamento Organzacional.
  114. Plano Diretor Para A Reforma Do Aparelho Do Estado.
  115. Poder E Dominação.
  116. Poderes Administrativos (Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar E De Polícia) - Características E Formas De Atuações.
  117. Poderes E Deveres Do Administrador Público.
  118. Polítca Nacional De Meio Ambiente.
  119. Política Fiscal; Contratos E Convênios; Plano De Contas.
  120. Políticas Públicas E Desenvolvimento Sustentável.
  121. Princípios Da Administração Pública.
  122. Princípios Fundamentais Da Administração Pública.
  123. Princípios Orçamentários.
  124. Procedimentos Com Correspondência.
  125. Processo Administrativo.
  126. Processo Administrativo No Âmbito Da Administração Pública Federal: Lei N.º 9.784/99.
  127. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  128. Programa Nacional De Gestão Pública E Desburocratização.
  129. Projetos.
  130. Protocolo E Correspondência.
  131. Qualidade Na Administração Pública.
  132. Qualidade Total.
  133. Recursos Humanos.
  134. Redação.
  135. Reengenharia.
  136. Reforma Administrativa.
  137. Reforma E Revitalizacao Do Estado.
  138. Regime Dos Servidores Públicos Federais: Admissão, Demissão, Concurso Público, Estágios Probatórios, Vencimento Básico, Licença, Aposentadoria.
  139. Relações Públicas.
  140. Resoluções.
  141. Resoluções Do Cnj.
  142. Responsabilidade Civil Da Administração Pública.
  143. Responsabilidade Socioambiental.
  144. Servidores Públicos - Regime Jurídico ? Características - Direitos E Deveres - Responsabilidades.
  145. Siape.
  146. Sistema Integrado De Administração De Serviços Gerais (Siasg).
  147. Tecnologia Da Informacao Na Administracao Publica.
  148. Transparência.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#3888
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

O núcleo de estatística e gestão estratégica, subordinado ao Presidente ou Corregedor do Tribunal, deve subsidiar o processo decisório dos magistrados conforme princípios estritamente

  • a) objetivos e profissionais.
  • b) absolutos e objetivos.
  • c) objetivos e mistos.
  • d) iscricionários e análogos.
  • e) profissionais, científicos e éticos.
#3889
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

Acerca da evolução da administração pública no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

  • a) No Brasil, o modelo de administração burocrática emerge a partir dos anos 30 do século passado. Surge no quadro da aceleração da industrialização brasileira, em que o Estado assume papel decisivo, intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e serviços.
  • b) Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), em 1936. Nos primórdios, a Administração Pública sofre a influência da teoria da administração científica de Taylor, tendendo à racionalização mediante a simplificação, padronização e aquisição racional de materiais, revisão de estruturas e aplicação de métodos na definição de procedimentos.
  • c) O regime militar fez um retrocesso nos avanços rumo à melhoria da descentralização na gestão com a publicação do Decreto-Lei n.º 200/67, que era francamente centralizador e reforçava os controles burocráticos.
  • d) O Governo JK avançou na tentativa de reformas administrativas, com a criação de comissões especiais, como a Comissão de Estudos e Projetos Administrativos, objetivando a realização de estudos para simplificação dos processos administrativos e reformas ministeriais, e a Comissão de Simplificação Burocrática, que visava à elaboração de projetos direcionados para reformas globais e descentralização de serviços.
  • e) No início dos anos 80, registrou-se uma nova tentativa de reformar a burocracia e orientá-la na direção da administração pública gerencial, com a criação do Ministério da Desburocratização e do Programa Nacional de Desburocratização (PrND), cujos objetivos eram a revitalização e agilização das organizações do Estado, a descentralização da autoridade, a melhoria e simplificação dos processos administrativos e a promoção da eficiência.
#3890
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 3 - 

Quanto aos conceitos de Ciência Política, Administração Pública, governabilidade, governança e intermediação de interesses, assinale a alternativa incorreta.

  • a) De modo geral, o clientelismo indica um tipo de relação entre atores políticos que envolve concessão de benefícios públicos, na forma de empregos, benefícios fiscais, isenções, em troca de apoio político, sobretudo na forma de voto. Esse é um dos sentidos em que o conceito é usado na literatura internacional.
  • b) O clientelismo é o mandonismo visto do ponto de vista bilateral. Seu conteúdo também varia ao longo do tempo, de acordo com os recursos controlados pelos atores políticos, no caso brasileiro pelos mandões e pelo governo.
  • c) A definição geral de governabilidade é o exercício da autoridade, controle, administração, poder de governo. Precisando melhor, é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando ao desenvolvimento, implicando ainda a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar políticas e cumprir funções.
  • d) A governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder. Diz respeito às condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os Poderes, o sistema de intermediação de interesses.
  • e) A modalidade institucional-redistributiva de proteção social se abriga sob o padrão social-democrata de Welfare State. Ao Estado compete a produção e a distribuição de bens e serviços 'extramercado', em grande parte financiados por impostos gerais e dirigidos a todos os cidadãos. Predomina nos países escandinavos, onde, também, o corporativismo (ou neocorporativismo) se enraízou, proporcionando a base para acordos de largo alcance e longa duração.
#3891
Banca
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Matéria
Administração Pública
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médio

(1,0) 4 - 

O princípio orçamentário que determina que deverão ser incluídos no orçamento, exclusivamente, assuntos que lhe sejam pertinentes, refere-se ao Princípio

  • a) da Unidade.
  • b) da Programação.
  • c) da Competência.
  • d) o Equilíbrio.
  • e) da Exclusividade.
#3892
Banca
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Administração Pública
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médio

(1,0) 5 - 

Sobre gestão de resultados na produção de serviços públicos, é correto afirmar:

  • a) Pelo requisito da regularidade, os serviços devem ser prestados segundo padrões de qualidade e quantidade impostas pela Administração Pública, tendo em vista o número e as exigências do usuário.
  • b) O serviço público pode sofrer solução de continuidade, exceptuando-se os casos que é interrompido em face de uma situação de emergência ou por motivo de ordem técnica.
  • c) O administrador público não é responsável pelo resultado prático da prestação dos serviços aos cidadãos, mas pela oneração aos usuários por falta de método ou racionalização no seu desempenho.
  • d) Pelo requisito da modicidade, os serviços públicos prestados não precisam ser remunerados pelos cidadãos por benefícios recebidos.
  • e) Os serviços prestados utiliza equipamentos e instalações de acordo com a tecnologia ofertada pelos cidadãos, visando, sempre, a melhoria e a expansão dos serviços públicos.
#3893
Banca
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Administração Pública
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médio

(1,0) 6 - 

Considerando-se os modelos de gestão na Administração Pública e na Administração Privada é correto afirmar:

  • a) Na Administração Pública, ao contrário da Administração Privada, há autonomia decisória e baixos impactos de ingerências políticas no processo de gestão.
  • b) Na Administração Pública um bom ou mau funcionamento não tem impacto político maior que na Administração Privada.
  • c) Enquanto que a Administração Pública é orientada para o lucro, a Administração Privada é orientada para o bem-estar social e serviços ao cidadão.
  • d) Na Administração Privada há autonomia decisória, enquanto que no aspecto organizacional a Administração Pública é afetada por forças externas.
  • e) A rentabilidade é vital para a Administração Pública, enquanto para a Administração Privada a rentabilidade dos produtos e serviços não é vital para o seu crescimento.
#3894
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Pública
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médio

(1,0) 7 - 

Sobre as características básicas das organizações, a estrutura organizacional

  • a) determina as relações informais de subordinação, entre as quais os níveis de hierarquia e a amplitude de controle de gerentes e supervisores.
  • b) não identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos e de departamentos na organização como um todo.
  • c) inclui o projeto de sistema de informação para assegurar comunicação eficaz, coordenação e integração de esforços somente entre os departamentos operacionais e os stakeholders.
  • d) reflete-se no organograma que mostra apenas as partes operacionais de uma organização e como estas estão interrelacionadas.
  • e) possui ligações verticais utilizadas para coordenar atividades entre a cúpula e a base da organização.
#3895
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Pública
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médio

(1,0) 8 - 

O modelo de administração pública gerencial

  • a) prioriza o atendimento das demandas do cidadão.
  • b) identifica o interesse público com a afirmação do poder do Estado.
  • c) identifica o interesse da coletividade com o do Mercado.
  • d) baseia-se na competência técnica dos servidores e na centralização da decisão.
  • e) nfatiza o controle dos processos formais, visando à punição exemplar dos incompetentes.
#3896
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Pública
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médio

(1,0) 9 - 

Sobre as características da administração pública gerencial considere: I. No plano da estrutura organizacional tornam-se essenciais a descentralização e a redução dos níveis hierárquicos. II. Tem como princípios orientadores do seu desenvolvimento o poder racional-legal. III. O cidadão é visto como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. IV. Sua estratégia volta-se para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade. V. Os cargos são considerados prebendas. É correto o que consta APENAS em

  • a) I e V.
  • b) I e II.
  • c) II, III e IV.
  • d) I, III e IV.
  • e) II, III e V.
#3897
Banca
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médio

(1,0) 10 - 

O controle dos gastos públicos se orienta por uma série de princípios, delineados em diferentes dispositivos da Constituição Federal, de acordo com as disposições que o instituem e o regem. O princípio que garante que as ações de controle devam ser implementadas sem que se permita a intromissão de questões de ordem política no desenvolvimento de suas atividades é o princípio da

  • a) universalidade.
  • b) legalidade.
  • c) imparcialidade.
  • d) legalidade.
  • e) moralidade.
#3898
Banca
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médio

(1,0) 11 - 

Pode ser considerado como o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os dirigentes governamentais a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se a maior transparência e a exposição das políticas públicas:

  • a) Governança.
  • b) New Public Management.
  • c) Accountability.
  • d) Gestão por objetivos.
  • e) Administração Pública Burocrática.
#3899
Banca
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fácil

(1,0) 12 - 

Os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência estão previstos

  • a) no regimento interno de cada Partido.
  • b) na Lei Orgânica dos Partidos.
  • c) na Constituição Federal.
  • d) no Código Penal.
  • e) no regimento interno da Câmara dos Deputados.
#3900
Banca
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Administração Pública
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fácil

(1,0) 13 - 

O objetivo da Administração Pública é

  • a) o bem comum da coletividade administrada.
  • b) a obtenção de lucro nas suas atividades.
  • c) a obtenção de superávit primário.
  • d) a satisfação pessoal do Administrador Público.
  • e) o cumprimento das metas estabelecidas em acordos internos ou externos.
#3901
Banca
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Administração Pública
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(1,0) 14 - 

Na organização do Estado e da Administração, os órgãos públicos

  • a) simples reúnem em sua estrutura outros órgãos menores, com função principal idêntica ou com funções auxiliares diversificadas.
  • b) expressam a vontade da entidade a que pertencem, contudo não a vinculam por seus atos, que são imputados exclusivamente a seus agentes.
  • c) não possuem capacidade processual, contudo representam juridicamente a pessoa jurídica que integram.
  • d) são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, por meio de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertence
  • e) são dotados de personalidade jurídica própria, já que integram a estrutura da administração pública direta.
#3902
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Pública
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médio

(1,0) 15 - 

Com relação aos instrumentos que foram inseridos na Administração Pública, assinale a alternativa que tem características da Administração Pública Gerencial.

  • a) Regime Jurídico Unificado dos Servidores Públicos, Licitações e Contratos Administrativos.
  • b) Convênios, Concurso Público e Consórcios Públicos.
  • c) Contrato de Gestão, Programas de Qualidade e Participação e Agências Reguladoras.
  • d) Concurso Público, Reengenharias de Governo e Licitações e Contratos Administrativos.
  • e) Meritocracia e Programas de Qualidade e Participação.