Prova de Administração Geral 3 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado/prova contém questões de concursos de várias bancas, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Geral. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos questões de concursos anteriores, conforme editais mais recentes.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES DE CONCURSOS de Administração Geral
- 4 P's - Produto, Preço, Praça, Promoção
- Abordagens Contingenciais da Eficácia Organizacional
- Acompanhamento Físico-Financeiro de Projetos
- Adhocracia
- Administração da Produção
- Administração Estratégica
- Administração Geral - Geral
- Análise ou Descrição do Trabalho
- Análise SWOT
- As Novas Tecnologias e seus Impactos na Administração Organizacional
- Avaliação de Documento
- Avaliação de Produtividade
- Benchmarking
- Boa Governança e Accountability
- Brainstorming
- BSC - Balanced Scorecard
- Burocracia
- Cálculos
- Ciclo PDCA
- Comportamento do Consumidor
- Comportamento Humano nas Organizações
- Comunicação Institucional
- Comunicação Organizacional
- Conceitos - BPM
- Conceitos e Aplicações Gerais da Administração
- Conhecimentos Bancários
- Consumerismo
- Contrato administrativo
- Contrato de Gestão
- Controladoria
- Controle Administrativo
- Cronograma Financeiro
- Cultura Brasileira
- Cultura Organizacional
- Customer Marketing
- Decisões Programadas
- Delegação
- Departamentalização
- Descentralização
- Desenvolvimento Sustentável - Administração Geral
- Eficácia, Eficiência e Efetividade
- Estratégia Empresarial
- Estratégias de Marketing
- Estrutura Organizacional
- Estruturas e Modelos de Controle
- Estruturas Funcionais
- Execução das Atividades
- Ferramentas - BPM
- Ferramentas da Qualidade
- Fluxograma na Administração
- Forças Competitivas
- Funções Administrativas
- Gestão Ambiental
- Gestão Contemporânea
- Gestão da Demanda
- Gestão da Informação e do Conhecimento
- Gestão da Produção
- Gestão da Qualidade
- Gestão de Custos
- Gestão de Processos - BPM
- Gestão de Recursos
- Gestão do Conhecimento
- Gestão Estratégica
- Gestão Financeira
- Gestão Participativa
- Gestão por Desempenho
- Governança
- História da Administração
- Indicadores de Produtividade
- Inovação Incremental
- Instituição, Organização e Empresa
- ISO 9000
- Mapeamento de Processos - BPM
- Marketing
- Marketing Cultural
- Matriz BCG
- Método CAPM - Capital Asset Pricing Model
- Método Gerencial
- Modelo Contingencial de Administração
- Modelo de Gestão
- Modelos Organizacionais
- Normas e Procedimentos
- Organização no Trabalho
- Organizações
- Organizações Formais Modernas
- Organizações, Sistemas e Métodos
- Organograma
- Organograma Composto
- Paradigmas
- Payback
- Pensamento Econômico
- Pesquisa de Mercado
- Planejamento - Administração Geral
- Planejamento Baseado em Cenários
- Planejamento Estratégico
- Planejamento Operacional
- Plano de Carreira
- Plano de Remuneração
- Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado
- Política de Compras
- Política Salarial
- Pregão Eletrônico
- Processo de Negociação
- Processo Decisório
- Processo e Tecnologia - BPM
- Processo Organizacional
- Processo x Estrutura - BPM
- Projetos
- Projetos de Investimentos nas Empresas
- Publicidade e Propaganda
- Qualidade nas Organizações
- Reengenharia Organizacional
- Reforma do Estado
- Remuneração por Competências
- Responsabilidade Social
- Riscos
- Segmentação de Mercado
- Serviços Administrativo
- SGA - Sistema de Gestão Ambiental
- Sociedades Anônimas
- Técnica GUT
- Teoria da Contingência
- Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
- Teoria dos Dois Fatores
- Teoria dos Sistemas
- Teoria Estruturalista da Administração
- Teoria Geral da Administração
- Teorias Administrativas
- Terceirização - Outsourcing
- TI - Tecnologia da Informação na Administração Geral
- Tomada de Decisão
- Treinamento
- Unidade Organizacional
- Valor Econômico Agregado
- Vendas
- Web Design na Administração
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado/prova de questões de concursos de Administração Geral.
- #20195
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Na realização do processo de planejamento, a definição dos objetivos é realizada através do(a):
- a) estabelecimento de normas e regras;
- b) alocação de recursos;
- c) preparação do plano macroeconômico;
- d) determinação da mão de obra necessária;
- e) determinação da visão e da missão organizacionais.
- #20196
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Os critérios que definem a maneira como os integrantes de uma organização devem interagir entre si e com o mundo externo são estabelecidos pela cultura:
- a) social;
- b) acadêmica;
- c) organizacional;
- d) psicológica;
- e) ética.
- #20197
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A alocação de recursos necessários para a realização das tarefas estabelecidas nos planos organizacionais é atribuição da função denominada:
- a) planejamento;
- b) organização;
- c) execução;
- d) controle;
- e) liderança.
- #20198
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Considere as afirmativas abaixo com relação aos procedimentos de controle de riscos:
I. As atividades de controle só podem ser de duas naturezas: atividade de prevenção ou de detecção.
II. O monitoramento do comportamento de usuários de cartões de crédito ou de flutuações abruptas nos resultados de agências, produtos, carteiras próprias e de terceiros é um exemplo da técnica de avaliação de desempenho.
III. Um dos melhores métodos para proteger os valores de uma entidade contra o uso, a compra ou a venda não-autorizada é a salvaguarda física, que compreende o controle, entre outros, de acessos, de entrada e saída de funcionários e de materiais, e de senhas para arquivos eletrônicos.
IV. Dentre os controles feitos por meio de sistemas informatizados, os controles de aplicativos têm a finalidade de garantir a integridade e a veracidade dos dados e transações.
V. Segregação de funções é uma técnica de detecção feita pelo confronto de uma mesma informação com dados vindos de bases diferentes, adotando as ações corretivas, quando necessário.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I, II, III e V.
- b) I, II, III e IV.
- c) I e IV.
- d) II, III e IV.
- e) III, IV e V.
- #20199
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Quando a quantidade de atividades e de envolvidos em um trabalho em grupo é grande, um instrumento essencial para esclarecer quem deve fazer o quê e em qual prazo é
- a) a estrutura analítica de projetos.
- b) a matriz de responsabilidades.
- c) o organograma linear.
- d) o fluxograma de processos.
- e) a árvore de decisão.
- #20200
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O método PDCA
- a) é utilizado em processos produtivos para manter o nível de controle e, como tal, não tem aplicabilidade na melhoria desses processos, que precisam ser analisados a partir de ferramentas como a espinha de peixe.
- b) estabelece, na etapa do planejamento (plan), as metas da organização, enquanto que os métodos utilizados para atingir as metas são definidos na etapa da ação (do).
- c) foi desenvolvido a partir da percepção de que os problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, são causados pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo.
- d) é utilizado para realizar o diagnóstico estratégico externo de uma organização, etapa em que são identificados oportunidades, problemas ou ameaças.
- e) é a ferramenta utilizada para calcular os índices que serão incorporados na matriz GUT para definir o grau de gravidade, urgência e tendência.
- #20201
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em um mapa estratégico do balance scorecard, a
- a) perspectiva financeira descreve os resultados intangíveis da estratégia, uma vez que se espera sua concretização no longo prazo.
- b) perspectiva do cliente estabelece a proposição de valor para os clientes-alvo que, por sua vez, define o contexto para a criação de valor a partir dos ativos intangíveis.
- c) essência da execução da estratégia é representada pela perspectiva dos clientes internos e a organização deve buscar o alinhamento consistente das ações e habilidades que agregam valor.
- d) identificação de todos os processos que exercem algum impacto sobre a estratégia e que agregam algum valor para a organização ocorre na perspectiva dos processos internos.
- e) perspectiva do aprendizado e do crescimento define os ativos tangíveis essenciais para a estratégia e estão relacionados aos cargos, sistemas e clima organizacional necessários para suportar os processos internos que criam valor.
- #20202
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O mecanismo de gestão denominado gerenciamento pelas diretrizes
- a) é um sistema administrativo desenvolvido para ser utilizado apenas junto ao nível hierárquico mais baixo de uma organização, pois se percebeu que neste nível o planejamento estratégico não era compreendido.
- b) define as diretrizes tecnológicas em um planejamento estratégico e que é dividida em três dimensões: o grau de automação das atividades, a escala de utilização e o grau de integração tecnológica na organização.
- c) é constituído pelo sistema de gerenciamento interfuncional, que cuida da solução de problemas rotineiros da linha de produção por meio da análise de metas e controle vertical, não necessitando de suporte da alta administração.
- d) estabelece a ideologia central da organização, que é constituída pelos seus princípios, valores e objetivos missionários.
- e) é constituído pelo sistema de gerenciamento funcional, ou gerenciamento da rotina do dia-a-dia, que cuida da manutenção e melhoria contínua das operações do dia-a-dia de uma instituição.
- #20203
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Em relação à intenção estratégica de uma organização é correto afirmar:
- a) Os stakeholders correspondem aos públicos que têm algum tipo de interesse na organização. Dessa forma, podem contribuir para alavancar as atividades da organização e esperar retornos dessa contribuição.
- b) A missão de uma organização corresponde à causa pela qual se deve lutar, está relacionada com demandas genéricas da sociedade e deve ser única ao longo da vida da organização.
- c) A construção de valor em uma organização deve considerar seus diferentes stakeholders, porém, como não é possível atender a todos os interesses envolvidos, deve-se centrar na criação de valor para o principal público de interesse à custa dos demais.
- d) A visão organizacional é relativa àquilo que a organização almeja ser no futuro, simboliza o ápice de seu desenvolvimento e, portanto, não está preocupada com o foco de atuação no presente.
- e) Os valores organizacionais são relativos aos conceitos, filosofias e princípios de uma organização, mas não estão acima das práticas cotidianas na busca de ganhos de curto e longo prazos.
- #20204
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Ao se falar em Pensamento Sistêmico, pode-se afirmar que:
- a) as fronteiras entre os sistemas, ou entre o sistema e seu ambiente são arbitrárias; os sistemas são construtos, entidades construídas cognitivamente pelas pessoas, de modo que um sistema é o que se percebe como tal.
- b) a teoria dos sistemas é a continuidade do pensamento e visão de mundo, em alinhamento com o paradigma analítico de causa e efeito.
- c) qualquer entendimento da idéia de um sistema compreende a falta de interação entre as partes isoladas; existência exclusiva de componentes específicos.
- d) o enfoque sistêmico é um sistema de idéias, mas que não são caracterizados como filosofia, por não servirem de método de interpretação e utilização de conhecimentos.
- e) busca entender os problemas complexos com base na multiplicidade de variáveis e interdependência de causas e efeitos, sempre na busca da solução economicamente viável.