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Prova Urbanização para o Enem | ENEM

Prova Urbanização para o Enem

PROVA URBANIZAÇÃO PARA O ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Urbanização, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Prova Urbanização para o Enem contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Urbanização, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno ENEM. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno ENEM não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#189354
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(1,0) 1 - 

De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional a logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal "ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.

HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira.
Revista Transporte y Território, Universidade de Buenos Aires. n. 3. 2010 (adaptado).

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)

  • a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
  • b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
  • c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
  • d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
  • e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.
#189355
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(1,0) 2 - 

Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001


A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como conseqüência a expansão das áreas periféricas pelo(a)

  • a) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
  • b) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
  • c) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
  • d) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
  • e) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.
#189356
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(1,0) 3 - 

No século XIX, o preço mais alto dos terrenos situados no centro das cidades é causa da especialização dos bairros e de sua diferenciação social. Muitas pessoas, que não têm meios de pagar os altos aluguéis dos bairros elegantes, são progressivamente rejeitadas para a periferia, como os subúrbios e os bairros mais afastados.

RÉMOND, R. O século XIX. São Paulo: Cultrix, 1989 (adaptado).

Uma consequência geográfica do processo socioespacial descrito no texto é a

  • a) criação de condomínios fechados de moradia.
  • b) decadência das áreas centrais de comércio popular.
  • c) aceleração do processo conhecido como cerca mento.
  • d) ampliação do tempo de deslocamento diário da população.
  • e) contenção da ocupação de espaços sem infraestrutura satisfatória.
#189357
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(1,0) 4 - 

A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.

JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).

A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela

  • a) retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
  • b) demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
  • c) presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
  • d) aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
  • e) predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
#189358
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(1,0) 5 - 

O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração no ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos.

BAENINGER, R. Cidades e metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em: www.sbsociologia.com.br. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado).

Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a)

  • a) carência de matérias-primas.
  • b) degradação da rede rodoviária.
  • c) aumento do crescimento vegetativo.
  • d) centralização do poder político.
  • e) realocação da atividade industrial.
#189359
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(1,0) 6 - 

Mediante o Código de Posturas de 1932, o poder público enumera e prevê, para os habitantes de Fortaleza, uma série de proibições condicionadas pela hora: após as 22 horas era vetada a emissão de sons em volume acentuado. O uso de buzinas, sirenes, vitrolas, motores ou qualquer objeto que produzisse barulho seria punido com multa. No início dos anos 1940 o último bonde partia da Praça do Ferreira às 23 horas.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult, 2001 (adaptado).

Como Fortaleza, muitas capitais brasileiras experimentaram, na primeira metade do século XX, um novo tipo de vida urbana, marcado por condutas que evidenciam uma

  • a) experiência temporal regida pelo tempo orgânico e pessoal.
  • b) experiência que flexibilizava a obdiência ao tempo do relógio.
  • c) relação de códigos que estimulavam o trânsito de pessoas na cidade.
  • d) normatização do tempo com vistas à disciplina dos corpos na cidade.
  • e) cultura urbana capaz de conviver com diferentes experiências temporais.
#189360
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(1,0) 7 - 

O enclave supõe a presença de “muros sociais” internos que separam e distanciam populações e grupos de um mesmo lugar. Tais muros revelam as grandes contradições e discrepâncias presentes nas cidades brasileiras. É aqui que o território merece ser considerado um novo elemento nas políticas públicas, enquanto um sujeito catalisador de potências no processo de refundação do social.
KOGA, D. Medidas de cidades: entre territórios de vida e territórios vividos. São Paulo: Cortez, 2003.
No contexto atual das múltiplas territorializações, apontadas no fragmento, a formação de enclaves fortificados no espaço urbano é resultado da

  • a) autos segregação elitista em prol de garantia de segurança.
  • b) segmentação social das políticas públicas por níveis de carência.
  • c) influência de grupos políticos globais em rede no cotidiano urbano.
  • d) ampliação dos territórios móveis nas áreas residenciais tradicionais.
  • e) necessidade da população em associar espacialmente trabalho e moradia.
#189361
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(1,0) 8 - 

De modo geral, os logradouros de Fortaleza, até meados do século XIX, eram conhecidos por designações surgidas da tradição ou de funções e edificações que lhes caracterizavam. Assim, chamava-se Travessa da Municipalidade (atual Guilherme Rocha) por ladear o prédio da Intendência Municipal; S. Bernardo (hoje Pedro Pereira) por conta de igreja homônima; Rua do Cajueiro (atual Pedro Borges) por abrigar uma das mais antigas e populares árvores da capital. Já a Praça José de Alencar, na década de 1850, era popularmente designada por Praça do Patrocínio, pois em seu lado norte se encontrava uma igreja homônima.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado)

Os atos de nomeação dos logradouros, analisados de uma perspectiva histórica, constituem

  • a) formas de promover os nomes das autoridades imperiais.
  • b) modos oficiais e populares de produção da memória nas cidades.
  • c) recursos arquitetônicos funcionais à racionalização do espaço urbano.
  • d) maneiras de hierarquizar estratos sociais e dividir as populações urbanas.
  • e) mecanismos de imposição dos itinerários sociais e fluxos econômicos na cidade.
#189362
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(1,0) 9 - 

Na primeira década do século XX, reformar a cidade do Rio de Janeiro passou a ser o sinal mais evidente da modernização que se desejava promover no Brasil. O ponto culminante do esforço de modernização se deu na gestão do prefeito Pereira Passos, entre 1902 e 1906. “O Rio civilizava-se” era frase célebre à época e condensava o esforço para iluminar as vielas escuras e esburacadas, controlar as epidemias, destruir os cortiços e remover as camadas populares do centro da cidade.
OLIVEIRA, L. L. Sinais de modernidade na Era Vargas: vida literária, cinema e rádio. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. (Org.). O tempo do nacional-estatismo: do início ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
O processo de modernização mencionado no texto trazia um paradoxo que se expressava no(a)

  • a) substituição de vielas por amplas avenidas.
  • b) impossibilidade de se combaterem as doenças tropicais.
  • c) ideal de civilização acompanhado de marginalização.
  • d) sobreposição de padrões arquitetônicos incompatíveis.
  • e) projeto de cidade incompatível com a rugosidade do relevo.
#189363
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(1,0) 10 - 

Prova Urbanização para o Enem + IMAGEM 1

Disponível em: www.essentiaeditora.iff.edu.br. Acesso em: 20jun. 2012.
Comparando o escoamento natural das águas de chuva com o escoamento em áreas urbanas, nota-se que a urbanização promove maior

  • a) vazão hídrica nas estruturas artificiais construídas pelas atividades humanas.
  • b) armazenagem subterrânea, uma vez que, nas áreas urbanizadas, o ciclo hidrológico é alterado pelas atividades antrópicas.
  • c) evapotranspiração, pois, nas áreas urbanas, a diminuição da cobertura vegetal promove aumento no processo de transpiração.
  • d) transferência de descarga subterrânea, pois, ao aumentar a impermeabilização, traz-se como consequência maior alimentação do lençol freático.
  • e) infiltração, pois, ao aumentar a impermeabilização, estabelece-se uma relação diretamente proporcional desses elementos na composição do ciclo hidrológico.