Prova UNILAB-UFC - Enfermagem 5 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso UNILAB-UFC.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CCV-UFC, para nível Médio do cargo de Técnico em Enfermagem. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes UNILAB-UFC.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Enfermagem 5 do concurso UNILAB-UFC.
- Questões de O exercício profissional da enfermagem.
- Questões de Educação para saúde. O atendimento de enfermagem em casos de urgência e emergência.
- Questões de Primeiros socorros.
- Questões de Biossegurança.
- Questões de Administração de medicamentos: métodos e vias, diluições de drogas e soluções, intoxicação por medicamentos.
- Questões de Assistência de enfermagem em programas especiais: doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, Imunizações, Hipertensão, Diabetes, Tuberculose, Hanseníase e Saúde do Trabalhador.
- Questões de Assistência de Enfermagem na saúde da criança, adolescente e do idoso.
- Questões de Lei do exercício Profissional – Lei nº 7.498/86. Código de ética dos Profissionais de Enfermagem.
- Questões de Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
- Questões de Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
- Questões de Sinais vitais. Procedimentos básicos de enfermagem. Princípios e métodos de assepsia e esterilização. Assistência de enfermagem a pacientes com problemas respiratórios, cardiovasculares e gastrointestinais.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Enfermagem 5.
- #27688
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
M.A.S é técnica de enfermagem em uma maternidade, onde constatou no prontuário que a puerpera tinha sífilis e HIV. Assinale a alternativa que só apresenta condutas adequadas com relação aos cuidados diante desse binômio.
- a) Oferecer orientações educativas para toda a família mesmo sem o consentimento do paciente.
- b) Orientar para o sexo seguro e o uso do preservativo apenas se o companheiro for soropositivo para o HIV.
- c) Incentivar aos pacientes em uso de TARV combinada para tratamento a fazer o uso dos antirretrovirais somente após a alta hospitalar.
- d) Aconselhar aos pacientes em uso de antirretrovirais para profilaxia da transmissão vertical a manter os medicamentos imediatamente após o parto.
- e) Inibir a lactação através do enfaixamento das mamas com ataduras ou comprimindo-as com um “top” e evitando, com isso, o início da lactação pela estimulação.
(1,0) 2 -
No setor de Imunização em uma unidade de saúde, chega uma criança com 30 (trinta) dias de nascida que, segundo a mãe, foi vacinada no primeiro dia de vida com a BCG e a Hepatite B. Não houve, no local onde foi dada a vacina BCG, a formação gradativa de pápula, pústula e crosta. Assinale a alternativa que indica o procedimento correto para dar continuidade ao calendário vacinal.
- a) A técnica em enfermagem deve apenas orientar a mãe que, aos seis meses, a criança deverá ser revacinada com a BCG, sem necessidade de realização prévia do teste tuberculínico (PPD).
- b) A técnica em enfermagem deve vacinar a criança com a primeira dose da vacina oral rotavírus humano G1P1 e a segunda dose da vacina contra Hepatite B.
- c) A técnica em enfermagem deve vacinar a criança com a primeira dose da vacina oral rotavírus humano G1P1, a segunda dose da vacina contra Hepatite B, e deve orientar a mãe que, aos seis meses, a criança deverá serrevacinada com a BCG.
- d) A técnica em enfermagem deve vacinar a criança com a segunda dose da vacina contra Hepatite B, e deve orientar a mãe que, aos seis meses, a criança deverá ser revacinada com a BCG, sem necessidade de realização prévia do teste tuberculínico (PPD).
- e) A técnica em enfermagem deve vacinar a criança com a segunda dose da vacina contra Hepatite B, e deve orientar a mãe que, aos seis meses, a criança deverá ser revacinada com a BCG, com necessidade de realização prévia do teste tuberculínico (PPD).
- #27690
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Conforme os Cadernos de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, a principal relevância da identificação e controle da hipertensão arterial sistêmica reside na redução das suas complicações,
Assinale a alternativa que contém uma das principais complicações.
- a) Hipertensão gestacional.
- b) Doença cérebro-vascular.
- c) Insuficiência aórtica.
- d) Coartação de aorta.
- e) Estresse agudo.
- #27691
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinale a alternativa em que todos os fatores constituem fatores de risco da diabetes tipo 2.
- a) Idade >25 anos, Sobrepeso (Índice de Massa Corporal IMC >15).
- b) Doença cardiovascular; cerebrovascular ou vascular periférica definida.
- c) História de macrossomia ou diabetes gestacional; diagnóstico prévio de Síndrome de Down.
- d) Hipertensão arterial (> 130/80 mmHg); Colesterol HDL > 25 mg/dL e/ou triglicerídeos < 100 mg/dL.
- e) Obesidade central (cintura abdominal >102 cm para homens e >88 cm para mulheres); Antecedente familiar (mãe ou pai) de diabetes.
- #27692
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Conforme o Manual do Ministério da Saúde, será considerado como tuberculose pulmonar positiva o caso que apresentar:
- a) duas baciloscopias diretas positivas.
- b) uma baciloscopia direta negativa e cultura positiva.
- c) até duas baciloscopias diretas positivas e cultura negativa.
- d) imagem radiológica sugestiva de tuberculose e cultura negativa.
- e) uma baciloscopia direta negativa e imagem radiológica sugestiva de tuberculose.
- #27693
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a alternativa que indica o tratamento adequado para a cura da hanseníase.
- a) Na forma Paucibacilar (PB), é utilizada apenas rifampicina, uma dose mensal de 600 mg (2 cápsulas de 300 mg) com administração supervisionada.
- b) Na forma Multibacilar (MB), é utilizada uma combinação da rifampicina, e clofazimina, acondicionados numa cartela, no seguinte esquema: rifampicina: uma dose mensal de 600 mg (2 cápsulas de 300 mg) com administração supervisionada; clofazimina: uma dose mensal de 300 mg (3 cápsulas de 100 mg) com administração supervisionada e uma dose diária de 50mg autoadministrada.
- c) Na forma Paucibacilar (PB), é utilizada uma combinação da rifampicina e dapsona, acondicionados numa cartela, no seguinte esquema: rifampicina: uma dose mensal de 600 mg (2 cápsulas de 300 mg) com administração supervisionada; e dapsona: uma dose mensal de 100mg supervisionada e uma dose diária autoadministrada.
- d) Na forma Multibacilar (MB), é utilizada uma combinação da rifampicina, dapsona e de azitromicina, acondicionados numa cartela, no seguinte esquema: rifampicina: uma dose mensal de 600 mg (2 cápsulas de 300 mg) com administração supervisionada; azitromicina: uma dose mensal de 500 mg (2 cápsulas de 250 mg); e dapsona: uma dose mensal de 100mg supervisionada e uma dose diária autoadministrada.
- e) Nas formas Paucibacilar (PB) e Multibacilar (MB), são utilizados os mesmos esquemas de tratamento: uma combinação da rifampicina e dapsona, acondicionados numa cartela, no seguinte esquema: rifampicina: uma dose mensal de 600 mg (2 cápsulas de 300 mg) com administração supervisionada; e dapsona: uma dose mensal de 100mg supervisionada e uma dose diária autoadministrada.
- #27694
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Com relação à saúde do trabalhador, caso aconteça acidente de trabalho, deverá ser adotada a seguinte conduta:
- a) avaliar a condução clínica dos casos (diagnóstico, tratamento e alta) para aquelas situações de maior complexidade, estabelecendo os mecanismos de referência e contrarreferência necessários.
- b) investigar o local de trabalho, visando estabelecer relações entre as situações de risco observadas e o agravo que estásendo investigado.
- c) encaminhar os casos de maior complexidade para o hospital de referência em traumas na cidade.
- d) informar ao trabalhador as consequências de seu adoecimento conforme o regimento trabalhista.
- e) realizar orientações trabalhistas e previdenciárias aleatoriamente.
- #27695
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Assinale a alternativa que descreve corretamente às características do recém-nascido de dois dias de vida.
- a) Millium – são glândulas sebáceas obstruídas que podem estar presentes na face, nariz, testa e queixo sob a forma de pequenos pontos brancos.
- b) Icterícia – manchas azuladas extensas, que aparecem nas regiões glútea e lombossacra. De origem racial – aparecem em crianças negras, amarelas e índias - costumam desaparecer com o decorrer dos anos.
- c) Manchas mongólicas – coloração amarelada da pele, que aparece e evolui no sentido craniocaudal, que pode ter significado fisiológico ou patológico de acordo com o tempo de aparecimento e as condições associadas.
- d) Eritema tóxico – pequenas manchas arroxeadas, decorrentes de fragilidade capilar e rompimento de pequenos vasos. Podem aparecer como consequência do parto, pelo atrito da pele contra o canal do parto, ou de circulares de cordão – quando presentes na região do pescoço.
- e) Petéquias – consiste em pequenas lesões avermelhadas, semelhantes a picadas de insetos, que aparecem em geral após o 2º dia de vida. São decorrentes de reação alérgica aos medicamentos usados durante o trabalho de parto ou às roupas e produtos utilizados para a higienização dos bebês.
- #27696
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Para a avaliação do adolescente, existe uma escala importante, chamada Escala de Tanner baseada em uma graduação com 3 itens: Pêlos pubianos (P), Mamas (M) e Genitais masculinos (G). Cada um desses itens é subdividido em 5 fases e/ou estágios, sobre os quais é correto afirmar:
- a) o estágio 1 indica o estado pré-puberal do desenvolvimento (P-5 ou M-5 ou G-5).
- b) o estágio 2 indica o desenvolvimento inicial da cada característica (P-4 ou M-4 ou G-4).
- c) o estágio 3 indica a maturação continuada de cada característica, que são bem mais difíceis de se avaliar (P-3 ou M-3 ou G-3).
- d) o estágio 4 indica a maturação continuada de cada característica (P-2 ou M-2 ou G-2).
- e) o estágio 5 indica o estado adulto ou maduro (P-1 ou M-1 ou G-1).
- #27697
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. Com relação aos meios que visam à prevenção e à manutenção da saúde do idoso, assinale a alternativa correta.
- a) Atendimento geriátrico e gerontológico somente a nível hospitalar.
- b) Cadastramento da população idosa com base na demanda do ambulatório.
- c) Unidades geriátricas de referência, com profissionais da atenção básica especializado em saúde da família.
- d) Reabilitação orientada pelas ações da atenção básica, para a prevenção de outras doenças e agravos.
- e) Atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural.