Prova UNILAB-UFC - Enfermagem 3 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso UNILAB-UFC.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CCV-UFC, para nível Superior do cargo de Enfermeiro. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes UNILAB-UFC.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Enfermagem 3 do concurso UNILAB-UFC.
- Questões de Lei que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências - Lei nº 8080/90.
- Questões de Lei nº. 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
- Questões de Lei do Exercício profissional (Lei nº 7.498/86).
- Questões de Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
- Questões de Estratégia Saúde da Família.
- Questões de Processo Saúde/Doença.
- Questões de Sistematização da Assistência de Enfermagem.
- Questões de Entrevista. Exame físico.
- Questões de Programa Nacional de Imunização.
- Questões de Administração dos serviços de enfermagem.
- Questões de Consulta de Enfermagem: Tuberculose, Hanseníase, Diabetes, Hipertensão, Saúde do Trabalhador, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher e Doenças Sexualmente Transmissíveis.
- Questões de Ações do Enfermeiro nos exames complementares.
- Questões de Biossegurança.
- Questões de Vigilância Epidemiológica: doenças de notificação compulsória.
- Questões de Técnicas Básicas de Enfermagem.
- Questões de Enfermagem em Pronto Socorro: princípios para o atendimento de urgência e emergência.
- Questões de Assistência de Enfermagem a pacientes portadores de doenças do aparelho respiratório, digestivo, cardiovascular, locomotor e esquelético, neurológico, ginecológico e obstetrício, urinário, distúrbios hidreletrolíticos e metabólicos e psiquiátricos.
- Questões de Cuidados de enfermagem em atendimento pré-hospitalar em emergências traumáticas, clínicas e obstétricas.
- Questões de Cuidados de Enfermagem a pacientes com doenças oncológicas.
- Questões de Princípios e Controle de Infecção Hospitalar.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Enfermagem 3.
- #27610
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Na assistência de enfermagem a pacientes portadores de doenças do aparelho respiratório, é necessário que o enfermeiro realize o exame físico. Portanto, ao examinar um paciente de 48 anos com doença pulmonar obstrutiva crônica, o enfermeiro espera auscultar:
- a) murmúrios vesiculares diminuídos.
- b) estertores inspiratórios tardios.
- c) som ressonante.
- d) atrito pleural.
- e) estridor.
- #27611
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Uma jovem de 24 anos, ansiosa, vai ao consultório de enfermagem com queixa de dor no peito, referindo que a dor piora com esforços físicos, como subir escadas. A jovem nega tabagismo, etilismo e uso de drogas ilícitas. Durante a avaliação da paciente, o enfermeiro realizou a ausculta cardíaca, detectando um clique mesossistólico, caracterizando prolapso de valva mitral. A manobra que o enfermeiro deve solicitar que a paciente realize para acentuar os achados do prolapso da valva mitral e facilitar a avaliação é:
- a) manobra de Adson.
- b) manobra de Ortolani.
- c) manobra de Valsalva.
- d) manobra de Heimlich.
- e) manobra de Agachamento.
- #27612
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Assinale a alternativa que indica corretamente a resposta fisiológica esperada ou previsível gerada por um medicamento.
- a) Efeito tóxico.
- b) Efeito adverso.
- c) Efeito colateral.
- d) Efeito terapêutico.
- e) Efeito idiossincrásico.
- #27613
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Uma criança do sexo masculino foi admitida para internamento hospitalar com diagnóstico médico de pneumonia. Portanto, foram prescritos 3,2 milhões de UI de penicilina cristalina EV em 50 ml de SG5% de 6 em 6 horas. No hospital, tem disponível frasco ampola de penicilina cristalina de 5.000.000UI.
Quantos ml devem ser aspirados do frasco ampola de 5.000.000UI após diluído?
- a) 3,2 ml.
- b) 4,5 ml.
- c) 5,1 ml.
- d) 5,6 ml.
- e) 6,4 ml.
- #27614
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A Portaria nº 3.125, de 7 de outubro de 2010 aprova as Diretrizes para Vigilância, Atenção e Controle da hanseníase, cuja classificação operacional dos casos de hanseníase para definir o esquema de tratamento com poliquimioterapia é baseada no número de lesões cutâneas, de acordo com os seguintes critérios: paucibacilar - casos com até cinco lesões de pele; e multibacilar – casos com mais de cinco lesões de pele. Para realização da consulta de enfermagem ao paciente com hanseníase, o enfermeiro utilizará os esquemas terapêuticos padronizados de acordo com a classificação operacional. Acerca do esquema terapêutico para adulto, é correto afirmar:
- a) para casos paucibacilares, usa-se rifampicina com dose mensal de 600 mg com administração supervisionada; e dapsona com dose mensal de 100 mg supervisionada e uma dose diária de 50 mg autoadministrada, com duração de 12 doses.
- b) para casos paucibacilares, usa-se rifampicina com dose mensal de 600 mg com administração supervisionada; dapsona com dose mensal de 300 mg supervisionada e uma dose diária de 50 mg autoadministrada com duração de 6 doses; e penicilina benzatina 5.000.000 UI em dose única.
- c) para casos multibacilares, usa-se rifampicina com dose mensal de 600 mg com administração supervisionada; dapsona com dose mensal de 100 mg supervisionada e uma dose diária de 100 mg autoadministrada; e clofazimina com dose mensal de 300 mg com administração supervisionada e uma dose diária de 150 mg autoadministrada; com duração de 24 doses.
- d) para casos multibacilares, usa-se rifampicina com dose mensal de 600 mg com administração supervisionada; dapsona com dose mensal de 100 mg supervisionada e uma dose diária de 100 mg autoadministrada; e clofazimina com dose mensal de 300 mg com administração supervisionada e uma dose diária de 50 mg autoadministrada; com duração de 12 doses.
- e) tanto nos casos paucibacilares como multibacilares, o esquema terapêutico é rifampicina com dose mensal de 600 mg com administração supervisionada; dapsona com dose mensal de 100 mg supervisionada e uma dose diária de 50 mg autoadministrada; e clofazimina com dose mensal de 150 mg com administração supervisionada e uma dose diária de 50 mg autoadministrada. A diferença é que nos paucibacilares tem duração de 6 doses e nos multibacilares de 24 doses.
- #27615
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A tuberculose, doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da tuberculose na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é esta forma, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. É considerada como tuberculose pulmonar:
- a) Tuberculose pleural.
- b) Tuberculose miliar.
- c) Tuberculose pericárdica.
- d) Tuberculose ganglionar periférica.
- e) Tuberculose ganglionar periférica.
- #27616
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Segundo o Programa de Controle de Infecção Hospitalar do Ministério da Saúde, infecção hospitalar é definida como:
- a) a infecção de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas.
- b) aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.
- c) aquela adquirida após a admissão do paciente, que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
- d) a infecção que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microorganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção.
- e) a infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que se tornou evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS).
- #27617
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
De acordo com as Diretrizes da American Heart Association sobre Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (2010), é correto afirmar:
- a) o esterno adulto deve ser comprimido até 2 polegadas (5 cm), evitando ultrapassar esse limite, pois pode levar à fratura de costela.
- b) o procedimento "Ver, ouvir e sentir se há respiração” deve continuar sendo usado para avaliar a respiração após a abertura da via aérea.
- c) o procedimento "Ver, ouvir e sentir se há respiração” foi removido da sequência de Ressuscitação Cardiopulmonar. Após a aplicação de 30 compressões, o socorrista que atuar sozinho deverá abrir a via aérea da vítima e aplicar duas ventilações.
- d) é sensato que os socorristas leigos e profissionais de saúde realizem compressões torácicas a uma frequência mínima de 60 compressões por minuto.
- e) a sequência da RCP em adultos tem início com a abertura da via aérea, seguida de verificação da presença de respiração normal e, em seguida, a aplicação de duas ventilações de resgate, acompanhadas de ciclos de 30 compressões torácicas e 2 ventilações.
- #27618
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
As Diretrizes da American Heart Association sobre Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (2010) recomendam atualmente a seguinte sequência de procedimentos de sobrevivência básica de vida:
- a) B-A-C (respiração, via aérea, compressões torácicas) em pessoas de todas as idades.
- b) A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) em pessoas de todas as idades.
- c) C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração) em adultos, crianças e bebês (excluindo-se recém-nascidos).
- d) A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) para crianças, bebês e recém-nascidos e C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração) para adultos.
- e) A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) somente em adultos; e C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração) para crianças, bebês e recém-nascidos.
- #27619
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UNILAB-UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Para o enfermeiro realizar o cuidado de enfermagem ao paciente com doenças oncológicas, é necessário diferenciar as células malignas das células benignas, as quais diferenciam em muitas características de crescimento celular, inclusive o método e a velocidade de crescimento, a capacidade de disseminar, os efeitos gerais e a capacidade de levar à morte. Diante dessas considerações, assinale a alternativa que indica corretamente as características de neoplasia maligna.
- a) As células são indiferenciadas; a velocidade de crescimento depende do nível de diferenciação, ou seja, quanto mais anaplásico for o tumor, mais rápido será o crescimento.
- b) As células são diferenciadas e, com frequência, portam pouca semelhança com as células normais do tecido do qual o tumor se originou.
- c) As células são indiferenciadas; a velocidade de crescimento depende do nível de diferenciação, ou seja, quanto mais anaplásico for o tumor, mais lento será o crescimento.
- d) As células são bem diferenciadas e se assemelham às células normais do tecido do qual o tumor se originou.
- e) As células são indiferenciadas e se assemelham às células normais do tecido do qual o tumor se originou.