Processando...

Prova UNILAB-UFC - Enfermagem 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova UNILAB-UFC - Enfermagem 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso UNILAB-UFC.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca CCV-UFC, para nível Superior do cargo de Enfermeiro. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes UNILAB-UFC.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Enfermagem 2 do concurso UNILAB-UFC.

  1. Questões de Lei que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências - Lei nº 8080/90.
  2. Questões de Lei nº. 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
  3. Questões de Lei do Exercício profissional (Lei nº 7.498/86).
  4. Questões de Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
  5. Questões de Estratégia Saúde da Família.
  6. Questões de Processo Saúde/Doença.
  7. Questões de Sistematização da Assistência de Enfermagem.
  8. Questões de Entrevista. Exame físico.
  9. Questões de Programa Nacional de Imunização.
  10. Questões de Administração dos serviços de enfermagem.
  11. Questões de Consulta de Enfermagem: Tuberculose, Hanseníase, Diabetes, Hipertensão, Saúde do Trabalhador, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher e Doenças Sexualmente Transmissíveis.
  12. Questões de Ações do Enfermeiro nos exames complementares.
  13. Questões de Biossegurança.
  14. Questões de Vigilância Epidemiológica: doenças de notificação compulsória.
  15. Questões de Técnicas Básicas de Enfermagem.
  16. Questões de Enfermagem em Pronto Socorro: princípios para o atendimento de urgência e emergência.
  17. Questões de Assistência de Enfermagem a pacientes portadores de doenças do aparelho respiratório, digestivo, cardiovascular, locomotor e esquelético, neurológico, ginecológico e obstetrício, urinário, distúrbios hidreletrolíticos e metabólicos e psiquiátricos.
  18. Questões de Cuidados de enfermagem em atendimento pré-hospitalar em emergências traumáticas, clínicas e obstétricas.
  19. Questões de Cuidados de Enfermagem a pacientes com doenças oncológicas.
  20. Questões de Princípios e Controle de Infecção Hospitalar.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Enfermagem 2.

#27600
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
3
médio

(1,0) 1 - 

O Programa Nacional de Imunizações tem como objetivo, em primeira instância, o controle de doenças imunopreveníveis através de amplas coberturas vacinais, para que a população possa ser provida de adequada proteção imunitária contra as doenças abrangidas pelo programa. Acerca do calendário básico de vacinação, é correto afirmar como verdadeiro:

  • a) a vacina pneumocócica deve ser administrada em 3doses (2, 4 e 6 meses de idade), juntamente com a vacina hepatite B.
  • b) a vacina hepatite B deve ser administrada em 3 doses (2, 4 e 6 meses de idade), sendo mantido o intervalo entre as doses de 60 dias e, mínimo de 30 dias.
  • c) a vacina BCG deve ser administrada o mais precoce possível, preferencialmente após o nascimento. Inclusive nos prematuros com menos de 36 semanas e peso inferior a 2kg.
  • d) a vacina tetravalente DTP + Hib (difteria, tétano, pertussis e Haemophilus influenzae b) deve ser administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade, cujo intervalo entre as doses deve ser de 60 dias e, mínimo de 30 dias. São indicados dois reforços: o primeiro aos 15 meses de idade e o segundo aos 4 anos.
  • e) a vacina oral rotavírus humano deve ser administrada em duas doses seguindo os limites de faixa etária; a primeira dose entre 1 mês e 15 dias a 3 meses e 7 dias; e a segunda dose, entre 3 meses e 7 dias a 5 meses e 15 dias. O intervalo mínimo preconizado entre a primeira e a segunda dose é de 30 dias.
#27601
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Para que as condições de conservação das vacinas e dos soros do Programa Nacional de Imunização sejam adequadas, o refrigerador deve ser organizado considerando o seguinte aspecto como adequado:

  • a) no refrigerador, guardar os imunobiológicos em caixas térmicas uma vez que impedem a condução do frio.
  • b) o termômetro linear deve ser preferencialmente usado no refrigerador, pois detecta as variações da temperatura na conservação dos imunobiológicos.
  • c) a manutenção das condições ideais de conservação dos imunobiológicos exige que a limpeza do refrigerador seja feita a cada 15 dias, ou quando a camada de gelo atingir 0,5cm.
  • d) devem ser colocadas na 1ª prateleira as vacinas virais e bacterianas já abertas; na 2ª prateleira as vacinas virais, as vacinas bacterianas e os soros lacrados; e na 3ª prateleira, os diluentes.
  • e) com a atualização do calendário básico de vacinação,o refrigerador deve ser regulado de forma que a temperatura interna permaneça entre +1ºC e +6ºC, pois a vacina oral rotavírus humano precisa de baixas temperaturas para sua conservação.
#27602
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

Notificação compulsória é um registro que obriga e universaliza as notificações, visando ao rápido controle de eventos que requerem pronta intervenção. Para tanto, foi criada uma Lista de Doenças de Notificação Compulsória, na qual estão inseridas todas as doenças da alternativa:

  • a) Asma, Câncer, Tuberculose, Leptospirose, Varicela.
  • b) Antraz, Botulismo, Cólera, Dengue, Sífilis congênita.
  • c) Cólera, Dengue, Febre reumática, Poliomielite, Varicela.
  • d) Câncer, Dengue, Hepatite A, Raiva humana, Tuberculose.
  • e) Febre amarela, Febre reumática, Leishmaniose visceral, Sarampo.
#27603
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A medida indireta da pressão arterial é feita com estetoscópio e com esfignomanômetro, periodicamente testado e calibrado. Assinale a alternativa em que o procedimento referente a essa medida está correto.

  • a) A segunda medida deve ser feita após 10 minutos da primeira, mantendo o paciente em repouso.
  • b) O paciente deve ser informado sobre os valores obtidos desde que os níveis pressóricos estejam anormais.
  • c) O valor registrado da pressão sistólica corresponde ao momento do desaparecimento do som de Korotkoff, exceto em pacientes cardiopatas.
  • d) A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 60% da circunferência do braço e seu comprimento envolver pelo menos 40% do braço.
  • e) O enfermeiro deve certificar-se de que o paciente não está com bexiga cheia; não ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos; e não fumou nos 30 minutos anteriores à medida.
#27604
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 5 - 

Durante a consulta de enfermagem realizada a um paciente de 42 anos com diagnóstico de diabetes melito, o enfermeiro realizou a anamnese e o exame físico com verificação da pressão arterial (PA), sendo constatada PA=142/96mmHg. Assim, segundo as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão (2010), que classifica a pressão arterial de acordo com a medida casual no consultório em pacientes > 18 anos, o referido valor da PA desse paciente é classificado como:

  • a) hipertensão estágio 1.
  • b) hipertensão estágio 2.
  • c) hipertensão estágio 3.
  • d) limítrofe.
  • e) normal.
#27605
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Para o controle da taxa glicêmica, é necessária a aplicação de insulina, a qual é um hormônio que deve ser conservado de maneira adequada, para que sejam garantidas as suas propriedades farmacológicas. Portanto, é preciso seguir as seguintes orientações:

  • a) a insulina deve ser mantida refrigerada, mas, caso o frasco com a insulina seja congelado, pode colocá-lo em temperatura ambiente até o total descongelamento e administrar na via subcutânea do paciente com diabetes.
  • b) a insulina que está em uso poderá ser mantida em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), por até um mês. Nesse caso, deixar o frasco no lugar mais fresco da casa, como, por exemplo, perto do filtro de água.
  • c) a insulina pode apresentar mudança na cor e presença de grânulos, mas é uma característica normal e pode ser administrada sem risco de complicações.
  • d) a insulina não pode ser mantida em temperatura ambiente por tempo superior a 30 minutos.
  • e) as insulinas não devem ser armazenadas em geladeiras, na porta ou parte inferior.
#27606
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Durante a consulta de enfermagem à criança, é necessário o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Sobre esse tema, é correto afirmar:

  • a) no crescimento com curva de traçado ascendente, deve-se pesquisar problema de saúde.
  • b) o perímetro cefálico adequado deve ser menor que o perímetro torácico no recém-nascido ao nascer.
  • c) o crescimento e desenvolvimento infantil são processos geneticamente programados, que independem de fatores ambientais.
  • d) reflexo de Moro presente, ciclo de sono desorganizado, sistema gastrintestinal imaturo para alimentos sólidos são algumas características do recém-nascido.
  • e) na avaliação do desenvolvimento infantil, considera-se adequado que, apartir dos 10 meses, a criança mude de decúbito lateral para decúbito dorsal, levante momentaneamente a cabeça quando está de bruços.
#27607
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 8 - 

Dentre as ações do enfermeiro nos exames complementares, pode-se citar a realização da gasometria arterial, pois a Resolução COFEN Nº 390/2011 normatiza a execução, pelo enfermeiro, da punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização de pressão arterial invasiva. Para tanto, é necessário que o enfermeiro avalie a circulação colateral antes de proceder à punção da artéria radial.

 

Essa avaliação é realizada com a obliteração tanto do pulso radial quanto do ulnar para levar à palidez da mão. A seguir, libera a pressão apenas da artéria ulnar, devendo o fluxo da artéria ulnar ser adequado e imediatamente retornar o rubor da mão. Assim, o teste é positivo, podendo ser utilizada a artéria radial para punção. O nome desse teste é:

  • a) Teste Radial.
  • b) Teste Ulnar.
  • c) Teste de Allen.
  • d) Teste de Protrombina.
  • e) Teste de Tromboplastina.
#27608
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Um paciente está internado em uma unidade clínica hospitalar, apresentando sede, mucosa pegajosa, contratura muscular, náuseas, vômitos, taquisfigmia, aumento da pressão arterial. Ao realizar exames laboratoriais, constataram-se aumento do sódio sérico, redução do sódio urinário e aumento da osmolaridade e densidade específica da urina. Essas manifestações clínicas e achados laboratoriais são característicos de:

  • a) hipernatremia.
  • b) hiponatremia.
  • c) hipervolemia.
  • d) hipocalcemia.
  • e) hipocalemia.
#27609
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Uma mulher de 33 anos, sexualmente ativa, procura atendimento na unidade de saúde com queixa de secreção vaginal. É solteira, mas tem relacionamento sexual com diversos parceiros. Ao exame físico da vagina, o enfermeiro constatou secreção verde-amarelada, com odor fétido e a paciente referiu prurido eventual e dor à micção. O útero apresentava tamanho normal e não havia massas anexiais. Com base nesses dados, pode-se constatar que a paciente provavelmente apresentava:

  • a) cancro sifilítico.
  • b) vaginose bacteriana.
  • c) vaginite por Cândida.
  • d) doença inflamatória pélvica.
  • e) infecção por Trichomonas vaginalis.