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Prova TJ-SP - Serviço Social 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova TJ-SP - Serviço Social 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso TJ-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Vunesp, para nível Superior do cargo de Assistente Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes TJ-SP.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Serviço Social 1 do concurso TJ-SP.

  1. Questões de Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social;
  2. Questões de Políticas Sociais e Serviço Social;
  3. Questões de prática profissional x prática social x prática institucional x avaliações;
  4. Questões de laudos e pareceres;
  5. Questões de assistência e assistencialismo;
  6. Questões de análise e fundamentação das relações sociais no âmbito das instituições e dos movimentos populares;
  7. Questões de Serviço Social e Instituição;
  8. Questões de Serviço Social e interdisciplinaridade;
  9. Questões de ética profissional;
  10. Questões de noções de direito família e sucessões;
  11. Questões de direitos fundamentais da criança e do adolescente;
  12. Questões de as medidas específicas de proteção à criança e ao adolescente;
    Questões de a colocação em família substituta e guarda-tutela-adoção;
  13. Questões de a apuração do ato infracional atribuído ao adolescente;
  14. Questões de as medidas sócio-educativas;
  15. Questões de a criança e o adolescente vitimizados;
  16. Questões de as inter-relações familiares: casamento x separação e a criança/adolescente;
  17. Questões de novas composições familiares;
  18. Questões de atribuições da equipe interprofissional.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Serviço Social 1.

#27771
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

O movimento de Reconceituação do Serviço Social emergiu na metade dos anos 1960, prolongou-se por uma década e foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente latino-americano. De acordo com apontamentos de Iamamoto (1999), tal como se expressou em sua tônica dominante na América Latina, o movimento de Reconceituação representou um marco decisivo no desencadeamento

  • a) da definição de objetivos claros comprometidos com a sociedade de classes postos ao Serviço Social.
  • b) do processo de revisão crítica do Serviço Social no continente.
  • c) de posições favoráveis ao rompimento com princípios marxistas orientadores do conjunto teórico profissional.
  • d) da configuração da prática profissional vigente até os dias atuais.
  • e) da tendência conservadora presente nas propostas de políticas públicas estatais.
#27772
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 2 - 

Para analisar a profissão como parte das transformações históricas da sociedade presente, é necessário transpor o universo estrito do Serviço Social, para apreendê-lo na história da sociedade da qual ele é parte e expressão. O atual quadro sócio-histórico atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do assistente social, afetando as suas condições de trabalho, as relações presentes no exercício profissional, assim como a vida da população usuária dos serviços sociais. A análise crítica desse quadro requer um Serviço Social que afirme a centralidade do trabalho na conformação da questão social e dos direitos sociais

  • a) que assegurem o crescimento econômico-social.
  • b) fundamentados em bases mecanicistas.
  • c) responsáveis por garantir o status quo.
  • d) inscritos em uma ordem social centralizada.
  • e) consubstanciados em políticas sociais universais.
#27773
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 3 - 

Desvendar a prática profissional cotidiana supõe inseri-la no quadro das relações sociais fundamentais da sociedade, ou seja, entendê-la no jogo tenso das relações entre as classes sociais, suas frações e das relações destas com o Estado brasileiro. Como destaca Iamamoto (1999), o Serviço Social tem olhado menos para a sociedade e mais para o Estado. As reflexões produzidas sobre o fazer profissional tem priorizado a análise da intervenção do Estado,

  • a) a partir da composição de forças com a iniciativa privada, parceria geradora de inclusão social.
  • b) via políticas sociais públicas, e daí extraídos os seus efeitos na sociedade.
  • c) na lógica da prestação continuada de serviços setorizados à população.
  • d) de acordo com o conjunto de medidas burocráticas suficientes para efetivar direitos sociais.
  • e) considerando os processos de trabalho e o mercado concreto para a categoria profissional.
#27774
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 4 - 

O Serviço Social, como as demais profissões, na medida em que se fazem, se refazem e se reconstroem nas relações, na sociedade, vão-se fazendo, reconstruindo e refazendo suas práticas, muito embora nesse processo não sejam superados os limites das relações postas pelo capitalismo e pelas conjunturas sociopolíticas que vivenciam. Conforme destaca Baptista (2009), nesse movimento, as ações individuais dos profissionais podem assumir, ao mesmo tempo, as dimensões de síntese e de

  • a) apropriação de conteúdos e metodologias a serviço dos mais pobres.
  • b) criação de novas propostas e de novos conhecimentos.
  • c) conformações atípicas da prestação imediata de serviços.
  • d) configurações próprias de uma dada prática social marcada por equidade.
  • e) antítese que discute a competência do profissional.
#27775
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

Os modos de ser e de se afirmar das ações profissionais têm uma temporalidade histórica, uma vez que sofrem profundas influências das conjunturas sociais que vivenciam e que forjam as visões de mundo que as informam e as relações em que se materializam. Importante recurso à disposição dos profissionais, a avaliação está presente dialeticamente em todo o processo de planejamento. Como destaca Baptista (2009), a avaliação, via de regra, tem por base um ponto de vista peculiar, que determina o modo de perceber e de explicar as coisas e o mundo da pessoa que avalia. É este o ponto de vista que fornece o referencial e os critérios sobre os quais se apoiam os juízos. Isso significa que avaliar é

  • a) tomar partido em relação à realidade analisada.
  • b) condição necessária, observado o critério institucional.
  • c) possível, desde que aprovado pela chefia.
  • d) definir critérios autônomos e subjetivos.
  • e) prática excepcional, utilizada quando a ação não alcança os objetivos.
#27776
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

A violência é pensada sempre do ponto de vista de relações de força expressas enquanto relações de dominação, em que as diferenças na sociedade são convertidas em rela ções de desigualdade e essa desigualdade convertida em relações assimétricas, que implicam que a vontade de uns seja subordinada à de outros. É nesse sentido que a ação é violenta. No entanto, a violência não se expressa apenas nas relações entre as classes sociais. Ela pode estar presente nas relações de gênero, nas relações entre homens e mulheres, entre adultos e crianças, entre outras. Conforme Ferrari (2002), o abusador, tanto da criança, quanto do adolescente, utiliza-se da violência como uma forma de manifestação das relações de dominação, expressando claramente

  • a) a aprovação de autonomia, de isonomia e de defesa.
  • b) o equilíbrio da força física, do jogo mental e da superação.
  • c) a sensação de autoritarismo, a alteridade e a intransigência.
  • d) a manutenção da posição instituída, o poder de convencimento e a perspectiva de futuro.
  • e) uma negação da liberdade do outro, da igualdade e da vida.
#27777
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 7 - 

No contexto forense, o processo avaliativo é explícito e faz parte do cotidiano do trabalho do profissional que____________ a decisão judicial. Essa avaliação perpassa tanto a comunicação face a face quanto a comunicação escrita. Será por meio desta última que o usuário se dará a conhecer na instituição, no que concerne aos aspectos sociais, psicológicos ou educacionais de sua singularidade e de sua particularidade.

Nesse sentido, há uma ação interventiva que o assistente social estabelece com os usuários que______________a elaboração de um laudo. Entretanto, a partir do momento em que a leitura profissional de um caso atendido ganha a forma escrita, não há mais a ação interventiva, no sentido estrito do termo. Mas, dada a particularidade de uma instituição forense, essas relações continuam a ser processadas por meio dos_________. Portanto, como destaca Magalhães (2003), embora de forma indireta, os profissionais que avaliam casos continuam a intervir. 

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • a) pondera … valida … processos
  • b) questiona … acompanha … artifícios legais
  • c) define … ultrapassa … testemunhos gerais
  • d) subsidia … antecede … autos
  • e) julga … precede … depoimentos pessoais
#27778
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 8 - 

Historicamente, as classes sociais dominantes implementaram atividades sociais assistencialistas para reduzir a miséria que geravam e para perpetuar o sistema de exploração do trabalhador. A assistência pública é intrínseca ao modelo econômico brasileiro, pautado nas contradições básicas entre o capital e o trabalho. As políticas assistenciais apresentam, portanto, uma forma historicamente modificável, de acordo com as características das relações que se estabelecem na gestão estatal da reprodução da força de trabalho. De acordo com Yazbek (2009), há no Brasil

  • a) formas clientelistas de relação entre o Estado e a sociedade civil, mas que acabam por priorizar os direitos socioassistenciais.
  • b) intervenções no âmbito social e, particularmente, na assistência social, que representam um espaço relevante na administração pública.
  • c) evidências de uma relação amistosa e ao mesmo tempo conturbada entre organizações assistenciais e sociedade civil organizada.
  • d) uma modalidade assistencial de fazer política no campo do social, particularmente nos espaços de relação entre o Estado e os setores excluídos.
  • e) um Estado que é a expressão de interesses assistenciais, neutros e igualitários, mas que adquire uma aparência tendenciosa e contraditória.
#27779
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 9 - 

O fato de a presença dos pobres em nossa sociedade ser vista como natural e banal despolitiza o enfrentamento da questão e coloca os que vivem a experiência da pobreza num lugar social. Para Yazbek (2009), o uso da categoria “subalternidade” apresenta maior propriedade no sentido de apreender a situação de privação social, econômica, cultural e política, lugar social dos usuários dos serviços sociais. Nessa perspectiva, a subalternidade ganha dimensões mais amplas, não expressando apenas a exploração, mas também a dominação e a___________, que no mercado capitalista cria reservas de mão de obra e transforma o pauperismo em despesa extra da produção. 

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • a) supressão laborativa
  • b) subjetividade construtiva
  • c) isenção restritiva
  • d) coerção produtiva
  • e) exclusão integrativa
#27780
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 10 - 

No Brasil, a conjuntura de crise econômica dos anos 80 e a ebulição dos movimentos sociais que aprofundam a luta pela democracia e por direitos de cidadania constituem o cenário do debate e de formulação da Constituição de 1988. Esta, chamada Constituição Cidadã, expressa e responde a esses anseios democráticos. Ao lado da diretriz de descentralização e municipalização das políticas públicas, concretizadoras de direitos, é afiançada a participação da população no controle e na gestão dessas políticas. Para tanto, as legislações ordinárias regulamentadoras da Constituição previram, para essa participação,

  • a) assembleias extraordinárias.
  • b) fóruns especiais.
  • c) auditorias externas.
  • d) conselhos colegiados.
  • e) órgãos representativos de classes.