Prova TJ-RS - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado TJ-RS | FAURGS | cód.2864
Quer subir no ranking e garantir sua aprovação no concurso TJ-RS? Comece pelo simulado certo! 🥇
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado TJ-RS foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: TJ-RS
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Português
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FAURGS
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado TJ-RS e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões TJ-RS
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso TJ-RS. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre TJ-RS
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso TJ-RS.
📢 Concursos Abertos para TJ-RS
Veja os concursos abertos da instituição TJ-RS. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #34134
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 10 e 11 do texto.
- a) tras – visões
- b) trás – visões
- c) trás – vizões
- d) traz – visões
- e) traz – vizões
- #34135
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 19, 38 e 41 do texto.
- a) que – de quem – de que
- b) em quem – a quem – de quem
- c) que – ao que – cujas
- d) em quem – ao que – que
- e) que – ao que – que
- #34136
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os sentidos das conjunções Como (l. 14) e porque (l. 42), conforme empregadas nos períodos em que ocorrem no texto.
- a) oposição – causa
- b) causa – explicação
- c) explicação – causa
- d) oposição – explicação
- e) explicação – explicação
- #34137
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A expressão choque tectônico de ideias (l. 12) contém uma metáfora que remete ao campo da
- a) história.
- b) biologia.
- c) química.
- d) medicina.
- e) geologia.
- #34138
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Considere as seguintes afirmações sobre relações de referência estabelecidas no texto.
I - A expressão sua categoria (l. 31) faz referência à qualidade dos argumentos dos envolvidos em um debate.
II - O pronome eles (l. 34) faz referência aos possíveis argumentos em um debate.
III - A expressão esse gesto (l. 67) faz referência ao posicionamento assumido por Chico Buarque de Hollanda e Caetano Veloso em relação às restrições às biografias não autorizadas.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e III.
- e) Apenas II e III.
- #34139
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Considere as seguintes propostas de pontuação.
I - A colocação de duas vírgulas, uma depois de mas (l. 09) e uma depois de espíritos (l. 11).
II - A inserção de uma vírgula depois do travessão da linha 17.
III - A retirada da vírgula depois de porém (l. 21).
Quais seriam gramaticalmente corretas, se incorporadas ao texto?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas II e III.
- #34140
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Considere as seguintes propostas de substituições de expressões do texto.
I - A substituição das expressões nem sempre (l. 14) e todos os (l. 14), respectivamente, por nunca e alguns dos.
II - A substituição das expressões poucas (l. 15) e todos os (l. 16), respectivamente, por todas as e poucos.
III - A substituição da expressão torna impossível publicar (l. 63-64) por impede a publicação de.
Quais resultariam em alteração do sentido literal dos períodos originais?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas II e III.
- #34141
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Considere as seguintes propostas de alteração de trechos do texto envolvendo mudança de ordem de palavras.
I - Substituição de muitas vezes tiveram (l. 59) por tiveram muitas vezes.
II - Substituição de emprestaram seu prestígio não a um princípio (l. 60-61) por emprestaram não seu prestígio a um princípio.
III - Substituição de Pois, levado ao limite, o racio- cínio (l. 62-63) por Levado ao limite, pois, o raciocínio.
Quais preservam a correção gramatical e o sentido literal dos períodos originais?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas II e III.
- #34142
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Considere as seguintes propostas de alterações.
I - Na linha 53, a substituição de às por a.
II - Na linha 61, a substituição de a, depois de mas, por à.
III - Na linha 68, a substituição de a, antes de ser, por à.
Quais seriam gramaticalmente corretas, se incorporadas ao texto?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) I, II e III.
- #34143
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Ao utilizar a expressão capilaridade das redes sociais (l. 07), a autora refere-se à
- a) profundidade dos debates que acontecem nas redes sociais.
- b) segmentação de redes sociais especializadas em distintas questões de caráter público.
- c) capacidade das redes sociais de propagar ideias entre um número expressivo de pessoas.
- d) clandestinidade das redes sociais, necessária para garantir o anonimato de seus participantes.
- e) finalidade das redes sociais de exercer um papel de crítica radical a iniciativas do poder público.