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Prova TJ-PI - Português 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova TJ-PI - Português 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior e Médio do concurso TJ-PI.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FCC, para nível Superior e Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes TJ-PI.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 2 do concurso TJ-PI.

  1. Questões de Acentuação Gráfica.
  2. Questões de Adequação Vocabular: Antônimos, Sinônimos, Homônimos, Parônimos, Hiperônimos, Hipônimos.
  3. Questões de Anáfora E Dêixis.
  4. Questões de Coesão E Coerência.
  5. Questões de Compreensão E Interpretação De Textos.
  6. Questões de Compreensão Textual.
  7. Questões de Concordância Nominal E Verbal.
  8. Questões de Conjunção.
  9. Questões de Coordenação E Subordinação.
  10. Questões de Crase.
  11. Questões de Denotação E Conotação.
  12. Questões de Emprego Das Classes De Palavras.
  13. Questões de Emprego De Tempos E Modos.
  14. Questões de Emprego Do Sinal Indicativo De Crase.
  15. Questões de Estilística: Figuras De Estilo (De Palavras, De Sintaxe, De Pensamento); Estilística Do Som, Estilística Da Palavra, Estilística Da Frase, Estilística Da Enunciação.
  16. Questões de Estrutura Do Vocábulo.
  17. Questões de Estrutura E Organização Do Texto.
  18. Questões de Estrutura Interna Dos Gêneros: Ofício, Memorando, Requerimento, Relatório, Parecer.
  19. Questões de Figuras De Linguagem.
  20. Questões de Flexão Nominal E Verbal.
  21. Questões de Fonética E Fonologia: Relações Entre Ortografia, Fonética E Fonologia: Letras E Grafemas; Encontros Vocálicos E Consonantais; Dígrafos; Sílabas; Acento Tônico; Ortografia.
  22. Questões de Fonologia.
  23. Questões de Formação De Palavras Composição E Derivação.
  24. Questões de Frase: Discurso Direto, Discurso Indireto, Discurso Indireto Livre; Adequação Semântica E Adequação Sintática.
  25. Questões de Funções Morfossintáticas Da Palavra Se.
  26. Questões de Léxico-Semântica: Ambigüidade E Polissemia.
  27. Questões de Morfologia.
  28. Questões de Nexos Oracionais.
  29. Questões de Níveis De Linguagem: Língua Padrão, Coloquial E Vulgar.
  30. Questões de Organização Textual: Texto: Assunto, Tema, Tese, Título, Ponto De Vista, Argumentação; Coesão E Coerência; Referenciação.
  31. Questões de Ortografia E Semântica.
  32. Questões de Ortografia.
  33. Questões de Parágrafo: Construção E Desenvolvimento.
  34. Questões de Pontuação.
  35. Questões de Pronomes: Emprego, Formas De Tratamento E Colocação.
  36. Questões de Radicais E Afixos.
  37. Questões de Reconhecimento De Classe De Palavras, Nome, Pronome, Verbo, Preposições E Conjunções, Pronomes, Colocação, Uso, Formas Pronominais De Tratamento.
  38. Questões de Redação.
  39. Questões de Redação De Correspondências Oficiais.
  40. Questões de Redação Oficial.
  41. Questões de Reescritura De Frases: A Norma Culta De Língua Portuguesa.
  42. Questões de Reescritura De Texto.
  43. Questões de Regência Nominal E Verbal.
  44. Questões de Relação De Causa E Consequência.
  45. Questões de Semântica, Sinonímia E Antonímia.
  46. Questões de Separação De Sílabas.
  47. Questões de Significação Das Palavras.
  48. Questões de Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Parônima, Hiperonímia, Hiponímia; Eponímia; Campos Semânticos E Famílias Lexicais. Neologismos. Estrangeirismos E Empréstimos.
  49. Questões de Sintaxe Da Oração E Do Período.
  50. Questões de Sintaxe.
  51. Questões de Técnica De Resumo De Frases E Textos.
  52. Questões de Termos Da Oração.
  53. Questões de Tipo De Predicação.
  54. Questões de Tipologia Textual.
  55. Questões de Uso Dos Pronomes De Tratamento.
  56. Questões de Valor Lógico E Sintático Das Conjunções.
  57. Questões de Variação Lingüística: Sistema, Norma E Uso.
  58. Questões de Vozes Do Verbo.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 2.

#23155
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TJ-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 1 - 

Está correta, clara e coerente a redação da seguinte frase:

  • a) É muito difícil, hoje, entender como tantos artistas e intelectuais europeus puderam receber a notícia da eclosão da Grande Guerra com tamanho entusiasmo.
  • b) Alban Berg será sempre associado a Schoenberg, mas é possível que, por ter composto a belísima ópera "Wozzeck", acabe dele se disassociando.
  • c) A eminência da Guerra, por si só, fez com que muitos jovens, desejosos de provar o seu valor numa frente de batalha, como se com isso se transformassem em heróis.
  • d) A música de Schoenberg, passados mais de cem anos de suas primeiras composições, são ainda resultado de enorme espanto e extranhamento.
  • e) Thomas Mann é considerado por muitos como um dos maiores romancistas do século XX, cujo Prêmio Nobel recebido fez inteira justiça a ele.
#23156
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TJ-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 2 - 

A noção de guerra total exibia um desagradável grau de semelhança... (4º parágrafo) 

A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima é:

  • a) Tais ações se enquadravam no programa do estadomaior alemão...
  • b) ... intelectuais alemães negavam qualquer ato ilícito do exército em Louvain.
  • c) Muitos artistas exultaram com o início da Grande Guerra...
  • d) ... a juventude da Alemanha emergirá limpa e purificada dessa guerra 'gloriosa'...
  • e) ... mas em particular sua posição parecia claramente isenta de patriotismo.
#23157
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TJ-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 3 - 

A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes no segmento, foi realizada de modo INCORRETO em:

  • a) demonstrou um entusiasmo extremado = demonstrou- o.
  • b) Tais ações se enquadravam no programa = Tais ações nele se enquadravam.
  • c) escreveu ao professor = escreveu-lhe.
  • d) se recusou a assinar um manifesto = se recusou a assiná-lo.
  • e) atacando de um só golpe a música = lhe atacando de um só golpe.
#23158
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TJ-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 4 - 

Em público, declarava que, como artista, não queria se envolver em confusões políticas, mas em particular sua posição parecia claramente isenta de patriotismo. (último parágrafo) 

Ao se reescrever a frase acima, mantêm-se a correção, a clareza e o sentido originais em:

  • a) Em particular, sua posição parecia claramente isenta de patriotismo, ainda que em público declarasse que, como artista, não queria se envolver em confusões políticas.
  • b) Sua posição, em particular, parecia claramente isenta de patriotismo, porquanto declarava publicamente que, como artista, não queria se envolver em confusões políticas.
  • c) Sua posição parecia claramente isenta de patriotismo, em particular; uma vez, em público, declarava que, como artista, não quisesse se envolver em confusões políticas.
  • d) Em particular, sua posição parecia claramente isenta de patriotismo, contanto que em público declarasse que, como artista, não queria se envolver em confusões políticas.
  • e) Sua posição, em particular, parecia claramente isenta de patriotismo, a despeito de declarar-se como um artista que publicamente não se envolveria em confusões políticas.
#23159
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TJ-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 5 - 

Atente para as seguintes observações sobre a pontuação utilizada no texto. 

I. Em Muitos artistas exultaram com o início da Grande Guerra; era como se suas mais extravagantes fantasias... (1º parágrafo), o ponto e vírgula poderia ser substituído por dois-pontos, sem prejuízo para o sentido e a coesão da frase. 

II. Em Schoenberg foi acometido por aquilo que mais tarde chamou de "psicose de guerra", e traçou comparações entre os ataques... (2º parágrafo), a vírgula não poderia ser retirada sob pena de comprometimento do sentido e da coesão da frase. 

III. Em Strauss seria a figura de proa, Mann, o dissidente (último parágrafo), a segunda vírgula indica a elipse do verbo seria da primeira das orações. 

Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) III, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#23160
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TJ-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 6 - 

O segmento cujo sentido está corretamente expresso em outras palavras é:

  • a) extravagantes fantasias = perfectíveis quimeras.
  • b) diário meteorológico = jornal de variedades.
  • c) mentalidade apocalíptica = pensamento inconcebível.
  • d) isenta de patriotismo = permeada pelo nacionalismo.
  • e) apologia da violência = enaltecimento da brutalidade.
#23161
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TJ-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 7 - 

"É revoltante", escreveu alguns meses depois a Hofmannsthal, "ler nos jornais sobre a regeneração da arte alemã [...] sobre como a juventude da Alemanha emergirá limpa e purificada dessa guerra 'gloriosa', quando, na verdade, devemos agradecer se pudermos ver esses infelizes livres de piolhos e percevejos, curados de suas infecções e, uma vez mais, afastados do hábito do assassinato!" (último parágrafo) 

É correto afirmar que a frase de Richard Strauss, citada no texto e transcrita acima, opõe

  • a) a revolta que ele sentia contra os que só pensavam em regenerar a arte alemã por meio da guerra à crise social que se havia instalado na sociedade alemã antes da guerra.
  • b) o que era escrito nos jornais da época a favor da regeneração da arte ao que realmente ocorria com muitos jovens artistas, que viviam na miséria, na doença e no crime.
  • c) a realidade nua e crua da guerra, caracterizada por pragas, doenças e morticínio, à imagem de pureza abstrata e irreal presente na ideologia dos que defendiam a guerra.
  • d) o desejo de que os aspectos menos agradáveis da guerra não prevalecessem à realidade gloriosa que adviria de um conflito como a Grande Guerra.
  • e) a regeneração que ele prenunciava para a Alemanha à consciência de que isso só ocorreria com a vitória alemã, que então superaria o quadro de miséria reinante.
#23162
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TJ-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 8 - 

É correto afirmar que o autor do texto

  • a) deixa entrever sua posição crítica diante da postura dos artistas que apoiaram a Alemanha na Grande Guerra, por meio de expressões como sucumbiu à histeria e desagradável grau de semelhança.
  • b) não se posiciona diante da participação dos artistas austro-germânicos na Grande Guerra, limitando-se a descrever a participação deles no conflito, por meio da citação de alguns de seus depoimentos.
  • c) demonstra estar dividido entre acreditar que os artistas austro-germânicos teriam sido vítimas da "psicose de guerra" ou que teriam conscientemente apoiado a causa alemã na Grande Guerra.
  • d) partilha a crença dos artistas austro-germânicos nos benefícios que a Grande Guerra poderia proporcionar à renovação da arte e da cultura, como o comprova a referência desdenhosa aos valores da burguesia decadente.
  • e) denuncia a participação dos artistas que apoiaram a Alemanha na Grande Guerra, sugerindo não ter havido recuo por parte de alguns deles, como Schoenberg, nem mesmo depois do fim do conflito.
#23163
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TJ-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 9 - 

É correto afirmar que, no texto, o autor

  • a) salienta o papel desempenhado por artistas austrogermânicos na Grande Guerra, apontados como responsáveis diretos pelas atrocidades cometidas na França.
  • b) ressalta que escritores como Thomas Mann e compositores como Schoenberg estavam divididos quanto a apoiar ou não a causa germânica durante a Grande Guerra.
  • c) evidencia o apoio dos artistas austro-germânicos à causa alemã na Grande Guerra, para concluir que, na "Segunda" Grande Guerra, eles ficariam contra a Alemanha.
  • d) destaca o posicionamento de alguns artistas alemães e austríacos diante da Grande Guerra, tendo a maior parte deles, de início, manifestado adesão à causa germânica.
  • e) releva alguns depoimentos, como os de Mann e Berg, para sugerir que a eclosão da Grande Guerra teria sido motivada por essas posições extremas tomadas pelos artistas.
#23164
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TJ-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 10 - 

Assinale a alternativa em que está caracterizada a figura de sintaxe denominada pleonasmo.

  • a) Dizem que os brasileiros autênticos somos loucos por futebol.
  • b) Informaram que Sua Santidade continua adoentado.
  • c) Ao povo, nada lhe dão que não seja seguido de novos impostos.
  • d) Esperamos, sinceramente, você compreenda nossos motivos.
  • e) Ele que era forte e corajoso, ei-lo fraco e covarde.