Processando...

Prova do CORREIOS 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova do CORREIOS 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação no concurso do CORREIOS - Agente de Correios - Carteiro, para nível médio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Matemática
  2. Português
  3. Informática

#586
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 46 - 

No que concerne à pontuação empregada no texto, assinale a opção correta.

  • a) Na linha 37, o emprego da vírgula é obrigatório na primeira ocorrência e facultativo na segunda.
  • b) O emprego da vírgula imediatamente após o vocábulo 'aprendizado' (L.46) preserva o sentido e a correção gramatical do texto.
  • c) O emprego de vírgulas imediatamente antes e depois da expressão 'por exemplo', em ambas as suas ocorrências, nas linhas 7 e 15, é facultativo.
  • d) A substituição da vírgula logo após o vocábulo 'segmentado' (L.14) por ponto e vírgula não prejudica a correção gramatical e a coerência do texto.
  • e) O emprego de dois-pontos na linha 20 justifica-se por introduzir, no período, uma explicação.
#587
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 47 - 

No que se refere a aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.

  • a) Na linha 28, o emprego da preposição a, em 'ao', é exigência sintática do substantivo 'norte'.
  • b) No texto, há elipse do objeto direto exigido pela forma verbal 'oferecem' (L.32).
  • c) O vocábulo 'jovens' (L.5) é empregado, no texto, como substantivo.
  • d) O sujeito da forma verbal 'identifica' (L.12) é 'Carlos Alberto Ramos' (L.10).
  • e) A expressão 'a despeito de' (L.23) é sinônima de apesar de.
#588
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 48 - 

Seriam mantidos o sentido original do texto e sua correção gramatical caso fosse

  • a) substituída a preposição 'a' por em logo após a forma verbal 'cabe' (L.29).
  • b) substituído o termo 'aos' (L.33) por para os.
  • c) substituída a expressão 'com o' (L.3) por ao.
  • d) inserida a preposição em imediatamente após a forma verbal 'implica' (L.4).
  • e) suprimida a preposição 'a' que aparece logo após a conjunção 'e', na linha 18.
#589
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 49 - 

As opções seguintes apresentam trechos adaptados do editorial do Jornal Zero Hora (RS) de 20/4/2010. Assinale a opção em que o texto foi transcrito de forma gramaticalmente correta

  • a) O Tribunal Superior Eleitoral regulamentou o uso da Internet na campanha eleitoral, permitindo a propaganda de candidatos a partir de 6 de julho. Promover as candidaturas, por mais assirrada que seja a disputa, não significa nem baixar o nível, nem faltar com a verdade.
  • b) A campanha eleitoral que se aproxima estará marcada definitivamente pelo uso das facilidades de comunicação que a Internet põem à disposição de partidos, candidatos e eleitores. Haverá a difícil e desafiadora obrigação de manter todo o processo dentro de padrões civilizados, impedindo que os radicais e irresponsáveis contaminem a disputa.
  • c) A capacidade de atingir milhões de pessoas em apenas alguns segundos significa uma ferramenta de valor inestimavel, que já mostrou toda sua eficiência na eleição norte-americana que levou Barack Obama a Casa Branca, em um processo que foi visto como uma revolução na maneira de fazer campanha.
  • d) Esta ferramenta está disponível a custo mínimo para partidos candidatos cabos eleitorais e cidadões comuns. A eleição de 2010 será também um teste para a qualidade dos eleitores, para a obediência às leis do país e para o uso adequado das novas tecnologias em favor da democracia.
  • e) Pelas características da Internet, cuja fiscalização efetiva é impossível, a qualidade das campanhas terá de ser em primeiro lugar uma decisão dos comandos partidários e dos próprios candidatos.
#590
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 50 - 

As opções a seguir apresentam trechos adaptados do editorial d'O Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Assinale a opção cujo texto respeita as normas gramaticais da língua portuguesa padrão.

  • a) O número de brasileiros infectados pela dengue aumentou mais de 70% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2009. O maior foco da doença se concentra em Goiás, onde haviam 50 mil casos registrados. Minas Gerais é o estado do Sudeste com maior número de ocorrências (49 mil) e em Mato Grosso o total de doentes chegou a 31.510 pessoas.
  • b) Mesmo São Paulo, onde por determinação do governo estadual o combate a dengue é ininterrupto, houve mais de 34 mil casos da doença, no primeiro trimestre e 15 mortes. No primeiro trimestre de 2008, quando o país vivia um dos piores surtos de dengue, o estado registrou apenas 1.297 casos da doença.
  • c) Chuvas e calor acima da média, além da volta da circulação da dengue do tipo 1, são fatores que determina o aumento do número de casos. Mas é inegável que, diante de bons resultados dos programas realizados anteriormente, houve certa acomodação por parte dos segmentos encarregados do combate a dengue.
  • d) O surto de 2008 assustou as autoridades e a população. Tanto que, nos quatro primeiros meses do ano passado, o Brasil conseguiu reduzir em 51% a quantidade de casos de dengue em comparação com o mesmo período de 2008, passando de 440.360 para 226.513.
  • e) Os recursos materiais destinados ao combate da dengue são fundamentais, mas de pouco valem sem ações complementares, de responsabilidade de governos locais e da população. Nos últimos anos, tanto os governos estaduais como a União não poupou recursos financeiros e técnicos para apoiar às prefeituras no combate da dengue.
#591
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 51 - 

Os trechos abaixo constituem parte de um texto adaptado de O Estado de S.Paulo de 16/3/2008. Assinale a opção em que há erro de sintaxe.

  • a) O último balanço do desempenho dos tribunais superiores mostram a urgente necessidade de medidas processuais destinadas a descongestionar o Poder Judiciário.
  • b) No STJ, desde o ano passado, estão sendo protocolados, diariamente, cerca de 1,5 mil processos, em média.
  • c) E, no STF, verificou-se mais um recorde. Só em janeiro último, ele recebeu cerca de 18 mil novos recursos.
  • d) Esse é o mesmo número de ações que a Corte protocolou durante todo o ano de 1988, quando foi promulgada a Constituição em vigor. Em 20 anos, o volume de processos no STF cresceu 500%.
  • e) No ano passado, o STF julgou mais de 159 mil ações e recebeu cerca de 120 mil novos processos. Em média, cada ministro tem de relatar 10 mil ações por ano. A estimativa é de que esse número continue a crescer.
#592
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 52 - 

Entre as opções abaixo, adaptadas de O Estado de S.Paulo de 21/3/2008, assinale a que apresenta erro no emprego de tempo e modo verbais.

  • a) Para reter trabalhadores preparados, as empresas vêm aumentando salários, ampliando a concessão de benefícios sociais e criando programas de qualificação e treinamento com recursos próprios.
  • b) Como os candidatos a cargos de nível técnico se apresentassem com formação deficiente, tendo de passar por um processo de reforço em português e matemática antes de serem admitidos.
  • c) Para serem treinados no exterior, trabalhadores qualificados também têm de fazer cursos intensivos de inglês ou alemão.
  • d) E, para preparar mão-de-obra para funções específicas e complexas e acelerar o treinamento de trabalhadores mais jovens para ocupar gerências intermediárias, as empresas estão criando universidades corporativas.
  • e) Todas essas iniciativas, contudo, não eliminam o risco de um 'apagão de mão-de-obra', uma vez que a demanda de profissionais qualificados deve continuar sendo maior que a capacidade de formação das escolas de ensino básico, dos colégios técnicos e das unidades do SESI e do SENAC.
#593
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 53 - 

A crescente escassez de profissionais qualificados no mercado de trabalho doméstico está obrigando a Companhia Vale do Rio Doce a lançar uma campanha global de recrutamento para arregimentar pessoal especializado nos EUA, na Inglaterra, na Austrália e no Canadá. A previsão é de 62 mil contratações nos próximos cinco anos. O Estado de S.Paulo, 21/3/2008 (com adaptações). Assinale a opção que constitui continuação coesa e coerente para o fragmento de texto acima.

  • a) Essa disputa se tornou tão acirrada que elevou o nível médio salarial. Um soldador, por exemplo, hoje tem um ordenado inicial entre R$ 1,2 mil e R$ 2,1 mil. Nas escolas do SESI e do SENAC, os formandos são disputados pelos empregadores.
  • b) Essa é a iniciativa mais audaciosa já tomada por uma empresa brasileira em matéria de oferta de emprego, e é mais uma das conseqüências da globalização da economia.
  • c) Entretanto, com o extraordinário crescimento da produção industrial chinesa, nos últimos anos, o preço das commodities no mercado internacional disparou, o que abriu caminho para a expansão dos setores de mineração, siderurgia, petróleo e equipamentos de transporte pesado.
  • d) Desde então, as empresas mais competitivas desses setores criaram milhares de novos postos de trabalho e, de forma cada vez mais agressiva, vêm disputando trabalhadores preparados para ocupá-los.
  • e) Todas essas empresas vêm publicando anúncios em inglês, em busca de profissionais qualificados de nível técnico superior. As empresas também vêm contratando trabalhadores aposentados e procurando atrair profissionais qualificados da PETROBRAS.
#594
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 54 - 

Assinale a opção que apresenta oração na voz passiva.

  • a) Apesar da enchente, salvaram-se todos nadando.
  • b) No ano passado, construíram muitos prédios na cidade.
  • c) Durante a cerimônia, as pessoas se cumprimentaram efusivamente.
  • d) Depois de ter recebido muitos golpes, o lutador caiu.
  • e) Os palhaços do circo foram muito aplaudidos pelo público.
#595
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 55 - 

As opções a seguir apresentam trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de S.Paulo de 23/4/2009. Assinale a opção gramaticalmente incorreta quanto à concordância.

  • a) O setor financeiro ainda vai contabilizar trilhões de dólares de prejuízos, sua recuperação será lenta e custosa, e o crédito continuará difícil para as economias emergentes enquanto a insegurança dos bancos não for superada.
  • b) Este é o cenário traçado no Relatório de Estabilidade Financeira Global, divulgado pelo FMI. Os países emergentes precisam de cerca de US$ 1,8 trilhão de refinanciamentos neste ano, mas o fluxo de capitais para esses países deve ser negativo, segundo as últimas projeções.
  • c) Nesse quadro, a situação dos latino-americanos, incluído o Brasil, é mais confortável do que nas crises de outras décadas e bem mais favorável que a dos países do Leste Europeu, com sistemas bancários em graves dificuldades e contas externas no vermelho.
  • d) O Brasil precisará, em 2009, refinanciar débitos externos equivalentes a 40% de seu estoque de reservas internacionais, neste momento próxima de US$ 200 bilhões.
  • e) Para a maior parte dos países da Europa Oriental, essa necessidade ultrapassa o total de reservas. No caso da Lituânia, o estoque de moeda estrangeira não daria para pagar um quarto dos compromissos com vencimento neste ano.
#596
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 56 - 

Assinale a opção em que o trecho, adaptado da Internet (www.tse.gov.br), está gramaticalmente correto e apropriado para compor um documento oficial.

  • a) As eleições não são experiências recentes no país. Com os primeiros núcleos de povoadores, surgiram em terras brasileiras, o livre exercício do voto, logo depois da chegada dos colonizadores. Foi o resultado da tradição portuguesa de eleger os administradores dos povoados sob domínio luso.
  • b) Os colonizadores portugueses, mal pisavam a nova terra descoberta, passavam logo a realizarem votações para eleger os que iriam governar as vilas e cidades que fundavam. Os bandeirantes paulistas, por exemplo, iam, em suas missões, matutando a ideia de votar e de serem votados.
  • c) Quando chegavam ao local que deveriam se estabelecer, se metiam logo a realizar a eleição do guarda-mor regente. Somente após esse ato eram fundadas as cidades, já sob a égide da lei e da ordem. Eram essas eleições realizadas para governos locais.
  • d) As eleições para governanças locais foram realizadas até a Independência. A primeira de que se tem notícia aconteceu em 1532, para eleger o Conselho Municipal da Vila de São Vicente. As pressões populares e o crescimento econômico do país, contudo, passaram a exigir a participação de representantes brasileiros nas decisões da corte.
  • e) Os votos eram a princípio depositados em bolas de cera chamadas de pelouros; depois vieram as urnas de madeira, as de ferro e as de lona, até que se implementou em todo o país, no ano 2000, o voto informatizado, realizado em urnas eletrônicas que possibilitam a apuração das eleições bem rapidinho
#597
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 57 - 

As opções abaixo apresentam fragmentos sucessivos e adaptados de texto publicado na Folha de S.Paulo de 21/4/2009. Assinale a opção incorreta quanto à concordância.

  • a) Qualquer reforma eleitoral no Brasil só se materializará na medida em que o consenso for previamente acordado pelos partidos que constitui a maioria das duas Casas do Congresso, entre suas variáveis e suas respectivas modalidades.
  • b) Pretender misturar sistemas eleitorais, sistemas partidários e formas de contenção ou de proliferação partidária resultará sempre, como até agora, no impasse final, que tem impedido qualquer mudança.
  • c) Da mesma forma, em um país com as dimensões do Brasil, sua diversidade e seu pluralismo, não é possível misturar em 'pacotes' medidas complementares dicotômicas, como se fosse possível conter, em apenas duas alternativas, modalidades divergentes.
  • d) Além de antidemocráticas, elas podem resultar em camisas de força. É o caso, por exemplo, de impor financiamento público ou financiamento privado para viabilizar as eleições no segundo maior eleitorado do mundo ocidental.
  • e) A alternativa é que os partidos políticos possam, como nos Estados Unidos da América, escolher livremente o sistema que preferem: ou o público que exclui o privado, ou o privado que exclui o público.
#598
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 58 - 

Os trechos a seguir são adaptações de partes do editorial do jornal Valor Econômico de 26/11/2009. Assinale a opção em que o trecho apresentado está gramaticalmente correto.

  • a) O setor de serviços foi o que mais ofereceu novas vagas em 2009: 481 mil. Foi seguido pelo de construção civil, animado pelos projetos do governo, com 210,3 mil vagas; comércio, com 169 mil; indústria, com 137,7 mil; e agropecuária, com 118,4 mil.
  • b) Nos últimos meses, até o setor industrial, que sofreu mais com a crise, vêm mostrando recuperação. Outubro mostrou o melhor resultado, para o mês na série histórica iniciada em 1992, com um total de 230,9 mil empregos formais criados, além das dispensas realizadas.
  • c) Calculam-se que o estoque de vagas formais no país cresceu de 39,4 milhões em dezembro de 2008 para 40 milhões em outubro de 2009. Não é difícil ver nesses números, a influência do plano governamental de estímulo para os setores de construção e a iniciativa de barateamento de bens de consumo com a redução de impostos.
  • d) Os dados de população ocupada apurados pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, que abrange as seis maiores regiões metropolitanas do país, também são positivos, uma vez que, recuperou-se as perdas.
  • e) A pesquisa mostra que, o estoque de população ocupada voltou aos níveis de outubro de 2008, quando a crise atingiu o país. Naquele mês, a população ocupada girava em torno de 21,4 milhões. O número caiu para 21,1 milhões em abril de 2009. Os dados mais recentes estão acerca de 21,3 milhões.
#599
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 59 - 

As opções a seguir apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de texto publicado no jornal O Estado de S.Paulo de 13/3/2010. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

  • a) O Brasil tem condições de aproximar-se dos líderes produtores agrícolas, pois os principais fatores que impulsionaram a produção brasileira, nos últimos anos, continuam presentes: a disponibilidade de recursos naturais, como terra, água e sol; a demanda dos países asiáticos; e o aumento da produtividade.
  • b) A produtividade, por exemplo sustentada, principalmente, pelas pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária sobre variedades e métodos adequados a realidade brasileira e pela modernização da gestão no campo, continua a crescer.
  • c) Problemas existem e não são desprezíveis. O principal desafio da agricultura brasileira, é a precária infraestrutura. As estradas são ruins e não atende importantes regiões. Os portos funcionam de forma insuficiente.
  • d) Por causa dessa deficiência, o qual o governo não consegue eliminar, o custo do frete, representa quase metade do valor recebido pelo produtor de soja de Mato Grosso.
  • e) Sem infraestrutura, os custos de produção não é competitivo e a agricultura não consegue se desenvolver em regiões cuja áreas poderiam ser agrícolas, como o norte de Minas Gerais.
#600
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORREIOS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 60 - 

As opções que se seguem apresentam trechos adaptados de um texto publicado no Jornal do Commercio (PE) de 15/3/2010. Assinale a opção em que o trecho adaptado apresenta grafia correta.

  • a) A ampla maioria dos mosquitos desenvolve-se nos rescipientes de água parada localizados dentro dos quintais dos domicílios, e por isso o discurso oficial repete o mantra de que o cidadão precisa acordar para o perigo, fazendo a sua parte para previnir o surto.
  • b) No entanto, não se podem deixar em segundo plano, principalmente nas áreas mais pobres, os terrenos e logradouros abandonados repletos de criatórios do mosquito da dengue. As residências e construções abandonadas devem ser vistoriadas regularmente
  • c) A responsabilidade pela saúde pública, em última instânscia, é dos governantes, e não do cidadão. É para isso que existem autoridades eleitas pelo povo.
  • d) O Brasil é vunerável à ação do mosquito da dengue por uma razão simples: a precaridade das condições de vida, nos locais em que predomina o acúmulo de lixo, somada às deficiências na educação, são o cenário ideal para a multiplicação do inseto.
  • e) Neste cenário favorável à epidemia, será preciso mais do que campanhas informativas para debelar o risco, já vislumbrado, de caus generalisado. Os postos e hospitais da rede pública e privada não têm capacidade para dar conta da demanda em momentos de crise epidemiológica.