Prova da POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL (PRF) 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação no concurso da POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL (PRF) - Agente Policial Rodoviário Federal, para nível médio.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Português
- Raciocínio Lógico
- Informática
- Física
- Legislação de Trânsito
- Direção Defensiva
- Primeiros Socorros
- Direito Constitucional
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Legislação Especial - PRF
- Direitos Humanos
- #2858
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- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Rodoviária Federal-PRF
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Assinale a afirmativa errada.
- a) O texto dissertativo divide-se cm introdução, desenvolvimento e conclusão.
- b) O trecho seguinte não apresenta coesão textual: A não ser que estudes, serás reprovado no concurso.
- c) O texto narrativo tem como base o fato.
- d) Falta de coerência é o mesmo que falta de lógica.
- e) Um texto pode ser narrativo e apresentar elementos descritivos.
- #2859
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- Polícia Rodoviária Federal-PRF
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(1,0) 2 -
Está correta a articulação entre os tempos verbais na seguinte frase:
- a) Os excessos só seriam evitados no caso de que todos se comprometem em agir honestamente.
- b) Seria profundamente injusto se todo e qualquer suspeito seja condenado sem direito a julgamento.
- c) Uma vez terminada a palestra que fará, Ceneviva teria passado a debater com os espectadores.
- d) Tão logo termine a palestra, Ceneviva estará à disposição para eventuais debates.
- e) Nenhuma alternativa está correta.
- #2860
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- 1
(1,0) 3 -
Assinale a opção incorreta quanto ao emprego dos sinais de pontuação.
- a) O governo conseguiu uma vitória importante na área dos acidentes de trabalho: o Programa Nacional de Redução dos Acidentes Fatais do Trabalho reduziu em 34,27% o número de mortes entre 1999 e 2001.
- b) Os ministros comemoraram a redução que só foi possível, devido à ação integrada desenvolvida pelo governo, e amparada no engajamento de toda a sociedade.
- c) O governo continuará agindo para reduzir ainda mais o número de acidentes e de mortes. Um decreto já encaminhado para exame do Presidente da República, por exemplo, reclassifica os 593 setores da economia de acordo com o grau de risco que oferecem aos trabalhadores.
- d) Hoje as empresas contribuem com alíquotas de 1% a 3% sobre a folha de salários para o custeio do acidente de trabalho, de acordo com a atividade que desenvolvem.
- e) Ao analisar os dados dos últimos quatro anos, a Previdência constatou que muitos segmentos estão classificados erradamente, ou seja, são responsáveis por um grande número de acidentes, mas estão listados, por exemplo, na área de menor risco, com alíquota mínima.
- #2861
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(1,0) 4 -
A concordância nominal está CORRETA em:
- a) Encaminho-lhe, anexas, as certidões solicitadas.
- b) A empresa se declarou quites com a Receita Federal.
- c) É necessário a divulgação do gabarito até o próximo domingo.
- d) É permitido, na outra ala do restaurante, a presença de fumantes.
- e) nenhuma esta certa
- #2862
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(1,0) 5 -
Eis que entra a velha metida numa camisola feito um balão murcho,...' A palavra em destaque apresenta a seguinte denotação:
- a) Inclusão.
- b) Designação.
- c) Retificação.
- d) Situação.
- e) Nenhuma alternativa está correta.
- #2863
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(1,0) 6 -
Atente para a separação das palavras na linearidade e assinale a ÚNICA alternativa onde apresenta separação INADEQUADA.
- a) Ni-nha-da, a-ben-ço-ou, mi-lhões, fan-ta-si-a
- b) Ni-nha-da, a-ben-ço-ou, mi-lhões, fan-ta-si-a
- c) per-so-na-gens, vi-a-tu-ra, chi-pan-zé, vi-dra-ça
- d) Ni-nhei-ro, ar-gu-men-tou, pia, pe-dra
- e) pais, li-ga-ção, a-pre-sen-ta-ção, au-tên-ti-co
- #2864
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(1,0) 7 -
Marque o texto com características narrativas.
- a) O ideal é que todos colaborem. Caso contrário, o Brasil continuará sem rumo.
- b) Rodrigo e Juliana estavam na sala, quando ocorreu a explosão.
- c) Ela tem olhos azuis e cabelos louros. Não parece brasileira.
- d) Minha casa tem dois andares. Os quartos ficam na parte de cima.
- e) A inteligência humana deve ser usada para o bem.
- #2865
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(1,0) 8 -
A alternativa que mostra uma construção equivocada é:
- a) São locais de que nunca mais nos esquecemos;
- b) Li, nas férias, os romances de cujos autores falamos;
- c) Aqui estão as músicas cujos autores aprecio;
- d) Aqui estão as idéias contra cujos autores me insurgi;
- e) Comprei os livros de que tanto gosto de ler.
- #2866
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(1,0) 9 -
Quanto à concordância verbal, em qual frase há INCORREÇÃO?
- a) Nem o amor-próprio nem nosso discernimento foram poupados.
- b) Legendas, conversas, ócio, tudo foi abreviado.
- c) Faz meses que não vê filmes com legendas.
- d) Existe certamente entre vocês outras opiniões.
- e) Desapareceram as vogais das palavras.
- #2867
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- 1
(1,0) 10 -
Julgue os itens a seguir, a respeito da forma de apresentação das seguintes comunicações oficiais: ofício, aviso, memorando, exposição de motivos e mensagem. I A fonte indicada é a do tipo Arial de corpo 12 no texto em geral, 12 nas citações7 e 10 nas notas de rodapé. II O espaçamento entre as linhas deve ser simples. III A numeração das páginas é obrigatória desde a segunda. IV O abuso de elementos de formatação (negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas etc.) deve ser evitado, para preservar a elegância e a sobriedade do documento.V A impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A colorida fica restrita aos gráficos e ilustrações. A quantidade de itens certos é igual a
- a) 1
- b) 2
- c) 3
- d) 4
- e) 5
- #2868
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(1,0) 11 -
A colocação do pronome pessoal oblíquo está INADEQUADA em:
- a) Não vou comunicar-lhe o que penso sobre seu trabalho.
- b) Apenas se recuperaram do trauma com a minha explicação
- c) Alguns a incentivaram a estudar mais.
- d) Deus salve-o de todos os pecados!
- e) Nenhuma alternativa está correta.
- #2869
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(1,0) 12 -
A fábula é um gênero narrativo que tradicionalmente encerra um ensinamento, todavia Millôr, pela organização da linguagem, conquista um efeito que relativisa com humor esse ensinamento. Esse efeito
- a) ocorre porque o autor usa a silepse, o que surpreende o leitor.
- b) concretizado pela comparação, que introduz no texto a frustração da raposa.
- c) também chamado de metáfora, que implica na inversão de sentidos.
- d) produto da ironia, que, ao realizar no texto o inverso do que se espera, surpreende o leitor.
- e) impacta o leitor pelo demasiado exagero, concretizado na hipéborle.
- #2870
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(1,0) 13 -
A alternativa com melhor redação, considerando correção, clareza e concisão, é:
- a) A única medida para melhorar o desempenho linguístico do aluno é que deveria ser exigido em todos os níveis aulas práticas de língua portuguesa.
- b) Deveria ser exigido, em todos os níveis, aulas práticas de língua portuguesa. Esta seria a única medida para melhorar o desempenho linguístico dos alunos.
- c) Ministrar aulas práticas de língua portuguesa em todos os níveis é a única medida para melhorar o desempenho linguístico dos alunos.
- d) Aulas práticas de língua portuguesa deveriam ser ministradas como única medida em todos os níveis para melhorar o desempenho linguístico dos alunos.
- e) Nenhuma alternativa está correta.
- #2871
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(1,0) 14 -
O verbo encontra-se no pretérito perfeito do modo indicativo em:
- a) Meus pais foram ótimos alunos.
- b) Ele será o campeão.
- c) A família era muito feliz.
- d) Nós teríamos sido cunhados.
- e) Nenhuma alternativa está correta.
- #2872
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(1,0) 15 -
Entre as diferentes versões do mesmo texto, escolha a que representa a melhor opção estilística.
- a) Não foi, por conseguinte, uma civilização tipicamente agrícola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura açucareira. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que os trouxe à América; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrícola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.
- b) Não foi, conseqüentemente, uma civilização tipicamente agrícola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura açucareira. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que os trouxe à América; em seguida, devido à escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrícola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.
- c) A civilização que os portugueses instauraram no Brasil com a lavoura açucareira não foi, por conseguinte, uma civilização tipicamente agrícola. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que trouxe os portugueses à América; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrícola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.
- d) Não foi, por conseguinte, uma civilização tipicamente agrícola aquela que os portugueses instauraram no Brasil com a lavoura açucareira. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que trouxe os portugueses à América; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrícola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.
- e) Não foi, portanto, uma civilização tipicamente agrícola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura açucareira. Não o foi, primeiramente, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que os trouxe à América; por outro lado, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de não ocupar a atividade agrícola, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.