Prova SESC-SE - Biblioteconomia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SESC-SE.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca ADVISE, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SESC-SE.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Biblioteconomia 1 do concurso SESC-SE.
- Questões de Biblioteconomia
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Biblioteconomia 1.
- #30252
- Banca
- ADVISE
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- SESC-SE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Título corrente é a linha impressa ao alto de cada página do texto com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), do título da publicação e do título do capítulo ou seção. A NBR 6029/2006 nos oferece opções de combinação de pares:
I. Autor(es) - título do livro ou folheto (página par); título da seção ou capítulo (página ímpar).
II. Autor (es)- título do livro ou folheto (página par); autor(es)- título da seção ou capítulo (página ímpar).
III. Autor(es) (página par); título do livro (página ímpar).
IV. Autor(es) - título da seção ou capítulo (página par); autor(es) título do livro ou folheto (página ímpar).
Pode-se afirmar que:
- a) apenas I e II estão corretas.
- b) apenas II e III estão corretas.
- c) apenas III e IV estão corretas.
- d) apenas I, II e IV estão corretas.
- e) apenas I e IV estão corretas.
- #30253
- Banca
- ADVISE
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- SESC-SE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
O MARC é um registro catalográfico legível por computador e foi desenvolvido por:
- a) Library of Congress e British Library.
- b) Library of Congress e OPAC.
- c) Library of Congress e The National Information Standards Organization.
- d) Library of Congress e The National Information Standards Organization.
- e) Library of Congress e ISO.
- #30254
- Banca
- ADVISE
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- SESC-SE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
Assinale a referência correta, de acordo com a norma em vigor da ABNT (NBR 6023/2002):
- a) CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 189 p.
- b) CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História: Conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 189 p.
- c) CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 189 p.
- d) CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução: ROSA, Ernani. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 189 p.
- e) CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História: Conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre, ARTMED, 2001. 189 p.
- #30255
- Banca
- ADVISE
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- SESC-SE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Numa instituição como o SESC, o bibliotecário integra equipes multidisciplinares para a realização da gestão da informação e do conhecimento. Neste sentido, as competências recebidas por meio de sua formação são caracterizadas como competências:
- a) técnico-científicas, gerenciais, sociais, políticas e de comunicação e expressão.
- b) científicas, tecnológicas, sociais, comunicacionais e técnicas.
- c) técnico-científicas, políticas, econômicas, sociais e administrativas.
- d) informacionais, mercadológicas, gerenciais e de comunicação e expressão.
- e) tecnológicas, econômicas, administrativas, técnicas e mercadológicas.
(1,0) 5 -
Na indexação, a preocupação que os bibliotecários devem ter em saber para que tipo de usuário estão fazendo a indexação chama-se:
- a) ciência.
- b) recuperação.
- c) anotação.
- d) identificação.
- e) atinência.
- #30257
- Banca
- ADVISE
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- SESC-SE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
A pesquisa, alicerçada em catálogos e bibliografias de âmbitos nacional e internacional e o modo eficaz de localizar e obter documentos pertinentes requerem uma estrutura sistêmica de ações planejadas e articuladas, que envolvem especialistas e usuários. Essa estrutura, que implica a padronização internacional, a cooperação recíproca entre países e o desenvolvimento de redes de informação automatizadas, considera cada catálogo e cada bibliografia local como elemento potencial para a implementação, em nível nacional e universal, do sistema de:
- a) Normalização Documental.
- b) Catalogação Cooperativa.
- c) Controle Bibliográfico.
- d) Disseminação da Informação.
- e) Indexação Coordenada.
- #30258
- Banca
- ADVISE
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- SESC-SE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Um bibliotecário apresentou ao chefe da biblioteca do SESC um projeto de verificação da necessidade de todos os serviços da biblioteca, antes que fossem prestados. O bibliotecário-chefe indagou, então, sobre qual seria a justificativa para avaliar, por exemplo, a necessidade do serviço de referência se, em princípio, este serviço é essencial e se coaduna com os objetivos e a política de qualquer biblioteca. O questionamento levou à imediata reconsideração do projeto de avaliação indiscriminada da necessidade de serviços, à luz do princípio administrativo da:
- a) coerência.
- b) motivação.
- c) exequibilidade.
- d) simplicidade.
- e) aceitabilidade.
- #30259
- Banca
- ADVISE
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- SESC-SE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Uma das preocupações de bibliotecários que gerenciam informações na Web é a quebra de vínculos de endereços de páginas que, embora organizadas e atualizadas, são removidas subitamente. Nessas circunstâncias, os bibliotecários recorrem a softwares específicos para o acompanhamento de alterações e notificação de mudanças. Tais procedimentos objetivam a qualidade das informações disponibilizadas para o usuário, fundamentada no critério da:
- a) credibilidade.
- b) flexibilidade.
- c) singularidade.
- d) interoperabilidade.
- e) funcionalidade.
- #30260
- Banca
- ADVISE
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- SESC-SE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Considerando que o objetivo de qualquer sistema de recuperação da informação(SRI) é o uso e que, nesse contexto, a usabilidade diz respeito ao "grau com que usuários específicos podem alcançar metas específicas em determinado ambiente, com eficácia, eficiência, comodidade e de maneira aceitável" (BOOTH, 1989), as categorias de usuários usadas como estereótipos para faixas de experiência com sistemas de acesso público são:
- a) infantil, juvenil, adulto, especial (portador de deficiência) e especializado.
- b) local, remoto, final, intermediário e público-alvo.
- c) real, potencial, contumaz, usuário-leitor e usuáriocliente (de produtos e serviços).
- d) usuário, usuário infrequente e não-usuário total (que tem ou não outros meios de obter informações).
- e) novato, experiente, ocasional, frequente e com necessidades especiais.
- #30261
- Banca
- ADVISE
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- SESC-SE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Considere os seguintes cabeçalhos para entidades coletivas:
I. Brasil. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário.
II. Bahia. Liceu Salesiano de Salvador.
III. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Sergipe.
IV. CNPq.
V. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
VI. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (Brasil).
VII. Instituto de Pesquisas da Marinha.
VIII. Instituto de Pesquisas da Marinha (Brasil).
IX. Liceu Salesiano de Salvador (Bahia).
X. Universidade Federal de Sergipe.
Estão corretos SOMENTE os cabeçalhos indicados em:
- a) I, IV, VII e X
- b) II, III, V e VI
- c) III, V, VI e VII
- d) IV, VII, VIII e IX
- e) V, VI, VII e VIII