Prova SEDUC-RJ - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC-RJ.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CEPERJ, para nível Superior do cargo de Professor. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC-RJ.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 1 do concurso SEDUC-RJ.
- Questões de Texto: informações explícitas e implícitas; significado de palavras e expressões; tema do texto.
- Questões de Suporte, gênero e enunciador do texto: Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso; textos de diferentes gêneros.
- Relação entre textos: diferentes formas de tratar uma informação; posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema; intertextualidade.
- Questões de Coerência e coesão textuais: relações entre as partes do texto; identificação da tese do texto; relação entre tese e argumentos; partes principais e secundárias no texto; conflito gerador do enredo e elementos da narrativa; relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; relações lógico-discursivas presentes no texto.
- Questões de Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: efeitos de ironia ou humor em textos variados; efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou expressão; exploração de recursos ortográficos e morfossintáticos.
- Questões de Variação linguística: marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 1.
- #25968
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em “...não avançamos muito além da eliminação” (L. 3), a ideia contida no segmento encontra-se ilustrada no trecho:
- a) “Sabemos que uma cadeira não é uma pessoa, nem um automóvel” (L. 3/4)
- b) “sabemos hoje que teríamos que incluir na lista animais como cachorros...” (L. 6/7)
- c) “...não são capazes de sentir alegria ou tristeza, prazer ou dor...” (L. 26/27)
- d) “Tampouco têm condições de diferenciar o certo do errado, e por isso não podem responder por seus atos...” (L. 28/29)
- e) “Não vamos experimentar um mundo totalmente dominado por máquinas...” (L. 42/43)
(1,0) 2 -
“A filosofia passou milênios tentando responder a esta pergunta...” (L. 1/2) – essa frase está incorretamente reescrita, segundo o registro formal da língua, do seguinte modo:
- a) Fazem milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
- b) Faz milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
- c) A filosofia está tentando responder a esta pergunta há milênios...
- d) A filosofia está tentando, há milênios, responder a esta pergunta...
- e) Há milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
- #25970
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Em “...não avançamos muito além da eliminação” (L. 3), a ideia contida no segmento encontra-se ilustrada no trecho:
- a) “Sabemos que uma cadeira não é uma pessoa, nem um auto- móvel” (L. 3/4)
- b) “sabemos hoje que teríamos que incluir na lista animais como cachorros...” (l. 6/7)
- c) “...não são capazes de sentir alegria ou tristeza, prazer ou dor...” (L. 26/27)
- d) “Tampouco têm condições de diferenciar o certo do errado, e por isso não podem responder por seus atos...” (L. 28/29)
- e) “Não vamos experimentar um mundo totalmente dominado por máquinas...” (L. 42/43)
- #25971
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Segundo o texto, os robôs existentes em laboratórios de alta tecnologia são capazes de:
- a) discernir a partir de seus próprios princípios
- b) decidir a partir de princípios preexistentes
- c) julgar com base em comparações
- d) ajuizar valores como seres autossuficientes
- e) posicionar-se metodologicamente por meio de análise crítica
- #25972
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Na charge, a força da tecnologia no cotidiano explicita-se sobretudo por meio:
- a) da reprodução gráfica dos sons do teclado do notebook
- b) do tom incisivo determinado pelo uso do imperativo “Envie”
- c) da rapidez com que o pai recebeu a mensagem da filha
- d) da postura desajeitada da filha ao acessar a internet
- e) da presença de um notebook para cada pessoa à mesa
- #25973
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 6 -
O título “Todo Mundo” significa:
- a) o mundo inteiro
- b) toda a Terra
- c) a totalidade do Universo
- d) todo o planeta
- e) todas as pessoas do mundo
- #25974
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Pode-se afirmar que a charge apresentada tem implícita uma:
- a) crítica à falta de formalidade entre pai e filho
- b) crítica à inacessibilidade dos mais velhos à informática, por ignorarem seus recursos
- c) crítica ao emprego exacerbado da informatização no dia a dia
- d) exaltação à presteza propiciada pela tecnologia
- e) exaltação à necessidade de comunicação verbal entre pai e filho
- #25975
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 8 -
Na charge, a força da tecnologia no cotidiano explicita-se sobretudo por meio:
- a) da reprodução gráfica dos sons do teclado do notebook
- b) do tom incisivo determinado pelo uso do imperativo “Envie”
- c) da rapidez com que o pai recebeu a mensagem da filha
- d) da postura desajeitada da filha ao acessar a internet
- e) da presença de um notebook para cada pessoa à mesa