Prova SEDUC-RJ - Pedagogia 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC-RJ.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CEPERJ, para nível Superior do cargo de Professor - Matemática. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC-RJ.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Pedagogia 2 do concurso SEDUC-RJ.
- Questões de Aspectos Filosóficos da Educação – o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico.
- Questões de Tendências atuais: liberais e progressistas.
- Questões de O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar.
- Questões de Aspectos Sociológicos da Educação – as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade.
- Questões de Educação e Sociedade no Brasil.
- Questões de Aspectos Psicológicos da Educação – a relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem – a formação de conceitos, crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social.
- Questões de O desenvolvimento cognitivo e afetivo.
- Questões de Aspectos do Cotidiano Escolar – a formação do professor; a avaliação como processo, a relação professor / aluno; a função social do ensino: os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; as relações interativas em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos; a organização social da classe; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade;
- Questões de Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação – A LDB atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia 2.
- #25852
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Piletti cita a liderança como um dos principais mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Ao distinguir a liderança exercida pelo educador daquela exercida pelo educando, o autor assinala que a liderança do educador é institucional, oriunda da atribuição que lhe foi conferida socialmente, enquanto a liderança dos alunos está baseada principalmente:
- a) no prestígio
- b) na força
- c) na posição social
- d) na inteligência
- e) na beleza física
- #25853
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
“Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97)
Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao:
- a) senso estético
- b) senso crítico
- c) senso sistematizador
- d) senso comum
- e) senso problematizador
- #25854
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica.
- Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas.
- Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica.
- A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais.
- O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto.
- Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente.
Essas características permitem identificar que o autor se refere à:
- a) tendência progressista libertadora
- b) tendência liberal tradicional
- c) tendência progressista libertária
- d) tendência liberal renovada progressivista
- e) tendência liberal tecnicista
- #25855
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concep- ções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.
1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.
2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.
É correto afirmar que:
- a) Nenhuma das duas afirmativas é correta.
- b) Apenas a primeira afirmativa é correta.
- c) Ambas as afirmativas são corretas e a segunda complementa a primeira.
- d) Ambas as afirmativas são corretas, mas a segunda não complementa a primeira.
- e) Apenas a segunda afirmativa é correta.
- #25856
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Hoffmann faz uma comparação entre a prática da avaliação em uma visão liberal (tradicional) e em uma visão libertadora. Nesse contexto, considere as características abaixo.
I- Caráter classificatório e sentencivo
II- Intenção de reprodução das classes sociais
III- Ação coletiva e consensual
IV- Concepção investigativa, reflexiva
V- Ação individual e competitiva
Aplicam-se à avaliação em uma visão libertadora as características de número:
- a) I, IV e V
- b) III e V
- c) II, III e IV
- d) I, II e V
- e) III e IV
- #25857
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Zabala, ao tratar das disciplinas como organizadoras dos conteúdos, analisa os diferentes graus de relações entre elas. Com base no pensamento do autor, correlacione os graus de relações disciplinares, apresentados na coluna da esquerda, com as suas respectivas características, listadas na coluna da direita.
A sequência correta é:
- a) 2 – 3 – 1
- b) 3 – 1 – 2
- c) 1 – 3 – 2
- d) 3 – 2 – 1
- e) 2 – 1 – 3
- #25858
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Com base na análise que Toscano faz das instituições políticas, correlacione as formas de Estado apresentadas na coluna da esquerda com suas respectivas características, listadas na coluna da direita.
A sequência correta é:
- a) 3 – 4 – 2 – 1
- b) 2 – 4 – 1 – 3
- c) 1 – 3 – 2 – 4
- d) 3 – 2 – 1 – 4
- e) 2 – 1 – 4 – 3