Processando...

Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC-RJ.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca CEPERJ, para nível Superior do cargo de Professor - Física. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC-RJ.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Física 2 do concurso SEDUC-RJ.

I. MECÂNICA:

  1. Cinemática:
    1.1 Cinemática escalar: posição, deslocamento, velocidade e aceleração; movimentos uniforme e uniformemente variado - descrição analítica e gráfica. Movimentos variados quaisquer.
    1.2 Cinemática vetorial: vetores posição, deslocamento, velocidade e aceleração; componentes tangencial e normal (centrípeta) da aceleração.
    1.3 Movimento em queda livre: na vertical, em um lançamento oblíquo e em um lançamento horizontal.
    1.4 Movimento relativo: em relação a um referencial em translação em relação a outro referencial fixo; princípio da relatividade galileana; referenciais inerciais.
    1.5 Cinemática do Sistema Rígido: translação; rotação – velocidade e aceleração angulares; movimento de rotação uniforme; período e frequência; movimento de rotação uniformemente variado (descrição analítica e gráfica) e movimento geral.
  2. Dinâmica:
    2.1 Dinâmica da partícula: as leis de Newton; forças de atrito estático e de deslizamento; dinâmica do movimento de uma partícula em trajetórias retilíneas e curvilíneas.
    2.2 Os grandes teoremas da mecânica: trabalho, energia cinética, teorema da energia cinética e potência. Impulso, momento linear, teorema do momento linear (quantidade de movimento).
    2.3 Energia mecânica e sua conservação: forças conservativas e não conservativas, energia potencial gravitacional e energia potencial elástica. Energia mecânica e teorema da conservação da energia mecânica.
    2.4 Momento linear e sua conservação: teorema da conservação do momento linear, interações unidimensionais e coeficiente de restituição.
  3. Gravitação: As leis de Kepler. Lei da gravitação universal. Aceleração da gravidade. Dinâmica do movimento planetário, segundo Newton, para órbitas circulares. Conservação da energia mecânica no movimento planetário.
  4. Estática do sistema rígido: Momento de uma força em relação a um eixo. Centro de massa. Condições de equilíbrio de um sistema rígido. Binário. Teorema das três forças. Tipos de equilíbrio. Máquinas simples em equilíbrio: alavanca (tipos de alavanca), plano inclinado, roldanas fixas e móveis. Associações de máquinas simples.
  5. Hidrostática: Conceito de Pressão, propriedades dos líquidos, teorema dos pontos isóbaros, teorema de Stevin, experimento de Torricelli, teorema de Pascal e teorema de Arquimedes.

    II. TERMOLOGIA:
  6. Termometria: conceito de temperatura, lei zero da Termodinâmica, escalas Celsius e Kelvin; escalas arbitrárias.
  7. Dilatação térmica: dilatação linear, superficial e volumétrica; variação da densidade em função da temperatura e dilatação anômala da água.
  8. Calorimetria: conceito de calor, calor específico de uma substância, capacidade térmica, cálculo do calor sensível. Equação fundamental da calorimetria.
  9. Mudanças de fase: leis da fusão (franca) - olidificação, vaporização (ebulição) - condensação. Calor de mudança de fase, cálculo do calor latente e aplicação da equação fundamental da calorimetria em situações em que ocorram mudanças de fase.
  10. Gases perfeitos e Termodinâmica: coordenadas termodinâmicas, equilíbrio termodinâmico e processos quase-estáticos: isobárico, isométrico, isotérmico e adiabático e o trabalho realizado nesses processos. 1ª Lei da Termodinâmica, energia interna de um gás perfeito e análise energética em processos quase-estáticos. 2ª Lei da Termodinâmica, processos cíclicos, ciclo de Carnot, máquinas térmicas e refrigeradores.

    III. ÓPTICA GEOMÉTRICA:
  11. Luz: velocidade da luz no vácuo e em meios transparentes. Índice de refração. Leis da reflexão e refração. Desvio angular. Refringência e reflexão total. Objetos e imagens reais e virtuais em relação a um sistema óptico.
  12. Espelhos: planos e esféricos (condições de Gauss). Equações de Gauss e da ampliação linear. Determinação gráfica de imagens.
  13. Lentes: esféricas e delgadas (condições de Gauss). Equações Gauss e da ampliação linear. Determinação gráfica de imagens. Olho humano e principais defeitos na visão. Instrumentos ópticos.

    IV. ONDAS:
  14. Movimento ondulatório: conceito de ondas e suas classificações (mecânica e eletromagnética). Ondas mecânicas transversais e longitudinais. Ondas periódicas: período, frequência e comprimento de onda.
  15. Fenômenos ondulatórios: reflexão e refração: suas leis; superposição e interferência, ondas estacionárias e difração.
  16. Som: Ondas sonoras, características do som, cordas vibrantes, tubos acústicos abertos e fechados, ressonância e efeito Doppler.

    V. ELETRICIDADE:
  17. Eletrostática: Carga elétrica e sua conservação. O átomo: prótons, elétrons e neutrons. Transferênciade carga. Condutores e isolantes. Tipos de eletrização. Lei de Coulomb. Campo e potencial elétrico de uma carga e de um sistema de cargas pontuais. Campo elétrico uniforme. Campo e potencial elétrico de um condutor em equilíbrio eletrostático. Linhas de força e superfícies equipotenciais.
  18. Eletrodinâmica:
    2.1. Corrente elétrica em um condutor: sentidos real e convencional e intensidade da corrente elétrica.
    2.2 Resistor: Lei de Ohm; resistores ôhmicos e não ôhmicos. 1ª Lei de Kirchhoff. Associação de resistores. Potência consumida por um resistor. Curto-circuito. Gráficos tensão-corrente.
    2.3 Gerador e receptor (motor): força eletromotriz, força contra eletromotriz e resistência interna. Gráficos tensão-corrente. 2ª Lei de Kirchhoff. Circuitos elétricos simples.
    2.4 Instrumentos de medida: amperímetros e voltímetros. Ligação à terra.

    VI. ELETROMAGNETISMO:
  19. Ímãs naturais: propriedades e campo magnético criado por eles. Magnetismo terrestre.
  20. Campo magnético: experimento de Oersted, campo criado por corrente elétrica em um fio e em uma espira circular. Bobinas.
  21. Forças de origem magnética sobre cargas elétricas em movimento: movimento de partículas carregadas em um campo magnético uniforme.
  22. Indução eletromagnética: fluxo magnético, lei de Faraday e lei de Lenz.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Física 2.

#25869
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Um corpo cilíndrico é introduzido de boca para baixo em um recipiente aberto que contém mercúrio, de modo que nenhum ar escape de seu interior. O corpo é mantido parcialmente submerso na posição indicada na figura abaixo, na qual o mercúrio conseguiu nele penetrar até ⅓ de sua altura.

Questão 1 - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso

Sendo a pressão atmosférica local 760mm de Hg, a diferença de nível h entre as superfícies livres do mercúrio no recipiente e no interior do corpo é igual a:

  • a) 600mm
  • b) 570mm
  • c) 380mm
  • d) 190mm
  • e) 152mm
#25870
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Um bloco de 4kg é abandonado a uma altura de 4,75m verticalmente acima de uma mola ideal de constante elástica K=80N/m, que possui uma extremidade fixa a um piso horizontal, como mostra a figura abaixo.

Questão 2 - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso

Suponha que o bloco, ao colidir com a mola, a comprima verticalmente. Desprezando-se as perdas de energia mecânica, e considerando g=10m/s, o valor máximo do módulo da velocidade do bloco enquanto ele está descendo é:

  • a) 9,50m/s
  • b) 9,75m/s
  • c) 10,00m/s
  • d) 10,25m/s
  • e) 10,50m/s
#25871
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

A figura mostra um avião descrevendo uma curva circular de centro C e de raio R, em um plano horizontal, com velocidade escalar constante.

Questão 3 - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso

Sobre o avião estão atuando quatro forças: seu peso P, a força de sustentação Fs exercida pelo ar, a força de propulsão Fp devida aos motores, e a força de resistência FR devida aos diversos atritos que se opõem ao movimento. Considerando-se essas informações, pode-se afirmar que:

  • a) Para que o avião possa estar em movimento, é necessário que | FP |  > | FR |
  • b) Como o movimento ocorre num plano horizontal, |Fs | = | P|
  • c) Como o movimento é uniforme, é nula a resultante dessas quatro forças.
  • d) Como é nula a aceleração do avião, o piloto poderia desligar a propulsão que o movimento do avião se manteria por inércia.
  • e) A resultante das forças que atuam sobre o avião não depende do ângulo de inclinação θ das asas em relação à horizontal.
#25872
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Questão 4 - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso

Numa bicicleta, a roda dentada à qual estão acoplados os pedais tem um raio R1 =10cm . A catraca, ligada à roda dentada pela corrente, tem um raio R2 =5cm. Já a roda motriz, a traseira, tem um raio R3 =20cm, como mostra a figura acima.

Durante um treino, um ciclista mantém um ritmo de 2 pedaladas por segundo. Supondo que a roda motriz role sem deslizar sobre o piso de apoio, pode-se afirmar que a velocidade da bicicleta é de aproximadamente:

  • a) 5km/h
  • b) 9km/h
  • c) 12km/h
  • d) 18km/h
  • e) 25km/h
#25873
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Questão 5 - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso

A figura abaixo mostra três pequenas esferas A, B e C, carregadas com cargas elétricas Q, Q’ e q, respectivamente, alinhadas sobre um plano horizontal, com a esfera C mais próxima de A do que de B.

Verifica-se experimentalmente que, sendo as esferas abandonadas nas posições mostradas na figura, as três permanecem em repouso, mesmo sendo os atritos desprezíveis. Nesse caso, se |Q’|=4|Q|, e a distância entre as esferas A e B for d, a distância entre as esferas A e C será:

  • a)  d    4
  • b)  d    3
  • c)  3d    3
  • d)  2d    3
  • e)  3d    4
#25874
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

Questão 6 - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso

Para alimentar uma lâmpada de 20W – 5V, dispõe-se de n geradores idênticos, cada um de força eletromotriz ?=6V e resistência interna r=1?, ligados a ela, como mostra o esquema acima.

Para que a lâmpada funcione de acordo com suas especificações, o número n de geradores utilizados deve ser:

  • a) 2
  • b) 3
  • c) 4
  • d) 5
  • e) 6
#25875
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Questão 7 - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso

A figura abaixo representa, num gráfico pxV, dois processos através dos quais um gás ideal evolui a partir de um estado inicial A de equilíbrio termodinâmico. No processo 1, o gás se expande isotermicamente até outro estado de equilíbrio termodinâmico B. No processo 2, ele se expande adiabaticamente até um terceiro estado de equilíbrio termodinâmico C.

Verifica-se que, durante ambas as expansões, o gás realiza o mesmo trabalho W. Nesse caso, a quantidade de calor Q1 envolvido no processo 1, e a variação de energia interna ?U2 , ocorrida no processo 2, são tais que:

  • a) Q1 = W e ΔU2 = - W
  • b) Q1 = W e ΔU2 = W
  • c) Q1 = - W e ΔU2 = W
  • d) Q1 = - W ΔU2 = - W
  • e) Q1 = ΔU2 = 0
#25876
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

Questão 8 - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso

A figura acima representa o gráfico velocidade-tempo de uma partícula.

Sabe-se que, no instante t=5s, a partícula se encontra na posição de coordenada s=78m. Nesse caso, pode-se afirmar que, no instante t=0, ela se encontrava na posição de coordenada:

  • a) 8m
  • b) 18m
  • c) 28m
  • d) 38m
  • e) 58m
#25877
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Questão 9 - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso

Numa região delimitada pelos eixos cartesianos OX e OY, localizada no 1º quadrante, há um campo magnético uniforme B perpendicular ao plano da página, apontando para dentro.

Uma partícula de massa m e carga elétrica q penetra nessa região no ponto J, com uma velocidade V0 perpendicular ao eixo OX e a abandona no ponto K, com uma velocidade V perpendicular ao eixo OY, como mostra a figura acima.

  • a) Questão 9-a - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso
  • b) Questão 9-b - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso
  • c) Questão 9-c - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso
  • d) Questão 9-d - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso
  • e) Questão 9-e - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso
#25878
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

Questão 10 - Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Simulado Brasil Concurso

No interior de uma piscina há um espelho plano horizontal.
Um raio de luz monocromática, vindo do ar, penetra na água com ângulo de incidência de 45, refrata-se e, a seguir, reflete-se no espelho. O raio refletido pelo espelho, que faz 600 com o raio refratado, retorna à superfície livre da água e emerge para o ar, como mostra, abaixo, a figura 1.


Gira-se o espelho em torno de um eixo vertical até que o raio refletido por ele retorne à superfície livre da água com ângulo de incidência limite (L), como mostra a figura 2, acima.


Sendo o índice de refração do ar nar =1, pode-se afirmar que, em relação à sua posição inicial, o espelho girou:

  • a) 15º
  • b) 12,5º
  • c) 10º
  • d) 7,5º
  • e) 5º