Prova SEDUC-RJ - Física 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC-RJ.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CEPERJ, para nível Superior do cargo de Professor - Física. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC-RJ.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Física 2 do concurso SEDUC-RJ.
I. MECÂNICA:
- Cinemática:
1.1 Cinemática escalar: posição, deslocamento, velocidade e aceleração; movimentos uniforme e uniformemente variado - descrição analítica e gráfica. Movimentos variados quaisquer.
1.2 Cinemática vetorial: vetores posição, deslocamento, velocidade e aceleração; componentes tangencial e normal (centrípeta) da aceleração.
1.3 Movimento em queda livre: na vertical, em um lançamento oblíquo e em um lançamento horizontal.
1.4 Movimento relativo: em relação a um referencial em translação em relação a outro referencial fixo; princípio da relatividade galileana; referenciais inerciais.
1.5 Cinemática do Sistema Rígido: translação; rotação – velocidade e aceleração angulares; movimento de rotação uniforme; período e frequência; movimento de rotação uniformemente variado (descrição analítica e gráfica) e movimento geral.
- Dinâmica:
2.1 Dinâmica da partícula: as leis de Newton; forças de atrito estático e de deslizamento; dinâmica do movimento de uma partícula em trajetórias retilíneas e curvilíneas.
2.2 Os grandes teoremas da mecânica: trabalho, energia cinética, teorema da energia cinética e potência. Impulso, momento linear, teorema do momento linear (quantidade de movimento).
2.3 Energia mecânica e sua conservação: forças conservativas e não conservativas, energia potencial gravitacional e energia potencial elástica. Energia mecânica e teorema da conservação da energia mecânica.
2.4 Momento linear e sua conservação: teorema da conservação do momento linear, interações unidimensionais e coeficiente de restituição.
- Gravitação: As leis de Kepler. Lei da gravitação universal. Aceleração da gravidade. Dinâmica do movimento planetário, segundo Newton, para órbitas circulares. Conservação da energia mecânica no movimento planetário.
- Estática do sistema rígido: Momento de uma força em relação a um eixo. Centro de massa. Condições de equilíbrio de um sistema rígido. Binário. Teorema das três forças. Tipos de equilíbrio. Máquinas simples em equilíbrio: alavanca (tipos de alavanca), plano inclinado, roldanas fixas e móveis. Associações de máquinas simples.
- Hidrostática: Conceito de Pressão, propriedades dos líquidos, teorema dos pontos isóbaros, teorema de Stevin, experimento de Torricelli, teorema de Pascal e teorema de Arquimedes.
II. TERMOLOGIA:
- Termometria: conceito de temperatura, lei zero da Termodinâmica, escalas Celsius e Kelvin; escalas arbitrárias.
- Dilatação térmica: dilatação linear, superficial e volumétrica; variação da densidade em função da temperatura e dilatação anômala da água.
- Calorimetria: conceito de calor, calor específico de uma substância, capacidade térmica, cálculo do calor sensível. Equação fundamental da calorimetria.
- Mudanças de fase: leis da fusão (franca) - olidificação, vaporização (ebulição) - condensação. Calor de mudança de fase, cálculo do calor latente e aplicação da equação fundamental da calorimetria em situações em que ocorram mudanças de fase.
- Gases perfeitos e Termodinâmica: coordenadas termodinâmicas, equilíbrio termodinâmico e processos quase-estáticos: isobárico, isométrico, isotérmico e adiabático e o trabalho realizado nesses processos. 1ª Lei da Termodinâmica, energia interna de um gás perfeito e análise energética em processos quase-estáticos. 2ª Lei da Termodinâmica, processos cíclicos, ciclo de Carnot, máquinas térmicas e refrigeradores.
III. ÓPTICA GEOMÉTRICA:
- Luz: velocidade da luz no vácuo e em meios transparentes. Índice de refração. Leis da reflexão e refração. Desvio angular. Refringência e reflexão total. Objetos e imagens reais e virtuais em relação a um sistema óptico.
- Espelhos: planos e esféricos (condições de Gauss). Equações de Gauss e da ampliação linear. Determinação gráfica de imagens.
- Lentes: esféricas e delgadas (condições de Gauss). Equações Gauss e da ampliação linear. Determinação gráfica de imagens. Olho humano e principais defeitos na visão. Instrumentos ópticos.
IV. ONDAS:
- Movimento ondulatório: conceito de ondas e suas classificações (mecânica e eletromagnética). Ondas mecânicas transversais e longitudinais. Ondas periódicas: período, frequência e comprimento de onda.
- Fenômenos ondulatórios: reflexão e refração: suas leis; superposição e interferência, ondas estacionárias e difração.
- Som: Ondas sonoras, características do som, cordas vibrantes, tubos acústicos abertos e fechados, ressonância e efeito Doppler.
V. ELETRICIDADE:
- Eletrostática: Carga elétrica e sua conservação. O átomo: prótons, elétrons e neutrons. Transferênciade carga. Condutores e isolantes. Tipos de eletrização. Lei de Coulomb. Campo e potencial elétrico de uma carga e de um sistema de cargas pontuais. Campo elétrico uniforme. Campo e potencial elétrico de um condutor em equilíbrio eletrostático. Linhas de força e superfícies equipotenciais.
- Eletrodinâmica:
2.1. Corrente elétrica em um condutor: sentidos real e convencional e intensidade da corrente elétrica.
2.2 Resistor: Lei de Ohm; resistores ôhmicos e não ôhmicos. 1ª Lei de Kirchhoff. Associação de resistores. Potência consumida por um resistor. Curto-circuito. Gráficos tensão-corrente.
2.3 Gerador e receptor (motor): força eletromotriz, força contra eletromotriz e resistência interna. Gráficos tensão-corrente. 2ª Lei de Kirchhoff. Circuitos elétricos simples.
2.4 Instrumentos de medida: amperímetros e voltímetros. Ligação à terra.
VI. ELETROMAGNETISMO:
- Ímãs naturais: propriedades e campo magnético criado por eles. Magnetismo terrestre.
- Campo magnético: experimento de Oersted, campo criado por corrente elétrica em um fio e em uma espira circular. Bobinas.
- Forças de origem magnética sobre cargas elétricas em movimento: movimento de partículas carregadas em um campo magnético uniforme.
- Indução eletromagnética: fluxo magnético, lei de Faraday e lei de Lenz.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Física 2.
- #25869
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Um corpo cilíndrico é introduzido de boca para baixo em um recipiente aberto que contém mercúrio, de modo que nenhum ar escape de seu interior. O corpo é mantido parcialmente submerso na posição indicada na figura abaixo, na qual o mercúrio conseguiu nele penetrar até ⅓ de sua altura.
Sendo a pressão atmosférica local 760mm de Hg, a diferença de nível h entre as superfícies livres do mercúrio no recipiente e no interior do corpo é igual a:
- a) 600mm
- b) 570mm
- c) 380mm
- d) 190mm
- e) 152mm
- #25870
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Um bloco de 4kg é abandonado a uma altura de 4,75m verticalmente acima de uma mola ideal de constante elástica K=80N/m, que possui uma extremidade fixa a um piso horizontal, como mostra a figura abaixo.
Suponha que o bloco, ao colidir com a mola, a comprima verticalmente. Desprezando-se as perdas de energia mecânica, e considerando g=10m/s2 , o valor máximo do módulo da velocidade do bloco enquanto ele está descendo é:
- a) 9,50m/s
- b) 9,75m/s
- c) 10,00m/s
- d) 10,25m/s
- e) 10,50m/s
- #25871
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A figura mostra um avião descrevendo uma curva circular de centro C e de raio R, em um plano horizontal, com velocidade escalar constante.
Sobre o avião estão atuando quatro forças: seu peso P, a força de sustentação Fs exercida pelo ar, a força de propulsão Fp devida aos motores, e a força de resistência FR devida aos diversos atritos que se opõem ao movimento. Considerando-se essas informações, pode-se afirmar que:
- a) Para que o avião possa estar em movimento, é necessário que | FP | > | FR |
- b) Como o movimento ocorre num plano horizontal, |Fs | = | P|
- c) Como o movimento é uniforme, é nula a resultante dessas quatro forças.
- d) Como é nula a aceleração do avião, o piloto poderia desligar a propulsão que o movimento do avião se manteria por inércia.
- e) A resultante das forças que atuam sobre o avião não depende do ângulo de inclinação θ das asas em relação à horizontal.
- #25872
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Numa bicicleta, a roda dentada à qual estão acoplados os pedais tem um raio R1 =10cm . A catraca, ligada à roda dentada pela corrente, tem um raio R2 =5cm. Já a roda motriz, a traseira, tem um raio R3 =20cm, como mostra a figura acima.
Durante um treino, um ciclista mantém um ritmo de 2 pedaladas por segundo. Supondo que a roda motriz role sem deslizar sobre o piso de apoio, pode-se afirmar que a velocidade da bicicleta é de aproximadamente:
- a) 5km/h
- b) 9km/h
- c) 12km/h
- d) 18km/h
- e) 25km/h
- #25873
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A figura abaixo mostra três pequenas esferas A, B e C, carregadas com cargas elétricas Q, Q’ e q, respectivamente, alinhadas sobre um plano horizontal, com a esfera C mais próxima de A do que de B.
Verifica-se experimentalmente que, sendo as esferas abandonadas nas posições mostradas na figura, as três permanecem em repouso, mesmo sendo os atritos desprezíveis. Nesse caso, se |Q’|=4|Q|, e a distância entre as esferas A e B for d, a distância entre as esferas A e C será:
- a) d 4
- b) d 3
- c) 3d 3
- d) 2d 3
- e) 3d 4
- #25874
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Para alimentar uma lâmpada de 20W – 5V, dispõe-se de n geradores idênticos, cada um de força eletromotriz ?=6V e resistência interna r=1?, ligados a ela, como mostra o esquema acima.
Para que a lâmpada funcione de acordo com suas especificações, o número n de geradores utilizados deve ser:
- a) 2
- b) 3
- c) 4
- d) 5
- e) 6
- #25875
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A figura abaixo representa, num gráfico pxV, dois processos através dos quais um gás ideal evolui a partir de um estado inicial A de equilíbrio termodinâmico. No processo 1, o gás se expande isotermicamente até outro estado de equilíbrio termodinâmico B. No processo 2, ele se expande adiabaticamente até um terceiro estado de equilíbrio termodinâmico C.
Verifica-se que, durante ambas as expansões, o gás realiza o mesmo trabalho W. Nesse caso, a quantidade de calor Q1 envolvido no processo 1, e a variação de energia interna ?U2 , ocorrida no processo 2, são tais que:
- a) Q1 = W e ΔU2 = - W
- b) Q1 = W e ΔU2 = W
- c) Q1 = - W e ΔU2 = W
- d) Q1 = - W e ΔU2 = - W
- e) Q1 = ΔU2 = 0
- #25876
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A figura acima representa o gráfico velocidade-tempo de uma partícula.
Sabe-se que, no instante t=5s, a partícula se encontra na posição de coordenada s=78m. Nesse caso, pode-se afirmar que, no instante t=0, ela se encontrava na posição de coordenada:
- a) 8m
- b) 18m
- c) 28m
- d) 38m
- e) 58m
- #25877
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Numa região delimitada pelos eixos cartesianos OX e OY, localizada no 1º quadrante, há um campo magnético uniforme B perpendicular ao plano da página, apontando para dentro.
Uma partícula de massa m e carga elétrica q penetra nessa região no ponto J, com uma velocidade V0 perpendicular ao eixo OX e a abandona no ponto K, com uma velocidade V perpendicular ao eixo OY, como mostra a figura acima.
- a)
- b)
- c)
- d)
- e)
- #25878
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
No interior de uma piscina há um espelho plano horizontal.
Um raio de luz monocromática, vindo do ar, penetra na água com ângulo de incidência de 450 , refrata-se e, a seguir, reflete-se no espelho. O raio refletido pelo espelho, que faz 600 com o raio refratado, retorna à superfície livre da água e emerge para o ar, como mostra, abaixo, a figura 1.
Gira-se o espelho em torno de um eixo vertical até que o raio refletido por ele retorne à superfície livre da água com ângulo de incidência limite (L), como mostra a figura 2, acima.
Sendo o índice de refração do ar nar =1, pode-se afirmar que, em relação à sua posição inicial, o espelho girou:
- a) 15º
- b) 12,5º
- c) 10º
- d) 7,5º
- e) 5º