Prova da PM (SP) - História do Brasil 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da VUNESP, tanto para nível médio como superior da matéria História do Brasil. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Era Pós-Vargas
- A Era Vargas
- A Primeira República
- A Regência
- A República Liberal
- Abolição
- Abolição da Escravatura
- Acre
- Agropecuária
- América Latina - História
- Aproveitamento Econômico dos Cerrados
- Aspectos Geoeconômicos do RN
- Aspectos Relevantes da História do Brasil
- Atividades Econômicas Modernas e Racionais
- Atividades Econômicas Tradicionais
- Brasil Atual
- Brasil Colônia
- Brasil Império
- Ciclo da Borracha
- Ciclos Econômicos
- Cisplatina
- Climas
- Colonização
- Colonização da Região Sul
- Colonização do Amapá
- Conquista e Ocupação da Amazônia
- Crises Financeiras
- Danos ao Meio Ambiente
- Desenvolvimento Sustentável - História do Brasil
- Desigualdades Sociais
- Ditadura
- Economia
- Escravidão
- Espaço Demográfico
- Estado Desenvolvimentista
- Expansão da Economia no Brasil
- Família Real no Brasil
- Fronteiras
- Geografia do Espírito Santo
- Governo de Aluízio Alves
- Governo Médici
- História
- História da Caixa Econômica Federal
- História da Paraíba
- História de Pernambuco
- História de Rondônia
- História de São Paulo
- História do Acre
- História do Brasil
- História do Brasil - Geral
- História do Espírito Santo
- História do Paraná
- Historia do RN
- Imigração
- Independência
- Juscelino Kubitschek
- Limites de Fronteiras
- Microrregiões do RN
- Migração
- Mineração
- Movimentos Emancipacionistas
- Nova República
- Partido Republicano Paulista
- PAS - Plano Amazônia Sustentável
- Período Colonial
- Período Democrático (1945 - 1964)
- Período Joanino (1808 - 1821)
- Plano Cruzado
- Política Externa
- População
- Presença Americana no RN
- Primeira República
- Primeiro Reinado
- Processo Democrático a partir de 1985
- Produção Cafeeira
- Realidade Socioeconômica de Rondônia
- Regime Militar
- República
- Revolução de 1930
- Revolução Farroupilha
- Segundo Reinado
- Vegetação
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #18328
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- História do Brasil
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 1 - O ano de 1968 ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política e dos costumes. O movimento estudantil celebrizou-se como protesto dos jovens contra a política tradicional, mas principalmente como demanda por novas liberdades. O radicalismo jovem pode ser bem expresso no lema “é proibido proibir”. Esse movimento, no Brasil, associou-se a um combate mais organizado contra o regime: intensificaram-se os protestos mais radicais, especialmente o dos universitários, contra a ditadura. Por outro lado, a “linha dura” providenciava instrumentos mais sofisticados e planejava ações mais rigorosas contra a oposição. Esse ano também foi marcado pela Decretação do Ato Institucional 5. Sobre este AI, assinale o que está INCORRETO:
- a) Dava ao Presidente da República o poder de decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores, por Ato Complementar, em estado de sitio ou fora dele, só voltando os mesmos a funcionar quando convocados pelo Presidente da República.
- b) Este foi o quinto numa série de decretos promulgados no decorrer do Golpe. A diferença deste para os outros é o excesso de poder resguardado ao Presidente.
- c) Manteve a Constituição de 24 de janeiro de 1967 e as Constituições estaduais, com as modificações constantes deste Ato Institucional.
- d) Dava ao Presidente da República, no interesse nacional, o poder de decretar a intervenção nos Estados e Municípios, sem as limitações previstas na Constituição.
- e) Dava ao Governo Federal o poder de criar empresas estatais, além de controlar os empréstimos no exterior.
- #18329
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- História do Brasil
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 - Sobre as rebeliões nativistas ocorridas no Brasil durante o período colonial, leia as proposições abaixo: I - Esses movimentos tiveram início no século XVII, momento em que diversas regiões da colônia enfrentavam dificuldades econômicas. II - Muitos dos revoltosos eram oriundos da elite e, por isso, não tinham interesse em elaborar uma transformação profunda nas instituições de seu tempo. III - Entre os principais levantes pode-se destacar: a Revolta de Beckman; a Guerra dos Emboabas; a Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos. IV - As primeiras revoltas nativistas acontecidas no século XVII pretendiam extinguir o pacto colonial e estabelecer a independência da América Portuguesa. V - Seus participantes não desejavam liquidar com a presença metropolitana no território colonial. Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas:
- a) Apenas II e III.
- b) Apenas I, II e III.
- c) Apenas I, II e V.
- d) I, II, III e V.
- e) I, III, IV e V.
- #18330
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- História do Brasil
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 3 - Os levantes militares tenentistas, o fim da política café-com-leite, o agrupamento das oligarquias dissidentes na Aliança Liberal e o colapso da economia cafeeira foram alguns dos fatores que criaram as condições para a Revolução de 1930, a qual assinalou:
- a) O fim da República Velha e o início da República Oligárquica.
- b) O declínio do Segundo Reinado e o início da República.
- c) O fim da República Velha e o início da Era Vargas.
- d) O início do Estado Novo e a fase de democratização do Brasil.
- e) O fim do Estado Novo e o começo da Ditadura Militar.
- #18331
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- História do Brasil
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 4
(1,0) 4 -
Há aproximadamente cinco séculos os portugueses chegaram ao litoral brasileiro e foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas. Leia as afirmativas abaixo: I. O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado. Entre outros fatores, podemos citar que isso ocorreu em decorrência do contágio por doenças trazidas pelos europeus. pelos europeus. II. Os Caraíbas estavam espalhados por todo o litoral do território brasileiro e foram os primeiros a ter contato com os portugueses. III. Na comunidade indígena prevaleciam as relações igualitárias, os trabalhos eram realizados em cooperação e a economia era de subsistência. IV. Alguns grupos indígenas praticavam a antropo-fagia, atitude que tinha caráter ritual. V. Os primeiros contatos dos indígenas com os europeus foram amistosos e os primeiros relatos atestavam a afabilidade do indígena. Essa relação pacífica, porém, desapareceu à medida que os portugueses começaram a ocupar suas terras e iniciaram a sua escravização. Assinale a alternativa correta:
- a) Apenas I, II e III estão corretas.
- b) Apenas I, III, IV e V estão corretas.
- c) Apenas II e V estão corretas.
- d) Apenas I, II e IV estão corretas.
- e) Todas estão corretas.
- #18332
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- História do Brasil
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 - Os membros da loja maçônica fundada por José Bonifácio em 2 de junho de 1822 (e que no dizer de Frei Caneca não passava de um “clube de aristocratas servis”) juraram “procurar a integridade e independência e felicidade do Brasil como Império constitucional, opondo-se tanto ao despotismo que o altera quanto à anarquia que o dissolve”. Na visão de José Bonifácio e dos membros da referida loja maçônica, o despotismo e a anarquia eram encarnados, respectivamente,
- a) pelos que defendiam a monarquia e a autonomia das províncias.
- b) por todos quantos eram a favor da independência e união entre as províncias.
- c) pelo chamado partido português e os republicanos ou exaltados.
- d) pelos partidários da separação com Portugal e da união sul-americana.
- e) pelos partidos que queriam acabar com a escravidão e a centralização do poder.
- #18333
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- História do Brasil
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 6 - Encerrado o período colonial no Brasil, entre as várias instituições que a metrópole implantou no país, uma sobreviveu à Independência. Trata-se das,
- a) Províncias gerais.
- b) Milícias rurais.
- c) Guardas nacionais.
- d) Câmaras municipais.
- e) Cortes de justiça.
- #18334
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- História do Brasil
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 7 - Conflito que alcançou enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Semelhante a outros graves momentos de crise, interesses político-econômicos e messianismo se misturaram ao contexto explosivo. Ocorrido entre 1912 e 1916, o conflito envolveu, de um lado, a população cabocla daqueles Estados, e, de outro, os dois governos estaduais, apoiados pelo presidente da República, Hermes da Fonseca. O texto acima faz referência a / ao:
- a) Guerra do Contestado.
- b) República Juliana.
- c) Revolução Farroupilha.
- d) Revolução de 1930.
- e) Revolução de 1930.
- #18335
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- História do Brasil
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 8 - A República Brasileira começou com um Governo Provisório, encabeçado:
- a) Por Benjamin Constant.
- b) Por D. Pedro I.
- c) Por D. Pedro II.
- d) Pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
- e) Pelo Marechal Floriano Peixoto.
- #18336
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- História do Brasil
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 9 - Sobre o período da Ditadura Militar, leia as afirmativas abaixo: I. Ao assumir o governo, os militares procuraram reprimir as oposições, para isso utilizaram os Atos Institucionais, alterando a Constituição e tornando legais as medidas ditatoriais. II. O Marechal Castelo Branco foi o primeiro presidente do Regime Militar. III. Durante o governo de Costa e Silva foi decretado o Ato Institucional n.º 5, o AI 5, o qual dava poderes ao presidente de fechar o Congresso, Assembléias Legislativas e Câmaras municipais. IV. Durante o governo do General Médici o Brasil passou pelo período mais repressivo de todos os governos militares, porém, o modelo econômico adotado gerou um rápido crescimento, fazendo com que os surgisse a ideia da existência de um “milagre econômico” no país, trazendo euforia ao empresariado nacional e estrangeiro. Assinale a alternativa correta:
- a) Todas estão corretas.
- b) Apenas I, e IV estão corretas.
- c) Apenas III e IV estão corretas.
- d) Apenas I está correta.
- e) Apenas I, II e IV estão corretas
- #18337
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- História do Brasil
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 - Ao longo do período colonial, existiram vários conflitos entre brancos e indígenas, os quais, muitas vezes, resultaram em grandes guerras e massacres. Avalie as afirmativas abaixo sobre o massacre de Trucunhaén. 1. O massacre de Trucunhaén envolveu potiguares e portugueses. 2. Os principais envolvidos no conflito foram Diogo Dias e o cacique Inigaçu. 3. Tal qual outros conflitos, envolveu disputas entre jesuítas e colonos. Está(ão) correta(s),
- a) 3, apenas.
- b) 1 e 2, apenas.
- c) 1 e 3, apenas.
- d) 2 e 3, apenas.
- e) 1, 2 e 3.