Prova da PREFEITURA ITAQUAQUECETUBA - Português 5 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca SOLER, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #15832
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O soneto de Vinícius apresenta, além da sua forma fixa, outros traços tradicionais na estrutura formal, que são:
- a) versos decassílabos
- b) rimas regulares do tipo ABBA; ABAB; ABA; BBA
- c) rimas regulares do tipo ABAB; ABAB; ABB; ABB
- d) as alternativas a e b estão corretas
- #15834
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Observe:
I) No ritmo melódico intenso há grande musicalidade.
II) A linguagem do poema é formal.
III) O fim do amor é visto como algo irreversível.
- a) I, II e III estão corretas
- b) I, II e III estão incorretas
- c) I e II estão incorretas
- d) III está correta
- #15837
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
“Próximo” e “distante”, na última estrofe do poema são:
- a) Sinônimos
- b) Antônimos
- c) Parônimos
- d) Homônimos
- #15838
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A conjunção e tem valor adversativo na frase:
- a) Choveu durante a noite e não pudemos sair.
- b) Arrumou as malas e saiu porta afora.
- c) Deitei-me exausto no chão e não consegui dormir.
- d) Cheguei, vi e venci.
- #15839
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Reescrevendo-se a frase, completando-a com a palavra indicada entre parênteses, a concordância correta é:
“A cidade tem ruas e passeios _______________.” (tranquilo)
- a) A cidade tem ruas e passeios tranquilos.
- b) A cidade tem ruas e passeios tranquilo.
- c) A cidade tem ruas e passeios tranquilas.
- d) A cidade tem ruas e passeios tranquila.
- #15841
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Observe:
I) Fui às Olimpíadas, mas perdi o ano na escola.
II) Perdeu o emprego, mas passou três meses na Europa.
III) Todos ficaram apreensivos, mas a responsabilidade era grande.
A conjunção mas introduz orações coordenadas adversativas que apresentam, no entanto, ideias ou valores diferentes. Em I, II e III há, respectivamente, a ideia ou valor de:
- a) Comparação, objeção e compensação.
- b) Compensação, não-compensação e objeção.
- c) Compensação, justificativa e contraste.
- d) Não-compensação, compensação e justificativa.
- #15842
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O termo e a oração destacados exercem a mesma função sintática de:
- a) Sujeito.
- b) Objeto direto.
- c) Objeto indireto.
- d) Predicativo.
- #15844
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Classificando-se “que” na oração destacada, teremos um/uma:
- a) Objeto direto.
- b) Sujeito.
- c) Conjunção subordinativa integrante.
- d) Pronome relativo.
- #15845
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Reescreva a frase no plural, fazendo a concordância necessária. Marque a alternativa correspondente:
“Não se descobriu a causa do problema.”
- a) Não se descobriu as causas do problema.
- b) Não se descobriu as causas dos problemas.
- c) Não se descobriram a causa do problema.
- d) Não se descobriram as causas do problema.