Prova da PREFEITURA ITAQUAQUECETUBA - Português 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca SOLER, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #15768
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Qual o gênero textual o texto acima é considerado?
- a) Fabula.
- b) Crônica Narrativa.
- c) Crônica Descritiva.
- d) Conto.
- #15769
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Na frase “... A Lebre e a tartaruga meteram-se nos seus
lugares...”, qual a classificação das palavras em destaque ?
- a) Sujeito Simples.
- b) Sujeito Composto.
- c) Substantivo comum.
- d) Substantivo Próprio.
- #15770
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Assinale a alternativa que apresenta a escrita por extenso grafada corretamente dos números cardinais, 800.º, 600.º, 900.º, 200.º, respectivamente:
- a) octingentésimo – sexcentésimo – noningentésimo – doiscentésimo.
- b) octingentésimo – sexcentésimo – nongentésimo – ducentésimo.
- c) octogésimo – sexcentésimo – nonigentésimo – ducentésimo.
- d) octingentésimo – seiscentésimo – nongentésimo – doiscentésimo.
- #15771
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinale a alternativa que apresenta a pontuação corretamente empregada de acordo com a norma culta:
- a) Estas crianças com certeza serão aprovadas.
- b) Estas crianças, com certeza serão aprovadas.
- c) Estas crianças com certeza, serão aprovadas.
- d) Estas crianças, com certeza, serão aprovadas.
- #15772
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
No trecho “Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.”, a palavra em destaque está substituindo:
- a) O desenvolvimento.
- b) Os parâmetros.
- c) O meio Ambiente.
- d) Os Recursos.
- #15773
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
No trecho “Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.”, a palavra em destaque, pode ser substituída sem que se altere o sentido da frase, pelo sinônimo:
- a) recursos.
- b) padrões.
- c) abordagens.
- d) conhecimento.
- #15774
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.
- a) A ventania levou árvores e telhados, e pontes e animais.
- b) A ventania levou árvores e telhados e, pontes e animais.
- c) A ventania levou árvores e telhados e pontes e animais.
- d) A ventania levou árvores, e telhados, e pontes, e animais.
- #15775
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Observe os sinônimos abaixo:
I - Ascensão = Aumento.
II - Acepção = Significado.
III - Detectar = constatar
IV – Conserto = Convenção.
V – Concerto = Reparo
Assinale a alternativa correta:
- a) Estão corretas I, III, IV e V apenas.
- b) Estão corretas II, III, IV, V apenas.
- c) Estão corretas I, II, III apenas.
- d) Todas estão corretas.
- #15776
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Assinale a alternativa, cuja utilização do acento indicativo da crase foi empregado incorretamente:
- a) A freqüência dos alunos às aulas é facultativa.
- b) Vou à Brasília.
- c) O medo aumentava à proporção que a noite caía.
- d) Vou à cidade.
- #15777
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Transcrevendo a frase “Não gosto disso – diz a menina em tom zangado”, para o discurso indireto, teremos:
- a) A menina afirmou que estava zangada.
- b) Não gostei disso – disse a menina em tom zangado.
- c) Não gostarei disso – disse a menina em tom zangado.
- d) Não gostarás disso – disse a menina em tom zangado.