Prova da PREFEITURA ITAQUAQUECETUBA - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca SOLER, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #15697
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Segundo a autora, a autoridade do narrador:
- a) É baseada na narrativa;
- b) Vem do poeta-rapsodo ser um escolhido dos deuses;
- c) É um discurso para ouvintes que a recebem como verdadeira;
- d) Vem do fato do poeta-rapsodo transmiti-la aos ouvintes.
- #15698
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Para os gregos:
- a) Os ouvintes confiam no narrador;
- b) O mito é para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira;
- c) A narrativa é recebida como verdadeira porque eles confiam no narrador;
- d) O poeta-rapsodo é uma narrativa feita em público.
- #15699
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Os substantivos encontrados no texto são, na maioria:
- a) Abstratos
- b) Próprios
- c) Compostos
- d) Comuns
- #15700
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O substantivo composta encontrado no texto é:
- a) Marilena Chauí
- b) Poeta-rapsodo
- c) Terra
- d) Bem e mal
- #15701
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Confiabilidade e autoridade são exemplos de substantivos:
- a) Próprios
- b) Concretos
- c) Abstratos
- d) Coletivos
- #15702
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 6 -
“... que lhe permitem que veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-las aos ouvintes”.
Em transmiti-las, las é pronome que substitui:
- a) As origens de todos os seres;
- b) Todas as coisas;
- c) Aos ouvintes;
- d) A origem de todos os seres e de todas as coisas.
- #15703
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Assinale a alternativa em que as palavras destacadas correspondem, pela ordem, a substantivo, adjetivo, advérbio.
- a) A preparação da juventude forja o amanhã de um país.
- b) O governo que acultura seu povo passa à história.
- c) Feliz a nação que emprega bastantes recursos na educação.
- d) Educação e cultura fazem forte um país bem promissor.
- #15704
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A pontuação correta encontra-se em:
- a) Encontrei a bordo um homem, que vinha do Pará, a quem meu pai me apresentou e recomendou.
- b) A Guerra e a Fé, imperavam e ao crepitar do lume doméstico, outras histórias não se contavam, que as dos soldados e dos monges.
- c) Dadas todas as explicações continuo a minha história.
- d) Um pouco de sol, banhava aquelas colinas tristes e fatigadas por entre as quais caminhávamos.
- #15705
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Pertencem à mesma família de palavras ou família etimológica as palavras:
- a) Cinza e sinceridade
- b) Fumante e defumação
- c) Mar e oceano
- d) Casa e domicílio
- #15706
- Banca
- SOLER
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Constitui um discurso indireto:
- a) “– Virão buscar você muito cedo? – perguntei.”
- b) “O guerreiro tabajara disse que Caubi tinha voltado.”
- c) “O major é um filósofo – disse ele com malícia”
- d) “Um dos vizinhos”, disse-a velha, cautelosamente.