Prova de Português 47 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca IPAD, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #18710
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Qual dos comentários a seguir está correto em relação aos textos I e/ou II?
- a) No texto I, os verbos no pretérito (perfeito/imperfeito), que o narrador emprega para constituir seu enredo, indicam que a narrativa aponta para fatos irreversíveis situados no passado, uma das características principais desse tipo de texto.
- b) O autor do texto II recorre aos números para dar credibilidade e força ao pontos de vista que defende em seu texto argumentativo.
- c) Os textos confrontam duas realidades: o dado (natureza) e o construído (cultura), sendo que os dados numéricos do texto II tornam irrelevante o propósito injuntivo do texto I.
- d) A imprecisão semântica do verbo na passiva (Calcula-se que...), no texto I, e do verbo no subjuntivo (Quando estiver...), no texto II, é imperdoável na construção de dois textos que pretendem descrever objetivamente uma realidade.
- e) Nos dois textos expositivos, predomina a objetividade, quebrada apenas no primeiro pela manifestação de um juízo de valor.
- #18711
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Todas as palavras são acentuadas graficamente pelo mesmo motivo em:
- a) água, município, edifício, Guaíra
- b) estádios, superfície, Baía, média
- c) Paraná, será, vulcânica
- d) cúbicos, espetáculo, energético
- e) insuperável, quilômetro, três
- #18712
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Em que opção a expressão em negrito retoma a idéia de um termo para explicá-lo, desenvolvê-lo ou esclarecê-lo, assumindo a função sintática de aposto?
- a) O conjunto de saltos de quedas d’água estava localizado ao oeste do Estado do Paraná, no município de Guaíra...
- b) Calcula-se que a água do Rio Paraná levou cerca de 1 milhão de anos para cavar no basalto, rocha vulcânica dura, o caminho que percorria.
- c) Era a cachoeira mais caudalosa do mundo, nela se escoando cerca de 75 mil metros cúbicos de água por segundo...
- d) Capaz de gerar 15 milhões de kilowatts, Itaipu é a usina de maior potencial energético do mundo.
- e) A barragem, que represa o Rio Paraná, tem a altura aproximada de um edifício de 62 andares.
- #18713
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em “era a cachoeira mais CAUDALOSA do mundo”, o adjetivo em destaque significa:
- a) com água em abundância.
- b) veloz.
- c) impressionante.
- d) vertiginosa.
- e) com a forma sinuosa de uma cauda.
- #18714
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A informação com maior força argumentativa a que o autor recorre para sustentar sua opinião contra a destruição de Sete Quedas é:
- a) Sete Quedas existia, na forma em que a conhecemos, há cerca de 1 milhão de anos.
- b) Num país cujos dirigentes fossem razoavelmente afinados com a sensibilidade cultural da nação, tudo se teria feito.
- c) Existia um outro projeto, que não foi levado em consideração, elaborado pelo engenheiro Marcondes Ferraz, criador do projeto da Usina de Paulo Afonso.
- d) Muitos homens estão cegos com a força da ciência e da tecnologia...
- e) É inacreditável que um projeto como esse não tenha sido discutido em nível nacional, com esclarecimento à população sobre os prós e os contras que envolve.
- #18715
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
As vírgulas são empregadas para isolar a adjetivação explicativa em forma de oração na letra:
- a) Sete Quedas existia, na forma em que a conhecemos, há cerca de 1 milhão de anos.
- b) Num país cujos dirigentes fossem razoavelmente afinados com a sensibilidade cultural da nação, tudo se teria feito para preservar essa grande maravilha do planeta.
- c) Existia um outro projeto, que não foi levado em consideração, elaborado pelo engenheiro Marcondes Ferraz, criador do projeto da Usina de Paulo Afonso.
- d) Essa usina é para o próximo século, não deveria ser construída agora, quando há problemas mais graves para serem resolvidos.
- e) Haverá alteração do clima local, com a formação de neblina, aumento da velocidade dos ventos e modificações na temperatura.
- #18716
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Analise cada comentário que se desenvolve em torno de argumentos dos textos III e IV.
1. “Sempre que possível, se deve preservar o ambiente.” · A informação de que não se levou em consideração o projeto do engenheiro Marcondes Ferraz, que preservaria Sete Quedas, anula esse argumento.
2. “... não podemos deixar de aproveitar nossos recursos hídricos para produzir energia.” · A informação de que “a barragem seria construída acima das quedas e uma parte da água desceria por um túnel cavado dentro da rocha viva, até as turbinas que ficariam num “salão” subterrâneo” não se contrapõe à necessidade de aproveitar recursos hídricos.
3. “Itaipu foi o projeto mais barato dentre todos os propostos.” · A afirmação de que “teria sido mais econômico e viável construir muitas pequenas usinas” desmente esse argumento.
4. “Não temos nem como aproveitar tanta potência energética.” · O autor do texto IV não nega essa verdade, mas apela para uma justificativa: “Sem excesso não há progresso”.
Estão corretos:
- a) apenas os comentários 2, 3 e 4.
- b) apenas os comentários 1, 3 e 4.
- c) apenas os comentários 1, 2 e 4.
- d) apenas os comentários 1, 2 e 3.
- e) todos os comentários.
- #18717
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Escreva V ou F nos parênteses, conforme sejam verdadeiras ou falsas as informações a seguir.
( ) Por duas vezes, a relação semântica de condição foi estabelecida entre segmentos do texto: em “Sempre que possível, se deve preservar o ambiente” e em “Se não construíssemos Itaipu, teríamos que recorrer, no futuro, à energia nuclear”.
( ) Em “O que não podemos, nesse mundo carente de energia, é deixar de aproveitar nossos recursos hídricos para produzir energia”, o pronome demonstrativo que inicia o período antecipa a informação contida em “deixar de aproveitar nossos recursos hídricos para produzir energia”.
( ) Em “Se não construíssemos Itaipu, teríamos que recorrer, no futuro, à energia nuclear, o que seria bem pior”, o pronome demonstrativo retoma a idéia contida em “teríamos que recorrer, no futuro, à energia nuclear”. ( ) No texto IV, predomina a seguinte construção sintática: verbo transitivo direto ou indireto+complemento. Por exemplo: “Sempre que possível, se deve preservar o ambiente”, “E o Brasil precisará cada vez mais de energia elétrica”, “Itaipu é uma prova da competência de nossa tecnologia”.
A sequência correta de cima para baixo é:
- a) F – F – F – F
- b) V – V – V – V
- c) F – F – V – V
- d) F – V – V – F
- e) V – V – F – F
- #18718
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O poema de Drummond alinha-se ideologicamente com os textos:
- a) I e II
- b) I e III
- c) I, II, III
- d) II, III, IV
- e) I, II, III, IV
- #18719
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Em que oração o sujeito não é posposto ao verbo?
- a) “Sete quedas por mim passaram”
- b) “Cessa o estrondo das cachoeiras”
- c) “Aos mortos espanhóis, aos mortos bandeirantes, aos apagados fogos de Ciudad Real de Guaira vão juntar-se os sete fantasmas das águas assassinadas”
- d) “Faz-se do movimento uma represa”
- e) “da agitação faz-se um silêncio”