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Prova de Administração 4 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração 4 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FUNRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Organização Como Um Sistema Social.
  2. Abordagem Sistêmica Da Administração.
  3. Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
  4. Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
  5. Adaptação.
  6. Adhocracia.
  7. Administração Da Produção.
  8. Administração De Operações E Da Qualidade.
  9. Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
  10. Administração De Vendas.
  11. Administração Do Desempenho.
  12. Administração Estratégica.
  13. Administração Financeira.
  14. Administração Geral.
  15. Agente Administrativo.
  16. Ambiente Organizacional.
  17. Análise De Processos De Trabalho.
  18. Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
  19. Análise Ou Descrição Do Trabalho.
  20. Aprendizagem Organizacional.
  21. As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
  22. Avaliação De Desempenho.
  23. Avaliação De Documentos.
  24. Avaliação De Produtividade.
  25. Balanced Scorecard (Bsc).
  26. Benchmarking.
  27. Boa Governança E Accountability.
  28. Brainstorming.
  29. Burocracia.
  30. Cálculos.
  31. Capm.
  32. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  33. Características, Técnicas, Ferramentas.
  34. Cargos E Salários.
  35. Clima Organizacional.
  36. Comércio Eletrônico.
  37. Comércio Exterior.
  38. Comportamento Humano Nas Organizações.
  39. Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
  40. Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
  41. Comunicação.
  42. Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
  43. Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
  44. Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
  45. Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
  46. Construção De Indicadores De Desempenho.
  47. Consumerismo.
  48. Contrato Administrativo.
  49. Contrato De Gestão.
  50. Controladoria.
  51. Controle - Importância E Fundamentos.
  52. Controle Administrativo.
  53. Cronograma Financeiro.
  54. Cultura Brasileira.
  55. Cultura Organizacional.
  56. Decisões Programadas.
  57. Delegação.
  58. Departamentalização.
  59. Descentralização E Desconcentração.
  60. Desenvolvimento De Rh.
  61. Desenvolvimento Organizacional.
  62. Desenvolvimento Sustentável.
  63. Dinâmica Das Organizações.
  64. Downsizing.
  65. Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  66. Eliminação De Desperdícios.
  67. Empreendedorismo.
  68. Ênfase No Cliente.
  69. Equipes.
  70. Estatística.
  71. Estratégia Empresarial.
  72. Estratégias De Marketing.
  73. Estratégias De Rh.
  74. Estrutura E Estratégia Organizacional.
  75. Estrutura E Projeto Organizacional.
  76. Estrutura Organizacional.
  77. Estruturas E Modelos De Controle.
  78. Ética E Responsabilidade.
  79. Execução Das Atividades.
  80. Ferramentas Da Qualidade.
  81. Flexibilidade Organizacional.
  82. Fluxograma.
  83. Forças Competitivas.
  84. Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
  85. Funções Administrativas.
  86. Funções E Habilidades Do Administrador.
  87. Fundamentos E Evolução Da Administração.
  88. Gerenciamento De Desempenho.
  89. Gestão Ambiental.
  90. Gestão Contemporânea.
  91. Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
  92. Gestão Da Produção.
  93. Gestão Da Qualidade.
  94. Gestão De Contratos.
  95. Gestão De Custos.
  96. Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
  97. Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
  98. Gestão De Processos.
  99. Gestão De Recursos.
  100. Gestão Do Conhecimento.
  101. Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
  102. Gestão Estratégica.
  103. Gestão Participativa.
  104. Gestão Por Desempenho.
  105. Governança.
  106. Habilidades Interpessoais.
  107. História Da Administração.
  108. Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
  109. Indicadores De Produtividade.
  110. Inovação Incremental.
  111. Instituição, Organização E Empresa.
  112. Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
  113. Iso 9000.
  114. Liderança.
  115. Liderança: Tipos De Abordagens.
  116. Logística E Transportes.
  117. Macroeconomia.
  118. Marketing.
  119. Marketing De Serviços.
  120. Marketing Internacional.
  121. Matriz Bcg.
  122. Meio Ambiente.
  123. Método Gerencial.
  124. Métodos De Classificação Dos Documentos.
  125. Modelo Contingencial De Administração.
  126. Modelo De Gestão.
  127. Modelos Organizacionais.
  128. Motivação E Liderança.
  129. Mudança E Inovação.
  130. Mudança Organizacional.
  131. Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
  132. Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
  133. Noções De Estatística Descritiva.
  134. Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
  135. Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  136. Normas E Procedimentos.
  137. Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
  138. Ongs.
  139. Orçamento Público.
  140. Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
  141. Organização No Trabalho.
  142. Organização, Sistemas E Métodos.
  143. Organizações.
  144. Organizações De Aprendizagem.
  145. Organizações Formais Modernas.
  146. Organograma.
  147. Paradigmas.
  148. Payback.
  149. PDCA.
  150. Pensamento Econômico.
  151. Pesquisa De Mercado.
  152. Planejamento.
  153. Planejamento Baseado Em Cenários.
  154. Planejamento Estratégico.
  155. Planejamento Estratégico Empresarial.
  156. Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  157. Planejamento Organizacional.
  158. Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  159. Plano De Carreira.
  160. Plano De Remuneração.
  161. Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
  162. Poder E Influência. Comunicação.
  163. Política De Compras.
  164. Política Salarial.
  165. Pregão Eletrônico.
  166. Preocupação Com A Qualidade.
  167. Preservação De Documentos.
  168. Principais Ferramentas Da Qualidade.
  169. Princípio De Deming.
  170. Princípios E Sistemas De Administração Federal.
  171. Processo Administrativo.
  172. Processo De Controle.
  173. Processo De Negociação.
  174. Processo Decisório.
  175. Processo Grupal Nas Organizações.
  176. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  177. Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  178. Projetos.
  179. Projetos De Investimentos Nas Empresas.
  180. Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
  181. Qualidade Total.
  182. Recrutamento E Seleção De Pessoal.
  183. Reengenharia.
  184. Reforma Do Estado.
  185. Relação Chefe/Subordinado.
  186. Relação Cliente/Fornecedor.
  187. Relação Organização ? Ambiente.
  188. Relações Com Empregados.
  189. Relações Humanas.
  190. Remuneração E Benefícios.
  191. Remuneração Por Competências.
  192. Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
  193. Responsabilidade Social.
  194. Responsabilidade Sócio-Ambiental.
  195. Riscos.
  196. Segmentação De Mercado.
  197. Segurança Da Informação.
  198. Serviços.
  199. Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
  200. Sistemas De Informação Gerencial.
  201. Sociedades Anonimas.
  202. Técnica Gut.
  203. Tecnologia Da Informação (Ti).
  204. Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
  205. Temas Contemporâneos Da Administração.
  206. Teoria Da Contingência.
  207. Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
  208. Teoria Dos Dois Fatores.
  209. Teoria Dos Sistemas.
  210. Teoria Estruturalista Da Administração.
  211. Teoria Geral De Administração.
  212. Teorias Administrativas: Principais Escolas.
  213. Terceirização (Outsourcing).
  214. Tomada De Decisão.
  215. Trabalho Em Equipe.
  216. Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
  217. Treinamento E Desenvolvimento.
  218. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  219. Turbulência.
  220. Unidade Organizacional.
  221. Valor Econômico Agregado.
  222. Vendas.
  223. Vpl Valor Presente Líquido.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#14044
Banca
FUNRIO
Matéria
Administração Geral
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médio

(1,0) 1 - 

A formatação de negócios é uma competência que requer talento. Como se denomina essa competência na obra indicada de Idalberto Chiavenato?

  • a) Competência pessoal.
  • b) Competência funcional.
  • c) Competência em produção.
  • d) Competência em marketing.
  • e) Competência em finanças.
#14045
Banca
FUNRIO
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Administração Geral
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médio

(1,0) 2 - 

Segundo Robert Katz, existem três tipos de habilidades administrativas necessárias para que o administrador possa trabalhar no processo de suas atividades: a técnica, a humana e a conceitual. Assinale a opção que corresponde à habilidade conceitual.

  • a) Consiste em utilizar conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas.
  • b) Consiste na capacidade e discernimento para monitorar técnicas desempenhadas pelos subordinados.
  • c) Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupo de pessoas
  • d) Consiste na capacidade de ver a empresa de uma maneira global, compreendendo a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.
  • e) Consiste na capacidade de compreender as motivações humanas básicas, permitindo que as pessoas se comportem de acordo com os objetivos individuais.
#14046
Banca
FUNRIO
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Administração Geral
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médio

(1,0) 3 - 

O planejamento estratégico empresarial, dentre os diferentes níveis, é o que abarca tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e a sua evolução esperada. Sobre este é correto afirmar que

  • a) realizado pelos executivos, traduz e interpreta as decisões da direção e transforma-as em planos concretos dentro dos departamentos da empresa.
  • b) projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
  • c) voltado para a eficiência, na execução das atividades e preocupa-se com alcance de metas.
  • d) equivale ao planejamento tático.
  • e) nvolve toda a organização como um sistema único e aberto, envolve a empresa como uma totalidade.
#14047
Banca
FUNRIO
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(1,0) 4 - 

Frederick Taylor verificou que em todos os ofícios os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação. Percebeu que isso levava a diferentes meios ou métodos para se fazer a mesma coisa. Adotou o melhor dos métodos e o aperfeiçoou, criando o método científico de trabalho. Dentre as técnicas criadas por Taylor, em seu método científico, podemos citar: I - Estudo dos tempos e movimentos. II - Seleção científica do trabalhador. III - Criação da linha de montagem. Assinale a alternativa correta.

  • a) somente a afirmativa I está correta.
  • b) somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • c) somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • d) somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • e) somente a afirmativa II está correta.
#14048
Banca
FUNRIO
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médio

(1,0) 5 - 

A empresa Lojas Rick Ltda, é a terceira maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil, com uma trajetória de pioneirismo e qualidade. Sediada na região Nordeste do País, está presente também, com forte atuação nas regiões Norte e Centro-Oeste. Possui uma cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para superar as expectativas dos clientes com produtos de qualidade e preços acessíveis. Em sua última reunião no mês de novembro de 2009, a Diretoria de marketing, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Companhia, elaborou o seu plano de ação para, a partir do ano de 2010, penetrar também nos mercados da região Sudeste. Estão previstas a forte utilização da mídia televisiva e escrita, assim como a realização de vários eventos de moda patrocinados pela marca. No que tange à abrangência do planejamento, a diretoria de marketing das Lojas Rick está desenvolvendo que tipo de planejamento?

  • a) Planejamento tático.
  • b) Planejamento adaptativo.
  • c) Planejamento estratégico.
  • d) Planejamento operacional.
  • e) Planejamento plurianual de investimento.
#14049
Banca
FUNRIO
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fácil

(1,0) 6 - 

O sistema JIT (just in time), inicialmente utilizado em empresas automobilísticas japonesas, é um método de controle de estoque que envolve redução de custos, melhoria do fluxo de trabalho e entrega de matérias primas e materiais no 'tempo certo', sem desperdício ou qualquer tipo de perda. Assinale a única alternativa que NÃO representa um dos fatores essenciais para o bom funcionamento de um sistema JI

  • a) Qualidade assegurada.
  • b) Rede de fornecedores administráveis.
  • c) Concentração geográfica.
  • d) Trabalho individualizado.
  • e) Manuseio eficiente de materiais.
#14050
Banca
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fácil

(1,0) 7 - 

Cada organização empresarial é um universo peculiar, possui características próprias, diferindo-se de todas as demais. Estas diferenças envolvem recursos físicos, localização geográfica, estilo de liderança, tradição etc. O sistema de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados que rege a interação dos elementos de uma organização, denomina-se

  • a) Desenvolvimento organizacional.
  • b) Clima organizacional.
  • c) Estilo de liderança.
  • d) Psicologia industrial.
  • e) Cultura organizacional.
#14051
Banca
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médio

(1,0) 8 - 

Analise as afirmativas a respeito da atividade empreendedora no Brasil. I. A elevada burocracia para iniciar um novo negócio e a alta carga tributária são aspectos inibidores da atividade empreendedora no Brasil. II. A característica pouco inovadora dos negócios novos no Brasil é marcante, o que constitui um dos entraves para sua entrada nos mercados internacionais. III. O perfil da maioria dos empreendimentos iniciais ainda se concentra nas atividades relacionadas aos serviços prestados aos consumidores. Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s):

  • a) II, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#14052
Banca
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médio

(1,0) 9 - 

A Cia ABC atua no mercado de refrigerantes e está buscando ampliar a sua participação de mercado. Considerando que atua em um mercado maduro, sua diretoria decidiu concentrar seus esforços em estratégias de canal de marketing para alcançar seu objetivo. Entre as medidas tomadas pela Diretoria, a única que não se refere a esse tipo de estratégia é

  • a) investir no desenvolvimento de novas marcas para reposicionar seus produtos nas gôndolas.
  • b) focar a distribuição intensiva de seus produtos.
  • c) fechar contratos de exclusividade com grandes varejistas.
  • d) estreitar o relacionamento com engarrafadores, varejistas e distribuidores.
  • e) oferecer incentivos financeiros para ampliar a exposição de seus produtos nas grandes redes.
#14053
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difícil

(1,0) 10 - 

A tomada de decisão é um processo através do qual se seleciona-se uma ou mais alternativas de ação para se atingir o objetivo desejado. Em relação ao processo decisório, pode-se afirmar que

  • a) tomada de decisão é inerente essencialmente ao nível estratégico, cabendo ao nível tático seu desdobramento, e ao nível operacional, sua execução.
  • b) a identificação e o diagnostico da situação problema ou a da oportunidade constituem etapas do processo decisório.
  • c) a tomada de decisão no nível estratégico pode ser mais facilmente delegada do que no nível operacional.
  • d) a dificuldade para que as informações sejam reunidas e organizadas, sendo mais facilmente modeláveis, não existe nas decisões não programadas.
  • e) as decisões programadas são apropriadas para um ambiente de baixa incerteza.
#14054
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médio

(1,0) 11 - 

A motivação pode ser definida como o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos. A teoria da motivação proposta por Herzberg é conhecida como a teoria dos fatores satisfacientes e insatisfacientes. NÃO consiste em um fator satisfaciente

  • a) realização pessoal
  • b) o progresso profissional
  • c) as condições de trabalho
  • d) o trabalho em si
  • e) a responsabilidade
#14055
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fácil

(1,0) 12 - 

João é gerente de marketing na Cia XYZ. Sabendo que a natureza do trabalho de sua equipe exige criatividade e flexibilidade, João dá total liberdade ao grupo para tomar decisões, atuando somente quando solicitado. As tarefas são divididas pelos próprios membros da equipe, com a mínima intervenção de João. Pode-se afirmar que João adota um estilo de liderança

  • a) democrática.
  • b) autocrática.
  • c) omportamental.
  • d) liberal.
  • e) despreparada.
#14056
Banca
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médio

(1,0) 13 - 

Enquanto as organizações verticalizadas são caracterizadas por muitos níveis administrativos e hierarquia alongada, as organizações horizontalizadas caracterizam-se por uma hierarquia mais achatada que aproxima a base do topo da organização. Em relação às organizações horizontalizadas NÃO se pode afirmar que

  • a) comunicação circula pela organização de forma mais rápida e com menos distorções.
  • b) possibilita maior rapidez nas respostas aos clientes.
  • c) a amplitude de controle é mais estreita do que nas organizações verticalizadas.
  • d) exige pessoas mais auto-suficientes no nível em que o trabalho é executado.
  • e) as decisões são tomadas de forma mais rápida.
#14057
Banca
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médio

(1,0) 14 - 

A administração estratégica representa a articulação de toda a organização visando ao alcance de resultados globais e de longo prazo. A respeito da administração estratégica é INCORRETO afirmar que

  • a) visa o alcance dos objetivos de cada unidade organizacional dentro de uma estratégia geral.
  • b) sustenta-se em cinco pilares básicos, os recursos, os mercados, a cultura, a estrutura organizacional e a estratégia.
  • c) macro-orientada, abordando toda a organização.
  • d) está associada a um esforço conjunto a fim de alcançar os objetivos impostos pela missão da organização.
  • e) globalidade e longo prazo são aspectos relevantes da administração estratégica.
#14058
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(1,0) 15 - 

Você é o chefe da produção de parafusos numa empresa. Apesar de você produzir cada vez mais pregos com menos recursos, a empresa continua perdendo mercado. A estratégia da empresa foi questionada porque.

  • a) pesar de você ser eficiente, a estratégia parece ser ineficaz
  • b) apesar da sua eficácia, a estratégia parece ser ineficiente
  • c) apesar de você não ser eficiente, a estratégia parece ser ineficaz
  • d) apesar de você não ser eficaz, a estratégia parece ser ineficiente
  • e) a estratégia e você são ineficazes