Prova de Português 40 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca Funcab, tanto para nível médio como superior da matéria de Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #15617
- Banca
- FUNCAB
- Matéria
- Português
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- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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- 1
(1,0) 1 -
Nos primeiros parágrafos, o narrador descreve a cena em que o protagonista volta de uma pescaria. Logo em seguida, esse mesmo narrador dá ao leitor uma informação que vai alterar a situação inicial e mudar o rumo da trama. Assinale a alternativa que aponta qual é essa informação e por que muda o rumo da história.
- a) A traíra estava viva e, a partir do momento em que esse fato fica comprovado, o que fazer com ela é a questão que se segue.
- b) As guelras do peixe mexiam-se devagar e isso fez com que o protagonista enchesse o tanque para salvar todos os peixes, fato que impulsiona a narrativa.
- c) Virou a capanga de cabeça para baixo e essa atitude altera a construção da história emtorno do grande pescador em mais uma façanha.
- d) A empregada chegou e, ao matar a traíra, provocou no protagonista uma mudança de planos e de comportamento.
- e) A empregada afirmou que conseguira matar a traíra e, a partir desse momento, o protagonista entristece e fica cansado.
- #15618
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(1,0) 2 -
Considerando os determinantes do substantivo, pode-se afirmar que, no início da narrativa, a traíra era realmente, para o protagonista, “um peixe”, conforme aponta o título do texto; mas, no desenrolar da trama, ele já poderia se referir à traíra como “o peixe”, como comprova a passagem “– E agora? – disse para o peixe. – Quê que eu faço com você?...”, porque:
- a) no início da narrativa, a indeterminação de sentido do artigo em relação ao peixe é usada para criar expectativa em torno da história, apontando para o distanciamento entre o protagonista e o peixe em questão. Logo depois, o artigo objetiva criar ambiguidade, dupla interpretação sobre isso.
- b) no início da narrativa, o artigo faz referência precisa ao peixe, para atribuir um caráter mais pessoal, com forte conteúdo reflexivo, e mostrar a importância do peixe para o protagonista. Logo a seguir, o que se quer é a representação da voz que fala numa perspectivamais impessoal.
- c) no início da narrativa, o peixe é um desconhecido, igual a outros que a personagem principal viu. Depois, o artigo individualiza o peixe, não se trata mais de qualquer peixe, mas daquele ao qual a personagemse afeiçoou.
- d) no início da narrativa, o artigo é usado com a finalidade de particularizar o ser ao qual se refere. Em seguida, generaliza o ser, aproximando-o do protagonista.
- e) no início da narrativa, o artigo é utilizado para construir e manter presente a ideia de proximidade e cumplicidade entre o peixe e o protagonista. Depois, com a morte do peixe, o artigo assume uma característica de distanciamento entre os dois.
- #15619
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- 1
(1,0) 3 -
Pleonasmo é uma figura de linguagem que tem como marca a repetição de palavras ou expressões, aparentemente desnecessárias, para enfatizar uma ideia. No entanto, alguns pleonasmos são considerados “vícios de linguagem” por informarem uma obviedade e não desempenharem função expressiva no enunciado. Considerando esta afirmação, assinale a alternativa que possui exemplo de pleonasmo vicioso.
- a) “(...) E então abriu a torneira: a água espalhou-se (...)”
- b) “(...)O jeito era ir comprar um pão na padaria. (...)”
- c) “(...)Matá-la, não ia; não, não faria isso. (...)”
- d) “(...) Traíra é duro de morrer, nunca vi um peixe assim. (...)”
- e) “(...) Tirou para fora os outros peixes: lambaris, chorões, piaus; (...)”
- #15620
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(1,0) 4 -
“(...) TEVE então uma ideia: abrir a torneira, para ver o que acontecia.” / “... que agora TINHA parado num canto, o rabo oscilando de leve,(...)”. Nessas duas frases, o verbo TER foi empregado em lugar de outros verbos de significado mais preciso. A alternativa em que as substituições propostas das formas destacadas são, respectivamente adequadas, é:
- a) Conservou / permanecia.
- b) Alcançou / possuía.
- c) Apresentou / seguia.
- d) Ocorreu / havia.
- e) Revelava / procedia.
- #15621
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(1,0) 5 -
O pronome – LO da frase “(...) mas ele poderia desentupi-LO, arranjar tudo; ficaria cem por cento.(...)” (parágrafo 9), no contexto, refere-se ao:
- a) quarteirão.
- b) tanquinho.
- c) bar.
- d) rio.
- e) quintal.
- #15622
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(1,0) 6 -
Assinale a alternativa em que a preposição em destaque estabelece uma relação de sentido de modo dentro da frase.
- a) “(...) Era o maior peixe DE todos ali,(...)”
- b) “(...) Uai, aí eu escorri a água PARA ela morrer;(...)”
- c) “(...) Deixaria a traíra numa lata d'água ATÉ o dia seguinte, (...).”
- d) “(...) Era ATÉ meio besta como ele estava alegre com aquilo.(...)”
- e) “(...) que agora tinha parado num canto, o rabo oscilando DE leve,(...)”
- #15623
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(1,0) 7 -
A alternativa que transcreve uma frase do texto em que foi feita uma construção INADEQUADA, quanto à concordância, é:
- a) “(...) Eu sei que era você; devagarzinho, sem a gente sentir... Agora está aí, né?... Tá vendo o resultado?”
- b) “(...) – Uai, essa que você pegou estava vivinha na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d'água(...)”
- c) “(...) Eu soquei a ponta da faca naquelas coisas que faz o peixe nadar, sabe? Pois acredita que ela ainda ficou mexendo?(...)”
- d) “(...) Aí eu peguei o cabo da faca e esmaguei a cabeça dele, e foi aí que ele morreu.(...)”
- e) “(...) Quando eu cheguei, ela estava toda folgada, nadando. Você não está acreditando? Juro. Ela estava toda folgada, nadando.(...)”
- #15624
- Banca
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(1,0) 8 -
Todas as frases das alternativas abaixo admitem voz passiva, EXCETO:
- a) “Virou a capanga de cabeça para baixo,(...)”
- b) “E então abriu a torneira:(...)”
- c) “Enfiou o dedo na água:(...)”
- d) “Traíra é duro de morrer, hem?(...)”
- e) “... esmaguei a cabeça dele,(...)”
- #15625
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(1,0) 9 -
Observe o uso do diminutivo nas frases:
1. “(...) E então pensou na traíra, sua TRAIRINHA, deslizando silenciosamente no tanque da pia, na casa escura.(...)”
2. “(...) – Uai, essa que você pegou estava VIVINHA na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d'água(...)”
A respeito da flexão sofrida pelas palavras em destaque, analise os itens a seguir:
I. O uso da forma sintética do diminutivo, na frase 1, atribui ao substantivo flexionado um sentido conotativo, contribuindo para a manifestação da afetividade do protagonista emr elação ao peixe.
II. Na frase 2, o diminutivo intensifica a ideia de vivo. Vivinho =muito vivo, bem vivo, saudável.
III. Em ambas as frases os termos flexionados têm valor denotativo, pois o sufixo diminutivo atribui a eles sua significação normal, apesar de diminuída sua intensidade.
Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).
- a) Somente o I está correto.
- b) Somente o II está correto.
- c) Somente I e II estão corretos.
- d) Somente I e III estão corretos.
- e) Somente II e III estão corretos.
- #15626
- Banca
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- 1
(1,0) 10 -
Em relação ao SE em “(...) Se a mãe estivesse em casa, ela teria dado uma ideia (...)”, é correto afirmar que,morfologicamente, o termo é:
- a) uma conjunção subordinativa integrante, ou seja, é elemento de ligação entre a oração subordinada substantiva direta e a oração principal.
- b) uma conjunção subordinat iva adverbial condicional, ou seja, é elemento de ligação entre a oração subordinada adverbial condicional e a oração principal.
- c) pronome reflexivo, pois indica que a ação expressa volta-se sobre o próprio sujeito da ação verbal, nele se refletindo.
- d) índice de indeterminação do sujeito, porque serve para deixar indeterminado um sujeito de 3ª pessoa, junto ao verbo intransitivo.
- e) pronome apassivador, porque associa-se ao verbo transitivo para garantir o sentido passivo pretendido para a voz verbal, ou seja, contribui para a caracterização da voz do verbo.