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Prova de Português 40 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Português 40 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca Funcab, tanto para nível médio como superior da matéria de Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES


  1. Acentuação Gráfica
  2. Coesão e Coerência
  3. Compreensão e Interpretação de Textos
  4. Concordância Nominal e Verbal
  5. Conjunções - Português
  6. Crase
  7. Emprego das Classes de Palavras
  8. Emprego dos Tempos e Modos Verbais
  9. Figuras de Linguagem
  10. Flexão Nominal e Verbal
  11. Fonologia
  12. Funções Morfossintáticas da Palavra SE
  13. Interpretação de Textos - Português
  14. Literatura - Português
  15. Ortografia e Semântica
  16. Pontuação
  17. Português
  18. Português - Geral
  19. Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
  20. Redação
  21. Redação Oficial
  22. Reescritura de Texto
  23. Regência Nominal e Verbal
  24. Relação de Causa e Consequência
  25. Significação das Palavras
  26. Sintaxe da Oração e do Período
  27. Tipologia Textual
  28. Vozes do verbo
  29. Acentuação Gráfica
  30. Coesão e Coerência
  31. Compreensão e Interpretação de Textos
  32. Concordância Nominal e Verbal
  33. Conjunções - Português
  34. Crase
  35. Emprego das Classes de Palavras
  36. Emprego dos Tempos e Modos Verbais
  37. Figuras de Linguagem
  38. Flexão Nominal e Verbal
  39. Fonologia
  40. Funções Morfossintáticas da Palavra SE
  41. Interpretação de Textos - Português
  42. Literatura - Português
  43. Ortografia e Semântica
  44. Pontuação
  45. Português
  46. Português - Geral
  47. Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
  48. Redação
  49. Redação Oficial
  50. Reescritura de Texto
  51. Regência Nominal e Verbal
  52. Relação de Causa e Consequência
  53. Significação das Palavras

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#15617
Banca
FUNCAB
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 1 - 

Nos primeiros parágrafos, o narrador descreve a cena em que o protagonista volta de uma pescaria. Logo em seguida, esse mesmo narrador dá ao leitor uma informação que vai alterar a situação inicial e mudar o rumo da trama. Assinale a alternativa que aponta qual é essa informação e por que muda o rumo da história.

  • a) A traíra estava viva e, a partir do momento em que esse fato fica comprovado, o que fazer com ela é a questão que se segue.
  • b) As guelras do peixe mexiam-se devagar e isso fez com que o protagonista enchesse o tanque para salvar todos os peixes, fato que impulsiona a narrativa.
  • c) Virou a capanga de cabeça para baixo e essa atitude altera a construção da história emtorno do grande pescador em mais uma façanha.
  • d) A empregada chegou e, ao matar a traíra, provocou no protagonista uma mudança de planos e de comportamento.
  • e) A empregada afirmou que conseguira matar a traíra e, a partir desse momento, o protagonista entristece e fica cansado.
#15618
Banca
FUNCAB
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 2 - 

Considerando os determinantes do substantivo, pode-se afirmar que, no início da narrativa, a traíra era realmente, para o protagonista, “um peixe”, conforme aponta o título do texto; mas, no desenrolar da trama, ele já poderia se referir à traíra como “o peixe”, como comprova a passagem “– E agora? – disse para o peixe. – Quê que eu faço com você?...”, porque:

  • a) no início da narrativa, a indeterminação de sentido do artigo em relação ao peixe é usada para criar expectativa em torno da história, apontando para o distanciamento entre o protagonista e o peixe em questão. Logo depois, o artigo objetiva criar ambiguidade, dupla interpretação sobre isso.
  • b) no início da narrativa, o artigo faz referência precisa ao peixe, para atribuir um caráter mais pessoal, com forte conteúdo reflexivo, e mostrar a importância do peixe para o protagonista. Logo a seguir, o que se quer é a representação da voz que fala numa perspectivamais impessoal.
  • c) no início da narrativa, o peixe é um desconhecido, igual a outros que a personagem principal viu. Depois, o artigo individualiza o peixe, não se trata mais de qualquer peixe, mas daquele ao qual a personagemse afeiçoou.
  • d) no início da narrativa, o artigo é usado com a finalidade de particularizar o ser ao qual se refere. Em seguida, generaliza o ser, aproximando-o do protagonista.
  • e) no início da narrativa, o artigo é utilizado para construir e manter presente a ideia de proximidade e cumplicidade entre o peixe e o protagonista. Depois, com a morte do peixe, o artigo assume uma característica de distanciamento entre os dois.
#15619
Banca
FUNCAB
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 3 - 

Pleonasmo é uma figura de linguagem que tem como marca a repetição de palavras ou expressões, aparentemente desnecessárias, para enfatizar uma ideia. No entanto, alguns pleonasmos são considerados “vícios de linguagem” por informarem uma obviedade e não desempenharem função expressiva no enunciado. Considerando esta afirmação, assinale a alternativa que possui exemplo de pleonasmo vicioso.

  • a) “(...) E então abriu a torneira: a água espalhou-se (...)”
  • b) “(...)O jeito era ir comprar um pão na padaria. (...)”
  • c) “(...)Matá-la, não ia; não, não faria isso. (...)”
  • d) “(...) Traíra é duro de morrer, nunca vi um peixe assim. (...)”
  • e) “(...) Tirou para fora os outros peixes: lambaris, chorões, piaus; (...)”
#15620
Banca
FUNCAB
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 4 - 

“(...) TEVE então uma ideia: abrir a torneira, para ver o que acontecia.” / “... que agora TINHA parado num canto, o rabo oscilando de leve,(...)”. Nessas duas frases, o verbo TER foi empregado em lugar de outros verbos de significado mais preciso. A alternativa em que as substituições propostas das formas destacadas são, respectivamente adequadas, é:

  • a) Conservou / permanecia.
  • b) Alcançou / possuía.
  • c) Apresentou / seguia.
  • d) Ocorreu / havia.
  • e) Revelava / procedia.
#15621
Banca
FUNCAB
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 5 - 

O pronome – LO da frase “(...) mas ele poderia desentupi-LO, arranjar tudo; ficaria cem por cento.(...)” (parágrafo 9), no contexto, refere-se ao:

  • a) quarteirão.
  • b) tanquinho.
  • c) bar.
  • d) rio.
  • e) quintal.
#15622
Banca
FUNCAB
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

Assinale a alternativa em que a preposição em destaque estabelece uma relação de sentido de modo dentro da frase.

  • a) “(...) Era o maior peixe DE todos ali,(...)”
  • b) “(...) Uai, aí eu escorri a água PARA ela morrer;(...)”
  • c) “(...) Deixaria a traíra numa lata d'água ATÉ o dia seguinte, (...).”
  • d) “(...) Era ATÉ meio besta como ele estava alegre com aquilo.(...)”
  • e) “(...) que agora tinha parado num canto, o rabo oscilando DE leve,(...)”
#15623
Banca
FUNCAB
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
médio

(1,0) 7 - 

A alternativa que transcreve uma frase do texto em que foi feita uma construção INADEQUADA, quanto à concordância, é:

  • a) “(...) Eu sei que era você; devagarzinho, sem a gente sentir... Agora está aí, né?... Tá vendo o resultado?”
  • b) “(...) – Uai, essa que você pegou estava vivinha na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d'água(...)”
  • c) “(...) Eu soquei a ponta da faca naquelas coisas que faz o peixe nadar, sabe? Pois acredita que ela ainda ficou mexendo?(...)”
  • d) “(...) Aí eu peguei o cabo da faca e esmaguei a cabeça dele, e foi aí que ele morreu.(...)”
  • e) “(...) Quando eu cheguei, ela estava toda folgada, nadando. Você não está acreditando? Juro. Ela estava toda folgada, nadando.(...)”
#15624
Banca
FUNCAB
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 8 - 

Todas as frases das alternativas abaixo admitem voz passiva, EXCETO:

  • a) “Virou a capanga de cabeça para baixo,(...)”
  • b) “E então abriu a torneira:(...)”
  • c) “Enfiou o dedo na água:(...)”
  • d) “Traíra é duro de morrer, hem?(...)”
  • e) “... esmaguei a cabeça dele,(...)”
#15625
Banca
FUNCAB
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 9 - 

Observe o uso do diminutivo nas frases:

1. “(...) E então pensou na traíra, sua TRAIRINHA, deslizando silenciosamente no tanque da pia, na casa escura.(...)”

2. “(...) – Uai, essa que você pegou estava VIVINHA na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d'água(...)”

A respeito da flexão sofrida pelas palavras em destaque, analise os itens a seguir:

I. O uso da forma sintética do diminutivo, na frase 1, atribui ao substantivo flexionado um sentido conotativo, contribuindo para a manifestação da afetividade do protagonista emr elação ao peixe.

II. Na frase 2, o diminutivo intensifica a ideia de vivo. Vivinho =muito vivo, bem vivo, saudável.

III. Em ambas as frases os termos flexionados têm valor denotativo, pois o sufixo diminutivo atribui a eles sua significação normal, apesar de diminuída sua intensidade.

Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).

 

  • a) Somente o I está correto.
  • b) Somente o II está correto.
  • c) Somente I e II estão corretos.
  • d) Somente I e III estão corretos.
  • e) Somente II e III estão corretos.
#15626
Banca
FUNCAB
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 10 - 

Em relação ao SE em “(...) Se a mãe estivesse em casa, ela teria dado uma ideia (...)”, é correto afirmar que,morfologicamente, o termo é:

  • a) uma conjunção subordinativa integrante, ou seja, é elemento de ligação entre a oração subordinada substantiva direta e a oração principal.
  • b) uma conjunção subordinat iva adverbial condicional, ou seja, é elemento de ligação entre a oração subordinada adverbial condicional e a oração principal.
  • c) pronome reflexivo, pois indica que a ação expressa volta-se sobre o próprio sujeito da ação verbal, nele se refletindo.
  • d) índice de indeterminação do sujeito, porque serve para deixar indeterminado um sujeito de 3ª pessoa, junto ao verbo intransitivo.
  • e) pronome apassivador, porque associa-se ao verbo transitivo para garantir o sentido passivo pretendido para a voz verbal, ou seja, contribui para a caracterização da voz do verbo.