Prova de Português 20 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FGV, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica.
- Adequação Vocabular: Antônimos, Sinônimos, Homônimos, Parônimos, Hiperônimos, Hipônimos.
- Anáfora E Dêixis.
- Coesão E Coerência.
- Compreensão E Interpretação De Textos.
- Compreensão Textual.
- Concordância Nominal E Verbal.
- Conjunção.
- Coordenação E Subordinação.
- Crase.
- Denotação E Conotação.
- Emprego Das Classes De Palavras.
- Emprego De Tempos E Modos.
- Emprego Do Sinal Indicativo De Crase.
- Estilística: Figuras De Estilo (De Palavras, De Sintaxe, De Pensamento); Estilística Do Som, Estilística Da Palavra, Estilística Da Frase, Estilística Da Enunciação.
- Estrutura Do Vocábulo.
- Estrutura E Organização Do Texto.
- Estrutura Interna Dos Gêneros: Ofício, Memorando, Requerimento, Relatório, Parecer.
- Figuras De Linguagem.
- Flexão Nominal E Verbal.
- Fonética E Fonologia: Relações Entre Ortografia, Fonética E Fonologia: Letras E Grafemas; Encontros Vocálicos E Consonantais; Dígrafos; Sílabas; Acento Tônico; Ortografia.
- Fonologia.
- Formação De Palavras Composição E Derivação.
- Frase: Discurso Direto, Discurso Indireto, Discurso Indireto Livre; Adequação Semântica E Adequação Sintática.
- Funções Morfossintáticas Da Palavra Se.
- Léxico-Semântica: Ambigüidade E Polissemia.
- Morfologia.
- Nexos Oracionais.
- Níveis De Linguagem: Língua Padrão, Coloquial E Vulgar.
- Organização Textual: Texto: Assunto, Tema, Tese, Título, Ponto De Vista, Argumentação; Coesão E Coerência; Referenciação.
- Ortografia E Semântica.
- Ortografia.
- Parágrafo: Construção E Desenvolvimento.
- Pontuação.
- Pronomes: Emprego, Formas De Tratamento E Colocação.
- Radicais E Afixos.
- Reconhecimento De Classe De Palavras, Nome, Pronome, Verbo, Preposições E Conjunções, Pronomes, Colocação, Uso, Formas Pronominais De Tratamento.
- Redação.
- Redação De Correspondências Oficiais.
- Redação Oficial.
- Reescritura De Frases: A Norma Culta De Língua Portuguesa.
- Reescritura De Texto.
- Regência Nominal E Verbal.
- Relação De Causa E Consequência.
- Semântica, Sinonímia E Antonímia.
- Separação De Sílabas.
- Significação Das Palavras.
- Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Parônima, Hiperonímia, Hiponímia; Eponímia; Campos Semânticos E Famílias Lexicais. Neologismos. Estrangeirismos E Empréstimos.
- Sintaxe Da Oração E Do Período.
- Sintaxe.
- Técnica De Resumo De Frases E Textos.
- Termos Da Oração.
- Tipo De Predicação.
- Tipologia Textual.
- Uso Dos Pronomes De Tratamento.
- Valor Lógico E Sintático Das Conjunções.
- Variação Lingüística: Sistema, Norma E Uso.
- Vozes Do Verbo.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #13904
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Com relação à compreensão geral do texto, analise as afirmativas a seguir: I. Diferentemente do passado, atualmente deve-se incluir, no conjunto das reflexões acerca das causas da violência, a crise no âmbito dos valores institucionais. II. As forças que sustentam a estrutura social estiveram harmonicamente equilibradas na sociedade brasileira tradicional, mas contemporaneamente esse equilíbrio se rompeu. III. A explicação para as especificidades da violência no Brasil apresenta duas vertentes: a histórica e a moral, sendo esta última um fator agravante posto em segundo plano na análise do fenômeno. Assinale:
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- #13905
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Utilizem o texto (A revolução do real) para responderem as questões a seguir: O segmento '?deixam de ser percebidas como revoluções' mostra uma forma de voz passiva com auxiliar (verbo ser); a frase a seguir em que a troca de voz passiva pronominal pela passiva com auxiliar não foi corretamente feita é:
- a) Os ministérios são organizados para se demitirem. / serem demitidos.
- b) Nada se deve imputar aos homens dementes e aos enamorados. / deve ser imputado.
- c) O diabo não é tão feio como se pinta. / é pintado.
- d) O louvor e a censura fazem-se com poucas palavras. / foram feitos.
- e) Para dar justificação à união dos sexos inventou-se o amor. / foi inventado.
- #13906
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Já que o texto aborda um tema econômico, nada mais natural que o vocabulário nele apresentado se relacione com o campo lexical da economia; a frase em que não há vocábulos específicos desse campo é:
- a) moeda que pôs um ponto final na hiperinflação'.
- b) catapultou o país a um novo patamar de desenvolvimento'.
- c) os brasileiros redescobriram o valor do dinheiro e das coisas'.
- d) Elevaram seu padrão de renda e bem-estar'.
- e) saneamento do sistema financeiro'.
- #13907
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Pode-se dizer, sobre a finalidade do texto lido, que o seu autor pretende:
- a) narrar a história do real para os mais novos.
- b) descrever a situação política que levou à criação do real.
- c) defender a idéia de que a criação do real foi silenciosa e eficiente.
- d) elogiar a criação da nova moeda como fator de estabilidade.
- e) criticar a hiperinflação do país na época da criação do real.
- #13908
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O termo a seguir que não apresenta a mesma estrutura gramatical que os demais é:
- a) autonomia operacional'.
- b) superavit primário'.
- c) âmbio flutuante'.
- d) história humana'.
- e) novo patamar'.
- #13909
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O elemento 'entre aspas' que desempenha o papel de paciente do termo anterior é:
- a) duas formas 'de revolução'.
- b) as lágrimas 'das populações'.
- c) novo patamar 'de desenvolvimento'.
- d) o valor 'do dinheiro
- e) o lançamento 'do real'.
- #13910
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Com o real, os brasileiros redescobriram o valor do dinheiro e das coisas.'; a frase a seguir em que a preposição com tem o mesmo valor semântico da ocorrência sublinhada é:
- a) Com a chuva, todas as ruas ficaram alagadas.
- b) Os turistas encontraram-se com os amigos no aeroporto.
- c) Todos saímos com os amigos recém-chegados.
- d) Com quem eles viajaram nós não vimos.
- e) Brigaram com os adversários durante horas.
- #13911
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A expressão 'entre aspas' que tem uma forma de substituição inadequada por alterar o sentido original do texto é:
- a) ...que, 'em geral', tendem a ser mais efetivas... = geralmente.
- b) ...no que 'diz respeito' aos benefícios... = se refere.
- c) ...reconhecido somente 'a posteriori'... = posteriormente.
- d) ...quando muitos 'se dão conta', enfim, das mudanças... = percebem.
- e) ...a moeda que 'pôs um ponto final' na hiperinflação... = reduziu.
- #13912
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O segmento do texto a seguir que, apesar de estruturar-se em dois termos, como os demais, representa de fato um só elemento, é:
- a) o valor do dinheiro e das coisas'.
- b) Elevaram seu padrão de renda e bem-estar'.
- c) A economia ganhou um arcabouço mais nítido e mais moderno'.
- d) o câmbio flutuante e a autonomia operacional do Banco Central'.
- e) longe dos ouvidos e dos olhos das pessoas'.
- #13913
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Os vocábulos do texto que se ligam semanticamente à ideia de revolução, como 'movimento de transformação brusca e radical', são:
- a) sangue - suor - lágrimas.
- b) enefícios - subterrâneos - hiperinflação.
- c) renovador - mudanças - redescobriram.
- d) renda - bem-estar - saneamento.
- e) superavit - câmbio - autonomia.
- #13914
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A designação de silenciosas para algumas revoluções se prende ao fato de que:
- a) são mais eficientes na produção de benefícios.
- b) trazem muito sacrifício às populações que as realizam.
- c) se processam de forma oculta.
- d) passam de forma despercebida a muitos.
- e) acabam com problemas graves de forma suave.
- #13915
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Há duas formas de revolução na história humana'; a forma de reescrever-se esse segmento do texto que altera o seu sentido original é:
- a) Duas formas de revolução existem na história humana.
- b) Existem, na história humana, duas formas de revolução.
- c) Duas formas de revolução humana existem na história.
- d) A revolução assume duas formas na história humana.
- e) As formas de revolução na história humana são duas.
- #13916
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Sobre o título dado ao texto - A Revolução do Real - pode-se dizer que ele se refere:
- a) s modificações provocadas na realidade pelas revoluções.
- b) s mudanças provocadas pela nova moeda na realidade brasileira.
- c) aos benefícios trazidos à sociedade pelas revoluções rumorosas.
- d) aos malefícios provocados pela mudança de padrão monetário no Brasil.
- e) s alterações produzidas por uma política econômica realista.
- #13917
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Assinale a alternativa que apresenta uma concordância nominal incorreta.
- a) Persistência é necessário à obtenção de resultados positivos na carreira profissional.
- b) As questões definidas serão bastantes para a arguição do doutorando.
- c) Vão incluídos na pasta do congressista a programação e o mapa dos locais dos eventos.
- d) Consideraram-se satisfatórios os resumos encaminhados à organização do simpósio.
- e) Anexo à tese vão as cópias dos documentos históricos referidos no artigo.
- #13918
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
De acordo com a norma padrão, o pronome relativo está corretamente empregado apenas na seguinte alternativa:
- a) essas são algumas ideias por cujos os ensinamentos procuro me guiar.
- b) aquelas são as mais antigas histórias de comércio as quais se tem memória.
- c) apresentou um projeto que a principal filosofia dele é a democratização do saber.
- d) o comportamento ético por que um povo se orienta define seu caráter.
- e) o filósofo onde me refiro defendeu tese recentemente.