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Prova de Gestão de Pessoas 5 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Gestão de Pessoas 5 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FGV, tanto para nível médio como superior da matéria Gestão de Pessoas. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Função Do Órgão De Gestão De Pessoas: Atribuições Básicas E Objetivos, Políticas E Sistemas De Informações Gerenciais.
  2. Abordagem Comportamental.
  3. Absenteísmo.
  4. Administração De Recursos Humanos.
  5. Administração Pública.
  6. Ambiente Organizacional.
  7. Análise E Descrição De Cargos.
  8. Aprendizagem Organizacional.
  9. Atendimento Ao Público.
  10. Avaliação De Desempenho: Objetivos, Métodos, Vantagens E Desvantagens.
  11. Banco De Dados De Gestão De Pessoas.
  12. Bancos De Dados E Sistemas De Informações De Recursos Humanos.
  13. Benefícios E Serviços.
  14. Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  15. Capital Intelectual.
  16. Cargos E Salários.
  17. Classificação Das Escolas De Administração.
  18. Clima E Cultura Organizacional.
  19. Clima Organizacional.
  20. Competência Interpessoal.
  21. Competências.
  22. Comportamento Organizacional.
  23. Comportamento Organizacional - Clima E Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional, Liderança, Equipes De Trabalho.
  24. Comportamento Organizacional: Relações Indivíduo/Organização, Motivação, Liderança, Desempenho.
  25. Comunicação.
  26. Conceitos, Importância, Relação Com Os Outros Sistemas De Organização.
  27. Conflitos Organizacionais.
  28. Controle Da Administração Pública.
  29. Cultura Organizacional.
  30. Decisão.
  31. Departamentalização.
  32. Descentralização ? Delegação.
  33. Desenvolvimento E Treinamento De Pessoal: Levantamento De Necessidades, Programação, Execução E Avaliação.
  34. Desenvolvimento Organizacional ? DO.
  35. Desenvolvimento.
  36. Educação Corporativa.
  37. Eficácia, Eficiência E Efetividade.
  38. Empowerment.
  39. Endomarketing.
  40. Ensino À Distância.
  41. Equilíbrio Organizacional.
  42. Equipamentos De Proteção.
  43. Equipes.
  44. Ergonomia.
  45. Estatística.
  46. Estilos De Administração.
  47. Estratégias.
  48. Estrutura Organizacional.
  49. Ética Organizacional.
  50. Feedback.
  51. Fluxo De Informações.
  52. Gerenciamento De Conflitos.
  53. Gestão De Competências.
  54. Gestão De Conflitos.
  55. Gestão De Desempenho: Avaliação De Desempenho, Feedback, Reconhecimento, Elementos Que Favorecem Desempenho De Equipes.
  56. Gestão De Pessoas.
  57. Gestão De Pessoas Com Foco Em Resultados.
  58. Gestão De Processos.
  59. Gestão Do Tempo.
  60. Gestão Estratégica.
  61. Gestão Participativa.
  62. Gestão Por Competências - Mapeamento E Avaliação.
  63. Habilidade Conceitual.
  64. Legislação Trabalhista.
  65. Liderança.
  66. Motivação.
  67. Mudança Organizacional.
  68. O Papel Da Área De Recursos Humanos.
  69. Pensamento Sistêmico.
  70. Planejamento.
  71. Planos De Carreira.
  72. Poder.
  73. Política Nacional De Desenvolvimento De Pessoal.
  74. Principais Modelos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático, Nova Gestão Pública E Papéis Doestado.
  75. Processos Organizacionais.
  76. Psicologia Aplicada Às Organizações.
  77. Qualidade De Vida No Trabalho.
  78. Recrutamento E Seleção - Formas De Recrutamento, Perfil Do Candidato, Perfil Do Posto, Técnicas Seletivas.
  79. Recursos Humanos.
  80. Relação De Causa E Consequência.
  81. Relacionamento Interpessoal.
  82. Relações Humanas.
  83. Relatórios.
  84. Remuneração.
  85. Remuneração & Benefícios.
  86. Responsabilidade De Linha E Função De Staff.
  87. Rotatividade De Pessoas ? Turnover.
  88. Seleção De Pessoas.
  89. SIG - Sistema Integrado De Gestão.
  90. Sistemas Administrativos.
  91. Socialização Organizacional.
  92. Subsistemas De Rh.
  93. Teoria Da Burocracia.
  94. Teoria Das Organizações.
  95. Terceirização ? Outsourcing.
  96. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#13645
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

O diretor do Posto de Saúde Nelson Mandela estabeleceu, para o ano de 2010, um aumento de 20% no número de atendimentos à população. Para tal, decidiu aplicar um Programa de Treinamento, para atingir a meta estipulada para este ano. Assinale a opção que NÃO condiz com os objetivos de um programa de treinamento.

  • a) proporcionar ao funcionário oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal em seu cargo atual e, também, em outro cargo para o venha a ser promovido
  • b) identificar os funcionários que necessitam de reciclagem e/ou aperfeiçoamento em determinadas áreas de atividades e selecionar os empregados com condição de promoção ou transferência
  • c) mudar a atitude dos funcionários para criar um relacionamento interpessoal mais satisfatório, para torná-los mais receptivos às técnicas de gerência, e para aumentar o seu nível de envolvimento
  • d) estimular os funcionários a aumentar seu nível de competição, em relação aos seus colegas de trabalho, mesmo que tal atitude venha a comprometer as interações plenas dentro das equipes
  • e) utilizar instrumental adequado que permita a medição do desempenho do funcionário durante um dado período de tempo, bem como considerar um possível potencial para outras funções
#13646
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

A avaliação de desempenho vem, ao longo do tempo, recebendo um número expressivo de contribuições de autores e profissionais, certos de que a avaliação convencional perde espaço para novos insumos técnicos. Um bom exemplo é a avaliação de 360º, que é relativamente recente e, num certo sentido, revolucionou a área de recursos humanos. Assinale a alternativa que melhor expressa essa diferenciada forma de avaliar pessoas na organização.

  • a) A avaliação é 360º por envolver a pessoa nos mais variados aspectos da estrutura de sua personalidade; a avaliação é feita pelo superior imediato e pelos subordinados, e não envolve as opiniões de pessoas de outras organizações que lidam de alguma forma com a pessoa em avaliação.
  • b) Esta avaliação visa a uma análise circular, ou seja, apenas as pessoas que estão próximas ao avaliado podem responder aos questionamentos convencionais. Neste caso, a avaliação é basicamente a respeito das atitudes e comportamento, mas não há impedimentos a uma avaliação sobre a competência técnica. Não é uma avaliação que defina o destino da pessoa, mas sim algo a ser considerado pelo superior imediato.
  • c) Parte da idéia de que quem emite os feedbacks são pessoas situadas em diferentes posições ao redor do receptor e que fazem parte da sua rede de contatos: superior imediato, subordinados, e até mesmo pessoas de outras organizações que lidam, de alguma forma, com a pessoa em avaliação como, por exemplo, fornecedores.
  • d) Parte da idéia de que quem emite os feedbacks são pessoas situadas em diferentes posições ao redor do receptor, mas o superior imediato recolhe a avaliação realizada pelas pessoas próximas e as considera ou não como suporte à sua própria avaliação que, essa sim, terá importância na vida futura do avaliado.
  • e) 360º é apenas e tão somente um rótulo para avaliação de desempenho do corpo funcional. As questões giram em torno da pessoa como pessoa e da pessoa como membro da estrutura social da organização, ou seja, não é uma avaliação com quesitos apenas da atividade relativa ao trabalho, mas, essencialmente, com quesitos sobre a personalidade da pessoa, seus desejos pessoais profissionais, educacionais e assim por diante.
#13647
Banca
FGV
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Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
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difícil

(1,0) 3 - 

Uma empresa está realizando o seu planejamento de RH e aplica um modelo que consiste em: i) escolher um fator estratégico cujas variações afetam proporcionalmente as necessidades de pessoal; ii) estabelecer os níveis históricos e futuros para cada fator estratégico; iii) determinar os níveis históricos da mão de obra para cada unidade; e iv) projetar os níveis futuros de mão de obra para cada unidade por meio da correlação com a projeção dos níveis do fator estratégico correspondente. Assinale a alternativa que corresponde ao modelo cujas características foram aplicadas pela empresa.

  • a) modelo de substituição de postos-chave
  • b) modelo baseado no fluxo de pessoal
  • c) modelo baseado em segmentos de cargos
  • d) modelo baseado na procura estimada do produto
  • e) modelo de planejamento integrado
#13648
Banca
FGV
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Gestão de Pessoas
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. Concursos Diversos
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difícil

(1,0) 4 - 

Com relação à competência individual, assinale a afirmativa que não apresenta foco na customização.

  • a) Comunicação eficaz.
  • b) Resolução de problemas.
  • c) Multifuncionalidade.
  • d) Articulação interna e externa.
  • e) Participação em projetos.
#13649
Banca
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médio

(1,0) 5 - 

As características do modelo clássico de desenho de cargos estão relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) Basear-se na dinâmica de grupo.
  • b) Preocupar-se com o conteúdo do cargo.
  • c) Enfatizar as tarefas.
  • d) Fundamentar-se na estrutura organizacional.
  • e) Buscar eficiência por meio da racionalização do trabalho.
#13650
Banca
FGV
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 6 - 

Com relação aos estilos e técnicas de gestão de conflitos, analise as afirmativas a seguir. I. A desescalonização procura mitigar conflitos ao encorajar atitudes cooperativas entre as partes. II. O estilo de abstenção é sugerido quando um assunto é trivial ou o desentendimento é muito oneroso. III. A abordagem estrutural faz uso dos sistemas de recompensas como mecanismo de gestão de conflitos. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#13651
Banca
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Gestão de Pessoas
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. Concursos Diversos
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(1,0) 7 - 

Com relação às fontes dos conflitos organizacionais, analise as afirmativas a seguir: I. Os recursos limitados são uma fonte de conflito organizacional. II. A diferenciação é uma fonte de conflito organizacional. III. A ausência de interdependência de tarefas é uma fonte de conflito organizacional. Assinale

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#13652
Banca
FGV
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 8 - 

Com relação às características do modelo político de gestão de pessoas, analise as afirmativas a seguir: I. Esse modelo vê a mudança organizacional como algo desejável e necessário. II. Esse modelo avalia as necessidades das organizações e seus recursos. III. Esse modelo busca a eficiência social para atingir maior produtividade. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#13653
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médio

(1,0) 9 - 

Em gestão por competências, a condição da organização de adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente é uma característica das:

  • a) competências essenciais.
  • b) competências distintivas.
  • c) ompetências de unidades de negócio.
  • d) competências de suporte.
  • e) capacidades dinâmicas.
#13654
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(1,0) 10 - 

Que sentimento ligado a necessidades defensivas profundas das quais não se tem consciência pode afetar líderes organizacionais e interferir na objetividade de seus julgamentos?

  • a) Impulsos emocionais momentâneos.
  • b) Enxaqueca.
  • c) Perda da capacidade auditiva.
  • d) Autonomia do pensar.
  • e) Inteligência.
#13655
Banca
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(1,0) 11 - 

fundamental que as pessoas envolvidas na gestão, inclusive na gestão de pessoas, tenham em mente o que é um modelo de gestão e que assim deve ser a sua implementação e utilização no cotidiano das organizações. Não é característica desse modelo:

  • a) ser elaborado e definido pelo gestor da área.
  • b) ser um conjunto de práticas e processos de gestão.
  • c) ser coerente com uma filosofia de trabalho.
  • d) estar a serviço de um modelo de negócios.
  • e) a crença de que, por meio da sua aplicação e renovação sistemática, a organização conseguirá vantagens competitivas.
#13656
Banca
FGV
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(1,0) 12 - 

possível afirmar que a administração de pessoal seria o mesmo que administração de recursos humanos, pois sua visão estratégica e operacional é idêntica à da administração de recursos humanos?

  • a) Não. Não é possível afirmar que ambas seriam idênticas, apenas pelo fato de terem visões idênticas.
  • b) Não. A administração de pessoal não seria o mesmo que administração de recursos humanos, embora ambas mantenham visões estratégica e operacional, mas que são distintas, porque perdeu força em função de uma nova e moderna concepção de ação estrutural que inclui a gestão de pessoas.
  • c) Sim. Ambas e mais a gestão de pessoas atuam de forma igual.
  • d) Sim. A administração de pessoal seria o mesmo que administração de recursos humanos, ou seja, visões estratégica e operacional idênticas, desde que seu envolvimento com o corpo funcional fosse desenvolvido apenas por intermédio das gerências e chefias, em geral.
  • e) Sim. Administração de pessoal e administração de recursos humanos são nomenclaturas de unidades que são responsáveis por atividades de alta resiliência.
#13657
Banca
FGV
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Gestão de Pessoas
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. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 13 - 

A gestão estratégica numa organização pode ser entendida como o conjunto de decisões tomadas previamente acerca do que deve ser feito em longo prazo. Gestão, em síntese, é pôr em prática uma estratégia tanto no nível microssocial quanto no nível macrossocial, ou seja, operacionalmente as estratégias devem direcionar a gestão das organizações. Para elaborar um modelo de gestão de pessoas tendo por inspiração o parágrafo anterior sobre gestão estratégica, devem-se compor as estratégias de gestão de pessoas com as seguintes atividades:

  • a) planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários.
  • b) planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários ou planejamento de carreira.
  • c) planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, planejamento de carreira e avaliação de desempenho.
  • d) planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários e treinamento e desenvolvimento.
  • e) planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários, planejamento de carreira, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento e clima organizacional.
#13658
Banca
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(1,0) 14 - 

Em relação ao treinamento e desenvolvimento de pessoas, é possível afirmar que existem os seguintes tipos de treinamento, à exceção de um. Assinale-o.

  • a) treinamento de integração
  • b) treinamento técnico-operacional
  • c) treinamento gerencial
  • d) treinamento comportamental
  • e) treinamento matricial
#13659
Banca
FGV
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(1,0) 15 - 

Formas de remanejamento: uma atividade em gestão de pessoas que vem ganhando espaço nas organizações públicas e particulares. É possível afirmar que existem as seguintes formas de remanejamento, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) expatriação
  • b) repatriação
  • c) recolocação (outplacement)
  • d) compensatória
  • e) transferência