Prova do TRF 5 Região - Administração Geral 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior do TRF 5 Região.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Geral. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes do TRF 5 Região.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES / PROVA / SIMULADO
4 P's - Produto, Preço, Praça, Promoção
Abordagens Contingenciais da Eficácia Organizacional
Acompanhamento Físico-Financeiro de Projetos
Adhocracia
Administração da Produção
Administração Estratégica
Administração Geral - Geral
Análise ou Descrição do Trabalho
Análise SWOT
As Novas Tecnologias e seus Impactos na Administração Organizacional
Avaliação de Documento
Avaliação de Produtividade
Benchmarking
Boa Governança e Accountability
Brainstorming
BSC - Balanced Scorecard
Burocracia
Cálculos
Ciclo PDCA
Comportamento do Consumidor
Comportamento Humano nas Organizações
Comunicação Institucional
Comunicação Organizacional
Conceitos - BPM
Conceitos e Aplicações Gerais da Administração
Conhecimentos Bancários
Consumerismo
Contrato administrativo
Contrato de Gestão
Controladoria
Controle Administrativo
Cronograma Financeiro
Cultura Brasileira
Cultura Organizacional
Customer Marketing
Decisões Programadas
Delegação
Departamentalização
Descentralização
Desenvolvimento Sustentável - Administração Geral
Eficácia, Eficiência e Efetividade
Estratégia Empresarial
Estratégias de Marketing
Estrutura Organizacional
Estruturas e Modelos de Controle
Estruturas Funcionais
Execução das Atividades
Ferramentas - BPM
Ferramentas da Qualidade
Fluxograma na Administração
Forças Competitivas
Funções Administrativas
Gestão Ambiental
Gestão Contemporânea
Gestão da Demanda
Gestão da Informação e do Conhecimento
Gestão da Produção
Gestão da Qualidade
Gestão de Custos
Gestão de Processos - BPM
Gestão de Recursos
Gestão do Conhecimento
Gestão Estratégica
Gestão Financeira
Gestão Participativa
Gestão por Desempenho
Governança
História da Administração
Indicadores de Produtividade
Inovação Incremental
Instituição, Organização e Empresa
ISO 9000
Mapeamento de Processos - BPM
Marketing
Marketing Cultural
Matriz BCG
Método CAPM - Capital Asset Pricing Model
Método Gerencial
Modelo Contingencial de Administração
Modelo de Gestão
Modelos Organizacionais
Normas e Procedimentos
Organização no Trabalho
Organizações
Organizações Formais Modernas
Organizações, Sistemas e Métodos
Organograma
Organograma Composto
Paradigmas
Payback
Pensamento Econômico
Pesquisa de Mercado
Planejamento - Administração Geral
Planejamento Baseado em Cenários
Planejamento Estratégico
Planejamento Operacional
Plano de Carreira
Plano de Remuneração
Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado
Política de Compras
Política Salarial
Pregão Eletrônico
Processo de Negociação
Processo Decisório
Processo e Tecnologia - BPM
Processo Organizacional
Processo x Estrutura - BPM
Projetos
Projetos de Investimentos nas Empresas
Publicidade e Propaganda
Qualidade nas Organizações
Reengenharia Organizacional
Reforma do Estado
Remuneração por Competências
Responsabilidade Social
Riscos
Segmentação de Mercado
Serviços Administrativo
SGA - Sistema de Gestão Ambiental
Sociedades Anônimas
Técnica GUT
Teoria da Contingência
Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
Teoria dos Dois Fatores
Teoria dos Sistemas
Teoria Estruturalista da Administração
Teoria Geral da Administração
Teorias Administrativas
Terceirização - Outsourcing
TI - Tecnologia da Informação na Administração Geral
Tomada de Decisão
Treinamento
Unidade Organizacional
Valor Econômico Agregado
Vendas
Web Design na Administração
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado-prova-questões.
- #19339
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
No processo de comunicação, a percepção e interpretação, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida é denominada,
- a) codificação.
- b) feedback positivo.
- c) decodificação.
- d) tautologia.
- e) resposta.
- #19340
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
Um processo de planejamento estratégico de uma organização deve ser iniciado a partir da,
- a) análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças).
- b) análise do ambiente interno (forças e fraquezas).
- c) declaração de visão e missão do negócio.
- d) formulação de metas e objetivos.
- e) formulação de estratégia.
- #19341
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
Com relação ao Planejamento Estratégico é correto afirmar que:
- a) tendo em vista reduzir a incerteza que predomina em ambientes competitivos, enfatiza metas precisas que podem ser alcançadas em curto prazo.
- b) seu foco central é a relação entre a análise ambiental externa e análise organizacional interna, tendo em vista a formulação de objetivos de longo prazo.
- c) envolve a organização como um todo, visando obter um preciso conhecimento das suas capacidades e recursos atuais, eliminando a incerteza do ambiente.
- d) pressupõe a separação entre fatores ambientais externos e internos, enfatizando os comportamentos estratégicos reativos das pessoas dentro da organização.
- e) por enfatizar a relação entre conhecimento técnico e capacidade de previsão, ele envolve de forma exclusiva a alta gerência da organização.
- #19342
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 4 -
Uma estrutura organizacional matricial, do tipo mais co- mum, representa na forma de uma matriz o cruzamento das características dos tipos de departamentalização por,
- a) projeto e funcional.
- b) cliente e funcional.
- c) processo e territorial.
- d) projeto e produto.
- e) cliente e produto.
- #19343
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Na Teoria da Comunicação, um dos pontos de maior importância é a preocupação com a pessoa que está na outra ponta da cadeia de comunicação: o receptor. Trata- se de
- a) efetividade.
- b) atitude.
- c) feedback.
- d) diretividade.
- e) empatia.
- #19344
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Sobre a cultura organizacional, analise:
I. É vista como os valores e expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, lendas, rituais e cerimônias.
II. A cultura pode ser explicitada por meio de códigos de ética, declarações de princípios, credos, ou simplesmente por meio do conjunto das políticas e normas da organização.
III. Não correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade; à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas.
IV. É um recurso da administração, mas não pode ser usado para alcançar os objetivos desta, como a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos.
É correto o que consta APENAS em,
- a) I e II.
- b) II, III e IV.
- c) III e IV.
- d) I, II e IV.
- e) I e III.
- #19345
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 7 -
A gestão da mudança da cultura organizacional de uma empresa é,
- a) difícil, pois implica modificar coisas que são implícitas no pensamento e no comportamento das pessoas.
- b) impossível, pois a cultura não se refere aos produtos, às estruturas e aos sistemas da empresa, que podem ser modificados.
- c) muito difícil, pois a cultura da organização se forma apenas em pressupostos cognitivos que não podem ser alterados.
- d) impossível, pois aqueles que detém o poder na organização nunca se interessam pela mudança.
- e) difícil, pois a necessidade da mudança depende do consenso de todos os setores.
- #19346
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 8 -
Dentre as teorias da motivação, aquela que, numa primeira visão, sugere que os gerentes devem coagir, controlar e ameaçar os funcionários a fim de motivá-los e, numa segunda visão, acredita que as pessoas são capazes de ser responsáveis, não precisam ser coagidas ou controladas para ter um bom desempenho, é a teoria
- a) da motivação e higiene.
- b) da hierarquia das necessidades.
- c) X e Y.
- d) dos motivos humanos.
- e) do reforço positivo e de aversão.
- #19347
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Indivíduos cuja necessidade principal é a de buscar a excelência, de lutar pelo sucesso em suas atividades, e que buscam fazer as coisas melhores e situações onde possam assumir a responsabilidade de encontrar soluções para os problemas, são considerados, de acordo com a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland, como pessoas cujo motivo ou necessidade básica é a necessidade de,
- a) poder.
- b) afiliação.
- c) realização.
- d) autoestima.
- e) segurança.
- #19348
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Sobre liderança situacional:
I. O líder é aquele que procura adequar a situação ao seu estilo de comando.
II. Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita ao controle pelos subordinados, que passam a atuar num padrão autocrático.
III. Para um mesmo subordinado, o líder pode assumir diferentes padrões de liderança, conforme a situação envolvida.
IV. A Teoria de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard propõe um modelo de liderança adequado para cada nível de maturidade dos liderados, no qual o líder deve identificar em que nível se encontram os liderados para, então, optar por um dos quatro estilos de liderança.
V. Um problema da Teoria de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard é a ideia de que os subordinados "imaturos" devem ser tratados com o "pulso forte", pois esse tipo de comportamento por parte da liderança não estimularia o desenvolvimento dos subordinados.
- a) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
- b) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
- c) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
- d) Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
- e) Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.