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Prova do TRF 5 Região - Administração Geral 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova do TRF 5 Região - Administração Geral 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior do TRF 5 Região.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Geral. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes do TRF 5 Região.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES / PROVA / SIMULADO
4 P's - Produto, Preço, Praça, Promoção
Abordagens Contingenciais da Eficácia Organizacional
Acompanhamento Físico-Financeiro de Projetos
Adhocracia
Administração da Produção
Administração Estratégica
Administração Geral - Geral
Análise ou Descrição do Trabalho
Análise SWOT
As Novas Tecnologias e seus Impactos na Administração Organizacional
Avaliação de Documento
Avaliação de Produtividade
Benchmarking
Boa Governança e Accountability
Brainstorming
BSC - Balanced Scorecard
Burocracia
Cálculos
Ciclo PDCA
Comportamento do Consumidor
Comportamento Humano nas Organizações
Comunicação Institucional
Comunicação Organizacional
Conceitos - BPM
Conceitos e Aplicações Gerais da Administração
Conhecimentos Bancários
Consumerismo
Contrato administrativo
Contrato de Gestão
Controladoria
Controle Administrativo
Cronograma Financeiro
Cultura Brasileira
Cultura Organizacional
Customer Marketing
Decisões Programadas
Delegação
Departamentalização
Descentralização
Desenvolvimento Sustentável - Administração Geral
Eficácia, Eficiência e Efetividade
Estratégia Empresarial
Estratégias de Marketing
Estrutura Organizacional
Estruturas e Modelos de Controle
Estruturas Funcionais
Execução das Atividades
Ferramentas - BPM
Ferramentas da Qualidade
Fluxograma na Administração
Forças Competitivas
Funções Administrativas
Gestão Ambiental
Gestão Contemporânea
Gestão da Demanda
Gestão da Informação e do Conhecimento
Gestão da Produção
Gestão da Qualidade
Gestão de Custos
Gestão de Processos - BPM
Gestão de Recursos
Gestão do Conhecimento
Gestão Estratégica
Gestão Financeira
Gestão Participativa
Gestão por Desempenho
Governança
História da Administração
Indicadores de Produtividade
Inovação Incremental
Instituição, Organização e Empresa
ISO 9000
Mapeamento de Processos - BPM
Marketing
Marketing Cultural
Matriz BCG
Método CAPM - Capital Asset Pricing Model
Método Gerencial
Modelo Contingencial de Administração
Modelo de Gestão
Modelos Organizacionais
Normas e Procedimentos
Organização no Trabalho
Organizações
Organizações Formais Modernas
Organizações, Sistemas e Métodos
Organograma
Organograma Composto
Paradigmas
Payback
Pensamento Econômico
Pesquisa de Mercado
Planejamento - Administração Geral
Planejamento Baseado em Cenários
Planejamento Estratégico
Planejamento Operacional
Plano de Carreira
Plano de Remuneração
Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado
Política de Compras
Política Salarial
Pregão Eletrônico
Processo de Negociação
Processo Decisório
Processo e Tecnologia - BPM
Processo Organizacional
Processo x Estrutura - BPM
Projetos
Projetos de Investimentos nas Empresas
Publicidade e Propaganda
Qualidade nas Organizações
Reengenharia Organizacional
Reforma do Estado
Remuneração por Competências
Responsabilidade Social
Riscos
Segmentação de Mercado
Serviços Administrativo
SGA - Sistema de Gestão Ambiental
Sociedades Anônimas
Técnica GUT
Teoria da Contingência
Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
Teoria dos Dois Fatores
Teoria dos Sistemas
Teoria Estruturalista da Administração
Teoria Geral da Administração
Teorias Administrativas
Terceirização - Outsourcing
TI - Tecnologia da Informação na Administração Geral
Tomada de Decisão
Treinamento
Unidade Organizacional
Valor Econômico Agregado
Vendas
Web Design na Administração

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado-prova-questões.

#19329
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

No modelo organizacional proposto por Mintzberg, o Planejamento Estratégico é parte,

  • a) da linha intermediária.
  • b) da cúpula estratégica.
  • c) do núcleo operacional.
  • d) da tecnoestrutura.
  • e) da assessoria de apoio.
#19330
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Entre as ferramentas de planejamento à disposição do administrador aquela que representa graficamente por meio de uma matriz a relação entre as atividades/decisões mais significativas de um projeto (formadas pelas linhas da matriz) e os principais cargos/áreas/funções envolvidas (as colunas), é,

  • a) o cronograma.
  • b) o organograma linear.
  • c) o funcionograma.
  • d) o fluxograma.
  • e) a matriz funcional.
#19331
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Introduz transformações na personalidade dos seus participantes que levam à rigidez, às dificuldades no atendimento aos clientes e à ineficiência, transformações essas responsáveis pelo que chama de disfunções ou consequências imprevistas. 

Na frase acima Merton está se referindo à estrutura,

  • a) burocrática.
  • b) de cooptação.
  • c) coercitiva.
  • d) ideológica.
  • e) moderna.
#19332
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

A visão mecanicista de Frederick Taylor sobre as pessoas e as organizações era essencialmente uma perspectiva de sistema,

  • a) quantitativo.
  • b) aberto.
  • c) contigencial.
  • d) sistêmico.
  • e) fechado.
#19333
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

As culturas não se transformam totalmente em outras culturas. Uma vez existentes, sempre manterão traços desenvolvidos, valores essenciais, o que corresponde,

  • a) às competências da cultura.
  • b) à empatia da cultura.
  • c) às crenças da cultura.
  • d) à personalidade da cultura.
  • e) às habilidades da cultura.
#19334
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

O processo de dividir o mercado com base em como as pessoas conduzem sua vida, incluindo suas atividades, interesses e opiniões é denominado de segmentação,

  • a) psicográfica.
  • b) geográfica.
  • c) demográfica.
  • d) por pensamentos e sentimentos.
  • e) comportamental de compras.
#19335
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Para Herzberg, os fatores que determinam a motivação são a realização, o reconhecimento, o trabalho em si, a responsabilidade, o avanço e o crescimento. Em outra dimensão estão os fatores que determinam a desmotivação, quando não são atendidos de acordo com as expectativas dos empregados, ou fatores de higiene. É pertinente, então, afirmar que:

I.o conteúdo de uma tarefa é mais importante para a motivação dos trabalhadores do que a ambiência em que ela se desenvolve. 

II.a concessão, em níveis adequados, de fatores higiênicos, como segurança, salário e status, é importante para evitar que os empregados se sintam desmotivados, gerando, tal concessão, motivação. 

III. para que os trabalhadores se sintam motivados a desempenhar as suas tarefas é preciso que se dê constante atenção a fatores como reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento individual, além da definição adequada da tarefa em si.

É correto o que consta em,

  • a) I e II, apenas.
  • b) I, II e III.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II, apenas.
  • e) II e III, apenas.
#19336
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

Na Era Contemporânea o exercício de liderança dentro das organizações deve ter como objetivo,

  • a) forçar as pessoas a seguirem as orientações da direção, mesmo que não haja aceitação explícita das diretrizes.
  • b) criar uma ambiente de aceitação das diretrizes através de pressão, se necessário por meio de ameaças e incentivos materiais.
  • c) propor as diretrizes da direção como sugestão aberta, sem qualquer tentativa de forçar ou pressionar sua aceitação pelos funcionários.
  • d) induzir os funcionários a "comprar" as metas da direção através de técnicas de marketing e de incentivos salariais.
  • e) persuadir os funcionários, através do convencimento e de incentivos, a incorporar as diretrizes como suas próprias metas.
#19337
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

No processo de comunicação de pessoa para pessoa, os fatores que determinam a efetividade da comunicação e a fidelidade do processo são três: conhecimento, habilidade e atitudes. Na linguagem verbal, há cinco habilidades de comunicação, que são

I. escrita. 
II. palavra. 
III.leitura. 
IV. audição. 
V.raciocínio.

É correto afirmar que as habilidades,

  • a) I e II são, respectivamente, codificadora e decodificadora.
  • b) I e III são, respectivamente, codificadora e decodificadora.
  • c) I e V são, respectivamente, codificadora e decodificadora.
  • d) II e IV são, respectivamente, decodificadora e codificadora.
  • e) III e V são, respectivamente, codificadora e decodificadora.
#19338
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

Um recurso frequentemente utilizado para compensar os problemas resultantes de ruídos nos processos de comunicação dentro de uma organização é,

  • a) a retroinformação.
  • b) o feedback.
  • c) a redundância.
  • d) o reforço dos fluxos descendentes.
  • e) a criação de redes informais de comunicação.