Prova do TRF 2 Região - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior do concurso do TRF 2 Região.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes do TRF 2 Região.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES / PROVA / SIMULADO
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado-prova-questões.
- #19506
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRF 2ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O segmento cujo sentido está adequadamente expresso em outras palavras é:
- a) asco visceral pela aparência = profunda aversão pelo aspecto
- b) desde o arquetípico [...] ao recente mega-sucesso = do antiquado [...] à estrondosa inovação desmedida
- c) nem uma diatribe acerca dos perigos = sequer um colóquio em torno das obliterações
- d) um assunto inverossímil = uma pauta imperfectível
- e) seus amigos livres-pensadores = seus companheiros de pensamento volúvel
- #19507
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRF 2ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
... mas encontro nele pouco que confirme a leitura hollywoodiana.
O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:
- a) A tecnologia humana não deve ir além de uma ordem...
- b) Um antigo provérbio latino adverte...
- c) ... homem de ciência que buscou criar um homem à sua própria semelhança...
- d) ... quão benignos sejam os propósitos do transgressor...
- e) ... estratégia mais “despojada” que se poderia conceber.
- #19508
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRF 2ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes no segmento, foi realizada corretamente em:
- a) adverte os espectadores dos sustos = lhes adverte dos sustos
- b) vão engolindo cidades inteiras ao crescerem = vão engolindo-nas ao crescerem
- c) distorceram suas fontes de modo a impedir = distorceram-nas de modo a impedir
- d) determinou a sua temática através da estratégia = determinou-lhe através da estratégia
- e) que buscou criar um homem à sua própria semelhança = que buscou-o criar à sua própria semelhança
- #19509
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRF 2ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Atente para as seguintes afirmações sobre a pontuação empregada em segmentos do texto.
I. ... o primeiro grande filme “falado” de monstro a sair de Hollywood, que determinou a sua temática através da estratégia mais “despojada” que se poderia conceber.
A retirada da vírgula colocada imediatamente depois de Hollywood redundaria em prejuízo para a correção e o sentido original.
II. O filme começa com um prólogo (antes mesmo da apresentação dos títulos), durante o qual...
Os parênteses poderiam ser substituídos por travessões, sem prejuízo para a correção e a lógica.
III. Não encontramos nenhuma passagem que trate da desobediência a Deus - um assunto inverossímil para Mary Shelley e seus amigos livres-pensadores.
A substituição do travessão por uma vírgula resultaria em prejuízo para a correção e a lógica.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) III, apenas.
- e) I, II e III.
- #19510
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRF 2ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A frase cujo verbo permite transposição para a voz passiva é:
- a) ... nenhuma passagem que trate da desobediência a Deus...
- b) O filme começa com um prólogo...
- c) ... porque cedeu a uma predisposição da natureza humana...
- d) O Frankenstein original de Shelley é um livro rico...
- e) ... e não cumpriu o dever de qualquer criador...
- #19511
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRF 2ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
... tamanha arrogância cósmica não pode senão levar a tomates assassinos, enormes coelhos com dentes afiados ...
A frase acima pode ser reescrita, mantendo-se a correção e a lógica, com a substituição do segmento grifado por:
- a) pode levar tão somente a.
- b) não pode levar a nada se não a.
- c) não pode levar à exceção de.
- d) pode levar a tudo menos a.
- e) pode não levar apenas a salvo de.
- #19512
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRF 2ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
As normas de concordância estão inteiramente respeitadas neste livre comentário sobre o texto:
- a) De bons livros dificilmente se faz bons filmes, costuma declarar, com a ênfase das formulações paradoxais, importantes críticos de cinema.
- b) É bastante incomum que se enalteça as adaptações cinematográficas de modo tão enfático como se faz com os livros que lhes deu origem.
- c) Hão de realizar grandes adaptações os diretores que somarem à cultura literária um profundo conhecimento da arte cinematográfica e das diferenças que as separam.
- d) A manutenção da figura do narrador que há nos livros, com raríssimas exceções, dificilmente se justificam na adaptação que dele se faz para as telas do cinema.
- e) Mais de uma vez já foi dito que a obsessão pela fidelidade aos livros a ser adaptados são o primeiro passo para o fracasso de um filme.
- #19513
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRF 2ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Victor fracassou porque cedeu a uma predisposição da natureza humana...
O elemento grifado na frase acima tem o mesmo sentido de:
- a) ainda que.
- b) conquanto.
- c) enquanto.
- d) embora.
- e) uma vez que.
- #19514
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRF 2ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A tecnologia humana não deve ir além de uma ordem decretada deliberadamente por Deus ou estabelecida pelas leis da natureza. (1º parágrafo)
A afirmação acima é expressão
- a) do parecer dos autores de livros que trataram do tema com grande sutileza.
- b) da crença de Shelley, anunciada antes mesmo de se fazer menção a seu livro.
- c) de um pensamento tão caro aos latinos quanto o provérbio com que se abre o ensaio.
- d) da convicção do autor, que é corroborada pelos roteiristas de Hollywood.
- e) do sentido que o autor depreende dos filmes de monstros de Hollywood.
(1,0) 10 -
No confronto entre a obra original de Shelley e sua versão cinematográfica hollywoodiana, de 1931, o autor ressalta
- a) o elogio da tecnologia no livro e sua demonização no filme, que chega a tratá-la como o maior de todos os males.
- b) a diversidade temática do livro e o tema monocórdio do filme, que inclusive não aparece no enredo original.
- c) o rigor científico presente no livro e a vulgarização dos métodos mais caros à ciência no filme.
- d) o respeito aos limites da natureza no livro e a transgressão da ordem natural das coisas no filme.
- e) o ateísmo defendido no livro e a visão de mundo cristã que o filme veicula, muito combatida no enredo original.