Processando...

Prova do TRF 2 Região - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova do TRF 2 Região - Português 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior do concurso do TRF 2 Região.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes do TRF 2 Região.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES / PROVA / SIMULADO

  1. Acentuação Gráfica
  2. Coesão e Coerência
  3. Compreensão e Interpretação de Textos
  4. Concordância Nominal e Verbal
  5. Conjunções - Português
  6. Crase
  7. Emprego das Classes de Palavras
  8. Emprego dos Tempos e Modos Verbais
  9. Figuras de Linguagem
  10. Flexão Nominal e Verbal
  11. Fonologia
  12. Funções Morfossintáticas da Palavra SE
  13. Interpretação de Textos - Português
  14. Literatura - Português
  15. Ortografia e Semântica
  16. Pontuação
  17. Português
  18. Português - Geral
  19. Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
  20. Redação
  21. Redação Oficial
  22. Reescritura de Texto
  23. Regência Nominal e Verbal
  24. Relação de Causa e Consequência
  25. Significação das Palavras
  26. Sintaxe da Oração e do Período
  27. Tipologia Textual
  28. Vozes do verbo
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado-prova-questões.

#19506
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TRF 2ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O segmento cujo sentido está adequadamente expresso em outras palavras é: 

  • a) asco visceral pela aparência = profunda aversão pelo aspecto
  • b) desde o arquetípico [...] ao recente mega-sucesso = do antiquado [...] à estrondosa inovação desmedida
  • c) nem uma diatribe acerca dos perigos = sequer um colóquio em torno das obliterações
  • d) um assunto inverossímil = uma pauta imperfectível
  • e) seus amigos livres-pensadores = seus companheiros de pensamento volúvel
#19507
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TRF 2ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

... mas encontro nele pouco que confirme a leitura hollywoodiana

O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em: 

  • a) A tecnologia humana não deve ir além de uma ordem...
  • b) Um antigo provérbio latino adverte...
  • c) ... homem de ciência que buscou criar um homem à sua própria semelhança...
  • d) ... quão benignos sejam os propósitos do transgressor...
  • e) ... estratégia mais “despojada” que se poderia conceber.
#19508
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TRF 2ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes no segmento, foi realizada corretamente em: 

  • a) adverte os espectadores dos sustos = lhes adverte dos sustos
  • b) vão engolindo cidades inteiras ao crescerem = vão engolindo-nas ao crescerem
  • c) distorceram suas fontes de modo a impedir = distorceram-nas de modo a impedir
  • d) determinou a sua temática através da estratégia = determinou-lhe através da estratégia
  • e) que buscou criar um homem à sua própria semelhança = que buscou-o criar à sua própria semelhança
#19509
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TRF 2ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Atente para as seguintes afirmações sobre a pontuação empregada em segmentos do texto. 

I. ... o primeiro grande filme “falado” de monstro a sair de Hollywood, que determinou a sua temática através da estratégia mais “despojada” que se poderia conceber

A retirada da vírgula colocada imediatamente depois de Hollywood redundaria em prejuízo para a correção e o sentido original. 

II. O filme começa com um prólogo (antes mesmo da apresentação dos títulos), durante o qual... 

Os parênteses poderiam ser substituídos por travessões, sem prejuízo para a correção e a lógica. 

III. Não encontramos nenhuma passagem que trate da desobediência a Deus - um assunto inverossímil para Mary Shelley e seus amigos livres-pensadores

A substituição do travessão por uma vírgula resultaria em prejuízo para a correção e a lógica. 

Está correto o que se afirma em 

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) III, apenas.
  • e) I, II e III.
#19510
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TRF 2ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

A frase cujo verbo permite transposição para a voz passiva é: 

  • a) ... nenhuma passagem que trate da desobediência a Deus...
  • b) O filme começa com um prólogo...
  • c) ... porque cedeu a uma predisposição da natureza humana...
  • d) O Frankenstein original de Shelley é um livro rico...
  • e) ... e não cumpriu o dever de qualquer criador...
#19511
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TRF 2ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

... tamanha arrogância cósmica não pode senão levar a tomates assassinos, enormes coelhos com dentes afiados ... 

A frase acima pode ser reescrita, mantendo-se a correção e a lógica, com a substituição do segmento grifado por:

  • a) pode levar tão somente a.
  • b) não pode levar a nada se não a.
  • c) não pode levar à exceção de.
  • d) pode levar a tudo menos a.
  • e) pode não levar apenas a salvo de.
#19512
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TRF 2ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

As normas de concordância estão inteiramente respeitadas neste livre comentário sobre o texto: 

  • a) De bons livros dificilmente se faz bons filmes, costuma declarar, com a ênfase das formulações paradoxais, importantes críticos de cinema.
  • b) É bastante incomum que se enalteça as adaptações cinematográficas de modo tão enfático como se faz com os livros que lhes deu origem.
  • c) Hão de realizar grandes adaptações os diretores que somarem à cultura literária um profundo conhecimento da arte cinematográfica e das diferenças que as separam.
  • d) A manutenção da figura do narrador que há nos livros, com raríssimas exceções, dificilmente se justificam na adaptação que dele se faz para as telas do cinema.
  • e) Mais de uma vez já foi dito que a obsessão pela fidelidade aos livros a ser adaptados são o primeiro passo para o fracasso de um filme.
#19513
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TRF 2ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Victor fracassou porque cedeu a uma predisposição da natureza humana... 

O elemento grifado na frase acima tem o mesmo sentido de: 

  • a)  ainda que.
  • b) conquanto.
  • c)  enquanto.
  • d) embora.
  • e)  uma vez que.
#19514
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TRF 2ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A tecnologia humana não deve ir além de uma ordem decretada deliberadamente por Deus ou estabelecida pelas leis da natureza. (1º parágrafo) 


A afirmação acima é expressão 

  • a) do parecer dos autores de livros que trataram do tema com grande sutileza.
  • b) da crença de Shelley, anunciada antes mesmo de se fazer menção a seu livro.
  • c)  de um pensamento tão caro aos latinos quanto o provérbio com que se abre o ensaio.
  • d) da convicção do autor, que é corroborada pelos roteiristas de Hollywood.
  • e) do sentido que o autor depreende dos filmes de monstros de Hollywood.
#19515
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
TRF 2ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 10 - 

No confronto entre a obra original de Shelley e sua versão cinematográfica hollywoodiana, de 1931, o autor ressalta 

  • a) o elogio da tecnologia no livro e sua demonização no filme, que chega a tratá-la como o maior de todos os males.
  • b)  a diversidade temática do livro e o tema monocórdio do filme, que inclusive não aparece no enredo original.
  • c)  o rigor científico presente no livro e a vulgarização dos métodos mais caros à ciência no filme.
  • d) o respeito aos limites da natureza no livro e a transgressão da ordem natural das coisas no filme.
  • e) o ateísmo defendido no livro e a visão de mundo cristã que o filme veicula, muito combatida no enredo original.