Prova do TRE (AC) - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior do TRE-AC.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes do TRE-AC.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES / PROVA / SIMULADO
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado-prova-questões.
- #19488
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Atente para as seguintes afirmações:
I. O sentido da frase Esse rei é um grande mágico: exerce seu império sobre o próprio espírito dos súditos não se altera caso se substitua o sinal de dois-pontos por conquanto.
II. Na frase O sarcasmo estende-se aos costumes, e Montesquieu põe na boca dos persas palavras de admiração ao encontrarem mulheres muito habilidosas (...), a conjunção e pode ser substituída por haja vista que.
III. Com a afirmação "fazem da virgindade uma flor que perece e renasce todos os dias", Montesquieu reconhece os sinceros escrúpulos da moralidade francesa.
Está correto APENAS o que se afirma em
- a) II.
- b) III.
- c) I e II.
- d) II e III.
- e) I.
- #19489
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:
- a) Por meio das Cartas persas, Montesquieu, acabou atingindo de forma inapelável, não apenas as instituições políticas, mas também a própria Igreja Católica satirizada, nada mais nada menos, que em sua autoridade máxima, a figura do Papa.
- b) Por meio das Cartas persas, Montesquieu acabou atingindo, de forma inapelável, não apenas as instituições políticas, mas também, a própria Igreja Católica; satirizada nada mais nada menos, que em sua autoridade máxima a figura do Papa.
- c) Por meio das Cartas persas Montesquieu acabou atingindo de forma inapelável, não apenas as instituições políticas mas também a própria Igreja Católica, satirizada nada mais nada menos, que em sua autoridade máxima, a figura do Papa.
- d) Por meio, das Cartas persas, Montesquieu acabou atingindo de forma inapelável: não apenas as instituições políticas, mas, também, a própria Igreja Católica; satirizada nada mais, nada menos, que em sua autoridade máxima: a figura do Papa.
- e) Por meio das Cartas persas, Montesquieu acabou atingindo, de forma inapelável, não apenas as instituições políticas, mas também a própria Igreja Católica, satirizada, nada mais, nada menos, que em sua autoridade máxima: a figura do Papa.
- #19490
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
Está correta a flexão de todas as formas verbais na frase:
- a) Muitos dos contemporâneos de Montesquieu conviram em que ele cometia intoleráveis abusos no exercício de sua crítica.
- b) O que hoje não mais constitue escândalo, à época de Montesquieu podia ser uma abominável prática social.
- c) Os herdeiros intelectuais de Montesquieu recomporam suas ideias ao longo do tempo e as adaptaram a diferentes circunstâncias.
- d) Mesmo que os católicos mais críticos intervissem junto às autoridades, Montesquieu não arrefeceria o tom de suas ironias.
- e) Nada faria com que um espírito crítico como o de Montesquieu detivesse sua mordacidade diante das mazelas de sua época.
- #19491
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Com o tempo, o sarcasmo de Montesquieu tornou-se proverbial, mas no século XVIII temiam esse sarcasmo todos os que se sentissem objetos possíveis dele, já que o filósofo explorava esse sarcasmo com a arte de quem sabe tornar o sarcasmo uma arma mortal.
Evitam-se as viciosas repetições do período acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
- a) temiam-no - lhe explorava - o sabe tornar.
- b) lhe temiam - o explorava - lhe sabe tornar.
- c) temiam-no - o explorava - sabe torná-lo.
- d) temiam a ele - explorava-lhe - sabe torná-lo.
- e) o temiam - explorava-o - sabe tornar-lhe.
- #19492
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
O verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado numa forma do singular para preencher de modo correto a lacuna da frase:
- a) Nem mesmo se ...... (atrever) a repudiar as mordazes críticas de Montesquieu quem por elas se sentisse atingido.
- b) ...... (vir) somar-se ao autoritarismo político as ingerências autoritárias do poder religioso.
- c) Não ...... (ficar) à margem da dura crítica de Montesquieu nem mesmo algumas características das construções parisienses.
- d) ...... (constituir) matéria para o riso do filósofo até mesmo os ritos e os símbolos católicos.
- e) Não ...... (escapar) à crítica de Montesquieu quaisquer atitudes que lhe parecessem viciosas.
- #19493
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
A forma verbal resultante da transposição para a voz passiva da frase
- a) Quanto às minas de ouro, o rei as tira da vaidade dos súditos será tê-las-á tirado.
- b) retrata satiricamente toda a civilização francesa será tem-na retratado.
- c) exerce seu império sobre o próprio espírito dos súditos será têm sido exercidos.
- d) fornece a eles (...) certos tratados de fé será sãolhes fornecidos.
- e) custa ao marido colocar sua mulher na moda será custa-lhe tê-la colocado.
- #19494
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Deve-se entender, pelo sentido que tem no contexto, que o segmento
- a) era também um exuberante talento artístico é uma informação enfática e inclusiva.
- b) por meio da suposta correspondência é uma alusão à eventual legitimidade das cartas.
- c) porque as tira da vaidade dos súditos é uma reiteração da vaidade do rei da França.
- d) exerce seu império sobre o próprio espírito dos súditos é uma condenação da subserviência imperial.
- e) não menos mestre de seu próprio espírito quanto do espírito dos outros é uma comprovação das práticas piedosas do Papa.
- #19495
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Comenta-se corretamente um aspecto do texto, em redação conforme a norma culta, em:
- a) Nas Cartas persas, Montesquieu valeu-se de um documento genuinamente histórico, quanto mais não seja para fazê-lo insurgir-se diante do regime francês.
- b) Apropriando-se imaginariamente de uma correspondência entre dois persas, Montesquieu os consita para si e faz deles emissores de sua própria crítica.
- c) Com o estratagema de uma forjada correspondência entre dois persas, Montesquieu acaba por denunciar as mazelas que vê na França do Século das Luzes.
- d) Pustulando a autoria de cartas efetivamente persas, Montesquieu deseja satirizar os hábitos franceses, e acaba estendendo-os a todos os demais do Século das Luzes.
- e) Estreiando na literatura com as Cartas persas, Montesquieu já apregoava os maus costumes franceses, deblaterando-os à revelia do monarca e do próprio Papa.
- #19496
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Esta é uma questão que NÃO foi contemplada, no texto, como objeto da sátira de Montesquieu:
- a) os excessos arquitetônicos da cidade de Paris.
- b) a habitual usura dos súditos franceses.
- c) a atuação dos símbolos na linguagem católica.
- d) a dissimulação feminina das experiências sexuais.
- e) os traços de um autoritarismo ludibrioso e inescrupuloso.
- #19497
- Banca
- FCC
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Em relação à apresentação e à organização do texto, é correto afirmar que
- a) a referência, no primeiro parágrafo, à contribuição de Montesquieu para os estudos jurídicos encontra sustentação no último parágrafo.
- b) a utilização de aspas indica que os trechos assim ressaltados correspondem a uma tradução de fragmentos das Cartas persas, de Montesquieu.
- c) o segundo e o terceiro parágrafos encerram críticas de Montesquieu às baldadas tentativas dos mandatários que buscavam amenizar o autoritarismo do regime.
- d) o último parágrafo corresponde a uma efetiva conclusão do texto, já que nele se comprovam as teses propostas nos parágrafos anteriores.
- e) seu autor não se furtou, utilizando para isso as aspas de praxe, a emitir opinião pessoal acerca do mérito mesmo das questões satirizadas por Montesquieu.