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Prova de História e Conhecimentos Contemporâneos 10 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de História e Conhecimentos Contemporâneos 10 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria História e Conhecimentos Contemporâneos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. 1964-1985: Capitalismo E Autoritarismo.
  2. A China, Do Socialismo Ao Socialismo De Mercado.
  3. A Construção E A Crise Do Milagre Econômico.
  4. A Construção E Crise Do Socialismo: O Modelo Soviético.
  5. A Crise Da Década De 1920 E O Movimento De 1930 No Brasil.
  6. A Crise Da Monarquia: República Federalista E Coronelismo.
  7. A Crise Da Sociedade Liberal: Guerras Mundiais, Revoluções Sociais E Fascismos.
  8. A Crise De 1929 E Suas Repercussões.
  9. A Crise Do Feudalismo.
  10. A Crise Econômica Brasileira Dos Anos 80 E 90.
  11. A Crise Econômica Dos Anos 60 E As Reformas De Base.
  12. A Emergência Da Ordem Liberal.
  13. A Era Vargas.
  14. A Expansão Econômica Dos EUA E O Surgimento De Uma Nova Potência.
  15. A Expansão Ultramarina Portuguesa Dos Séculos Xv E Xvi.
  16. A Grande Depressão De 1929 E A Experiência Americana.
  17. A Implantação Das Indústrias De Base, A Crise Da Economia Agroexportadora E A Política Trabalhista.
  18. A Nova República.
  19. A Política Imperialista: América Latina, África E Ásia.
  20. A População Mundial: Indicadores Socioeconômicos; Crescimento E Transição Demográfica; Estrutura Etária; Os Setores De Atividade Econômica E A Distribuição Da População; Movimentos Migratórios E Seus Impactos.
  21. A Produção/Reprodução Do Meio Ambiente Como Ação Humana.
  22. A Questão Islâmica.
  23. A Sociedade Brasileira Na Atualidade.
  24. A Sociedade Capitalista.
  25. A Terceira República.
  26. As Disputas Geopolíticas Da Atualidade.
  27. Brasil Imperial ? O Primeiro Reinado, O Período Regencial E O Segundo Reinado: Aspectos, Políticos, Administrativos, Militares, Culturais, Econômicos, Sociais, Territoriais, A Política Externa, A Questão Abolicionista, O Processo De Modernização, A Crise
  28. Brasil: A Crise Dos Anos 20 E O Movimento De 1930.
  29. Ciência, Técnica E Tecnologia.
  30. Conflitos E Consolidação Do Império Brasileiro.
  31. Consolidação Da Ordem Institucional Burguesa.
  32. Consolidação E Expansão Do Capitalismo.
  33. Contra-Revolução E Restauração.
  34. Corporativismo, Leis Trabalhistas E Sindicalismo.
  35. Crise Da Ordem Imperial Brasileira: Abolicionismo E Republicanismo.
  36. Crise Do Mundo Comunista E Fim Da Guerra Fria.
  37. Cultura E Arte No Brasil Moderno.
  38. Cultura E Sociedade Brasileira: Música, Literatura, Artes, Arquitetura, Rádio, Cinema, Teatro, Jornais, Revistas E Televisão.
  39. Cultura E Sociedade Na América Latina.
  40. Cultura Internacional.
  41. Descobertas E Inovações Científicas Na Atualidade E Seus Impactos Na Sociedade Contemporânea.
  42. Diretas Já.
  43. Divisão Internacional Do Trabalho E Suas Transformações.
  44. Economia E Trabalho Nas Américas.
  45. Eleição E Primeiro Mandato Do Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva.
  46. Elementos De Economia Internacional Contemporânea.
  47. Emergência De Movimentos Populares E Nacionalistas Na América Latina.
  48. Estatuto Da Caixa (Da Denominação, Sede, Foro, Duração E Demais Disposições Preliminares, Dos Objetivos, Do Pessoal).
  49. Estratégias De Uso, Conservação E Recuperação Das Condições Ambientais.
  50. Expansão Do Modelo Soviético.
  51. Fim De Século: Inquietações Religiosas, Filosóficas E Estéticas.
  52. Fluxos Comerciais E Financeiros.
  53. Formação Do Mundo Moderno.
  54. Globalização E Regionalização.
  55. Governo Collor.
  56. Governo Fernando Henrique Cardoso.
  57. Governo Itamar E A Eleição De Fernando Henrique Cardoso.
  58. Governo Sarney.
  59. História Do Brasil - Período Colonial, Processo De Independência, Período Regencial, 1º E 2º Reinado, Período Republicano (República Velha), Era Vargas (O Estado Novo-1930/1945), Revolução De 1964, Governos Democráticos, Constituições Brasileiras.
  60. História E Cultura Afro-Brasileira.
  61. História E Missão Da Caixa.
  62. História Geral - Idade Média: Feudalismo.
  63. Humanismo E Renascimento.
  64. Idade Contemporânea: Revolução Industrial, Regimes Totalitários (Nazismo, Fascismo), 2ª Guerra Mundial, Teorias Socialistas, Guerra Fria.
  65. Idade Moderna: Capitalismo Comercial, Iluminismo, Renascimento, Revolução Francesa.
  66. Iluminismo.
  67. Imperialismo, Descolonização E Neocolonialismo.
  68. Independências Nas Américas.
  69. Liberalismo.
  70. Literatura, Política E Pensamento Social No Brasil.
  71. Meio Ambiente E Sociedade: Problemas, Políticas Públicas, Organizações Não Governamentais, Aspectos Locais E Aspectos Globais.
  72. Mundo Contemporâneo: Elementos De Política Internacional E Brasileira.
  73. Mundos Do Trabalho: Transformações E Conflitos.
  74. Nacionalismo E Desenvolvimentismo Na América Latina.
  75. Nacionalismo, Imperialismo E Colonialismo.
  76. Nacionalismos E Fundamentalismos.
  77. Neoliberalismo, Globalização E Grandes Conjuntos Socioeconômicos Do Mundo Contemporâneo.
  78. Neoliberalismo.
  79. Novos Padrões De Comportamento E Sociabilidade.
  80. O Antigo Regime.
  81. O Brasil Da Monarquia À República (1870 ? 1939): A Transição Do Trabalho Escravo Para O Trabalho Livre.
  82. O Brasil Da Nova República: A Constituição De 1988.
  83. O Brasil Entre 1945 E 1964: Da Economia Brasileira Da Segunda Grande Guerra Ao Desenvolvimento Dos Anos Jk.
  84. O Desenvolvimento Urbano Brasileiro.
  85. O Estado Novo E Seus Projetos.
  86. O Imaginário Europeu Às Vésperas Das Viagens Transoceânicas.
  87. O Mundo De 1870 A 1945: As Transformações Nas Economias Européias: Do Capitalismo Liberal Ao Monopolista.
  88. O Mundo Entre Dois Conflitos.
  89. O Novo Mundo: Conquistas E Conflitos.
  90. O Período Joanino E O Processo De Independência ? A Presença Britânica No Brasil, A Transferência Da Corte, Os Tratados, As Principais Medidas De D. João Vi No Brasil, Política Joanina, Os Partidos Políticos, Revoltas, Conspirações E Revoluções.
  91. O Processo De Consolidação Dos Estados E As Sociedades Nas Américas.
  92. O Processo Desenvolvimento / Subdesenvolvimento E Seus Indicadores.
  93. O Regime Militar E A Nova República.
  94. O Sistema Colonial Português Na América ? Estrutura Político-Administrativa, Estrutura Sócio-Econômica, A Escravidão (As Formas De Dominação Econômico-Sociais); As Formas De Atuação Do Estado Português Na Colônia; A Ação Da Igreja, As Invasões Estrangeira
  95. Organizações Mundiais E Grandes Conglomerados.
  96. Origens Da Indústria E Da Classe Operária.
  97. Os Anos 50: A Guerra-Fria E A Bipolaridade.
  98. Os Conflitos Étnicos, A Questão Das Nacionalidades E Intolerância Religiosa.
  99. Os Processos De Colonização Das Américas.
  100. Panorama Da Economia Nacional.
  101. População No Brasil: Processo De Formação; Dinâmica Do Crescimento E Suas Implicações; Indicadores Socioeconômicos; Estrutura Etária E A Transição Demográfica; Distribuição Por Atividades Econômicas; Movimentos Migratórios Internos E Externos ? Regionais
  102. Primeira Guerra Mundial.
  103. Recursos Naturais E O Aproveitamento Socioeconômico.
  104. Redemocratização Do País.
  105. Reformas E Conflitos Religiosos.
  106. Revoltas E Rebeliões Nas Américas.
  107. Revolução Científica.
  108. Revolução Científico-Tecnológica E Reordenamento Do Mundo Do Trabalho.
  109. Revolução Francesa.
  110. Revolução Industrial.
  111. Revolução Inglesa.
  112. Revoluções, Ditaduras E Redemocratização Na América Latina.
  113. Situação Econômica Pós 1964.
  114. Sociedade E Cultura Nas Américas.
  115. Transformações E Conflitos Contemporâneos.
  116. Uma Nova Ordem Mundial.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#12408
Banca
FCC
Matéria
História e Conhecimentos Contemporâneos
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 1 - 

Trabalho de dia e de noite e tudo isso com gente livre e alugada, sem precisar da escravatura que detesto e querendo dar a esta gente o exemplo do que devem fazer'. Assim se dirigiu o santista José Bonifácio de Andrada e Silva sobre a atividade de seu sítio em sua cidade natal. Sobre esse importante santista, afirma-se: I. Estudou em Portugal, onde se formou em Direito pela Universidade de Coimbra. II. Foi assessor do Príncipe Regente, D. Pedro, mas logo após a Independência rompeu com o Imperador, sendo preso e deportado para a França. III. Quando da abdicação de D. Pedro, é nomeado tutor daquele que seria, no futuro, D. Pedro II. Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I.
  • b) I e II.
  • c) I e III.
  • d) II.
  • e) II e III.
#12409
Banca
FCC
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História e Conhecimentos Contemporâneos
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 2 - 

Nasceu em Santos em 1890. Aos 13 anos instalou uma tipografia no porão da casa do pai e publicou seu primeiro jornal impresso. Durante a vida, trabalhou em vários jornais. Em Santos foi redator da Folha da Noite, do Diário de Santos e de A Tribuna. Poeta e romancista, faleceu em 1964. Trata-se de

  • a) Afonso Schmidt.
  • b) Martins Fontes.
  • c) Rui Ribeiro Couto.
  • d) Cleobulo Amazonas Duarte.
  • e) Manoel Vicente do Nascimento Junior.
#12410
Banca
FCC
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. Concursos Diversos
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(1,0) 3 - 

No contexto do período colonial, é correto afirmar que, no processo de conquista e colonização da Paraíba,

  • a) dominação de Portugal na região foi facilitada pelas boas relações entre jesuítas, portugueses e grupos indígenas.
  • b) a aproximação entre índios e franceses por causa do pau-brasil dificultou a ação colonizadora dos portugueses.
  • c) os holandeses, por não terem interesses pela economia açucareira, destruíram os engenhos de cana.
  • d) os portugueses não tiveram dificuldades na ocupação da terra, pois souberam articular uma aliança de amizade com os índios da região.
  • e) a exploração do pau-brasil, feita por ingleses e alemães, retardou em dois séculos a dominação portuguesa.
#12411
Banca
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Concurso
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(1,0) 4 - 

Em meados do século XIX, um movimento popular conhecido por 'Ronco da Abelha' propagou-se na Paraíba e em outras províncias do Nordeste. Esse movimento representou uma reação contra

  • a) determinação da Igreja Católica que obrigava os fiéis a se registrarem visando a cobrança do dízimo.
  • b) o decreto do governador da Paraíba convocando os homens pobres a se alistarem no exército regional.
  • c) as leis dos governantes do Nordeste na qual os desempregados poderiam ser transferidos para as regiões produtivas do Sul do país.
  • d) uma legislação imperial que obrigava o povo a registrar em cartórios os nascimentos e os óbitos.
  • e) o decreto imperial que estabelecia o recrutamento forçado dos escravos para compor a Guarda Nacional.
#12412
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(1,0) 5 - 

Durante o Segundo Reinado, eclodiu em várias cidades do Nordeste brasileiro um movimento conhecido por 'Quebra- Quilos'. Esse movimento foi

  • a) uma revolução de escravos contra os comerciantes por vendê-los como peças ou mercadorias de baixa qualidade.
  • b) uma revolta dos partidos liberal e conservador contra a centralização do poder político, imposta pelo governo imperial.
  • c) uma insubordinação dos trabalhadores livres que se viam obrigados a longas jornadas de trabalho devido à Lei Eusébio de Queirós.
  • d) um levante de tenentes por causa das restrições impostas por D. Pedro I à participação dos jovens militares na vida política.
  • e) uma insurreição popular provocada, dentre outras causas, pela substituição do sistema de pesos e medidas, decretado por D. Pedro II.
#12413
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(1,0) 6 - 

A Revolução de 1930 foi um movimento político que provocou a ruptura da ordem constitucional no Brasil. Um dos aspectos desencadeadores desse movimento foi

  • a) o atentado praticado pelos integralistas contra Getúlio Vargas que provocou comoção nacional e trouxe apoio popular importante para a derrubada da oligarquia agrária.
  • b) o rompimento do pacto dos coronéis feito por Washington Luis quando este indicou o gaúcho Getúlio Vargas para a presidência e o paraibano João Pessoa para compor a chapa oficial para sucedê- lo.
  • c) o assassinato do paraibano João Pessoa que teve grande ressonância no país, considerado o estopim que reaglutinou as forças de oposição contra a oligarquia cafeeira.
  • d) a mudança política radical do presidente Washington Luis que resolveu apoiar um candidato mineiro à sua sucessão, contrariando os interesses de São Paulo e da Paraíba.
  • e) a adesão dos líderes do movimento tenentista à coligação da oligarquia paulista e paraibana, fato que contrariou os interesses dos republicanos gaúchos e baianos.
#12414
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(1,0) 7 - 

Os latifundiários e grandes capitalistas submetem-se aos imperialistas norte-americanos porque, como estes, estão interessados na exploração e na escravização do povo brasileiro e desejam uma nova guerra mundial, com a esperança de obter grandes lucros pela venda de matériasprimas e gêneros alimentícios por preços exorbitantes. Considerando as ideologias e a política partidária que tiveram destaque na década de 1950, é correto afirmar que o texto fazia parte do programa

  • a) da Ação Integralista Brasileira.
  • b) do Partido Comunista do Brasil.
  • c) do Partido Trabalhista Nacional.
  • d) a União Democrática Nacional.
  • e) do Partido Republicano Progressista.
#12415
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(1,0) 8 - 

O governo de João Goulart define, desde os primeiros meses, seu perfil político e social através da campanha pelas reformas de base que mobiliza todo o país em movimentos de massa, exigindo do Congresso as medidas constitucionais e legais necessárias para a renovação de nossas instituições. (Darcy Ribeiro (1963) Aos trancos e barrancos. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1985.) As reformas mencionadas no texto contrariaram interesses de determinados grupos que se aliaram para derrubar o governo constitucional de Goulart. Identifique, dentre as alternativas apresentadas, a que está em desacordo com as reformas de base.

  • a) Uma reforma agrária visando garantir a democratização do acesso a terra aos lavradores.
  • b) Uma reforma tributária visando corrigir a desigualdade da distribuição de encargos entre capital e trabalho.
  • c) Uma reforma administrativa que acabasse com a burocracia e a corrupção no serviço público.
  • d) Uma reforma eleitoral que proporcionasse o direito de voto a todos os brasileiros adultos inclusive os analfabetos.
  • e) Uma reforma bancária visando facilitar as remessas de lucros das multinacionais para o exterior.
#12416
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(1,0) 9 - 

A partir do final da década de 1970, o regime militar começava a apresentar sinais de desgaste em razão das pressões da sociedade brasileira. Contribuíram para esse desgaste

  • a) queda progressiva dos índices de inflação e as vitórias sucessivas da ARENA nas eleições parlamentares.
  • b) a aprovação da Lei da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita e a queda dos preços dos gêneros de primeira necessidade.
  • c) a crise do petróleo e os elevados índices de popularidade dos partidos políticos que davam sustentação ao governo.
  • d) as vitórias sucessivas do Movimento Democrático Brasileiro nas eleições e o crescimento do movimento sindical no ABC paulista.
  • e) as privatizações realizadas pelo governo e as manifestações populares contra os efeitos do Plano Cruzado.
#12417
Banca
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(1,0) 10 - 

No início do século XVII, os franceses tentaram organizar uma colônia no Brasil. Para isso, fundaram a chamada de França Equinocial, no Maranhão. Identifique os fatos históricos associados a essa colonização. I. Contrariando as determinações do rei francês, Daniel de La Touche autorizou a difusão da religião dos protestantes entre os indígenas no Maranhão. II. Com o objetivo de fixar a colonização no Brasil, os franceses construíram o forte que denominaram de São Luís, em homenagem ao rei francês. III. Um dos ordenamentos instituídos na França Equinocial era a conversão da população ao cristianismo, segundo determinação do rei da França. IV. Os franceses fundaram a França Equinocial para garantir a posse das terras do Maranhão, conforme determinava as normas do Tratado de Tordesilhas. É correto o que se apresenta APENAS em

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
  • e) III e IV.
#12418
Banca
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médio

(1,0) 11 - 

Em 1684, eclodiu uma revolta de proprietários de terra no Maranhão, conhecida por Revolta de Bequimão. Os revoltosos posicionaram-se

  • a) contra o monopólio da companhia de comércio e contra os jesuítas.
  • b) contra a escravidão dos africanos e dos indígenas maranhenses.
  • c) a favor da catequização dos indígenas realizada pelos jesuítas.
  • d) a favor do monopólio real sobre a exploração dos produtos da região.
  • e) contra a expulsão dos jesuítas determinada pela coroa portuguesa.
#12419
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(1,0) 12 - 

A Batalha do Jenipapo foi um movimento

  • a) contra as forças nacionalistas que lutavam pela independência política do Brasil.
  • b) decisivo para a consolidar a independência e a configuração geográfica do Brasil.
  • c) organizado pelos portugueses para resistir ao processo de independência do Brasil.
  • d) idealizado pela burguesia, que defendia o pacto colonial entre Portugal e Brasil.
  • e) promovido pelos estados do Nordeste que pretendiam se separar do Brasil.
#12420
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1
médio

(1,0) 13 - 

A Balaiada foi uma revolta que ocorreu na província do Maranhão, no período regencial (1831-1840). Ela estava inserida no contexto histórico de grande efervescência política nas províncias do Brasil. Identifique as afirmações que estejam associadas corretamente ao contexto socioeconômico e político na qual emergiu essa revolta. I. Como outras revoltas do período, a Balaiada limitou-se a uma disputa política entre membros das elites locais, de um lado os conservadores e do outro os liberais. II. As divergências políticas entre líderes e à falta de unidade entre os rebeldes acarretaram o declínio do movimento, facilitando sua derrota pelas tropas do governo. III. Os líderes populares da revolta eram liberais e tinham como objetivos principais a proclamação de uma República democrática e a distribuição igualitária da terra. IV. A revolta aglutinou imensa massa de excluídos, que acabou atemorizando os grandes proprietários e mobilizando as autoridades regenciais contra os insurrectos. Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
  • e) III e IV.
#12421
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(1,0) 14 - 

Os chamados 'republicanos de 16 de novembro' acabaram roubando a cena política dos republicanos históricos na maior parte dos estados brasileiros. O 'festival' adesionista foi tamanho que deixou incomodado um conjunto de republicanos idealistas. O editorial de 18 de novembro de 1891 do jornal 'Pacotilha', ao fazer a avaliação dos dois primeiros anos de República afirma que tão logo fora nomeada a Junta Governativa, em 18 de novembro de 1889, tornou-se difícil encontrar monarquistas no Maranhão. (Luis Alberto Ferreira. In: www.outrostempos.uema.br) A análise do texto permite afirmar que

  • a) não havia políticos monarquistas na província do Maranhão antes do novo regime.
  • b) os 'republicanos de 16 de novembro' proclamaram a República no Maranhão.
  • c) os maranhenses republicanos demitiram os monarquistas dos cargos políticos.
  • d) os republicanos maranhenses condenaram os monarquistas ao exílio político.
  • e) os monarquistas maranhenses não tiveram receio em aderir ao novo regime.
#12422
Banca
FCC
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(1,0) 15 - 

O modo de produção feudal dominante na Europa Ocidental se caracteriza, dentre outros elementos, pela servidão, definida como

  • a) um regime de trabalho caracterizado pela apropriação compulsória do excedente econômico da produção camponesa.
  • b) uma punição empregada aos camponeses rebeldes durante a chamada Idade das Trevas, com pleno apoio da Igreja Católica.
  • c) um fenômeno que caracterizou a sociedade nos países ocidentais onde predominavam o minifúndio e a economia natural.
  • d) um pacto de comum acordo baseado na troca de favores entre semi-escravos e senhores feudais, estabelecido pelo mútuo juramento de fidelidade.
  • e) um sistema que surgiu na Europa, no fim da Antiguidade, substituindo a escravidão e inaugurando o início da Idade Média.