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Prova do DNOCS - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova do DNOCS - Português 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Acentuação Gráfica
  2. Coesão e Coerência
  3. Compreensão e Interpretação de Textos
  4. Concordância Nominal e Verbal
  5. Conjunções - Português
  6. Crase
  7. Emprego das Classes de Palavras
  8. Emprego dos Tempos e Modos Verbais
  9. Figuras de Linguagem
  10. Flexão Nominal e Verbal
  11. Fonologia
  12. Funções Morfossintáticas da Palavra SE
  13. Interpretação de Textos - Português
  14. Literatura - Português
  15. Ortografia e Semântica
  16. Pontuação
  17. Português
  18. Português - Geral
  19. Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
  20. Redação
  21. Redação Oficial
  22. Reescritura de Texto
  23. Regência Nominal e Verbal
  24. Relação de Causa e Consequência
  25. Significação das Palavras
  26. Sintaxe da Oração e do Período
  27. Tipologia Textual
  28. Vozes do verbo
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#18889
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
DNOCS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 1 - 

(...) as pessoas dirigem mensagens a quem não conhecem, a propósito de assuntos que não dizem respeito ao infeliz destinatário.

Dando nova redação à frase acima, e iniciando-a com O infeliz destinatário recebe mensagens, a complementação que se mantém clara, correta e coerente com o sentido original é

 

  • a) em que o emissor lhe é desconhecido, tanto quanto o assunto dela, que não lhe diz respeito.
  • b) sobre assuntos que em nada dizem respeito, haja visto que também desconhece os próprios emissores.
  • c) aonde os assuntos não lhe cabem conhecer, dando- se o mesmo com as pessoas que as enviaram.
  • d) de pessoas desconhecidas, sobre assuntos que em nada lhe despertam o interesse.
  • e) cujos temas não o interessam, provindos de pessoas que tão pouco vieram a conhecer.
#18890
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
DNOCS
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

 

  • a) Ao se comparar a carta com o e-mail, os aspectos que a diferença é mais patente, segundo a autora, são o suporte, a temporalidade e a privatização da correspondência.
  • b) Pretextando a liberdade de acesso da informação, muitos abusam dos e-mails, enviando-os à quem deles não pretende saber o teor nem tomar conhecimento.
  • c) Há quem, como a autora, imagine que o e-mail possa acabar sendo o responsável por um novo alento para uma forma de correspondência como a carta.
  • d) Fica até difícil de imaginar o quanto as pessoas gastavam o tempo na preparação das cartas, desde o rascunho até o envio das mesmas, cuja duração era de dias.
  • e) Desde que foi inventado o telefone, a rapidez das comunicações se impuseram de tal modo que, por conseguinte, a morosidade das cartas passou a ser indesejável.
#18891
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
DNOCS
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 3 - 

Está adequada a correlação entre os tempos e modos verbais na frase:

 

  • a) A pergunta que percorresse todas as bocas visa a apurar se a propagação do e-mail venha a ressuscitar a carta.
  • b) Quem não se irritava por ter sido destinatário de mensagens automáticas que não lhe dirão respeito?
  • c) O e-mail tanto poderia estar completando a obsolescência da carta como pudesse estar representando um novo alento para ela.
  • d) Teria sido conveniente pensar qual fosse a lacuna que se interponha entre a carta e o e-mail.
  • e) Nada pode estar mais distante do e-mail do que o tempo que se costuma levar para que uma carta seja escrita e postada.
#18892
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
DNOCS
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 4 - 

Representam uma causa e seu efeito, nessa ordem, os segmentos:

 

  • a) desgosto de receber // textos não solicitados.
  • b) o telefone (...), no começo do século XX // golpe certeiro.
  • c) muita gente, à época, lamentou o fato // a falta foi percebida.
  • d) costumava-se começar por um rascunho // escolhiase um envelope elegante.
  • e) a tremenda invasão da privacidade // assuntos sem interesse para o infeliz destinatário.
#18893
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
DNOCS
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

A lembrança da imagem de Janus Bifronte ocorre por conta de uma específica duplicidade, representada pelos segmentos:

 

  • a) vantagens do correio eletrônico // propagação do email.
  • b) receber textos não solicitados // ser destinatário de mensagens automáticas.
  • c) obsolescência da carta // dar-lhe alento novo.
  • d) lacuna que se interpõe // entre a carta e o e-mail.
  • e) invasão da privacidade // pretensa cumplicidade.
#18894
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
DNOCS
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

No segundo parágrafo, o elemento sublinhado na construção

 

  • a) ocupando-lhe as horas de lazer refere-se ao termo casa.
  • b) eis o seu primeiro tento refere-se à expressão forma criativa.
  • c) eis o seu primeiro tento refere-se à expressão cultu- ra de massa.
  • d) ocupando-lhe as horas de lazer refere-se à expres- são cultura de massa.
  • e) eis o seu primeiro tento refere-se à expressão horas de lazer.
#18895
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
DNOCS
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 7 - 

Quanto à concordância verbal, está inteiramente correta a frase:

 

  • a) Devem-se ressaltar, nos meios de comunicação, a constância com que promovem abusos, na exploração da cultura popular.
  • b) Nem mesmo um pequeno espaço próprio querem conceder à cultura popular os que a exploram por interesses estritamente econômicos.
  • c) Restam das festas, dos ritos e dos artesanatos da cultura popular pouco mais que um resistente núcleo de práticas comunitárias
  • d) Muita gente acredita que se devem imputar aos turistas a responsabilidade por boa parte desses processos de falseamento da cultura popular.
  • e) Produzem-se nas pequenas células comunitárias, a despeito das pressões da cultura de massa, lento e seguro dinamismo de cultura popular.
#18896
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
DNOCS
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 8 - 

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

 

  • a) reduzindo-as à função (1º parágrafo) = incitando-as à extrapolação
  • b) vampirismo (...) crescente (2º parágrafo) = progressiva avidez.
  • c) seu primeiro tento (2º parágrafo) = sua primitiva meta.
  • d) estipendiado para o turista (2º parágrafo) = estilizado para o visitante.
  • e) socialização do parentesco (3º parágrafo) = sociabilidade dos vínculos.
#18897
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
DNOCS
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 9 - 

Um mesmo fenômeno é expresso pelos segmentos:

 

  • a) poder econômico expansivo e socialização do parentesco.
  • b) aparência de modernização e forma criativa de autoexpressão.
  • c) aspectos diferenciados da vida popular e reportagem popularesca.
  • d) aparelhos econômicos e a dialética é uma verdade mais séria.
  • e) o dinamismo lento e se reproduz quase organicamente.
#18898
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
DNOCS
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 10 - 

A pontuação desta frase está inteiramente correta:

 

  • a) A dialética sendo uma verdade mais séria, do que se costuma crer, manifesta-se no processo de resistência, da cultura popular.
  • b) De fato a cultura de massa com a enorme força de que dispõe, costuma apropriar-se das formas da cultura popular, inapelavelmente.
  • c) A socialização, proveniente das boas relações comunitárias constitui, sem dúvida, uma bela forma de autopreservação, na cultura popular.
  • d) As escolas de samba, nas festas promovidas para turistas, constituem matéria-prima e mão de obra, simultaneamente, para o capital.
  • e) Costumam, as diferentes manifestações de cultura popular, descaracterizar-se de vez que não resistem, às pressões da cultura de massa.