Prova de Administração 29 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Organização Como Um Sistema Social.
- Abordagem Sistêmica Da Administração.
- Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
- Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
- Adaptação.
- Adhocracia.
- Administração Da Produção.
- Administração De Operações E Da Qualidade.
- Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
- Administração De Vendas.
- Administração Do Desempenho.
- Administração Estratégica.
- Administração Financeira.
- Administração Geral.
- Agente Administrativo.
- Ambiente Organizacional.
- Análise De Processos De Trabalho.
- Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
- Análise Ou Descrição Do Trabalho.
- Aprendizagem Organizacional.
- As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
- Avaliação De Desempenho.
- Avaliação De Documentos.
- Avaliação De Produtividade.
- Balanced Scorecard (Bsc).
- Benchmarking.
- Boa Governança E Accountability.
- Brainstorming.
- Burocracia.
- Cálculos.
- Capm.
- Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
- Características, Técnicas, Ferramentas.
- Cargos E Salários.
- Clima Organizacional.
- Comércio Eletrônico.
- Comércio Exterior.
- Comportamento Humano Nas Organizações.
- Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
- Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
- Comunicação.
- Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
- Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
- Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
- Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
- Construção De Indicadores De Desempenho.
- Consumerismo.
- Contrato Administrativo.
- Contrato De Gestão.
- Controladoria.
- Controle - Importância E Fundamentos.
- Controle Administrativo.
- Cronograma Financeiro.
- Cultura Brasileira.
- Cultura Organizacional.
- Decisões Programadas.
- Delegação.
- Departamentalização.
- Descentralização E Desconcentração.
- Desenvolvimento De Rh.
- Desenvolvimento Organizacional.
- Desenvolvimento Sustentável.
- Dinâmica Das Organizações.
- Downsizing.
- Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Eliminação De Desperdícios.
- Empreendedorismo.
- Ênfase No Cliente.
- Equipes.
- Estatística.
- Estratégia Empresarial.
- Estratégias De Marketing.
- Estratégias De Rh.
- Estrutura E Estratégia Organizacional.
- Estrutura E Projeto Organizacional.
- Estrutura Organizacional.
- Estruturas E Modelos De Controle.
- Ética E Responsabilidade.
- Execução Das Atividades.
- Ferramentas Da Qualidade.
- Flexibilidade Organizacional.
- Fluxograma.
- Forças Competitivas.
- Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
- Funções Administrativas.
- Funções E Habilidades Do Administrador.
- Fundamentos E Evolução Da Administração.
- Gerenciamento De Desempenho.
- Gestão Ambiental.
- Gestão Contemporânea.
- Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
- Gestão Da Produção.
- Gestão Da Qualidade.
- Gestão De Contratos.
- Gestão De Custos.
- Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
- Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
- Gestão De Processos.
- Gestão De Recursos.
- Gestão Do Conhecimento.
- Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
- Gestão Estratégica.
- Gestão Participativa.
- Gestão Por Desempenho.
- Governança.
- Habilidades Interpessoais.
- História Da Administração.
- Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
- Indicadores De Produtividade.
- Inovação Incremental.
- Instituição, Organização E Empresa.
- Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
- Iso 9000.
- Liderança.
- Liderança: Tipos De Abordagens.
- Logística E Transportes.
- Macroeconomia.
- Marketing.
- Marketing De Serviços.
- Marketing Internacional.
- Matriz Bcg.
- Meio Ambiente.
- Método Gerencial.
- Métodos De Classificação Dos Documentos.
- Modelo Contingencial De Administração.
- Modelo De Gestão.
- Modelos Organizacionais.
- Motivação E Liderança.
- Mudança E Inovação.
- Mudança Organizacional.
- Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
- Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
- Noções De Estatística Descritiva.
- Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
- Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
- Normas E Procedimentos.
- Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
- Ongs.
- Orçamento Público.
- Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
- Organização No Trabalho.
- Organização, Sistemas E Métodos.
- Organizações.
- Organizações De Aprendizagem.
- Organizações Formais Modernas.
- Organograma.
- Paradigmas.
- Payback.
- PDCA.
- Pensamento Econômico.
- Pesquisa De Mercado.
- Planejamento.
- Planejamento Baseado Em Cenários.
- Planejamento Estratégico.
- Planejamento Estratégico Empresarial.
- Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Planejamento Organizacional.
- Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Plano De Carreira.
- Plano De Remuneração.
- Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
- Poder E Influência. Comunicação.
- Política De Compras.
- Política Salarial.
- Pregão Eletrônico.
- Preocupação Com A Qualidade.
- Preservação De Documentos.
- Principais Ferramentas Da Qualidade.
- Princípio De Deming.
- Princípios E Sistemas De Administração Federal.
- Processo Administrativo.
- Processo De Controle.
- Processo De Negociação.
- Processo Decisório.
- Processo Grupal Nas Organizações.
- Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
- Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Projetos.
- Projetos De Investimentos Nas Empresas.
- Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
- Qualidade Total.
- Recrutamento E Seleção De Pessoal.
- Reengenharia.
- Reforma Do Estado.
- Relação Chefe/Subordinado.
- Relação Cliente/Fornecedor.
- Relação Organização ? Ambiente.
- Relações Com Empregados.
- Relações Humanas.
- Remuneração E Benefícios.
- Remuneração Por Competências.
- Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
- Responsabilidade Social.
- Responsabilidade Sócio-Ambiental.
- Riscos.
- Segmentação De Mercado.
- Segurança Da Informação.
- Serviços.
- Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
- Sistemas De Informação Gerencial.
- Sociedades Anonimas.
- Técnica Gut.
- Tecnologia Da Informação (Ti).
- Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
- Temas Contemporâneos Da Administração.
- Teoria Da Contingência.
- Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
- Teoria Dos Dois Fatores.
- Teoria Dos Sistemas.
- Teoria Estruturalista Da Administração.
- Teoria Geral De Administração.
- Teorias Administrativas: Principais Escolas.
- Terceirização (Outsourcing).
- Tomada De Decisão.
- Trabalho Em Equipe.
- Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
- Treinamento E Desenvolvimento.
- Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
- Turbulência.
- Unidade Organizacional.
- Valor Econômico Agregado.
- Vendas.
- Vpl Valor Presente Líquido.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #11268
- Banca
- FCC
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(1,0) 1 -
O custo de oportunidade de um projeto é determinado pela
- a) identificação do ativo com a melhor relação benefício-custo dentre o grupo de ativos da empresa com o mesmo nível de risco que o do projeto.
- b) identificação do ativo com maior retorno dentre o grupo de ativos do mercado de capitais com o mesmo nível de risco que o do projeto.
- c) diferença entre a TIR (Taxa Interna de Retorno) do projeto em análise e a TIR média dos projetos da empresa.
- d) comparação entre o VPL (Valor Presente Líquido) esperado para o projeto em análise e o VPL médio dos projetos na carteira da empresa.
- e) identificação do ativo com o menor custo de capital dentre os ativos com o mesmo nível de risco que o do projeto.
- #11269
- Banca
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(1,0) 2 -
Na fase de declínio de um produto, depois de tentativas malsucedidas de reposicionamento, e considerando certa taxa requerida, a empresa recebe uma oferta de compra. É recomendável que a empresa continue investindo no projeto quando o Valor
- a) Presente Líquido for positivo, mas inferior ao Valor Residual do projeto e ao da Oferta de Compra.
- b) Futuro Líquido for negativo, mas superior ao do Payback Descontado do projeto e ao da Oferta de Compra.
- c) Futuro Líquido for positivo, mas inferior ao Payback Descontado, independentemente do valor da Oferta de Compra.
- d) Presente Líquido for positivo e superior ao Valor Residual do projeto e ao da Oferta de Compra.
- e) Residual do projeto for superior ao da Oferta de Compra, e superior ao Valor Presente Líquido do projeto.
- #11270
- Banca
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(1,0) 3 -
Uma análise do potencial de mercado implica identificação do público-alvo para o produto ou serviço de uma empresa. Para esta análise, o indicador mais relevante é
- a) o perfil de concentração do mercado relevante.
- b) o padrão de segmentação do mercado.
- c) o perfil da indústria ou setor.
- d) o perfil da concorrência.
- e) a matriz de oportunidades e ameaças do mercado.
- #11271
- Banca
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(1,0) 4 -
O comportamento ético é um dos pressupostos da ação dos homens em sociedade. A ética nas empresas privadas, bem como nas organizações públicas, tem por base
- a) o bem-estar dos funcionários, uma vez que este tem prioridade sobre os objetivos externos da empresa ou organização.
- b) as preferências dos clientes ou usuários, uma vez que estas tem prioridade sobre o bem estar dos funcionários.
- c) o bem-estar da maioria da população, uma vez que este tem prioridade sobre os interesses dos setores minoritários.
- d) a segurança do Estado, uma vez que esta tem prioridade sobre os interesses dos indivíduos e organizações.
- e) a mesma consideração pelas preferências livremente formuladas por cada cidadão, desde que não interfiram na liberdade de cada um formular suas preferências.
- #11272
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(1,0) 5 -
Max Weber é considerado como um dos mais influentes precursores de diversas teorias das organizações. Nesse sentido, considere: I. Weber desenvolveu uma teoria das organizações formais, fundamentada em um modelo mecanicista, mais próxima das teorias clássicas. II. A teoria das organizações de Weber é baseada na articulação entre organização formal e informal. III. A teoria weberiana das organizações se aproxima mais da teoria clássica das organizações, pois enfatiza a eficiência e a hierarquia. IV. A teoria estruturalista das organizações diferencia-se da abordagem weberiana por enfatizar a relação entre análise intra-organizacional e inter-organizacional. V. A teoria weberiana das organizações aproxima-se mais das abordagens humanistas, pois enfatiza o comportamento efetivo das pessoas na organização. Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I, II e III.
- b) I, II e IV.
- c) I, III e IV.
- d) II, III e V.
- e) II, IV e V.
- #11273
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(1,0) 6 -
A aplicação da perspectiva sistêmica à teoria das organizações, comum durante os anos 60, pretendia integrar os conhecimentos produzidos de forma fragmentária por abordagens precedentes. Sobre a perspectiva sistêmica, considere: I. A tendência à entropia é uma das principais ameaças que uma organização enfrenta na interação com o ambiente. II. Na perspectiva sistêmica, o homem, com suas características de personalidade e socialização, é visto como elemento central no equilíbrio, necessariamente instável, entre organizações e ambiente. III. Um sistema empresarial alcança um estado de equilíbrio integrado quando os diversos subgrupos que o compõem reagem de forma mais ou menos coerente aos estímulos ou ameaças do ambiente. IV. A principal preocupação da análise sistêmica é reduzir as incongruências e os conflitos entre as metas organizacionais e os interesses individuais, por meio da compreensão das motivações das pessoas para agirem no ambiente de trabalho. V. Na teoria sistêmica, os papéis funcionais são mais importantes do que as características pessoais para a compreensão do funcionamento das empresas. Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I, II e III.
- b) I, II e V.
- c) I, III e V.
- d) II, III e IV.
- e) II , IV e V.
- #11274
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(1,0) 7 -
Henry Fayol foi um dos principais formuladores da denominada Teoria Clássica das organizações. Fayol
- a) desenvolveu uma abordagem sintética onde toda empresa desenvolve seis funções básicas e a função administrativa desempenha um papel central de integração e coordenação das demais funções.
- b) procurou enfrentar o problema do desperdício das indústrias francesas, por meio do estudo detalhado dos tempos e dos movimentos dos operários, visando ao aumento da produtividade pela divisão do trabalho.
- c) definiu as características básicas da organização burocrática moderna, especialmente a legalidade, a impessoalidade e a hierarquia.
- d) contestou a teoria científica da administração, formulando uma abordagem baseada na dinâmica informal do comportamento organizacional, nas técnicas de motivação e no papel das lideranças.
- e) formulou uma teoria analítica da dinâmica organizacional centrada nas condições em que são tomadas as decisões dentro da empresa.
- #11275
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(1,0) 8 -
O Planejamento Estratégico: I. enfatiza metas precisas que podem ser alcançadas em curto prazo, tendo em vista reduzir a incerteza que predomina em ambientes competitivos. II. tem como foco central a relação entre a análise ambiental externa e a análise organizacional interna, tendo em vista a formulação de objetivos de longo prazo. III. visa obter um efeito de sinergia entre as capacidades e as potencialidades da organização, envolvendo-a como um todo. IV. pressupõe a separação entre fatores ambientais externos e internos, enfatizando os comportamentos estratégicos reativos das pessoas dentro da organização. V. deve envolver de forma exclusiva a alta gerência da organização, por enfatizar a relação entre conhecimento técnico e capacidade de previsão. Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I, II e IV.
- b) I e III.
- c) II e III.
- d) III, IV e V.
- e) IV e V.
- #11276
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(1,0) 9 -
Com relação à gestão de conflitos numa organização, considere as afirmativas abaixo. I. Quando as metas de um grupo interferem nas de outro, é quase certo que haverá conflito entre eles. II. Um gerente eficiente deve resolver todo e qualquer tipo de conflito na organização. III. Reconhecer diante de um subordinado que você estava errado pode debilitá-lo como chefe. IV. Quando é preciso implantar medidas impopulares, não é prudente negociá-las previamente com as pessoas envolvidas. V. Ao gerir conflitos, o melhor é ater-se aos fatos e soluções e não às personalidades e aos comportamentos das pessoas envolvidas. Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I, II, III e V.
- b) I, II e III.
- c) I e V.
- d) II e IV.
- e) III, IV e V.
- #11277
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(1,0) 10 -
Com relação ao clima organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo. I. Uma mesma situação será, em determinado momento, percebida de maneira diferente pelos diversos grupos de colaboradores de uma organização. II. O padrão ideal do clima organizacional deve ser determinado pela direção da empresa, mesmo que nem sempre agrade e atenda aos anseios dos colaboradores da organização. III. O melhor procedimento é determinar o padrão ideal do clima organizacional de comum acordo com os colaboradores, que são representados, no processo, por equipes formadas por colaboradores indicados pelo quadro funcional. IV. Para que se estabeleça o clima organizacional ideal, a equipe representativa dos colaboradores deve estar unida e totalmente alinhada aos objetivos da direção. V. Na determinação do padrão ideal de clima organizacional, a direção deve buscar de forma racional e madura a satisfação dos interesses dos colaboradores da organização. Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I, II, III e V.
- b) I e III.
- c) I, III e V.
- d) II, III e IV.
- e) II e V.
- #11278
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(1,0) 11 -
Com referência ao nível funcional, o planejamento estratégico tem como objetivo
- a) determinar a missão da empresa, em termos de segmento de mercado.
- b) definir as unidades de negócios geridas como centros de lucro.
- c) alocar os recursos segundo a lucratividade das unidades de negócio.
- d) alinhar as ações setoriais com as estratégias de negócios e a missão da organização.
- e) influir na tomada de decisões de longo prazo que a empresa deva tomar.
- #11279
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(1,0) 12 -
Na aplicação da Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), a fase mais importante é a
- a) da observação.
- b) da análise.
- c) da identificação do problema.
- d) o plano de ação.
- e) da padronização.
- #11280
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(1,0) 13 -
Na gestão contemporânea, o processo de tomada de decisão deve ter como objetivo
- a) pontar, dentre as alternativas satisfatórias, aquela que pode levar ao resultado desejado.
- b) indicar a alternativa realmente ótima para levar ao resultado projetado.
- c) elaborar cenários estratégicos que permitam calcular as opções com maior probabilidade de sucesso.
- d) efinir as oportunidades e as ameaças existentes no ambiente de negócios.
- e) ncontrar as alternativas que satisfaçam os interesses dos setores mais importantes da direção.
- #11281
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(1,0) 14 -
O BSC - Balanced Scorecard: I. esclarece e traduz a visão e a estratégia da organização a médio e longo prazos. II. utiliza-se para associar os objetivos estratégicos com metas de curto prazo e orçamentos anuais. III. em seu processo de construção, esclarece os objetivos estratégicos e identifica um pequeno número de vetores críticos que determinam os objetivos estratégicos. IV. na perspectiva dos processos internos, permite que os executivos identifiquem os processos internos críticos nos quais a empresa deve alcançar a excelência. V. na perspectiva do cliente, permite que os executivos identifiquem os segmentos de clientes e mercados nos quais a unidade de negócios competirá e suas medidas de desempenho. É correto o que consta SOMENTE em
- a) III, IV e V.
- b) I, II e III.
- c) II e IV.
- d) I e III.
- e) II, IV e V.
- #11282
- Banca
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(1,0) 15 -
A técnica de marketing para a previsão de demanda/ vendas baseada no levantamento de opiniões de especialistas, repetindo-se o processo até obter-se um consenso, corresponde à de
- a) nálise de tendências.
- b) previsão Delphi.
- c) equação exponencial.
- d) testes de mercado.
- e) análise de portfólio.