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Prova de Administração Pública 22 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Pública 22 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Pública. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Administração Burocrática E Administração Gerencial.
  2. Administração De Materiais.
  3. Administração De Recursos Humanos.
  4. Administração Direta.
  5. Administração Indireta.
  6. Administração Orçamentária.
  7. Administração Pública: Do Modelo Racional-Legal Ao Paradigma Pós-Burocrático.
  8. Agências Executivas.
  9. Agências Reguladoras.
  10. Agentes Públicos.
  11. Análise E Desenvolvimento Organizacional.
  12. Análise Swot.
  13. Anulação E Revogação Dos Atos Administrativos.
  14. Atendimento Ao Público.
  15. Atos Administrativos - Conceito, Requisitos, Elementos, Atributos, Classificação, Espécies.
  16. Auditoria E Fiscalização.
  17. Avaliação De Desempenho Funcional.
  18. Balanced Scorecard.
  19. Bens Público.
  20. Burocracia Ocidental Moderna.
  21. Capital Social.
  22. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  23. Cartão De Pagamentos Do Governo Federal (Cpgf).
  24. Ciclo De Gestão Do Governo Federal.
  25. Ciclo PDCA.
  26. Ciência Política.
  27. Clima Organizacional.
  28. Código Civil.
  29. Código De Conduta Da Alta Administração Federal.
  30. Código De Ética Do Servidor Público Federal.
  31. Comunicação.
  32. Comunicacao Institucional.
  33. Comunicação Na Gestão Pública E Gestão De Redes Organizacionais.
  34. Comunicação No Serviço Público.
  35. Conceitos, Elementos E Poderes Do Estado.
  36. Contratos Administrativos: Conceito, Características E Formalização - Requisição.
  37. Controle Da Administração Pública - Tipos E Formas De Controle - Controle Interno E Externo - Controle Pelos Tribunais De Contas - Controle Judiciário.
  38. Convergências E Diferenças Entre A Gestão Pública E A Gestão Privada.
  39. Cultura Organizacional.
  40. Decreto 0027-2005.
  41. Decreto Nº 2.271-1997.
  42. Departamentalização.
  43. Descentralização Administrativa.
  44. Desconcentração.
  45. Desestatização.
  46. Despesas Públicas.
  47. Empreendedorismo Governamental.
  48. Empreendedorismo Governamental E Novas Lideranças No Setor Público.
  49. Entidades Políticas E Administrativas - Natureza Jurídica E Características.
  50. Entidades Políticas E Administrativas.
  51. Espécies Da Administração Indireta ? Características - Regime Jurídico, Classificação E Espécies.
  52. Estratégia De Crescimento.
  53. Estratégia De Sobrevivência.
  54. Estratégia Organizacional.
  55. Estrutura Administrativa: Conceito, Elementos, Poderes Do Estado.
  56. Estrutura Organizacional.
  57. Estruturação Da Máquina Administrativa No Brasil Desde 1930: Dimensões Estruturais E Culturais.
  58. Ética No Exercício Da Função Pública.
  59. Ética, Públicidade Da Administração Pública.
  60. Evolução Dos Modelos/Paradigmas De Gestão: A Nova Gestão Pública.
  61. Excelência Nos Serviços Públicos.
  62. Execução Do Contrato Administrativo: Direito E Obrigação Das Partes, Acompanhamento, Inexecução Do Contrato: Causas Justificadoras, Conseqüências Da Inexecução, Revisão, Rescisão E Suspensão Do Contrato.
  63. Experiências De Reformas Administrativas.
  64. Funçoes Do Governo.
  65. Fundamentos Do Setor De Telecomunicacoes.
  66. Garantia Contratual.
  67. Gerenciamento De Projetos.
  68. Gestão De Conflitos.
  69. Gestão De Conhecimento.
  70. Gestão De Contratos.
  71. Gestão De Processos.
  72. Gestão De Qualidade.
  73. Gestão De Resultados Na Produção De Serviços Públicos.
  74. Gestão Do Desempenho.
  75. Gestão Estratégica.
  76. Gestão Publica.
  77. Gestão Pública Empreendedora.
  78. Gestão Pública Versus Gestão Privada.
  79. Governabilidade, Governança E Accountability.
  80. Governo E Administração Pública.
  81. Governo Eletrônico E Transparência.
  82. Implementação De Políticas Públicas.
  83. Improbidade Administrativa.
  84. Lei Complementar Nº 123-2006 - Estatuto Da Micro E Pequena Empresa.
  85. Lei N° 9.790-99 - Organizações Da Sociedade Civil De Interesse Público.
  86. Lei Nº 0811-04.
  87. Lei Nº 101-2000 - Lei De Responsabilidade Fiscal.
  88. Lei Nº 8666-93.
  89. Lei Nº 9.637-1998.
  90. Lei Nº 9.784-1999.
  91. Lei Nº 9.873-1999.
  92. Licitação.
  93. Liderança.
  94. Modelos Teóricos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático E Gerencial.
  95. Motivação.
  96. Mudanças Institucionais: Conselhos, Organizações Sociais E Oscip.
  97. Natureza Jurídica E Características.
  98. Noções De Cidadania.
  99. Noções De Processos Licitatórios.
  100. Novas Tecnologias Gerenciais E Organizacionais E Sua Aplicação Na Administração Pública.
  101. O Paradigma Do Cliente Na Gestão Pública.
  102. O Processo De Modernização Da Administração Pública.
  103. Orçamento Participativo.
  104. Orçamento Programa.
  105. Organização Administrativa Brasileira.
  106. Organização Administrativa Da União.
  107. Organização Administrativa: Centralização, Descentralização, Concentração E Desconcentração.
  108. Organização Do Estado E Da Administração Pública.
  109. Órgãos E Entidades Da Administração Federal - Natureza E Competências - Reformas Do Estado - Princípios E Instrumentos.
  110. Oscips.
  111. Parcerias Publico-Privadas.
  112. Planejamento Estratégico.
  113. Planejamento Organzacional.
  114. Plano Diretor Para A Reforma Do Aparelho Do Estado.
  115. Poder E Dominação.
  116. Poderes Administrativos (Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar E De Polícia) - Características E Formas De Atuações.
  117. Poderes E Deveres Do Administrador Público.
  118. Polítca Nacional De Meio Ambiente.
  119. Política Fiscal; Contratos E Convênios; Plano De Contas.
  120. Políticas Públicas E Desenvolvimento Sustentável.
  121. Princípios Da Administração Pública.
  122. Princípios Fundamentais Da Administração Pública.
  123. Princípios Orçamentários.
  124. Procedimentos Com Correspondência.
  125. Processo Administrativo.
  126. Processo Administrativo No Âmbito Da Administração Pública Federal: Lei N.º 9.784/99.
  127. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  128. Programa Nacional De Gestão Pública E Desburocratização.
  129. Projetos.
  130. Protocolo E Correspondência.
  131. Qualidade Na Administração Pública.
  132. Qualidade Total.
  133. Recursos Humanos.
  134. Redação.
  135. Reengenharia.
  136. Reforma Administrativa.
  137. Reforma E Revitalizacao Do Estado.
  138. Regime Dos Servidores Públicos Federais: Admissão, Demissão, Concurso Público, Estágios Probatórios, Vencimento Básico, Licença, Aposentadoria.
  139. Relações Públicas.
  140. Resoluções.
  141. Resoluções Do Cnj.
  142. Responsabilidade Civil Da Administração Pública.
  143. Responsabilidade Socioambiental.
  144. Servidores Públicos - Regime Jurídico ? Características - Direitos E Deveres - Responsabilidades.
  145. Siape.
  146. Sistema Integrado De Administração De Serviços Gerais (Siasg).
  147. Tecnologia Da Informacao Na Administracao Publica.
  148. Transparência.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#11373
Banca
FCC
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

nulo o contrato verbal com a Administração, salvo, no caso de pequenas compras de pronto pagamento, com valor não superior a

  • a) 2.000 reais.
  • b) 4.000 reais.
  • c) 5.000 reais.
  • d) 6.000 reais.
  • e) 8.000 reais.
#11374
Banca
FCC
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 2 - 

Com relação à possibilidade de alteração unilateral dos contratos pela Administração Pública, considere as afirmativas abaixo: I. Caso seja alterada a quantidade da obrigação, não está o contratado obrigado a aceitar o acréscimo, se este ultrapassar a 15% do valor inicial atualizado do contrato. II. Na eventualidade de alterações quantitativas, caso tenha acréscimo no serviço, o contrato não poderá receber mais na proporção do acrescido, desrespeitando o preço contratado originalmente. III. As modificações qualitativas no contrato não têm proporção pré-fixada, nem precisam necessariamente respeitar a essência do objeto do contrato, pois o princípio que prevalece é o da supremacia do interesse público. IV. Cabe a alteração unilateral, quando houver modificação do projeto ou das especificações para melhor adequação técnica a seus objetivos. V. Cabe a alteração unilateral, quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por essa Lei. Está correto o que se afirma SOMENTE em:

  • a) I, II, III e V.
  • b) I, II e III.
  • c) II, IV e V.
  • d) IV e V.
  • e) II e IV.
#11375
Banca
FCC
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 3 - 

As cláusulas exorbitantes, previstas na Lei no 8.666 de 1993, NÃO incluem a

  • a) possibilidade de quebra do princípio do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos.
  • b) alteração unilateral dos contratos administrativos.
  • c) aplicação de penalidades em casos de não cumprimento justificado do contrato.
  • d) ocupação provisória de bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato nos casos de serviços essenciais.
  • e) fiscalização da execução do contrato sem a prévia anuência do contratante.
#11376
Banca
FCC
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 4 - 

A licitação na modalidade de pregão pode ser adotada

  • a) sempre que a autoridade competente não puder justificar a necessidade de contratação por outra modalidade.
  • b) sempre que a autoridade não for obrigada a divulgar com antecedência de 45 dias o edital de convocação de interessados.
  • c) para a aquisição de bens e serviços cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.
  • d) exclusivamente para a aquisição de bens e serviços necessários ao atendimento dos órgãos que integram o Sistema Único de Saúde.
  • e) para a aquisição de bens e serviços cujos preços usuais no mercado não ultrapassem aqueles especificados para a mo- dalidade de tomada de preços.
#11377
Banca
FCC
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
fácil

(1,0) 5 - 

Na modalidade de convite,

  • a) licitação deve ocorrer entre interessados, cadastrados ou não, que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia posterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
  • b) a unidade administrativa afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadas- trados, na correspondente especialidade, que manifestarem interesse com antecedência de até 48 horas da apresentação das propostas.
  • c) a licitação passa por uma fase inicial de habilitação preliminar para que os interessados comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
  • d) a existência na praça de mais de três possíveis interessados, a cada novo convite, realizado para objeto idêntico ou as- semelhado é obrigatório o convite a, no mínimo, mais um interessado, enquanto existirem cadastrados não convidados nas últimas licitações.
  • e) os interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração são convidados a oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.
#11378
Banca
FCC
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

Em uma estrutura funcional

  • a) s atividades são agrupadas por processos
  • b) não há o desenvolvimento em profundidade das habilidades dos funcionários.
  • c) o tempo de resposta às mudanças ambientais é rápido.
  • d) o grau de inovação é baixo e há uma visão restrita das metas organizacionais.
  • e) a coordenação horizontal entre os departamentos é eficaz e efetiva.
#11379
Banca
FCC
Matéria
Administração Pública
Concurso
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fácil

(1,0) 7 - 

Estrutura organizacional que alcança a coordenação necessária para atender a demandas duais de clientes; permite o compartilhamento flexível de recursos humanos entre os produtos; faz com que os participantes experimentem autoridade dual. Trata-se da estrutura

  • a) divisional.
  • b) matricial.
  • c) funcional.
  • d) geográfica.
  • e) ad hoc.
#11380
Banca
FCC
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Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 8 - 

A organização moderna caracteriza-se como um sistema constituído de elementos interativos, que recebe entradas do ambiente, transforma-os, e emite saídas para o ambiente externo. Nesse sentido,

  • a) toda organização que interage com o ambiente para sobreviver, é um sistema fechado.
  • b) a necessidade de entradas e saídas não reflete a dependência em relação ao meio ambiente.
  • c) os elementos interativos da organização, pessoas e departamentos, dependem uns dos outros e devem trabalhar juntos.
  • d) na dinâmica organizacional, as saídas do sistema de uma organização não afetam o ambiente interno.
  • e) as estruturas organizacionais contemporâneas são independentes do processo de globalização, Internet, e-business e da alta competitividade do mercado.
#11381
Banca
FCC
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Administração Pública
Concurso
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médio

(1,0) 9 - 

Quando aplicada aos processos de reforma da gestão pública, a reengenharia tem como objetivo

  • a) transformar radicalmente a cultura das organizações, apoiando-se numa visão integrada que vincula mudanças estruturais e mudanças comportamentais.
  • b) reestruturar os processos organizacionais, enfatizando a centralização e a especialização funcional.
  • c) redefinir a estrutura departamental das organizações, preservando os conflitos e as polarizações existentes entre eles.
  • d) escentralizar a gestão do conhecimento tácito das organizações, visando uma maior interação entre direção e estruturas operacionais.
  • e) introduzir continuamente mudanças organizacionais visando a redução de custos, a racionalização dos recursos humanos e a maior eficiência das organizações.
#11382
Banca
FCC
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Administração Pública
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médio

(1,0) 10 - 

A principal diferença entre a gestão privada e a gestão pública é que a segunda

  • a) obrigada a atender a todos, independentemente da capacidade financeira dos cidadãos e de suas demandas idiossincráticas.
  • b) encontra-se limitada por regras legais e princípios morais, enquanto a primeira se orienta apenas pelo objetivo do lucro.
  • c) funciona exclusivamente sob a forma do modelo burocrático, o que a impede de atender às necessidades individuais dos cidadãos.
  • d) funciona sempre em condições de monopólio natural, o que a torna insensível a questionamentos de ordem ética.
  • e) pode operar sem levar em conta princípios típicos da gestão privada, como a economicidade e a eficiência.
#11383
Banca
FCC
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Administração Pública
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fácil

(1,0) 11 - 

Na gestão do setor público, a incorporação do paradigma do cidadão como cliente

  • a) foi rejeitada, pois as burocracias públicas não têm como missão atender clientelas, mas alcançar resultados orientados pelo princípio da razão de Estado.
  • b) deve ser compatibilizada com o dever de atender a todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira, e com as limitações de recursos orçamentários públicos.
  • c) incompatível com o princípio da universalização dos serviços públicos, que impõe o atendimento prioritário a todos, independentemente da sua qualidade.
  • d) incompatível com o princípio da universalização dos serviços públicos, que impõe o atendimento prioritário a todos, independentemente da sua qualidade.
  • e) de difícil implementação, pois depende da retirada de princípios constitucionais da administração pública, como a impessoalidade, a equidade e a universalidade.
#11384
Banca
FCC
Matéria
Administração Pública
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médio

(1,0) 12 - 

A Reforma do Aparelho do Estado, proposta pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), implantada nos anos 90, diferenciou-se da reforma proposta pelo Decreto Lei nº 200 de 1967 ao

  • a) recuperar a capacidade de planejamento, coordenação e regulação do aparelho de Estado federal sobre a administração indireta e fundacional.
  • b) priorizar a eficiência e a flexibilização da gestão pública e fortalecer a posteriori os sistemas de controle da atividade administrativa.
  • c) aprofundar a participação direta do Estado nos diversos setores da sociedade e da economia.
  • d) propor a substituição do modelo burocrático pela administração gerencial, com foco no cidadão, reforçando os sistemas de controles a priori.
  • e) nfatizar o fortalecimento do núcleo estratégico do Estado, ampliando e fortalecendo os sistemas centralizados de controle de processos.
#11385
Banca
FCC
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Administração Pública
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médio

(1,0) 13 - 

Um dos princípios que norteiam a gestão pública é o princípio da Legalidade. Esse princípio I. está associado à gestão pública em toda a sua atividade, presa aos mandamentos da lei, deles não podendo se afastar, sob pena de invalidade do ato e responsabilização do seu autor. II. norteia-se pelo pressuposto de que todos os cidadãos são iguais perante a lei e, portanto, perante a administração pública. III. fundamenta-se em dispositivos legais direcionados ao consumidor, por meio dos quais ele possa ser ressarcido por empresas prestadoras de serviços públicos na falta ou inadequação dos serviços. IV. impõe à administração pública a prática de atos voltados para o interesse público. Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) III.
  • e) IV.
#11386
Banca
FCC
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Administração Pública
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médio

(1,0) 14 - 

A função pela qual o governo divide os recursos para utilização no setor público e privado, oferecendo bens públicos, semipúblicos ou meritórios aos cidadãos, é denominada

  • a) participativa.
  • b) distributiva.
  • c) estabilizadora.
  • d) e império.
  • e) alocativa.
#11387
Banca
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Administração Pública
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médio

(1,0) 15 - 

A forma de organização que tem como fundamento a repartição de funções entre os vários órgãos de uma mesma administração, em geral no âmbito geográfico, para que o serviço esteja próximo ao cidadão, cabendo ao órgão central o planejamento, a supervisão direta, o controle das atividades, e a definição de normas e critérios operacionais, é denominada

  • a) descentralização administrativa.
  • b) desconcentração administrativa.
  • c) desconcentração matricial por programas.
  • d) escentralização funcional por serviços.
  • e) desconcentração por concessão administrativa.