Prova de Pedagogia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CETRO, tanto para nível médio como superior da matéria Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- APM
- Avaliação da Aprendizagem
- Bases Legais da Educação Nacional
- Charlot - 2005
- Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
- Concepções Pedagógicas
- Controle Social de Ações Governamentais
- Currículo
- Cury (2003)
- Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
- Deliberação CEE 01/1999
- Deliberação CEE 21/2001
- Desenvolvimento Infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
- EaD (Educação a Distância) - Pedagogia
- Educação Continuada dos Profissionais da Escola
- Educação Espe
- Educação Profissional e Técnica
- EJA
- ENEM
- Específico do Estado de São Paulo
- Ética Profissional - Pedagogo
- Funções Socioculturais da Escola
- Hernández (1998)
- Interculturalidade
- Mecanismos de Participação
- Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
- Multiculturalismo
- Papel da Pedagogia nas Instituições
- Papel Político-Pedagógico da Escola
- Pedagogia - Geral
- Pedagogo
- Pesquisa Participante
- Piaget
- Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
- Processo de Formação dos Professores
- Processo Educativo
- Projeto Pedagógico
- Proposta Curricular
- Schwartzman
- Sistema de Ensino Brasileiro
- Sistema Escolar
- Supervisão Escolar
- Tecnologia na Educação
- Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
- Vygotsky
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #18690
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, expostas no Parecer CNE/CEB nº 4/98, constituem-se em princípios, fundamentos e procedimentos que deverão nortear os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum. Dentre eles,
- a) a adoção de uma visão teórico-metodológica única, o que possibilita garantir a coerência nas respostas às questões pedagógicas.
- b) a concepção de educação relacionada com a invenção da cultura, entendida esta como o território privilegiado dos significados.
- c) o estabelecimento, com prioridade, dos princípios éticos e políticos, como norteadores das ações pedagógicas nas instituições escolares.
- d) a consideração, no processo educacional, da relação indissociável entre linguagem e afetos, como o principal fundamento dos atos de ensinar e aprender.
- e) a priorização do saber instituído em relação ao instituinte, como reconhecimento de que a modernidade arquitetou-se a partir de referências e paradigmas seculares.
- #18691
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
O Conselho Estadual de Educação, na Indicação nº 8/2000, fixa "Diretrizes para implementação da Educação Profissional de Nível Técnico no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo". Dentre essas diretrizes, destaca-se que
- a) conhecimentos e habilidades são os principais fatores mobilizados pelas competências profissionais para o desempenho eficiente e eficaz no trabalho.
- b) cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento profissional possam ter suas matrículas condicionadas, unicamente, à capacidade de aproveitamento e não à escolaridade do aluno.
- c) a concepção de profissionalização representa instrumento de uma política economicista e de linear ajustamento às demandas do mercado de trabalho.
- d) a base para a organização curricular dos cursos de nível técnico é o conjunto de conteúdos específicos da habilitação profissional.
- e) para matrícula em qualificação profissional, de itinerário profissional de nível técnico, é exigido, no mínimo, a matrícula no Ensino Médio.
- #18692
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
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(1,0) 3 -
A Deliberação CEE nº 21/2001, que dispõe sobre equivalência de estudos realizados no exterior, em nível dos Ensinos Fundamental e Médio, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, estabelece que
- a) alunos do sistema brasileiro de ensino, embora portadores de diploma do exterior, devem ser classificados, no limite, no mesmo nível de sua turma que continuou no Brasil.
- b) na análise da documentação escolar do aluno proveniente do exterior, o Supervisor exigirá a sua tradução por tradutor juramentado.
- c) em qualquer caso, ao retornar do exterior, o aluno deverá requerer junto à Diretoria de Ensino a declaração de equivalência de estudos, para validar ou continuar sua escolaridade.
- d) consideram-se alunos do sistema brasileiro de ensino aqueles que iniciaram seus estudos no Brasil, continuaram no exterior por qualquer período e pretendem continuar estudando no Brasil.
- e) qualquer aluno proveniente do exterior deverá ser classificado pela unidade escolar de sua preferência.
- #18693
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
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- . Concursos Diversos
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(1,0) 4 -
Ao responder à dúvida da equipe escolar, em HTPC, sobre as teorias psicológicas de aprendizagem classificadas por alguns autores como teorias mediacionais (Sacristán, J. Gimeno; Pérez Gómez, A. I. 2000), o Supervisor de Ensino esclareceu, corretamente, que, embora incluam múltiplas correntes com importantes matizes diferenciadores, são teorias que apresentam como característica comum a concepção intrínseca da aprendizagem, entendida como um processo de
- a) associação de estímulos e respostas provocado e determinado pelas condições do ambiente, que exige a organização e a manipulação das contingências externas para produzir os comportamentos desejados.
- b) construção de conhecimento, de compreensão de relações, em que as condições externas atuam mediadas pelas condições internas e têm como propósito prioritário explicar como se constroem, condicionados pelo meio, os esquemas internos que intervêm nas condutas de resposta.
- c) construção de conhecimento determinado por contingências sociais que orientam e especificam os mecanismos reforçadores do comportamento, que funcionam como mediadores para a aquisição de novas aprendizagens.
- d) aquisição de conhecimento mediado por fenômenos físicos e sociais, apresentados em grandes campos conceituais, organizados de forma seqüencial, de modo que cada componente desempenhe seu papel, com reforço sistemático e apropriado para garantir aprendizagem.
- e) aproximação com o objeto de conhecimento a partir de programas de modelagem por reforços sucessivos das respostas intermediárias que conduzem à aquisição de comportamentos desejáveis.
- #18694
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
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(1,0) 5 -
Em 2 de maio de 2007, foi protocolado numa Diretoria de Ensino pedido de autorização para funcionamento de um estabelecimento de ensino particular, que ministraria cursos presenciais de habilitação profissional de nível técnico, com início de atividades previsto para 1º de outubro daquele ano.
Cumprindo o disposto na Deliberação CEE nº 1/99, o Dirigente Regional de Ensino
- a) constitui Comissão Especial de Supervisores para análise do relatório, que instrui o expediente e que fundamentará decisão sobre o pedido de autorização de funcionamento da Escola.
- b) constitui Comissão Especial de Supervisores para analisar a documentação que instrui o expediente e elaborar parecer, no qual apontará, se necessário, providências a serem atendidas no relatório, no regimento escolar e nos planos de cursos, bem como no prédio e nos equipamentos que forem vistoriados.
- c) constitui Comissão Especial de Supervisores que elaborará parecer de indeferimento para o funcionamento da escola e dos cursos pretendidos, fundamentando-se na falta de documentos do relatório, os quais indica.
- d) indefere o pedido de funcionamento da escola e dos cursos, acolhendo o parecer emitido pela Comissão Especial de Supervisores, no qual é apontada a inconsistência do relatório, em 20 de agosto de 2007.
- e) baixa o processo em primeira diligência para que o Mantenedor atenda providências indicadas pela Comissão Especial de Supervisores no relatório, no regimento escolar e nos planos de cursos.
- #18695
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
A Resolução CNE/CEB nº 1, de 5/7/00, ao estabelecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, determina que
- a) as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e as do Ensino Médio estendem-se, respectivamente, para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
- b) a idade mínima para a inscrição e realização de exames supletivos de conclusão do Ensino Médio é a de dezoito anos completos, respeitado o direito dos menores emancipados para os atos da vida civil.
- c) os cursos de Educação de Jovens e Adultos de nível médio deverão ser voltados especificamente para alunos de faixa etária superior à própria para a conclusão deste nível de ensino, ou seja, dezoito anos completos.
- d) quando da autorização de cursos de Educação de Jovens e Adultos, as instituições ofertantes apresentem aos órgãos responsáveis dos sistemas, para efeito de análise e avaliação, o regimento escolar e a proposta pedagógica.
- e) nos exames supletivos para efeito de certificado de conclusão do Ensino Médio, autorizados pelos respectivos sistemas de ensino, a Língua Estrangeira é componente de oferta obrigatória e de prestação facultativa pelo aluno.
- #18696
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
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- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Segundo o Parecer CNE/CEB nº 22/98, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,
- a) os programas desenvolvidos em centros de Educação Infantil devem voltar-se, prioritariamente, às ações de caráter lúdico, espontâneo e prazeroso.
- b) é muito importante assegurar, nos projetos pedagógicos para a Educação Infantil, uma antecipação de rotinas e procedimentos comuns às classes de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental.
- c) essas Diretrizes, bem como os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, não são mandatórias para todas as instituições de Educação Infantil, ficando a critério das equipes pedagógicas a decisão de adotá-las na íntegra, ou não.
- d) as Propostas Pedagógicas para as instituições de Educação Infantil devem promover, em suas práticas de educação e cuidados, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo- lingüísticos e sociais da criança.
- e) a avaliação, na Educação Infantil, deve ser entendida como instrumento de diagnóstico e tomada de decisões, admitindo-se a reprovação e os "vestibulinhos" apenas em casos excepcionais.
- #18697
- Banca
- CETRO
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(1,0) 8 -
A Deliberação CEE nº 01/99 disciplina a "a autorização de funcionamento de estabelecimentos e cursos presenciais de Ensino Fundamental, Médio e de educação profissional de nível técnico, no sistema estadual de ensino de São Paulo", balizando os procedimentos de supervisão dos estabelecimentos de ensino, quanto aos seguintes aspectos:
I. ação reguladora do Poder Público, fiscalizando e supervisionando os estabelecimentos de ensino, a fim de verificar o cumprimento das normas legais, avaliar a qualidade do ensino ministrado e cobrar dos responsáveis pela unidade escolar descumprimentos das normas estabelecidas.
II. fortalecimento do grau de autonomia das instituições escolares sobre o desenvolvimento do ensino e, em contrapartida, cobrando-lhes maior responsabilidade nos aspectos educativos de sua competência.
III. competência do órgão supervisor para fazer exigências além das previstas nas normas gerais da educação ou nas específicas do sistema de ensino aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação.
IV. competência da Secretaria de Estado da Educação para autorizar o funcionamento das instituições criadas por leis específicas, experimentais ou mantidas por universidades públicas.
V. instauração de diligência ou sindicância por autoridade competente, por falta de atendimento aos padrões de qualidade e a ocorrência de irregularidade de qualquer ordem, obedecidos os procedimentos estabelecidos em lei ou regulamento.
Está de acordo com a citada Deliberação, apenas o contido em
- a) I, II e III.
- b) I, II e IV.
- c) I, II e V.
- d) II, III e IV.
- e) III, IV e V.
- #18698
- Banca
- CETRO
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- Pedagogia
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(1,0) 9 -
Uma escola estadual realizou Festa Junina, em sábado, com a finalidade de arrecadar fundos para adquirir aparelho de TV de 32 polegadas.
Identifique, das afirmativas a seguir, aquela que é coerente com as normas legais que estabelecem o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres (APM) das escolas estaduais.
- a) Da atividade participam pais, alunos, professores, funcionários, uma vez que o Conselho Deliberativo da APM havia elaborado Plano Anual de Trabalho com a previsão da Festa Junina.
- b) Em ofício, o Diretor da escola, como Diretor de Patrimônio da APM, comunica ao Supervisor de Ensino a utilização dos recursos arrecadados, na aquisição do aparelho de TV de 32 polegadas, para acompanhamento das atividades.
- c) Para acompanhamento das atividades da APM, o Supervisor de Ensino comparece à Assembléia Geral convocada pelo Diretor de Patrimônio da APM, na qual é dada ciência da aplicação dos recursos arrecadados nessa atividade, com a aquisição da TV de 32 polegadas.
- d) O Supervisor de Ensino, ciente da atividade a ser realizada e para o acompanhamento das atividades da APM, solicita ao Diretor da escola, presidente do Conselho Deliberativo, o Plano Anual de Trabalho e o Plano Anual de Aplicação dos recursos, aprovados.
- e) Para acompanhamento das atividades da APM, o Supervisor de Ensino, na semana posterior ao evento, solicita esclarecimentos relativos aos recursos arrecadados, encaminhando-os, a seguir, à Seção de Finanças da Diretoria de Ensino para ciência.
- #18699
- Banca
- CETRO
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(1,0) 10 -
Um Diretor de estabelecimento de ensino indaga ao Supervisor, no dia de sua visita à escola, se deve comunicar a outras instâncias (e quais seriam estas) os casos de alunos com número elevado de ausências. O Supervisor, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/96), deveria informá-lo que
- a) devem ser notificados ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz da Comarca e à Diretoria de Ensino apenas os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
- b) deve ser notificada ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima do percentual permitido em lei, que é de vinte e cinco por cento, conforme o previsto na LDB e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
- c) somente devem ser comunicados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público os casos em que os alunos tenham atingido o percentual mínimo de cinqüenta por cento do total de horas letivas.
- d) a notificação ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz da Comarca e à Diretoria de Ensino deve ser feita apenas quando os casos de ausências configurarem-se como de evasão escolar.
- e) se os alunos apresentam quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei, devem ser notificados os casos ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público.