Prova de Matemática 8 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Matemática. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Reta Numérica.
- Adição E Subtração De Arcos.
- Álgebra Linear.
- Algoritmo.
- Análise Combinatória.
- Aplicação Da Trigonometria Ao Cálculo De Elementos De Um Triângulo.
- Áreas De Triângulos, Paralelogramos , Trapézios E Discos.
- Áreas E Volumes.
- Aritmética.
- Arranjo.
- Avaliação De Alternativas De Investimento.
- Cálculo Algébrico.
- Cálculo Diferencial E Integral.
- Cálculo Financeiro: Custo Real Efetivo De Operações De Financiamento, Empréstimo E Investimento.
- Circunferência E Disco; Ângulos Na Circunferência.
- Coerência E Correção Gramatical.
- Combinação Simples E Com Repetição.
- Conjuntos.
- Contagem: Princípio Aditivo E Multiplicativo.
- Conversão De Moedas.
- Conversão De Unidades.
- Coordenadas Do Ponto Médio.
- Desigualdades De 1º E 2º Graus.
- Desigualdades Produto E Quociente.
- Desvio-Padrão.
- Distância Entre Dois Pontos.
- Distância Entre Ponto E Reta.
- Divisão Em Partes Proporcionais.
- Divisão Proporcional.
- Dízimas Periódicas.
- Elementos Primitivos, Semi-Retas, Semi-Planos, Segmentos E Ângulos.
- Enumeração Por Recurso.
- Equação Com Duas Variáveis.
- Equação De 1º Grau.
- Equação De 2º Grau.
- Equação Diferencial.
- Equações Trigonométricas Simples.
- Escala.
- Equação.
- Estatística.
- Estudo Analítico Da Circunferência; Reta Tangente.
- Expressão Numérica.
- Fatoração Em Produtos De Primos.
- Frações.
- Função Do 1º Grau.
- Função Do 2º Grau.
- Função Polinomial.
- Funções.
- Funções Exponenciais E Logarítmicas.
- Funções Trigonométricas.
- Geometria.
- Geometria Analítica.
- Geometria Espacial.
- Geometria Plana.
- Geometria Sólida.
- Gráfico.
- Gráfico Da Função De 2º Grau.
- Horas.
- Identidades Algébricas Notáveis.
- Inequações.
- Interpretação Geométrica.
- Juros Compostos.
- Juros Simples.
- Juros, Capital, Tempo, Taxas E Montante.
- Lei Dos Senos E Dos Cossenos.
- Linguagem Básica De Conjuntos: Pertinência, Inclusão, Reunião, Igualdade E Interseção.
- Logaritmo.
- Lógica Sentencial E De Primeira Ordem.
- Lucros E Prejuízos.
- M.D.C.
- M.M.C.
- Matemática Financeira.
- Matriz.
- Máximo Divisor Comum.
- Média.
- Média Aritmética.
- Mínimo Múltiplo Comum.
- Múltiplos.
- Noções De Probabilidade E Estatística.
- Notação Científica.
- Números Complexos.
- Números Inteiros, Racionais E Reais.
- Números Racionais.
- Operações Básicas.
- Operações De Adição, Multiplicação, Subtração, Divisão, Potenciação E Radicação.
- Permutação.
- Planos De Amortização De Empréstimos E Financiamentos.
- Polígonos Convexos.
- Polinômios; Operações; Fatoração.
- Porcentagem.
- Porcentagem Juros Simples.
- Potenciação.
- Primas, Pirâmides, Cilindros, Cones E Esferas.
- Probabilidade.
- Problemas Com Equação.
- Problemas De Contagem.
- Problemas, Números E Grandezas Proporcionais, Razões E Proporções.
- Progressão Aritmética - P.A.
- Progressão Geométrica.
- Proporção.
- Raciocínio Lógico.
- Razão.
- Razões E Proporções.
- Regra De Três Composta.
- Regra De Três Simples.
- Relações Métricas E Trigonométricas Em Triângulos Retângulos.
- Rendas Uniformes E Variáveis.
- Retas Perpendiculares E Retas Paralelas.
- Sequências Numéricas.
- Sistema De Medidas De Tempo.
- Sistema Legal De Medidas.
- Sistema Métrico Decimal.
- Sistema Monetário Brasileiro.
- Sistemas.
- Sistemas Lineares: Resolução E Discussão De Sistemas Lineares.
- Taxas De Juros: Nominal, Efetiva, Equivalentes, Proporcionais, Real E Aparente.
- Taxas De Retorno.
- Teorema De Pitágoras.
- Teorema De Tales.
- Triângulos; Congruência E Semelhança De Triângulos.
- Trigonometria.
- Vetor.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #9581
- Banca
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(1,0) 1 -
A Fundação Banco do Brasil apoia, financeiramente, projetos educacionais e culturais em muitas cidades do Brasil. Considere que, em determinada região, o total dos recursos destinados a um projeto de dança clássica e a um projeto de agroecologia tenham sido iguais ao quíntuplo dos recursos destinados a um projeto de alfabetização; que a soma dos recursos destinados aos projetos de alfabetização e de dança clássica tenham sido de R$ 40.000,00; e que a diferença entre os recursos destinados aos projetos de agroecologia e alfabetização tenham sido de R$ 20.000,00. Nessa situação, é correto afirmar que os recursos destinados aos três projetos foram superiores a R$ 70.000,00.
- #9582
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(1,0) 2 -
A Fundação Banco do Brasil apoia, financeiramente, projetos educacionais e culturais em muitas cidades do Brasil. Considere que, em determinada região, o total dos recursos destinados a um projeto de dança clássica e a um projeto de agroecologia tenham sido iguais ao quíntuplo dos recursos destinados a um projeto de alfabetização; que a soma dos recursos destinados aos projetos de alfabetização e de dança clássica tenham sido de R$ 40.000,00; e que a diferença entre os recursos destinados aos projetos de agroecologia e alfabetização tenham sido de R$ 20.000,00. Nessa situação, é correto afirmar que os recursos destinados aos projetos de dança clássica e agroecologia foram inferiores a R$ 59.000,00.
- #9583
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(1,0) 3 -
A Fundação Banco do Brasil apoia, financeiramente, projetos educacionais e culturais em muitas cidades do Brasil. Considere que, em determinada região, o total dos recursos destinados a um projeto de dança clássica e a um projeto de agroecologia tenham sido iguais ao quíntuplo dos recursos destinados a um projeto de alfabetização; que a soma dos recursos destinados aos projetos de alfabetização e de dança clássica tenham sido de R$ 40.000,00; e que a diferença entre os recursos destinados aos projetos de agroecologia e alfabetização tenham sido de R$ 20.000,00. Nessa situação, é correto afirmar que os recursos destinados ao projeto de dança clássica foram superiores a R$ 29.000,00.
- #9584
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(1,0) 4 -
Considere que uma empresa tenha contratado N pessoas para preencher vagas em 2 cargos; que o salário mensal de um dos cargos seja de R$ 2.000,00 e o do outro seja de R$ 2.800,00 e que o gasto mensal para pagar os salários dessas pessoas seja de R$ 34.000,00. A partir dessas considerações, julgue os itens subsequentes. O número de pessoas que essa empresa contratará não poderá ser um número par.
- #9585
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(1,0) 5 -
Se o gasto mensal, em reais, com os contratados para o cargo com salário mensal de R$ 2.000,00 estiver para 3, assim como o gasto mensal, em reais, com os contratados para o cargo com salário mensal de R$ 2.800,00 está para 14, então o número de contratados para estes 2 cargos será superior a 12.
- #9586
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(1,0) 6 -
Levando em consideração que, em um supermercado, há biscoitos recheados de chocolate em embalagens de 130 g, 140 g e 150 g, com preços de R$ 1,58, R$ 1,68 e R$ 1,80, respectivamente, julgue os itens a seguir. Proporcionalmente, os biscoitos nas embalagens de 130 g são mais baratos que aqueles nas embalagens de 140 g.
- #9587
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(1,0) 7 -
Um grupo de amigos fez, em conjunto, um jogo em determinada loteria, tendo sido premiado com a importância de R$ 2.800.000,00 que deveria ser dividida igualmente entre todos eles. No momento da partilha, constatou-se que 3 deles não haviam pago a parcela correspondente ao jogo, e, dessa forma, não faziam juz ao quinhão do prêmio. Com a retirada dos 3 amigos que não pagaram o jogo, coube a cada um dos restantes mais R$ 120.000,00. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem. Se x é a quantidade de elementos do 'grupo de amigos', então 2.800.000/x-3 + 120.000 = 2.800.000/x.
- #9588
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(1,0) 8 -
Um grupo de amigos fez, em conjunto, um jogo em determinada loteria, tendo sido premiado com a importância de R$ 2.800.000,00 que deveria ser dividida igualmente entre todos eles. No momento da partilha, constatou-se que 3 deles não haviam pago a parcela correspondente ao jogo, e, dessa forma, não faziam juz ao quinhão do prêmio. Com a retirada dos 3 amigos que não pagaram o jogo, coube a cada um dos restantes mais R$ 120.000,00. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem. Considerando que, em uma função da forma f(x) = Ax2 + Bx + C, em que A, B, e C são constantes bem determinadas, a equação f(x) = 0 determina a quantidade de elementos do 'grupo de amigos', então é correto afirmar que, para essa função, o ponto de mínimo é atingido quando .
- #9589
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(1,0) 9 -
Uma empresa de consultoria realizou um levantamento estatístico para obter informações acerca do tempo (T) gasto por empregados de empresas brasileiras na Internet em sítios pessoais durante suas semanas de trabalho. Com base em uma amostra aleatória de 900 empregados de empresas brasileiras com um regime de trabalho de 44 h semanais, essa empresa de consultoria concluiu que cada empregado gasta, em média, 6 h semanais na Internet em sítios pessoais durante uma semana de trabalho; 50% dos empregados gastam 5 h semanais ou mais na Internet em sítios pessoais durante uma semana de trabalho; e o desvio padrão do tempo gasto na Internet em sítios pessoais durante o regime de trabalho é igual a 4 h semanais por empregado. Com base nas informações da situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir. Considerando que a probabilidade de um empregado gastar mais do que 8 h semanais na Internet em sítios pessoais durante seu regime de trabalho seja igual a 0,2 e considerando, também, que X seja uma variável aleatória que represente o número de casos de pessoas que gastam mais do que 8 h/semana na Internet em sítios pessoais durante seus regimes de trabalho na amostra aleatória de 900 empregados, o desvio padrão de X será igual ou inferior a 12.
- #9590
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(1,0) 10 -
Considerando que o tempo útil semanal do regime de trabalho seja a diferença U = 44 - T (em horas), o desvio padrão de U será inferior a 5 h.
- #9591
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(1,0) 11 -
A mediana da distribuição dos tempos gastos na Internet é superior a 5,5 h/semana.
- #9592
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(1,0) 12 -
Os tempos gastos na Internet em sítios pessoais durante o regime de trabalho pelos empregados observados no levantamento foram superiores a 2 h e inferiores a 10 h semanais.
- #9593
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(1,0) 13 -
Os empregados observados no levantamento gastaram, em média, mais de 12% do regime de trabalho semanal na Internet em sítios pessoais.
- #9594
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(1,0) 14 -
Julgue os itens a seguir, acerca de tópicos de matemática financeira. A taxa nominal semestral, capitalizada mensalmente, que é equivalente à taxa nominal de 66% ao trimestre, capitalizada bimestralmente, é superior a 100%.
- #9595
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(1,0) 15 -
Considerando que o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil reduza a taxa básica de juros para 11,25% ao ano e que a inflação seja projetada em 4,5% ao ano para 2009, é correto afirmar que a taxa real de juros no Brasil ficará acima de 6,4% ao ano.