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Prova de Matemática 3 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Matemática 3 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Matemática. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Reta Numérica.
  2. Adição E Subtração De Arcos.
  3. Álgebra Linear.
  4. Algoritmo.
  5. Análise Combinatória.
  6. Aplicação Da Trigonometria Ao Cálculo De Elementos De Um Triângulo.
  7. Áreas De Triângulos, Paralelogramos , Trapézios E Discos.
  8. Áreas E Volumes.
  9. Aritmética.
  10. Arranjo.
  11. Avaliação De Alternativas De Investimento.
  12. Cálculo Algébrico.
  13. Cálculo Diferencial E Integral.
  14. Cálculo Financeiro: Custo Real Efetivo De Operações De Financiamento, Empréstimo E Investimento.
  15. Circunferência E Disco; Ângulos Na Circunferência.
  16. Coerência E Correção Gramatical.
  17. Combinação Simples E Com Repetição.
  18. Conjuntos.
  19. Contagem: Princípio Aditivo E Multiplicativo.
  20. Conversão De Moedas.
  21. Conversão De Unidades.
  22. Coordenadas Do Ponto Médio.
  23. Desigualdades De 1º E 2º Graus.
  24. Desigualdades Produto E Quociente.
  25. Desvio-Padrão.
  26. Distância Entre Dois Pontos.
  27. Distância Entre Ponto E Reta.
  28. Divisão Em Partes Proporcionais.
  29. Divisão Proporcional.
  30. Dízimas Periódicas.
  31. Elementos Primitivos, Semi-Retas, Semi-Planos, Segmentos E Ângulos.
  32. Enumeração Por Recurso.
  33. Equação Com Duas Variáveis.
  34. Equação De 1º Grau.
  35. Equação De 2º Grau.
  36. Equação Diferencial.
  37. Equações Trigonométricas Simples.
  38. Escala.
  39. Equação.
  40. Estatística.
  41. Estudo Analítico Da Circunferência; Reta Tangente.
  42. Expressão Numérica.
  43. Fatoração Em Produtos De Primos.
  44. Frações.
  45. Função Do 1º Grau.
  46. Função Do 2º Grau.
  47. Função Polinomial.
  48. Funções.
  49. Funções Exponenciais E Logarítmicas.
  50. Funções Trigonométricas.
  51. Geometria.
  52. Geometria Analítica.
  53. Geometria Espacial.
  54. Geometria Plana.
  55. Geometria Sólida.
  56. Gráfico.
  57. Gráfico Da Função De 2º Grau.
  58. Horas.
  59. Identidades Algébricas Notáveis.
  60. Inequações.
  61. Interpretação Geométrica.
  62. Juros Compostos.
  63. Juros Simples.
  64. Juros, Capital, Tempo, Taxas E Montante.
  65. Lei Dos Senos E Dos Cossenos.
  66. Linguagem Básica De Conjuntos: Pertinência, Inclusão, Reunião, Igualdade E Interseção.
  67. Logaritmo.
  68. Lógica Sentencial E De Primeira Ordem.
  69. Lucros E Prejuízos.
  70. M.D.C.
  71. M.M.C.
  72. Matemática Financeira.
  73. Matriz.
  74. Máximo Divisor Comum.
  75. Média.
  76. Média Aritmética.
  77. Mínimo Múltiplo Comum.
  78. Múltiplos.
  79. Noções De Probabilidade E Estatística.
  80. Notação Científica.
  81. Números Complexos.
  82. Números Inteiros, Racionais E Reais.
  83. Números Racionais.
  84. Operações Básicas.
  85. Operações De Adição, Multiplicação, Subtração, Divisão, Potenciação E Radicação.
  86. Permutação.
  87. Planos De Amortização De Empréstimos E Financiamentos.
  88. Polígonos Convexos.
  89. Polinômios; Operações; Fatoração.
  90. Porcentagem.
  91. Porcentagem Juros Simples.
  92. Potenciação.
  93. Primas, Pirâmides, Cilindros, Cones E Esferas.
  94. Probabilidade.
  95. Problemas Com Equação.
  96. Problemas De Contagem.
  97. Problemas, Números E Grandezas Proporcionais, Razões E Proporções.
  98. Progressão Aritmética - P.A.
  99. Progressão Geométrica.
  100. Proporção.
  101. Raciocínio Lógico.
  102. Razão.
  103. Razões E Proporções.
  104. Regra De Três Composta.
  105. Regra De Três Simples.
  106. Relações Métricas E Trigonométricas Em Triângulos Retângulos.
  107. Rendas Uniformes E Variáveis.
  108. Retas Perpendiculares E Retas Paralelas.
  109. Sequências Numéricas.
  110. Sistema De Medidas De Tempo.
  111. Sistema Legal De Medidas.
  112. Sistema Métrico Decimal.
  113. Sistema Monetário Brasileiro.
  114. Sistemas.
  115. Sistemas Lineares: Resolução E Discussão De Sistemas Lineares.
  116. Taxas De Juros: Nominal, Efetiva, Equivalentes, Proporcionais, Real E Aparente.
  117. Taxas De Retorno.
  118. Teorema De Pitágoras.
  119. Teorema De Tales.
  120. Triângulos; Congruência E Semelhança De Triângulos.
  121. Trigonometria.
  122. Vetor.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#9566
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
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médio

(1,0) 1 - 

Com relação a juros simples e compostos, julgue o item subseqüente. Considerando-se 0,94 como valor aproximando para 1,03², é correto afirmar que o valor do desconto racional obtido ao se quitar um título de R$ 12.000,00, 4 meses antes do vencimento e à taxa de juros de 3% ao mês, no regime de juros compostos, será superior a R$ 1.300,00.

#9567
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
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médio

(1,0) 2 - 

Considerando-se 1,16 como valor aproximado para 1,03?, é correto afirmar que, no regime de juros compostos, R$ 6.000,00 investidos durante 10 meses à taxa de juros de 3% ao mês produzirão um montante superior a R$ 8.000,00.

#9568
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
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fácil

(1,0) 3 - 

Caso um título de R$ 15.000,00 seja resgatado 3 meses antes de seu vencimento, sob o regime de juros simples e à taxa de juros de 12% ao ano, então o valor do desconto racional, ou por dentro, será superior a R$ 450,00.

#9569
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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fácil

(1,0) 4 - 

Em importante campanha de informação sobre saúde pública, o secretário de saúde municipal determinou que os agentes de saúde deveriam visitar todas as residências daquele município. Foram designados 5 agentes para realizar a campanha. Uma análise preliminar concluiu que esses agentes terminariam as visitas no município em 12 dias úteis, se todos trabalhassem com a mesma eficiência, de segunda a sexta-feira, durante 8 horas diárias. Considerando essas informações, julgue os seguintes itens. Considere que os agentes receberiam uma gratificação de R$ 12.000,00 a serem divididos entre eles, de forma diretamente proporcional ao número de dias que cada um trabalhou. Nesse caso, se do total de dias trabalhados, dois dos agentes faltaram a 50% desses dias, um dos agentes faltou 25% dos dias e os outros dois trabalharam todos os dias, então os agentes que mais faltaram ao trabalho receberiam menos de R$ 1.800,00 cada um.

#9570
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
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fácil

(1,0) 5 - 

Considere que um dos agentes foi dispensado antes que o trabalho fosse iniciado e que os outros quatro trabalharam todos os dias úteis, 10 horas por dia, até a conclusão das visitas. Nesse caso, é correto afirmar que o trabalho foi concluído em 10 dias úteis.

#9571
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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fácil

(1,0) 6 - 

Para concluir o trabalho em 10 dias úteis, os agentes deverão trabalhar mais de 9 horas por dia.

#9572
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
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médio

(1,0) 7 - 

Com relação a juros simples e compostos, julgue o item subseqüente. No regime de juros simples, R$ 10.000,00 investidos durante 45 meses à taxa de 15% ao semestre produzirão um montante inferior a R$ 21.000,00.

#9573
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
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médio

(1,0) 8 - 

Um gestor público, ao estudar a situação econômica da população de uma cidade onde residem 4.774 famílias, classificou essas famílias de acordo com sua renda familiar, como pertencentes às classes A, B ou C. Foi observado que o número de famílias da classe A é 51/341 do total de famílias dessa cidade e que 17/58 das famílias restantes são da classe B. A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes. Considere que 80 famílias dessa cidade correspondiam a 2/9 das famílias chefiadas por mulheres; que, dessas famílias chefiadas por mulheres, 1/3 era composta por 2 pessoas, 1/4 era composta por 3 pessoas e as demais eram compostas por 4 pessoas. Nesse caso, é correto concluir que menos de 1.200 pessoas dessa cidade pertenciam a famílias chefiadas por mulheres.

#9574
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
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médio

(1,0) 9 - 

Considere que, ao final do estudo, os endereços de todas as famílias tenham sido cadastrados em formulários apropriados, que cada formulário tenha sido preenchido com o mesmo número de endereços e com apenas endereços de famílias de uma mesma classe. Sabendo-se que ra,rb e rc são os números de formulários que contêm os endereços das famílias das classes A, B e C, respectivamente, se ra+Rb+rc for o menor número de formulários possível, então o número de endereços em cada formulário é inferior a 10.

#9575
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
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fácil

(1,0) 10 - 

O número de famílias na classe A era superior a 700.

#9576
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
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Certo/Errado
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fácil

(1,0) 11 - 

Acerca de matemática financeira, julgue os itens subsequentes. Caso uma loja de roupas ofereça o desconto de 5% sobre o preço de cada peça para pagamento à vista, ou o pagamento em duas parcelas, mensais e iguais, sem acréscimo, com a primeira devendo ser paga no ato da compra, então a taxa mensal de juros que a loja embute nos preços para vendas a prazo é superior a 10%.

#9577
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
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Certo/Errado
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difícil

(1,0) 12 - 

Se um cliente aplicou seu dinheiro em uma instituição financeira à taxa de juros (aparente) de 7,52% ao ano, durante determinado ano em que a inflação oficial apurada foi de 5%, então o valor aplicado por esse cliente, nesse ano, rendeu juros reais acima de 2,5%.

#9578
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
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Certo/Errado
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médio

(1,0) 13 - 

A senha de um cartão de crédito possui quatro dígitos, que são algarismos entre 0 e 9, e a administradora desse cartão veda senhas em que todos os quatro algarismos sejam iguais, ou que os algarismos correspondam ao dia e mês de aniversário do titular do cartão. Por exemplo, se um indivíduo nasceu no dia 4 de março, a senha de seu cartão não pode ser 0403. É possível que diferentes cartões de crédito tenham a mesma senha. A senha é solicitada sempre que o titular realizar algum pagamento; se o portador do cartão errar ao informar a senha por três vezes consecutivas, o cartão é bloqueado imediatamente. Com base no texto acima, julgue os itens a seguir. Considere que um titular de cartão, nascido no dia 12 de outubro, tenha esquecido sua senha, mas lembre apenas que ela é um múltiplo de 5. Se, ao fazer um pagamento, ele inserir, a cada solicitação de senha, um número distinto, de quatro dígitos, escolhido aleatoriamente entre suas possíveis senhas, a probabilidade de ele ter seu cartão bloqueado será igual a1.994/1.997

#9579
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
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fácil

(1,0) 14 - 

Se um indivíduo nasceu no primeiro semestre do ano, então um número de quatro dígitos, escolhido aleatoriamente, tem mais de 99,9% de chance de ser uma senha possível para ele.

#9580
Banca
CESPE
Matéria
Matemática
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
2
médio

(1,0) 15 - 

Considere que, no ano de 2007, o número de mulheres no mercado de trabalho mundial e com menos de 20 anos de idade fosse igual a 1/3 do número de mulheres no mercado de trabalho mundial e com 20 anos ou mais de idade. Considere ainda que, nesse mesmo ano, o número de mulheres no mercado de trabalho mundial, com 20 anos ou mais de idade e menos de 35 anos de idade fosse igual à metade do número de mulheres no mercado de trabalho mundial com menos de 20 anos de idade adicionados ao número de mulheres no mercado de trabalho mundial com 35 ou mais anos de idade. Com base nessas informações e no texto apresentado, julgue os itens seguintes. O número de mulheres que, em 2007, estavam no mercado de trabalho mundial e tinham 20 anos ou mais de idade era superior a 875 milhões.