Prova de Gestão de Pessoas 13 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Gestão de Pessoas. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Função Do Órgão De Gestão De Pessoas: Atribuições Básicas E Objetivos, Políticas E Sistemas De Informações Gerenciais.
- Abordagem Comportamental.
- Absenteísmo.
- Administração De Recursos Humanos.
- Administração Pública.
- Ambiente Organizacional.
- Análise E Descrição De Cargos.
- Aprendizagem Organizacional.
- Atendimento Ao Público.
- Avaliação De Desempenho: Objetivos, Métodos, Vantagens E Desvantagens.
- Banco De Dados De Gestão De Pessoas.
- Bancos De Dados E Sistemas De Informações De Recursos Humanos.
- Benefícios E Serviços.
- Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
- Capital Intelectual.
- Cargos E Salários.
- Classificação Das Escolas De Administração.
- Clima E Cultura Organizacional.
- Clima Organizacional.
- Competência Interpessoal.
- Competências.
- Comportamento Organizacional.
- Comportamento Organizacional - Clima E Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional, Liderança, Equipes De Trabalho.
- Comportamento Organizacional: Relações Indivíduo/Organização, Motivação, Liderança, Desempenho.
- Comunicação.
- Conceitos, Importância, Relação Com Os Outros Sistemas De Organização.
- Conflitos Organizacionais.
- Controle Da Administração Pública.
- Cultura Organizacional.
- Decisão.
- Departamentalização.
- Descentralização ? Delegação.
- Desenvolvimento E Treinamento De Pessoal: Levantamento De Necessidades, Programação, Execução E Avaliação.
- Desenvolvimento Organizacional ? DO.
- Desenvolvimento.
- Educação Corporativa.
- Eficácia, Eficiência E Efetividade.
- Empowerment.
- Endomarketing.
- Ensino À Distância.
- Equilíbrio Organizacional.
- Equipamentos De Proteção.
- Equipes.
- Ergonomia.
- Estatística.
- Estilos De Administração.
- Estratégias.
- Estrutura Organizacional.
- Ética Organizacional.
- Feedback.
- Fluxo De Informações.
- Gerenciamento De Conflitos.
- Gestão De Competências.
- Gestão De Conflitos.
- Gestão De Desempenho: Avaliação De Desempenho, Feedback, Reconhecimento, Elementos Que Favorecem Desempenho De Equipes.
- Gestão De Pessoas.
- Gestão De Pessoas Com Foco Em Resultados.
- Gestão De Processos.
- Gestão Do Tempo.
- Gestão Estratégica.
- Gestão Participativa.
- Gestão Por Competências - Mapeamento E Avaliação.
- Habilidade Conceitual.
- Legislação Trabalhista.
- Liderança.
- Motivação.
- Mudança Organizacional.
- O Papel Da Área De Recursos Humanos.
- Pensamento Sistêmico.
- Planejamento.
- Planos De Carreira.
- Poder.
- Política Nacional De Desenvolvimento De Pessoal.
- Principais Modelos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático, Nova Gestão Pública E Papéis Doestado.
- Processos Organizacionais.
- Psicologia Aplicada Às Organizações.
- Qualidade De Vida No Trabalho.
- Recrutamento E Seleção - Formas De Recrutamento, Perfil Do Candidato, Perfil Do Posto, Técnicas Seletivas.
- Recursos Humanos.
- Relação De Causa E Consequência.
- Relacionamento Interpessoal.
- Relações Humanas.
- Relatórios.
- Remuneração.
- Remuneração & Benefícios.
- Responsabilidade De Linha E Função De Staff.
- Rotatividade De Pessoas ? Turnover.
- Seleção De Pessoas.
- SIG - Sistema Integrado De Gestão.
- Sistemas Administrativos.
- Socialização Organizacional.
- Subsistemas De Rh.
- Teoria Da Burocracia.
- Teoria Das Organizações.
- Terceirização ? Outsourcing.
- Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #9266
- Banca
- CESPE
- Matéria
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(1,0) 1 -
A redução do número de funcionários de um setor da organização ou o número excessivo de queixas não podem ser considerados indicadores de necessidade de treinamento do pessoal desse setor.
- #9267
- Banca
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- Certo/Errado
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(1,0) 2 -
Caso, no MEC, a autoridade competente pretenda prover um cargo de direção e assessoramento superior de livre nomeação e exoneração com um servidor do quadro, que trabalha em outro setor desse ministério, ela terá de realizar um recrutamento externo.
- #9268
- Banca
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(1,0) 3 -
Visando ao bom relacionamento humano, o comunicador deve escolher a forma que lhe é mais conveniente para comunicar uma mensagem ao seu interlocutor.
- #9269
- Banca
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(1,0) 4 -
Visando estimular a equipe de trabalho, o gestor que aumenta o salário de seus colaboradores tem um incremento proporcional no desempenho destes.
- #9270
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(1,0) 5 -
Nas relações humanas, deve-se partir do pressuposto de que os conflitos podem ser eliminados do ambiente de trabalho, promovendo-se, assim, um ambiente harmônico e de conciliação entre todos.
- #9271
- Banca
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(1,0) 6 -
Um dos principais problemas das teorias da motivação está no fato de não incluírem, entre as principais necessidades humanas, aquelas relacionadas à estima. Elas incluem apenas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de autorealização.
- #9272
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(1,0) 7 -
A criação e a disponibilização de espaços públicos internos para discussão de regras de trabalho favorece o desenvolvimento de competências interpessoais relevantes para o trabalho.
- #9273
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(1,0) 8 -
Para ser considerado justo, o sistema de avaliação de desempenho deve incluir informações acerca do contexto de trabalho a que se submetem os empregados.
- #9274
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(1,0) 9 -
possível afirmar que quanto maior for a motivação de um funcionário para o trabalho, tanto melhor será o seu desempenho em determinado contexto laboral.
- #9275
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(1,0) 10 -
Prover a empresa com pessoal qualificado, elevar a satisfação e a autorrealização dos empregados e ajudar a organização a alcançar suas metas constituem objetivos da gestão de recursos humanos.
- #9276
- Banca
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(1,0) 11 -
Para que a área de recursos humanos de uma organização seja considerada estratégica, é suficiente a adaptação de suas políticas e práticas à missão, à estratégia e à estrutura da organização.
- #9277
- Banca
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(1,0) 12 -
A fim de se evitar a emergência de conflitos entre os trabalhadores de uma organização, recomenda-se que a gestão do pessoal terceirizado constitua responsabilidade exclusiva da empresa contratada.
- #9278
- Banca
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(1,0) 13 -
Competição, concessão e colaboração constituem abordagens efetivas para a resolução de conflitos.
- #9279
- Banca
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- Certo/Errado
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- 1
(1,0) 14 -
Temas como diversidade sexual, multiculturalismo, acessibilidade e questões de gênero tornaram o processo de interação nas organizações mais complexo, por estimularem, ainda mais, a valorização do trabalho em equipe.
- #9280
- Banca
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(1,0) 15 -
Os líderes informais influenciam o ambiente de trabalho em menor grau do que os líderes formalmente designados.