Prova do DNIT - Ética na Administração Pública 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior do concurso do DNIT.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Ética na Administração Pública. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes do DNIT.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES / PROVA / SIMULADO
- Código de Conduta da Alta Administração Pública
- Código de Ética da ANEEL
- Comissão de Ética
- Decreto 1.171/1994 - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
- Decreto 6.029/2007 - Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal
- Ética Geral
- Ética na Administração Pública - Geral
- Garantias Fundamentais
- Princípios Constitucionais da Administração Pública
- Regime Disciplinar
- Regime Jurídico
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões.
- #19661
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- DNIT
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- 1
(1,0) 1 -
Em uma agência bancária pública, os servidores são obrigados a cumprir mensalmente uma meta estipulada por equipe. Se não cumprir a meta, o servidor precisa apresentar no quadro de informações o quanto da meta foi cumprido e as razões pelas quais não foi integralmente cumprida. Essa prática tem causado constrangimento aos servidores, que veem sua situação de trabalho exposta aos cidadãos que procuram por atendimento na agência. Outra fonte de constrangimento têm sido as constantes repreensões da chefia pela dificuldade que alguns servidores apresentam de cumprir as metas estipuladas.
Com base nessa situação, julgue os itens subsequentes, acerca da ética e da postura no serviço público.
No caso em apreço, os sistemas de metas da organização reforçam alguns comportamentos considerados corretos ou errados, o que caracteriza uma relação com questões éticas.
- #19662
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- DNIT
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
As discussões acerca da ética nas atividades públicas iniciaram-se na Grécia antiga e continuam até os dias atuais, gerando legislações que procuram traduzir a moral e os princípios desejados socialmente.
A respeito da ética, julgue os itens seguintes.
Os valores dizem respeito a princípios que merecem ser buscados. Algumas condutas podem ferir os valores éticos
- #19663
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- DNIT
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, seja fora dele.
- #19664
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- DNIT
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Com relação às condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social, julgue os itens subsequentes.
Em caso de processo relacionado a desagravo público por ofensa que atinja o profissional de serviço social, o conselheiro deverá relatar o processo, isentando-se de emitir opinião a respeito, ainda que constate que se trata de situação caracterizada como de natureza pessoal.
- #19665
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- DNIT
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Atento ao fato de que as entidades públicas devem oferecer serviço de qualidade a seus usuários, o dirigente de um órgão público
pretende adotar procedimentos internos considerados relevantes para a qualidade do atendimento. Em face dessa situação, cada um
dos seguintes itens apresenta uma proposta de procedimento a ser adotado pelo referido órgão, que deve ser julgada certa se constituir
procedimento relevante para a melhoria da qualidade no atendimento ao usuário, ou errada, em caso negativo.
O compromisso dos servidores deverá estar afixado em placas e divulgado em folhetos disponíveis aos usuários em lugares facilmente visíveis.
- #19666
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- DNIT
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
No serviço público, o funcionário deve-se guiar pela conduta ética, que abrange aspectos da atuação e da relação com os públicos externo e interno. Julgue os itens a seguir, acerca do
comportamento ético do servidor público e suas implicações.
Caso o chefe de um órgão público determine a seu subordinado a execução de ato vetado pelo código de ética no serviço público, o servidor deverá obedecer prontamente à determinação, pois é seu dever respeitar a hierarquia em todas as situações.
- #19667
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- DNIT
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
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(1,0) 7 -
Acerca do padrão ético no serviço público, julgue os itens a seguir.
Age contra a ética ou pratica ato de desumanidade o servidor público que deixa, de forma injustificada, uma pessoa à espera de solução cuja competência é do setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço.
- #19668
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- DNIT
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
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(1,0) 8 -
Acerca do padrão ético no serviço público, julgue os itens a seguir.
O servidor público não pode desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, o servidor público tem que decidir entre o legal e o ilegal, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, bem como entre o honesto e o desonesto.
- #19669
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- DNIT
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
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(1,0) 9 -
A qualidade do atendimento ao público depende das pessoas que prestam esse serviço e também das condições organizacionais. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Quando a organização tem credibilidade no mercado, sua imagem independe da qualidade do atendimento prestado por seus empregados.
- #19670
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- DNIT
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
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(1,0) 10 -
A busca da gestão socialmente responsável tem exigido maior transparência das instituições, sejam públicas, sejam privadas, nas relações com seus fornecedores, funcionários e clientes. Tal
atributo tem sido fundamental para a reputação das organizações, que devem explicitar à sociedade seus valores e a seu corpo funcional os padrões éticos e de conduta considerados adequados. Nesse contexto e à luz do Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo Federal, julgue os itens seguintes.
O referido código serve primordialmente para punir o comportamento não-ético do servidor público, já que possui caráter de obrigatoriedade.