Processando...

Prova do CORREIOS - Pedagogia 3 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova do CORREIOS - Pedagogia 3 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. APM
  2. Avaliação da Aprendizagem
  3. Bases Legais da Educação Nacional
  4. Charlot - 2005
  5. Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
  6. Concepções Pedagógicas
  7. Controle Social de Ações Governamentais
  8. Currículo
  9. Cury (2003)
  10. Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
  11. Deliberação CEE 01/1999
  12. Deliberação CEE 21/2001
  13. Desenvolvimento Infantil
  14. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  15. EaD (Educação a Distância) - Pedagogia
  16. Educação Continuada dos Profissionais da Escola
  17. Educação Espe
  18. Educação Profissional e Técnica
  19. EJA
  20. ENEM
  21. Específico do Estado de São Paulo
  22. Ética Profissional - Pedagogo
  23. Funções Socioculturais da Escola
  24. Hernández (1998)
  25. Interculturalidade
  26. Mecanismos de Participação
  27. Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
  28. Multiculturalismo
  29. Papel da Pedagogia nas Instituições
  30. Papel Político-Pedagógico da Escola
  31. Pedagogia - Geral
  32. Pedagogo
  33. Pesquisa Participante
  34. Piaget
  35. Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
  36. Processo de Formação dos Professores
  37. Processo Educativo
  38. Projeto Pedagógico
  39. Proposta Curricular
  40. Schwartzman
  41. Sistema de Ensino Brasileiro
  42. Sistema Escolar
  43. Supervisão Escolar
  44. Tecnologia na Educação
  45. Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
  46. Vygotsky

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.


#17345
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 -  Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos. Ao se elaborar um plano didático, deve-se primar pela rigidez e exatidão, a fim de se garantir a implementação de todas as atividades nele previstas.

#17346
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 -  Com relação à organização didática, julgue os itens a seguir. Entre os critérios orientadores da organização dos conteúdos curriculares, inclui-se o de integração, que se refere às relações entre as diferentes áreas que compõem o currículo e cujo objetivo é garantir a unidade do conhecimento.

#17347
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 -  Julgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino. O método de ensino por projetos consiste na proposição de atividade que se processa a partir de um problema concreto e se efetiva na busca de soluções práticas.

#17348
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 -  Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir. O pensamento de Paulo Freire sobre a condição humana distancia-se do referencial ideológico marxista.

#17349
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 -  Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir. Na obra "A Educação como Prática da Liberdade", Paulo Freire analisa as causas do fracasso de seu projeto de mudança da realidade política brasileira por meio da educação.

#17350
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 -  Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir. A proposta pedagógica para a alfabetização de jovens e adultos que se apoia em um método desenvolvido com base na seleção de palavras geradoras extraídas do vocabulário cotidiano do aluno foi concebida por Darcy Ribeiro.

#17351
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
fácil

(1,0) 7 -  A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens. Taxonomia consiste em um sistema de classificação fundamentado em princípios como hierarquia, sequência e cumulatividade.

#17352
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 -  Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem. De acordo com a concepção contemporânea de pedagogia empresarial, a atuação do pedagogo deve estar articulada à dos demais profissionais da área de gestão, a fim de favorecer a elaboração e a consolidação de planos, projetos e ações da organização que visem ao desenvolvimento de competências e à melhoria do desempenho dos funcionários.

#17353
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 -  Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem. É atribuição do pedagogo empresarial coordenar programas de treinamento em serviço.

#17354
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 -  Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem. O diagnóstico da realidade institucional e o planejamento das atividades educativas devem ser elaborados pelo setor de administração, cabendo ao pedagogo a execução de tais atividades.