Processando...

Prova do CORREIOS - Pedagogia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova do CORREIOS - Pedagogia 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. APM
  2. Avaliação da Aprendizagem
  3. Bases Legais da Educação Nacional
  4. Charlot - 2005
  5. Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
  6. Concepções Pedagógicas
  7. Controle Social de Ações Governamentais
  8. Currículo
  9. Cury (2003)
  10. Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
  11. Deliberação CEE 01/1999
  12. Deliberação CEE 21/2001
  13. Desenvolvimento Infantil
  14. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  15. EaD (Educação a Distância) - Pedagogia
  16. Educação Continuada dos Profissionais da Escola
  17. Educação Espe
  18. Educação Profissional e Técnica
  19. EJA
  20. ENEM
  21. Específico do Estado de São Paulo
  22. Ética Profissional - Pedagogo
  23. Funções Socioculturais da Escola
  24. Hernández (1998)
  25. Interculturalidade
  26. Mecanismos de Participação
  27. Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
  28. Multiculturalismo
  29. Papel da Pedagogia nas Instituições
  30. Papel Político-Pedagógico da Escola
  31. Pedagogia - Geral
  32. Pedagogo
  33. Pesquisa Participante
  34. Piaget
  35. Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
  36. Processo de Formação dos Professores
  37. Processo Educativo
  38. Projeto Pedagógico
  39. Proposta Curricular
  40. Schwartzman
  41. Sistema de Ensino Brasileiro
  42. Sistema Escolar
  43. Supervisão Escolar
  44. Tecnologia na Educação
  45. Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
  46. Vygotsky

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.


#17325
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
fácil

(1,0) 1 -  Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos. O plano de aula consiste em um documento elaborado pelo professor, no qual deve constar descrição pormenorizada do trabalho docente a ser desenvolvido em um semestre letivo.

#17326
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
médio

(1,0) 2 -  Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos. O planejamento de ensino corresponde ao conjunto de ações previsto para ser desenvolvido pelo professor com a colaboração dos alunos.

#17327
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
médio

(1,0) 3 -  Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos. O plano de curso corresponde a um documento no qual é descrito o trabalho a ser realizado, por docente e discentes, em determinado período letivo.

#17328
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
fácil

(1,0) 4 -  Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes. Heinrich Pestalozzi foi um dos defensores da ideia de que a aprendizagem escolar deve centrar-se no desenvolvimento de habilidades, por meio da realização de atividades físicas e mentais.

#17329
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
difícil

(1,0) 5 -  Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes. De acordo com a epistemologia genética, o pensamento formal consiste na capacidade de transposição das operações lógicas do plano das ideias para o da manipulação concreta.

#17330
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
médio

(1,0) 6 -  Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir. A partir da elaboração, por Paulo Freire, do relatório A Educação de Adultos e as Populações Marginais: o Problema dos Mocambos, introduziu-se, no país, uma nova maneira de abordar a alfabetização de adultos.

#17331
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
médio

(1,0) 7 -  Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir. A cultura organizacional e as mudanças constantes da tecnologia e das necessidades de treinamento não representam obstáculos ao uso da Internet para a capacitação e a qualificação profissional.

#17332
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
médio

(1,0) 8 -  Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir. O uso das TICs por si só propicia a melhora da qualidade do ensino e da aprendizagem, elevando o nível de desempenho dos estudantes.

#17333
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 -  Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir. Embora favoreça o treinamento e a difusão do conhecimento, a adoção do e-learning em educação corporativa exige tempo, recursos e condições adequadas à sua realização, o que desestimula a sua utilização pelas organizações e empresas.

#17334
Banca
CESPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
CORREIOS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 -  Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos. Na fase de elaboração do diagnóstico, o conhecimento dos objetivos, das metas e do estilo da organização pode interferir negativamente na percepção das relações profissionais estabelecidas internamente nessa organização, dificultando, assim, a obtenção de um diagnóstico correto da dinâmica organizacional.