Prova do CORREIOS - Pedagogia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- APM
- Avaliação da Aprendizagem
- Bases Legais da Educação Nacional
- Charlot - 2005
- Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
- Concepções Pedagógicas
- Controle Social de Ações Governamentais
- Currículo
- Cury (2003)
- Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
- Deliberação CEE 01/1999
- Deliberação CEE 21/2001
- Desenvolvimento Infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
- EaD (Educação a Distância) - Pedagogia
- Educação Continuada dos Profissionais da Escola
- Educação Espe
- Educação Profissional e Técnica
- EJA
- ENEM
- Específico do Estado de São Paulo
- Ética Profissional - Pedagogo
- Funções Socioculturais da Escola
- Hernández (1998)
- Interculturalidade
- Mecanismos de Participação
- Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
- Multiculturalismo
- Papel da Pedagogia nas Instituições
- Papel Político-Pedagógico da Escola
- Pedagogia - Geral
- Pedagogo
- Pesquisa Participante
- Piaget
- Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
- Processo de Formação dos Professores
- Processo Educativo
- Projeto Pedagógico
- Proposta Curricular
- Schwartzman
- Sistema de Ensino Brasileiro
- Sistema Escolar
- Supervisão Escolar
- Tecnologia na Educação
- Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
- Vygotsky
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
(1,0) 1 - Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos. O plano de aula consiste em um documento elaborado pelo professor, no qual deve constar descrição pormenorizada do trabalho docente a ser desenvolvido em um semestre letivo.
(1,0) 2 - Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos. O planejamento de ensino corresponde ao conjunto de ações previsto para ser desenvolvido pelo professor com a colaboração dos alunos.
(1,0) 3 - Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos. O plano de curso corresponde a um documento no qual é descrito o trabalho a ser realizado, por docente e discentes, em determinado período letivo.
(1,0) 4 - Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes. Heinrich Pestalozzi foi um dos defensores da ideia de que a aprendizagem escolar deve centrar-se no desenvolvimento de habilidades, por meio da realização de atividades físicas e mentais.
(1,0) 5 - Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes. De acordo com a epistemologia genética, o pensamento formal consiste na capacidade de transposição das operações lógicas do plano das ideias para o da manipulação concreta.
(1,0) 6 - Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir. A partir da elaboração, por Paulo Freire, do relatório A Educação de Adultos e as Populações Marginais: o Problema dos Mocambos, introduziu-se, no país, uma nova maneira de abordar a alfabetização de adultos.
(1,0) 7 - Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir. A cultura organizacional e as mudanças constantes da tecnologia e das necessidades de treinamento não representam obstáculos ao uso da Internet para a capacitação e a qualificação profissional.
(1,0) 8 - Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir. O uso das TICs por si só propicia a melhora da qualidade do ensino e da aprendizagem, elevando o nível de desempenho dos estudantes.
- #17333
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- CORREIOS
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 - Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir. Embora favoreça o treinamento e a difusão do conhecimento, a adoção do e-learning em educação corporativa exige tempo, recursos e condições adequadas à sua realização, o que desestimula a sua utilização pelas organizações e empresas.
- #17334
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- CORREIOS
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 - Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos. Na fase de elaboração do diagnóstico, o conhecimento dos objetivos, das metas e do estilo da organização pode interferir negativamente na percepção das relações profissionais estabelecidas internamente nessa organização, dificultando, assim, a obtenção de um diagnóstico correto da dinâmica organizacional.